Não resistiu aos ferimentos e faleceu na noite desta quinta-feira, 14 de abril, a vítima do acidente ocorrido na tarde daquele mesmo dia, na MG-447, cerca de quinhentos metros depois do clube Os Boadeiros, na estrada para Miraí. Samuel França da Silva Almeida, 24 anos, era natural de Miraí e sofreu ferimentos graves e após ter sido levado direto para o centro cirúrgico do Hospital de Cataguases veio a óbito por volta das 22 horas. O condutor da moto, Michael Primo Dias Carvalho, 20 anos, teve ferimentos no rosto e após passar por exames foi liberado.
Segundo o Boletim de Ocorrências registrado pela Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia, o veículo Chevrolet Corsa seguia sentido Cataguases-Miraí quando o motorista, após olhar pelo retrovisor fez uma conversão para a esquerda para entrar em uma estrada de terra a fim de ir para sua residência. Neste momento uma motocicleta colidiu em sua traseira resultando em dois feridos graves, ambos que estavam na moto. Os dois ocupantes foram socorridos por duas unidades do Samu e a perícia técnica compareceu ao local. Os passageiros do veículo nada sofreram. (Foto: Fábio Dias Vicente){{banner-interno}}
Para informar a população e protestar contra o Projeto de Lei Complementar 257/2016 que está em tramitação Congresso Nacional, representantes do Sindicato dos Servidores das Prefeituras de Cataguases, Astolfo Dutra, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Dona Euzébia, Recreio e Ubá (SINSERPU) e da Federação Única Democrática de Sindicatos das Prefeituras, Câmaras Municipais, Empresas Públicas e Autarquias de Minas Gerais (FESERP-MG) uniram forças e realizaram uma panfletagem nas praças Rui Barbosa e Chácara Dona Cartarina, Calçadão e no novo Centro Administrativo da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 14 de abril."A PLC 257/2016 foi enviada pelo Governo Federal ao Congresso Nacional e trata única e exclusivamente de um ajuste fiscal para a renegociação das dívidas de Estados e Municípios que tem débito com a União. E os pré-requisitos para esse ajuste estão diretamente ligados à retirada de direitos trabalhistas dos servidores públicos", explicou Cosme Nogueira, presidente da Feserp – Minas, ao Site do Marcelo Lopes.
Entre as medidas previstas na PLC para serem executadas por Estados e Municípios que pleitearão a renegociação de suas dívidas com a união está o congelamento de salários dos funcionários por dois anos, não abertura de concurso público, demissão de contratados e aumento para 14% da cota previdenciária, hoje em dia maior parte das prefeituras arrecadam apenas 11%. Em linhas gerais, o projeto adota uma política de ajuste fiscal e controle de gasto, de redução do papel do Estado e estímulo à privatização e, principalmente, de corte de direitos dos servidores públicos, conforme análise do Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. Lembra, em grande medida – ainda segundo a mesma análise - o conjunto de propostas encaminhado por FHC em 1997, e que tiveram, como resultado, um sucateamento sem precedentes da máquina pública, e a supressão de mais de 50 direitos dos trabalhadores e servidores públicos.
Foi contra este retrocesso que as lideranças sindicais panfletaram nas repartições municipais, pela manhã em Cataguases e, à tarde, em Leopoldina.{{banner-interno}}
MATÉRIA ATUALIZADA - Um acidente ocorrido por volta das 16 horas desta quinta-feira, 14 de abril, deixou feridos dois homens, na MG-447, saída de Cataguases para Miraí, cerca de quinhentos metros depois do clube Os Boiadeiros. Segundo informações preliminares da Polícia Militar Rodoviária de Dona Euzébia, que permanecia no local até o fechamento desta matéria, aguardando a chegada da perícia técnica, uma colisão entre uma motocicleta Honda XRE 300 e um veículo Chevrolet Corsa provocou ferimentos nos dois ocupantes da moto. Os passageiros do carro, onde viajava inclusive, uma criança, sofreram escoriações leves. Duas unidades do SAMU foram acionadas para prestar socorros às vítimas e conduziram os dois rapazes para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, sendo que o estado de saúde de um deles, o carona, foi levado para Centro Cirúrgico em estado grave. O condutor da motocicleta sofreu lesões no corpo, fez uma tomografia e estava em observação. (Fotos de Fábio Dias Vicente)
Matéria atualizada às 22h50minde 14/04/2016
{{banner-interno}}
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras realizou um coquetel na noite desta quarta-feira, 13 de abril, no Espaço Maria Festas, em Cataguases, para lançar o I Concurso de Fotografia "Um novo olhar sobre o Circuito Serras e Cachoeiras". A entidade que é formada pelos municípios Além Paraíba, Argirita, Cataguases, Itamarati de Minas, Laranjal, Leopoldina, Rodeiro e São Sebastião da Vargem Alegre é presidida por Elaine Ferraz, Secretária Municipal de Assistência de Itamarati de Minas e tem como Gestora, Sônia Dias.
