Começa nesta terça-feira, 19 de abril, o rodízio no abastecimento de água em Recreio. A medida foi adotada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE - devido à falta de chuva no município e região e também por causa do período de estiagem. Não cai uma gota de água do céu há mais de 30 dias.
Segundo o diretor do SAAE, Ronaldo Luís Machado Silva, "a ideia era dar início, ainda nesta semana, a uma campanha de orientação sobre o uso consciente da água, mas, diante da atual situação e das previsões meteorológicas para os próximos dias, não houve alternativa senão limitar o abastecimento como medida preventiva", revelou.
Ele também anunciou o rodízio no abastecimento que começa a partir desta terça-feira, nos bairros da cidade. Uma parte da cidade vai receber água de 6h até às 14h e outra das 22h às 6h. A ordem é economizar porque, segundo a meteorologia não há previsão de chuva para Recreio nos próximos dias.
{{banner-interno}}
Na reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 19 de abril, os vereadores deverão analisar dois projetos de autoria do Executivo Municipal referente à convênios da Secretaria Municipal de Esportes, um projeto de Resolução e dois requerimentos.
O Projeto de número 15/2016, de autoria do Poder Executivo, referenda convênio celebrado entre o Município e a Associação dos Corredores de Ruas de Cataguases – ACORCA garantindo subsídios para a realização das corridas municipais. Também será votado o Projeto de número 16/2016, que referenda o convênio celebrado entre Município e a Liga Esportiva de Cataguases.
De autoria dos vereadores Walmir Linhares, Luiz Carlos Sodré, Paulo Sérgio Ventura, Aquilies Branco, Fernando Pacheco e Geraldo Majella, o projeto de Resolução número 20/2016, pretende acrescentar o inciso VI ao artigo 294 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Cataguases para propor transformação ou extinção de cargo.
Também serão votados os requerimentos, Nº 34/2016, de autoria do vereador Luiz Carlos Sodré, requerendo ao Poder Executivo informações a respeito das providências que estão sendo tomadas para asfaltar ou calçar com bloquetes a Rua José Masiero, no Bairro Primavera. E também o de Nº 35/2016, de autoria de Walmir Linhares, exigindo informações da mesa diretora que faça convite ao advogado Rafael Vilela Andrade, Coordenador do PROCON Municipal, para falar sobre a legislação pertinente ao funcionamento e a prestação de serviços dos postos de gasolina.
Farão uso do grande expediente, os vereadores Serafim Couto Spíndola, Fernando Pacheco Fialho e Mauricio do Vale Rufino. As reuniões da Câmara acontecem todas as terças-feiras, às 18 horas e são abertas à comunidade.{{banner-interno}}
Um incêndio ocorrido na noite deste domingo, 17 de abril, atingiu um depósito de materiais recicláveis localizado na Rua Omar Resende Peres, paralela à rodovia BR 116, em Leopoldina. O local faz a ligação entre os bairros São Cristóvão e Três Cruzes.
O 4º Pelotão de Bombeiros Militar de Leopoldina foi acionado às 21h55min e chegou rapidamente ao local. A Defesa Civil também foi mobilizada e apoiou o trabalho dos Bombeiros Militares com um caminhão pipa. As chamas foram controladas uma hora depois e não houve vítimas.
A causa do incêndio ainda é desconhecida. Estima-se que cerca de 80% de todo o estoque de material reciclado existente no depósito tenha sido queimado. O trabalho de rescaldo começou ainda durante a madrugada. (Fotos: O Vigilante Online/Júlio César Cabral){{banner-interno}}
Cerca de 250 atletas de diversas idades participaram da segunda etapa da Copa Minas de Natação – Fase Sudeste - na piscina semi-olímpica do Clube do Remo, no sábado, 16 de abril. A competição organizada pela MG Esportes, contou com a participação das equipes Acquademia (Leopoldina), Botafogo (Carangola), Muriaé, Colégio Jesuítas (Juiz de Fora), Clube Bom Pastor (Juiz de Fora), Projeto Social de Natação, Sesi Minas e os nadadores anfitriões do Remo.Segundo Leonardo Marinato, a equipe do Remo é formada pelos atletas que treinam diariamente nas piscinas do Clube, e também as equipes parceiras, Cat Maré, de Barbacena e Liga Universitária de Viçosa (LUV). Léo, que divide as responsabilidades do treinamento da equipe do Remo com Josias Toledo, disse estar satisfeito com o desempenho de seus nadadores e com os resultados obtidos na competição.
