Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre sediam, em abril, as próximas edições do projeto Girarte, que leva oficinas artísticas, palestras culturais e apresentações cênicas a instituições de ensino da Zona da Mata mineira. Realizada em parceria com a Votorantim Metais e outras empresas da região, a iniciativa promove a capacitação de professores e gestores públicos para a utilizar a arte no ambiente escolar, além de desenvolver atividades com alunos, estimulando um diálogo intenso entre comunidade, escola, arte e educação.
Dividido em três dias de atividades, o projeto foi realizado entre os dias 13 e 15 de abril na Escola Municipal Coronel João Vieira, em São Sebastião da Vargem Alegre, e vai ocorrer entre 28 e 30 de abril, em na Escola Municipal Amélio José da Silva, em Rosário da Limeira.
O projeto é realizado pelo Grupo Girarte, formado por profissionais ligados ao setor cultural, e acontece em diversos municípios da Zona da Mata mineira, promovendo atividades culturais e espetáculos, em um período de três dias. Por meio de metodologias lúdicas, são realizadas oficinas artísticas, durante os dois primeiros dias, abordando temas como teatro, dança, música, manifestação corporal, maquiagem e montagem de espetáculos. Nesse período, é construído, junto com estudantes, um espetáculo chamado "Alegria, meu rei", tendo um roteiro criado especialmente pelo Girarte. O roteiro utiliza múltiplas linguagens artísticas para contar a história de um reino que estava se acabando na tristeza. Com a ajuda de seres sábios e de todos seus súditos, o rei encontra a chave da felicidade na criação de um circo e salva seu reinado após entender a importância de se trabalhar em união. A peça é apresentada no último dia de atividades do projeto."Dentro da programação artística, trabalhamos mensagens como a importância de cuidados com a higiene pessoal, educação financeira, a busca por informação e conhecimento como prioridade, vida amorosa responsável, a imagem da mulher independente e capaz de assumir grandes papéis na sociedade, preservação do meio ambiente e recursos naturais entre outros assuntos. Junto à escola, avaliamos temas que precisam ser reforçados na sala de aula e os inserimos nas oficinas e espetáculos de forma divertida e didática", explica Marcus Diego, coordenador do Grupo Girarte.
Paralelamente ao trabalho com as crianças, são ministradas palestras para professores, reforçando a importância da arte na metodologia de ensino. Esse encontro visa também discutir sobre o papel do educador enquanto facilitador do desenvolvimento de seus alunos, encontrando soluções para inserir atividades artísticas no ambiente escolar. "Acreditamos que a arte possibilita uma via criativa de comunicação e acesso ao aluno, e utilizada como ferramenta pedagógica pode contribuir muito no processo ensino-aprendizagem. A partir do nosso trabalho com os docentes, pensamos, inclusive, em produzir artigos científicos para compartilhar nossa experiência com o meio acadêmico", comenta Marcus Diego.
Na Escola Municipal Coronel João Vieira, de São Sebastião da Vargem Alegre, o espetáculo foi realizado no dia 15 e contou com a presença de toda a comunidade, além de 70 alunos que participaram das oficinas de teatro, música e dança. "Fiquei muito feliz em receber o Girarte na nossa escola, ainda mais porque nossos alunos gostam muito das aulas de artes. Nossos professores também estiveram muito envolvidos na inciativa. Foi um sucesso", ressalta Adair Martins Vieira, diretora da escola, que vê no projeto uma força para incentivar as crianças a participarem mais das atividades escolares e entenderem melhor o conteúdo trabalhado pela instituição.
De acordo com Christian Andrade, gerente das Unidades Zona da Mata da Votorantim Metais, a empresa tem o compromisso de apoiar projetos que valorizam a cultura e qualificam a educação nos municípios onde atua. "Trazer o Girarte para São Sebastião da Vargem Alegre e Rosário da Limeira é uma satisfação muito grande. Acreditamos que o projeto tem grande potencial de colaborar na formação de cidadãos mais conscientes por meio da arte, sejam eles alunos, pais, professores ou a comunidade", afirma.{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases realizou na noite desta quarta-feira, 20 de abril, Audiência Pública para discutir o projeto de lei que vai regulamentar o funcionamento de Mototáxi, Motofrete e Motoboy no município. O texto foi redigido por uma comissão formada pelo Poder Executivo e foi lido na abertura do evento pelo Secretário Alex Carvalho. Agora deverá acolher as sugestões oriundas da Audiência e será encaminhado para a votação pelo Legislativo Municipal.Presidida pelo vereador Walmir Linhares e com a presença de poucos vereadores, a Audiência Pública contou com a participação de mototaxistas que representam os dois grupos que representam a categoria no município. Também estiveram presentes os advogados do Sindicato dos Taxistas de Cataguases, Eugênio Kneip Ramos; a advogada da Associação AMT-Ktá, Simone Jorge de Souza Tavares, o advogado Rodrigo Monteiro Martins, a presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Liliane Riguete, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional, Alex Carvalho e o coordenador da Catrans, Capitão Hélio Andrade.
