Dados apurados entre 2013 e 2018 sobre a produção científica brasileira apontam a Universidade Federal de Viçosa (UFV) como a 14ª que mais produz ciência no país.
Já a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ocupam a 2ª e 3° colocação na categoria impacto de pesquisas brasileiras no cenário internacional.
A pesquisa foi produzida pela empresa Clarivate Analytcs após solicitação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação e divulgado durante o evento Research Excellence Awards na última quarta-feira, 04 de setembro.
De acordo com a Clarivate Analytcs, a métrica usada pela relatório é a de Impacto de Citações Normalizado por Categoria (CNCI, em inglês).
Dados
Conforme as informações, de 2013 a 2018, pesquisadores da UFV publicaram 6.893 trabalhos na Web of Science, destacando-se: 3.064 em Ciências Agrárias e 2.726 em Ciências Biológicas.
Já no setor de Ciências Agrárias, a UFV é a terceira instituição do país com maior número de publicações.
O relatório ainda indica que a produção científica no Brasil cresceu 30%, o dobro da média mundial, e que o país ocupa a 13ª posição entre os produtores de ciência no mundo.
Fonte: G1 Zona da Mata | Foto: Arquivo