O Concurso de Fotografia que acaba de ser lançado tem por objetivo descobrir novos talentos nesta arte e fomentar a divulgação das belezas naturais dos municípios que compõem o Circuíto, explicou Sônia. "Nada melhor do que o próprio morador para nos revelar a beleza do local em que vive. Por isso a ideia desse concurso", explicou. A direção daquela entidade quer fortalecer as atrações turísticas que cada cidade possui e vê na fotografia um dos caminhos para alcançar este objetivo, completou a gestora.De acordo com o Regulamento, o concurso é aberto a todos, exceto fotógrafos profissionais e servidores públicos da secretarias municipais de Turismo dos municípios pertencentes ao Circuito. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira, 14, e se encerram no dia 30 de junho próximo, podendo ser feita nas secretarias de Turismo dos municípios ou através do e-mail [email protected].
Para participar o interessado deve enviar até 5 (cinco) fotografias inéditas com até cinco megapixel de resolução que deverão ser entregues em meio digital e em papel fotográfico no tamanho 20 x 30 cm cada, na Secretaria de Turismo. As fotografias não serão devolvidas aos autores. Cada foto, de acordo com o Regulamento, deve ser encaminhada com uma etiqueta com título, descrição da imagem, local onde foi tirada, nome do autor e data. As fotos não poderão ser alteradas em programas de edição de imagem.As fotos serão julgadas por uma comissãojulgadora formada por cinco membros, sendo três deles da área técnica e os critérios utilizados serão: criatividade, originalidade e adequação ao tema, entre outros a serem definidos pela comissão julgadora. O resultado oficial será divulgado após trinta dias do fechamento das inscrições e será feito pelos meios de comunicação. As fotos vencedoras participarão de exposições nas cidades integrantes do Circuito e estarão em materiais promocionais das prefeituras e do Circuito Serras e Cachoeiras.
O primeiro colocado vai ganhar um vale viagem, um certificado e um troféu; o segundo lugar será premiado com uma hospedagem de duas diárias em hotel ou pousada em uma das cidades pertencentes ao Circuito Serras e Cachoeiras válido para duas pessoas com café da manhã, certificado e troféu e o terceiro colocado vai ganhar uma cesta de chocolates da Brasil Cacau Cataguases, um certificado de participação e um troféu.Durante o coquetel também foram prestadas duas homenagens. Ao vice-prefeito de Argirita, Alex Andrade Anzolim, e ao ex-secretário de Turismo de Laranjal, Vanor Antônio da Silva, pelo trabalho que realizaram junto ao Circuito Serras e Cachoeiras. Elaine Ferraz também fez um rápido pronunciamento em que lembrou estar encerrando seu mandato. Ela frisou estar deixando as contas em dia e com os projetos em andamento. Fez vários agradecimentos especialmente aos prefeitos. Na sequência, o secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira, disse acreditar muito no Circuito e desejou sucesso ao concurso de fotografia. Ele disse que Turismo é promoção de eventos "pois é isso que faz o turista aparecer", completou.
Baixe o regulamento do Concurso clicando aqui.{{banner-interno}}
Um jovem de 22 anos foi assassinado em São João Nepomuceno na noite desta quarta-feira, 13 de abril. Thiago Cândido Souza, foi morto por pelo menos cinco tiros na Rua René Ladeira, entre os bairros Centenário e Caxangá.
Segundo testemunhas, duas pessoas em uma motocicleta passaram por ele sendo que uma delas, munida de arma de fogo, atirou contra a vítima.
A viatura foi ao local, encontrou o rapaz ferido e acionou o socorro. No entanto, segundo o Boletim de Ocorrência (BO), ele morreu a caminho do Hospital de Pronto-Socorro. O corpo foi levado pela funerária para o Instituto Médico Legal (IML) de Juiz de Fora.
Foi feito rastreamento, mas ninguém foi preso. O caso será enviado para investigação. A suspeita é de que o crime esteja relacionado à briga de grupos de bairros rivais.
Esta é a mesma possibilidade apontada como motivação para a morte de outro jovem de 21 anos, que foi baleado no Centro de São João Nepomuceno no último sábado (9). Este foi o sétimo homicídio deste ano registrado em São João Nepomuceno. {{banner-interno}}