Edital Usina Criativa tem 21 inscritos de 10 cidades da região


Edital Usina Criativa tem 21 inscritos de 10 cidades da região

Com inscrições abertas de 24 de maio a 23 de junho, o 4º Edital USINA CRIATIVA DE CINEMA recebeu 21 projetos de produção de curtas-metragens enviados por realizadores audiovisuais de 10 cidades da Zona da Mata mineira. Foram apresentadas propostas de dez obras no gênero ficção, dez documentários e uma animação, originárias das cidades de Além Paraíba (1), Cataguases (7), Descoberto (1), Ervália (1), Guiricema (1), Laranjal (1), Leopoldina (3), Muriaé (3), Ubá (2) e de Visconde do Rio Branco (1).

O concurso é uma ação de fomento à produção audiovisual destinada a talentos locais, por meio de consultorias especializadas e recursos no valor de R$30.000,00 (cada projeto). Uma iniciativa do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com patrocínio da ENERGISA, que abrange residentes nas 64 cidades da área de atuação da empresa.

Na próxima etapa do processo, uma Comissão de Seleção formada por reconhecidos profissionais de outras regiões de Minas Gerais, irão analisar e selecionar os quatro projetos que melhor se adequam à proposta do Edital. O resultado será divulgado no dia 15 de julho.

A iniciativa integra as ações do 7º FESTIVAL VER E FAZER FILMES, que será realizado de 16 a 30 de novembro, em Cataguases. Os filmes produzidos serão exibidos em evento especial no encerramento do festival, com premiação em diversas categorias, pelos júris técnico e popular.

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES é uma realização do Instituto Cidade de Cataguases em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Sebrae-MG. O patrocínio é da empresa ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Beth Sanna – Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais