Após temporal, Prefeitura de Ubá aciona Plano de Contingência


Após temporal, Prefeitura de Ubá aciona Plano de Contingência

A Prefeitura de Ubá acionou na tarde deste sábado, 26 de outubro, um Plano de Contingência – planejamento de medidas a serem adotados para ajudar a controlar uma situação de emergência – após uma forte chuva no município na noite de sexta-feira (25). Diversos pontos da cidade sofreram estragos como destelhamentos, desabamento de telhados, queda de árvores, queda de postes e de estruturas como placas. Os acidentes causaram obstruções na rede de fornecimento de energia elétrica.

Em nota, o Executivo informou que as autoridades da Prefeitura se reuniram em um Sistema de Comando de Operações, na sede do Corpo de Bombeiros, para levantar os estragos e articular as providências a serem tomadas. Segundo dados da Defesa Civil, a chuva durou cerca de duas horas, tendo início por volta das 19h30min, totalizando cerca de 48 milímetros. As rajadas de ventos atingiram intensidade superior a 100 km/h.

Conforme o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Gilger Menezes, a gravidade do ocorrido se deve à junção de fenômenos associados como tempestade de raio, granizo, com chuva intensa, e vendaval. Pontos de alagamento foram registrados nos bairros Waldemar de Castro e Avenida Juscelino Kubitschek. Até o momento, não há ocorrência de desalojados e desabrigados. A Prefeitura de Ubá ainda comunicou que irá repassar para a população e imprensa, através das redes sociais, as informações oficiais acerca da situação do município e atuação frente ao evento.

Falta de luz
Também durante a chuva, os moradores reclamaram da falta de energia elétrica. Em nota, a empresa responsável na cidade, Energisa, informou que está trabalhando ininterruptamente em contingência para recuperar o sistema elétrico e restabelecer o fornecimento.

De acordo com a Energisa, o serviço foi normalizado para mais de 95% dos clientes atingidos. No entanto, em alguns locais, o trabalho de recomposição da rede demanda maior tempo em função da complexidade do serviço. A Energisa reforçou que caso o cliente se depare com fios soltos, não se aproxime e entre em contato com imediatamente, pelo Call Center 0800 032 0196, pelo aplicativo Energisa On ou pelas redes sociais.

Texto: Carline Delgado | Fonte: G1 Zona da Mata | Fotos: Guilherme Bonissate/G1