Engenheiros de Cataguases apresentam propostas de desenvolvimento


Engenheiros de Cataguases apresentam propostas de desenvolvimento

Profissionais das áreas da engenharia, da agronomia e das geociências das cidades que compõem a Região Sudeste do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) vão debater cerca de 60 propostas de desenvolvimento regional e nacional no dia 30 de maio, em Juiz de Fora. As proposições foram elaboradas durante as reuniões preparatórias que antecederam a etapa regional, realizadas nas cidades de Barbacena, São João Del-Rei, Cataguases, Muriaé, Ubá, Ponte Nova, Viçosa e Juiz de Fora, em abril. O encontro faz parte da fase preparatória para o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que será em Belo Horizonte, nos dias 4 a 6 de julho de 2019.

As propostas foram levantadas a partir da discussão de cinco eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura, atuação profissional e atuação das empresas de engenharia. O presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Borges, destaca a participação ativa dos profissionais na formulação das propostas durante as reuniões preparatórias. “Foram quase dois mil participantes. Isso é muito satisfatório, pois percebemos uma vontade de contribuir tecnicamente na construção de políticas públicas e na elaboração de estratégias da engenharia e da agronomia para o estimular o desenvolvimento local e nacional”, conta.

O Congresso promove discussões desde a base, num processo democrático de construção de propostas que, se aprovadas, seguem para a etapa seguinte até chegar ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), fórum organizado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais. Em Minas, foram 63 reuniões preparatórias nas inspetorias, que culminam agora com a realização de sete encontros regionais previstos para todas as regiões do estado, entre os dias 21 de maio a 15 de junho. Em cada encontro, autoridades e especialistas vão ministrar palestras para servirem de subsídio nas discussões. Em Juiz de Fora, os palestrantes serão o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Minas Gerais (Sindágua), técnico em meio ambiente Eduardo Pereira de Oliveira, que vai abordar sobre a “Importância do saneamento básico público para o desenvolvimento estadual em Minas Gerais”, e o professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e inspetor-secretário do Crea-MG, engenheiro civil e de segurança do trabalho Jordan Henrique de Souza, com a palestra “Engenharia Pública como Ambiente Acadêmico”.

Esse ciclo de debates, que é realizado a cada três anos, tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais. O tema do CNP deste ano é “Estratégias da engenharia e da agronomia para o desenvolvimento nacional” e será realizado de 19 a 21 de setembro de 2019, em Palmas, capital do Tocantins.

Fonte: Crea-MG