Cataguases e toda a usa microrregião vê o sol brilhar praticamente o ano inteiro, possui clima quente, mas ainda utiliza muito pouco o potencial da luz que vem do céu para baratear a conta de energia e contribuir para melhorar o meio ambiente. Este cenário começa a mudar agora com a abertura na cidade da SOLHELP, empresa de venda e instalação de sistema de energia solar fotovoltaico residencial e comercial.O investimento em energia solar reduz o custo com energia elétrica, por um período de vinte e cinco anos, em até 90% e o consumidor passa a pagar o valor mínimo da conta, que hoje oscila entre R$40 e R$80 para instalações bifásica ou trifásica respectivamente, explica Henrique. Após a instalação o sistema possui um aparelho chamado inversor dotado de um dispositivo que permite acompanhar - em tempo em real - a geração de energia elétrica. Para isso, basta conectar o equipamento à um ponto de internet wi-fi e instalar o aplicativo em seu smartphone, tablet ou notebook (foto ao lado).
Outra vantagem do sistema é que ele certamente vai produzir mais energia do que o consumido. Assim, o excedente é lançado na rede pública gerando crédito para aquele que a produziu. Por exemplo: se durante um período de trinta dias foram consumidos 300 kw e gerados 400kw, os 100kw a mais poderão ser utilizados posteriormente.
Como isso acontece?O painel solar instalado no telhado da casa ou apartamento, gera energia elétrica quando a luz do sol bate nele. A energia gerada por este painel passa por um inversor solar que deixa a energia solar igual a da rede elétrica. Essa energia sai do inversor e é conectada na rede da sua casa pelo quadro de luz e começa a ser utilizada pelas luzes da casa, eletrodomésticos e tudo o mais que necessite de energia.A SOLHELP trabalha com Sistemas Fotovoltaicos e não com Aquecimento de água por Energia Solar Térmica. Veja a diferença: No Sistema Fotovoltaico as placas captam a luz solar transformando em eletricidade para sua casa. Já a Energia Solar Térmica é o aquecimento de líquidos ou gases pela absorção dos raios solares e é muito utilizado para aquecer água para uso em chuveiros.
A empresa, que tem à frente Henrique Machado, entra no mercado comprometida em melhorar a qualidade de vida de seus clientes utilizando tecnologia de ponta. Para isso está aliada aos melhores e mais bem conceituados fabricantes do mundo e todos os materiais utilizados na instalação possuem certificados de conformidade e registro do Inmetro, revela. A SOLHELP está situada à Rua Joaquim Peixoto Ramos, 59, sala 23, no Centro de Cataguases (telefone 32 3422-4215) e possui um showroom em funcionamento aberto à visitação na Avenida Veríssimo Mendonça, 940, bairro Beira Rio, onde o cliente vai conhecer de perto as vantagens da energia solar e tirar dúvidas sobre esta nova tecnologia e se apaixonar por ela.
Veja abaixo um pequeno vídeo exibido pelo Fantástico sobre a energia solar fotovoltaica,
{{banner-interno}}
Após quatro meses de investigação e a parceria da Polícia Militar na prisão do suspeito, a Polícia Civil de Minas Gerais, através do delegado Marcelo Manna, ao lado de sua equipe da Delegacia de Polícia de Cataguases, apresentou na tarde desta quinta-feira, 28 de abril, Luciano José da Silva de Oliveira Filho, também conhecido como "Seninha", 22 anos, por tentativa de homicídio. De acordo com as conclusões das investigações realizadas pela equipe de detetives da Delegacia de Polícia de Cataguases, Leonardo Barboza Pessanha, Felipe Oliveira de Morais e João Victor Fonseca Sansone, na tarde do sábado, 5 de dezembro de 2015, Luciano passou de moto em frente ao Supermercado Bahamas Mix, no Beira Rio, com um menor de idade e após reconhecerem a vítima, pararam o veículo, desceram e, ambos munidos de revólver, atiraram em direção à ele que se escondeu atrás de um poste, mesmo assim, um dos projéteis o acertou na altura do quadril. A dupla ainda caminhou em sua direção e a vítima correu para se esconder atrás de uma árvore conseguindo despistar os dois que resolveram fugir.
Segundo informou o delegado Marcelo Manna o crime foi motivado por uma dívida de droga. "A vítima comprou cinquenta reais em crack e não pagou", disse. Já com relação ao menor que também participou do crime, o delegado contou que o adolescente, apesar da pouca idade, é um velho conhecido do meio policial e neste momento encontra-se internado no Centro de Internação Provisória de Juiz de Fora por conta de outro delito em que se envolveu depois deste episódio (tráfico de drogas).Após a elucidação do crime pela Polícia Civil foi pedido à justiça um mandado de prisão preventivo contra Seninha o qual foi levado ao conhecimento da Polícia Militar. Porém, ele estava desaparecido desde o dia em que teria efetuado os disparos de arma de fogo contra seu desafeto. No último dia 25, informantes avisaram a PM terem visto Seninha chegar em casa e uma operação foi montada sob o comando do Major Willian, que conseguiu capturar o foragido. Ele foi levado para a delegacia de polícia onde prestou depoimento e em seguida conduzido para o presídio de Cataguases onde está à disposição da justiça.{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou nesta quinta-feira, 28 de março, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 02/05/16, às 16h.
