O vereador Maurício Rufino vai anunciar amanhã, terça-feira, 26 de abril, da Tribuna da Câmara Municipal, sua desfiliação oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) e sua filiação ao PROS - Partido Republicano da Ordem Social. Em entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, ele adiantou outros passos de sua carreira política como seu apoio à pré-candidatura a prefeito do empresário Antônio Lage, além de revelar que não será candidato a vereador nestas eleições, mas que vai apoiar o amigo de infância, Hercyl Neto, a conquistar uma cadeira no Legislativo Municipal.
A decisão de deixar o PT, legenda que o abrigou em 2010 e com a qual ele diz ter muita simpatia, nasceu, segundo ele, "da necessidade da gente criar um espaço político que fosse menos burocrático e tivesse uma abordagem mais simplificada, especialmente para as pessoas mais novas", disse. Em sua avaliação "o jovem não gosta, de um modo geral, dessa roupagem muito formal que os partidos possuem. Estava muito difícil chamar a juventude para participar da política com os ambientes que a gente já tem formado aqui no município. O PT de Cataguases tem gente nova, mas são pessoas que defendem a mesma postura e atuam da mesma maneira como os petistas da direção anterior. E eu respeito essa direção, mas não consegui me encaixar à ela", completou.
Maurício também fez questão de separar a sua saída do PT com os problemas que o Partido enfrenta nacionalmente. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra", destaca o vereador. "Minha admiração pelo Partido dos Trabalhadores, por toda a luta pela igualdade, pela justiça social, todo reconhecimento que eu tenho, permanece. Se eu fosse olhar somente para o cenário nacional eu até que gostaria de continuar no PT, porque hoje existe a ideia de reconstrução do Partido, que acho, faz parte de um ciclo natural da política... Mas dado a este contexto no município, o grupo ao qual eu faço parte achou que seria melhor eu começar uma nova história do zero", contou.O vereador revela que sondou dois partidos para se filiar: o Rede Sustentabilidade e o PROS. O primeiro, disse, não frutificou por motivos variados e o segundo, cujos ideais cristãos "até nos aproximam mais", afirma, acabou viabilizando a criação de uma Comissão Provisória aqui em Cataguases na qual Maurício Rufino é vice-presidente e o primeiro vereador daquele Partido. Neste sentido, Maurício diz que os ideais não mudam e seu trabalho na Câmara vai continuar o mesmo. "O que eu pretendo é fazer um final de mandato mais intenso do que foi minha atuação nos anos anteriores para deixar uma impressão de que nem todo mundo participa da política pensando em se eternizar nela, ou pensando em tirar o benefício próprio", disse.
Maurício Rufino explicou também o motivo pelo qual decidiu não tentar a reeleição. "Primeiro por acreditar ser um instituto que prejudica a política do Brasil. Muitos mandatários mudam sua forma de agir, começam a se adaptar ou a jogar as regras do jogo, que nem sempre são lícitas para ficar mais tempo no poder. Quando entrei na Política - continua - até cogitei ficar mais tempo, mas comecei a perceber que eu mesmo ia ter que jogar um jogo que não queria, estava começando a incomodar minha consciência. Então passei a me preocupar em fazer um mandato muito bem feito, sem me comprometer moralmente com ninguém, fechar esse ciclo e iniciar outro ciclo social. Vou terminar este mandato apoiando um candidato a vereador, que será o Hercyl Neto, meu amigo de infância e que me estimula a fazer política", completa.
E nesta eleição municipal que se aproxima, Maurício Rufino estará, assim como seu partido já anunciou, vai apoiar o empresário Antônio Lage a prefeito. "É uma decisão muito firme e com ele tive uma identificação muito boa e natural. O Lage é uma pessoa direta, fácil de lidar e permite ser perguntado, ser cobrado e isso estava fazendo muita falta no cenário político municipal. Ele também é uma pessoa muito transparente, muito claro em suas posições e tem uma trajetória empresarial muito boa, sólida. Ele pode levar toda essa experiência para a administração e, principalmente, vai trazer propostas muito boas e viáveis para Cataguases, eu tenho certeza", finaliza Maurício.{{banner-interno}}
A Quarta Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases, através de sua titular, Viviane Moreira Begnami, decidiu arquivar um Inquérito Civil Público que apurava se existia a prática de cartel pelos postos de combustíveis em Cataguases. De acordo com aquela Promotoria ficou concluído não existir nenhuma lesão aos direitos do consumidor.
O Ministério Público, através da Curadoria do Consumidor, foi acionado por um cidadão cataguasense, que instaurou um Inquérito Civil Público com o objetivo de certificar o "Procedimento instaurado com escopo de apurar o lucro excessivo decorrente da venda de combustíveis, haja vista que os preços praticados nesta cidade encontram-se entre os mais altos do país".
A Representação deu entrada em 12 de março de 2013 e seu autor entende que os preços dos combustíveis nos postos da cidade são muito próximos, o que não caracterizaria a livre concorrência, mas sim uma possível combinação de preços. No último dia 6 de abril, aquela Promotora divulgou sua decisão sobre o assunto tomando como base o art. 26, inciso I, alínea "a", da Lei Federal nº 8.625/93.