Em defesa dos taxistas, o advogado Eugênio Kneip, argumentou que o município não pode legislar sobre o tema mototaxistas. Ele elencou diversas decisões de instâncias superiores para embasar seu argumento para concluir o que o tema é competência exclusiva da União. Na sequência, a advogada Simone Tavares, que representava na ocasião a Associação AMT-Ktá de Mototaxistas, rebateu os argumentos do colega que a antecedeu também citando a legislação vigente e enfocando a sua regulamentação o que para ela somente pode ser feita pelo município que é onde é prestado o serviço.O advogado Rodrigo Martins, que é professor de Direito, também deu um depoimento pessoal sobre o assunto e elogiou a realização da Audiência Pública, reforçou a importância do debate. Por fim, a presidente do Conselho Municipal de Trânsito, Liliane Riguete, lembrou ter encaminhado à comissão que elabora o projeto de lei em nome do Executivo questionamentos após estudo sobre o texto em análise, sendo que muitos foram aceitos como a inclusão de um seguro, por exemplo, citou. Ela completou dizendo que o Conselho não se manifestou sobre o tema mototáxi e que só irá fazê-lo a partir da aprovação da lei.
Também ficou definido na audiência que as motocicletas usadas para transporte de passageiros em Cataguases serão brancas. Inicialmente seriam amarelas, mas o governo atendeu pedido da categoria que argumentou ser mais fácil encontrar esta cor no mercado. Outra possibilidade é o envelopamento do veículo na cor determinada, inclusive no documento.(Fotos de Samuel Pereira)
NOTA DA REDAÇÂO: Matéria atualizada às 10h25min de 22/04/2016{{banner-interno}}
Foi eleito na manhã da última terça-feira, 19 de abril, para o cargo de Diretor do Campus III Unidade Cefet Leopoldina, o professor nascido em Cataguases, Douglas Martins Vieira da Silva, 33 anos, e doutor em física teórica. Ele concorreu ao pleito com outros dois candidatos e recebeu 36,23% dos votos e vai ocupar o cargo hoje exercido pelo professor José Antônio Pinto (foto abaixo). Também foi eleito o diretor adjunto, José Geraldo Ribeiro Júnior, Mestre em computação e doutor em engenharia elétrica.Douglas disse à reportagem do site O Vigilante Online que irá focar sua gestão em muito trabalho e em novas conquistas. "O nosso foco é que o CEFET alcance novos patamares, novos cursos de engenharia. Uma realidade é a chegada de uma pós-graduação em Internet, que é uma das coisas que já está aprovada dentro dos Conselhos com expectativa para o início da primeira turma acontecer entre agosto e setembro. E uma das nossas principais metas é a implementação do mestrado", completou acrescentando que sua gestão será pautada por novas ideias e conceitos para o Campus.
A data da posse será definida nos próximos dias, conforme informou o atual diretor, José Pinto (foto abaixo com Douglas). Ele, analisou o resultado do pleito. "Foram três candidatos novos e que nunca disputaram eleição. Na minha opinião o CEFET está começando um novo ciclo. Foi uma eleição muito tranquila, na qual os candidatos se respeitaram muito, uma disputa muito harmônica", afirmou. Ele completou dizendo que o CEFET tem buscado o conceito de Universidade Tecnológica e neste sentido, assumem dois professores com título de doutor que em sua opinião, significa uma mudança "de muita qualidade", finalizou. (Fotos: O Vigilante Online){{banner-interno}}
A noite de quarta-feira, 20 de abril, foi agitada em Cataguases, no meio policial. Além do homicídio registrado na região do Mercado do Produtor (veja a matéria completa aqui) a Polícia Militar também foi chamada para atender denúncia de disparo de arma de fogo no bairro Ibrahim e prestou atendimento a um furto em um Sacolão no centro da cidade em cuja ação conseguiu prender os autores.
O primeiro chamado da noite aconteceu pouco depois das 21h e mobilizou a viatura do CPCIA - Comandante do Policiamento da Companhia, que estava sob a responsabilidade do sargento Andrade. Ele deslocou-se até o bairro Ibrahim juntamente com sua equipe, sargento Silas, cabo Alex e soldado Bastos após ser acionado pelo Cabo René, que estava de plantão no Quartel atendendo as ligações do 190.