1 ATENDENTE DE FARMÁCIA1 VENDEDOR EXTERNO1 TRATORISTA 3 COBRADOR DE ÔNIBUS
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
OBS: AS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DAS 13:00HRS NO SINE. NÃO INFORMAMOS SOBRE VAGAS PELO TELEFONE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases.
{{banner-interno}}
Estão abertas até a próxima segunda-feira, 2 de maio, as inscrições para a Oficina Aberta Expressão Criativa, que acontecem entre os dias 4 e 6 de maio, na Casa de Cultura Simão. Esta é a primeira de várias oficinas que o Projeto Girarte está programando sobre o universo da linguagem teatral, conforme revelou Marcus Diego Reboredo, coordenador do grupo.
A oficina será ministrada pela professora Míriam Gaspar, e será voltada para crianças maiores de 10 anos de idade. Para esta primeira iniciativa estão sendo disponibilizadas 50 vagas e a participação é totalmente gratuita, revela.
A inscrição pode ser feita pessoalmente na Casa de Cultura Simão, localizada na Avenida Astolfo Dutra, número 487, das 13 às 17h30min ou também pelo site da instituição http://www.fundacaosimao.org.br/girarte/. Alunos menores de 10 anos de idade selecionados para a Oficina deverão apresentar declaração assinada pelo responsável legal (http://www.fundacaosimao.org.br/formularios/oficina_teatro_girarte.html), informou Marcus Diego, coordenador do Projeto.De acordo com informações contidas no site da Fundação Simão, Míriam Gaspar é formada em Educação Artística, com habilitação em Artes cênicas pela Universidade Estácio de Sá, com especialização em Clínica da Transversalidade em Instituições Públicas e Privadas e foi por cinco anos dramaturga da Cia. Ormeo, grupo artístico de pesquisa em múltiplas linguagens artísticas. Os conteúdos da oficina visam a aquisição de consciência corporal, descontração, relaxamento e respiração. Trabalhar com os sentidos, a sensibilização, a confiança, construção dos gestos e sentido.
As atividades terão 8 horas de duração distribuídas da seguinte maneira: nos dias 4 e 5 de maio (quarta e quinta), das 18h às 21h. E no dia 6 (sexta), das 18h às 20h. O site ainda avisa que, caso o número de inscrições for superior ao número de vagas, será realizado um processo de seleção. E disponibiliza o endereço eletrônico para que sejam encaminhadas dúvidas [email protected].
O Projeto Girarte conta com patrocínio da Hidroazul/Bauminas através da Lei de Incentivo a Cultura do Governo Federal, e com apoio da Casa de Cultura Simão, Instituto Votorantim e Fundação Ormeo Junqueira Botelho.{{banner-interno}}
Cinco de maio é o prazo limite para que os proprietários rurais formalizem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de seus imóveis junto ao Ministério do Meio Ambiente. O procedimento tem caráter obrigatório e deve ser realizado na Plataforma Nacional de Cadastro Ambiental Rural, disponibilizada noendereço eletrônico www. car.gov.br. O CAR é um registro eletrônico para todos os imóveis rurais no país, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.
O preenchimento do Cadastro Ambiental Rural é feito por meio de um software específico onde ficam registrados dados pessoais do proprietário e informações sobre o imóvel rural, como área, características do terreno, tipos de vegetação nativa existentes, área de cultura, pastagens e nascentes. "Os proprietários de imóveis rurais não vão encontrar dificuldades para realizar o procedimento, porque o Cadastro é autodeclaratório", informa o extensionista agropecuário da Emater/ MG, José Emilton Silva. Conforme explica, exige-se também a elaboração de um croqui simples da propriedade, demonstrando as características encontradas no terreno e entorno em cuja tarefa o produtor está sendo auxiliado pelo escritório local.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ricardo Matias de Souza, o Cadastro Ambiental Rural é necessário. Ele explica que a medida visa reunir informações que possibilitem a formação de políticas públicas, projetos, atividades de monitoramento, planejamento ambiental, dentre outras medidas a serem tomadas pelos órgãos competentes. "Por outro lado", informa o secretário, "se o proprietário não realizar o Cadastro, o acesso às linhas de crédito ou a programas de fomento oferecidos pelos governos federal e estadual, bem como o ato de contratar um seguro agrícola,ficarão dificultados".
Até quarta-feira, dia 13, estavam com o CAR regularizado na plataforma Nacional de Cadastro Ambiental Rural setecentos e quarenta e duas propriedades localizadas no município. A expectativa é boa, diz Ricardo Matias, apontando ainda como vantagem para o proprietário de imóvel rural ao efetivar o cadastramento a certeza de estar em dia com a legislação ambiental.{{banner-interno}}