As disputas aconteceram em duas etapas. A primeira teve início às 9 horas da manhã e a segunda às 14 horas. Os atletas disputaram medalhas em provas das categorias Pré-mirim 25 metros de nado livre; 25 costas; 25 borboleta; 50 peito; Revezamento 4x25. Mirim: 50 nado livre; 25 costas; 50 borboleta; 25 peito; revezamento 4x25. E de Petiz à sênior: 100 nado livre; 50 costas; 100 borboleta; 50 peito, revezamento 4x50.
Está é a primeira vez que a Copa Minas acontece no Clube após a execução da reforma da piscina. Para receber competições de natação, o Remo adequou sua piscina semi-olímpica de 25 metros anexando mais uma raia às cinco já existentes. Na inauguração da obra de reforma a agremiação promoveu um Festival de Velocidade em novembro último. "A colocação de mais uma raia, além de habilitar o clube a receber competições de grande porte, traz mais agilidade a competição", afirmou Dejalma Alves, presidente da MG Esportes que ainda elogiou bastante a estrutura do Clube.
Embora os atletas do Remo tenham subido diversas vezes ao ponto mais alto do pódio, o resultado geral da competição só será divulgado no site da MG Esportes no decorrer da semana. A próxima etapa da competição será no Parque Aquático da Universidade Federal de Juiz de Fora, no dia 02 de julho.{{banner-interno}}
Tomou posse, após uma espera de onze meses, os quarenta integrantes da chapa eleita para a gestão 2015/2018 do Conselho Deliberativo do Clube do Remo. Durante a cerimônia realizada no salão de capoeira e balé, na sexta-feira, 15 de abril, também foi realizada a eleição para os cargos de presidente e secretário.
A votação dos membros do Conselho Deliberativo aconteceu do dia 17 de maio de 2015, com apenas uma chapa inscrita. Ao final da apuração dos votos, a Comissão Eleitoral instituída para organizar o pleito resolveu seguir o Estatuto do Clube, que determina um quorum mínimo para que a eleição tenha validade, deixando a cargo da Justiça decidir sobre a validade da escolha popular. Apesar de em primeira instância o juizado ter emitido parecer desfavorável, o recurso em Belo Horizonte, garantiu a efetivação da posse.Durante a reunião presidida por Carlos Alberto Barbosa da Silva (Betão do Remo), atual presidente da diretoria do clube e também integrante da chapa ganhadora, diplomou os 40 membros. Em seguida ele leu sua carta de renúncia ao posto de conselheiro. Para que pudesse concorrer ao cargo de Presidente do Conselho, José de Mendonça, que até então ocupava o cargo de vice-presidente da diretoria, pediu sua destituição do cargo através de uma carta que também foi lida durante aquela solenidade.
Concorreram ao posto de presidente e secretário do Conselho, José de Mendonça e Waldenir Machado Taveira, e Jamil Carneiro de Melo junto a José Henrique de Souza. Com 28 votos contra 13 e um voto em branco foram escolhidos Mendonça e Taveira. Em sua primeira fala como presidente eleito, Mendonça agradeceu os votos obtidos, e garantiu fazer um trabalho de continuidade ao já realizado pelos presidentes que o antecederam.
No próximo dia 22 de maio o associado do Remo voltará às urnas, mas desta vez para a escolha dos membros da diretoria e conselho fiscal. (Fotos: Samuel Pereira)
{{banner-interno}}