No local os militares apuraram que um menor de idade teria perseguido um rapaz e efetuado vários disparos de arma de fogo contra ele, porém sem acertar o alvo e fugindo em seguida, embrenhando-se por um matagal. Um dos moradores mostrou aos policiais um caminhão de pequeno porte com duas perfurações que, segundo ele, teriam sido provocadas pelos tiros e outras testemunhas também confirmaram ter ouvidos disparos de arma de fogo no local.
A vítima, após escapar dos tiros, se desentendeu com outro rapaz e chegou a agredi-lo fisicamente, acusando-o de ter participação na tentativa de assassiná-lo porque, segundo seu entendimento, deveria, ter-lhe avisado da chegada de seu agressor. Ele foi levado para a Delegacia de Leopoldina para prestar depoimento. Furto no SacolãoNo começo da madrugada desta quinta-feira, 21 de abril, três homens furtaram diversas mercadorias em um sacolão localizado na Rua Nogueira Neves, no centro de Cataguases, fugindo em seguida, à pé e em uma bicicleta. A Polícia Militar foi chamada e após um rastreamento nas imediações, os suspeitos foram localizados nas proximidades do Mercado do Produtor e identificados, mas apenas um deles foi preso e os produtos devolvidos à proprietária do estabelecimento.
Os três indivíduos furtaram as seguintes mercadorias, de acordo com informações da proprietária: uma caixa de dez quilos de alho, quatro caixas de uva, um quilo de Kiwi, um de pera, outro de ameixa, um de banana prata, quatro dúzias de ovos vermelhos, três de ovos brancos, seis dúzias de ovos de codorna, seis vassouras de piaçava e um pacote de torresmo.
O trio seguiu com os produtos em caixas e sacolas plásticas em direção à Vila Reis, mas ao ser localizado pela PM, o rapaz que estava na bicicleta conseguiu fugir, o mesmo acontecendo com o outro que seguia à pé, entrando pelas margens do ribeirão Meia Pataca. Já o terceiro, mesmo após correr e pular diversos muros em fuga, tendo sofrido algumas quedas durante o percurso, conforme informou a PM, foi preso pelos policiais sargento Alexsandro e cabo Rony, responsáveis pelo caso.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o suspeito, identificado como F.A.S., que tem diversas passagens no meio policial, desobedeceu ordem de parar dos PMs e teria avançado contra eles com o objetivo de apoderar-se do revólver dos militares e depois de não conseguir, tentou usar de força para impedir sua prisão. Mesmo contido, ainda de acordo com o registro policial, entrou na viatura chutando sua lateral e batendo a cabeça contra o vidro do veículo sem, no entanto, danificá-la. F.A.S. foi detido em flagrante e conduzido à Delegacia de plantão em Leopoldina onde teve sua prisão ratificada por furto qualificado. As mercadorias foram recuperadas e devolvidas à proprietária do estabelecimento.{{banner-interno}}
Um homem foi baleado enquanto transitava com sua motocicleta por entre as ruas Cleto da Rocha e Camilo Nogueira da Gama, nas imediações do Mercado do Produtor, em Cataguases, por volta das 23h30min desta quarta-feira, 20 de abril. O crime teria sido praticado uma pessoa que também estava em uma motocicleta segundo informações da Polícia Militar. A vítima foi identificada como sendo Reinaldo Mariano Batista Júnior, 30 anos, mais conhecido como Júnior Negão,
De acordo com as primeiras informações levantadas pela PM, Júnior Negão dirigia sua moto sentido Centro-Vila Domingos Lopes quando outra motocicleta teria emparelhado com ele e lhe chamado pelo nome. Ainda de acordo com esta hipótese, ele teria reconhecido a pessoa, levantou o capacete e neste momento recebeu o disparo de arma de fogo que acertou-lhe o lado esquerdo da cabeça, pouco abaixo do ouvido, logo depois ele caiu ao chão e o autor dos disparos fugiu. A PM também revelou ao Site do Marcelo Lopes outra versão para o episódio em que a vítima teria sido alvejada por um único disparo, mas o autor provavelmente efetuou três tiros, em uma perseguição que teria se iniciado um pouco antes da entrada para a rua Dr. Norberto Custódio Ferreira, que dá acesso à Tenente Luiz Ribeiro e Júnior Negão caiu alvejado no meio da rua. Os policiais não encontraram os projéteis nem marcas de tiros nas imediações.
Júnior Negão foi levado até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases pelos próprios policiais militares devido a Unidade do Samu estar em Leopoldina e assim que chegou ao local foi constatado seu óbito. Os policiais obtiveram informações contraditórias sobre os possiveis autores do homicídio. Inclusive, não se podia afimar, até o momento do fechamento desta matéria, se na motocicleta de onde partiram os disparos, havia uma ou duas pessoas. (Com foto acima enviada por Whatsapp){{banner-interno}}