Viviane Begnami determinou o arquivamento do Inquérito Civil Público "a partir dos corretos argumentos expostos no Despacho do Promotor Titular da Segunda Promotoria de Justiça da Comarca de Cataguases e reiterando as conclusões a respeito da inexistência de demonstração de lesão aos direitos do consumidor", escreveu em sua Promoção de Arquivamento. Ela também mandou intimar as partes informando-as que poderão apresentar razões escritas ou documentos para apreciação daquela peça pelo Conselho Superior do Ministério Público.{{banner-interno}}
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais - ALMG - vai realizar no próximo dia 2 de maio, um encontro para discussão do Projeto de Lei 2.805/2015, que estabelece o Plano Estadual de Cultura em Minas Gerais, com diretrizes, metas e estratégias para a política de cultura do estado nos próximos dez anos. O evento será no Centro Cultural Humberto Mauro, de 8h às 18h e tem entrada franca. O objetivo é buscar, junto aos diversos segmentos da sociedade e às entidades representativas da sociedade civil e dos setores público e privado, subsídios para a discussão e formulação do Plano de Cultura do Estado, em andamento na ALMG. Estarão presentes um representante regional do Ministério da Cultura, outro da Secretaria de Estado de Cultura e também do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas Gerais. A mesa de abertura contará com a presença do prefeito Cesinha Samor e do Secretário de Cultura e Turismo de Cataguases, Zeca Junqueira (foto).
Cataguases já elaborou o seu Plano Municipal de Cultura e, desta forma, sua participação no âmbito estadual deverá ser muito importante. "Como sabemos, o objetivo do governo é transformar a cultura em política de estado e para tanto precisa envolver os três entes federados para que a engrenagem rode perfeitamente", explica o Zeca Junqueira.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está inserindo todas as etapas de elaboração do Plano de Cultura de Cataguases na plataforma do Ministério da Cultura. "Isso já havia sido iniciado, mas tivemos que refazer, como vários municípios, pois a plataforma apresentou problemas e teve que ser revista pelo Minc. Essa inserção de dados é essencial para que possamos ser beneficiados com verba específica do governo federal, principalmente com transferências diretas, fundo a fundo, como está previsto na lei de criação do Sistema Nacional de Cultura", explicou o secretário. (Foto: Márcia Poppe){{banner-interno}}
A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana, com a participação das secretarias de Educação e da Cultura, Turismo e Lazer, está desenvolvendo um projeto "Praça dos Poetas". A ideia é afixar placas com trechos de poesias e frases de efeitos de poetas e autores brasileiros nos canteiros das praças da cidade e espalhar um pouco de poesia no cotidiano da vida das pessoas, conforme revelou o secretário do Ambiente, Aldeir Ferraz.
O projeto já acontece nas Praças São Januário e da Independência onde foi acolhido com sucesso pela população e agora começa a ser estendido para as demais praças da cidade. Isso possibilitará, segundo o secretário, o desenvolvimento de um roteiro de visitas pedagógico por parte dos alunos das escolas da cidade às praças, salientou. Paralelamente, o cidadão comum que transita pelo local tomará contato com um pouco de poesia, além de cores e das flores existentes nestes locais, disse Aldeir. Ele fez questão de frisar que uma administração municipal deve, "além de cuidar da cidade com obras, tratar também das pessoas. E melhorar a vida delas em todos os aspectos possíveis naquilo que lhes faça mais conscientes, sensíveis e melhores, também é nosso dever", afirmou.
Sobre a operacionalização do projeto "Praça dos Poetas", o secretário do Ambiente revelou que sua pasta atua na manutenção da praça e que outros dois funcionários da prefeitura deram vida à ele. Cassius Lopes, que desenvolveu o projeto e Rose Flores, que trabalha na biblioteca municipal, foi a responsável pela pesquisa e seleção das frases que hoje estão espalhadas em placas pelas praças de Ubá. (Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ubá){{banner-interno}}
Você, que trabalha em alguma empresa sonha em conquistar o cargo de gerente? Já pensou em como mudar a sua vida e de toda a sua família? Já desejou realizar os seus sonhos muito mais rapidamente?
Para ajudar você a conquistar esse objetivo você conhecer agora um verdadeiro especialista no assunto: José Junior Lima. Ele é escritor e Consultor, graduado em Administração e Ciências Contábeis, especializado em Educação, Gestão Empresarial e Estratégica, MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Além disso, ele tem três livros publicados, é professor em cursos de pós-graduação e está lançando a Universidade do Gerente. Resumindo, ele sabe o que faz.José Júnior Lima acaba de lançar o seu primeiro livro digital que está ajudando dezenas de profissionais a darem mais um importante passo na carreira. A obra, intitulada "QUER SER PROMOVIDO A GERENTE? PERGUNTE-ME COMO!" é um Manual que traz um passo a passo para conquistar a tão sonhada promoção e que faz a diferença na carreira do profissional que quer ser promovido na empresa, alcançando esta tão sonhada posição.
Vários temas são abordados neste prático e-book, entre eles o Cálculo da Promoção para Gerente, o que significa realmente se tornar gerente e até os 7 Passos para a sua Promoção, onde José Junior Lima explica de forma clara e objetiva como você pode alcançar esse posto na sua empresa.
E seguindo o compromisso de trazer sempre o melhor para você, o Site do Marcelo Lopes em parceria com a Universidade do Gerente está oferecendo a seus leitores o download GRATUITO desse material, basta clicar aqui.
{{banner-interno}}