Sábado, Cataguases realiza o Dia D de vacinação contra sarampo


Sábado, Cataguases realiza o Dia D de vacinação contra sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde de Cataguases realiza neste sábado, 19 de outubro, o Dia D de vacinação contra o sarampo. O município quer manter-se sem casos da doença e já vem imunizando o público alvo gratuitamente há vários meses na Policlínica Municipal. De acordo com Amanda Silva de Souza Penha, enfermeira e coordenadora de Vigilância em Saúde daquela secretaria, “esta será a primeira etapa da campanha e em Cataguases estarão abertas a Policlínica Municipal, as unidades de saúde dos bairros Leonardo, Paraíso, Bandeirantes e Granjaria, além daquelas existentes nos distritos de Vista Alegre e Cataguarino.

Conforme explicou Amanda, o foco desta campanha concentrada “são crianças dos seis meses a menores de 5 anos de idade. Porém, se pessoas fora dessa faixa etária e dentro do período elegível para receber a vacina e com esquema vacinal incompleto, nós vamos vaciná-la respeitando o nosso estoque”, explicou. Sobre a quantidade de doses recebidas, ela contou que serão suficientes para o atendimento ao público alvo. Amanda também explicou que devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra). E depois seguir o cronograma de vacinação com a primeira dose quando o bebê completar 1 ano, e a segunda dose, aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida”, informa.

Outra orientação importante é para quem tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose da vacina. Neste caso – conta a coordenadora da Vigilância em Saúde – “recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprovar ter recebido as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente. Acima de 29 até 49 anos, se tiver uma dose comprovada, é considerado imunizado.” A campanha do Dia D contra o Sarampo começa às 8h e termina às 17 horas.

Saiba mais sobre o sarampo

É uma doença viral, extremamente contagiosa. O vírus se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros e pode ficar até duas horas no ambiente. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca foram expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única forma de se prevenir é com a vacinação.

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Pessoas que apresentem esses sintomas devem procurar o serviço de saúde com a máxima urgência. O sarampo pode causar complicações à saúde e, em casos mais graves, levar à morte.

Foto: Breno Esaki/Saúde-DF