O frio chegou a Cataguases, mas, isso não significa que os associados do Remo vão ficar parados, encolhidos. O clube aproveitou o feriado de 1º de maio para promover um festival esportivo reunindo atletas das escolinhas de natação, tênis e futsal. "Este torneio é uma forma de incentivar aos atletas a continuarem treinando", comentou a diretora e atleta da turma master de natação, Adriane Leal.
Esta modalidade do Clube do Remo só tem motivos para comemorar nos últimos tempos. Participante de campeonatos nacionais como o Rei e Rainha do Mar, no Rio de Janeiro, e estaduais como a Copa Minas e o Meeting de Natação, os atletas da natação acordaram cedo no domingo ainda nublado para cair na piscina semi-olímpica do clube. "Primeiro realizamos uma demonstração, um show de talentos, para que os atletas que já competem e que tem experiência pudessem demonstrar sua técnica aos novatos que estão nas escolinhas", comentou Adriane. Ao final, os alunos da ‘Tia’ Bábara Coimbra, Josias Toledo e Leonardo Marinato ganharam medalhas de participação e saíram da piscina com o sabor do exercício cumprido.O clima de confraternização se estendeu na quadra poliesportiva com as escolinhas de futsal comandadas pelos instrutores Matheus e Josapha Pimenta, e Daniel Café. Cada turma foi dividida em dois times que competiram entre si, formando as disputas de sub 7, sub 9 e sub 11. E foram diversas demonstrações de passes e dribles bonitos.
Por fim, o tênis, um dos esportes mais jovens no clube, teve seu momento de confraternização com um pequeno torneio e um "aulão" para iniciantes. Com cerca de 30 alunos praticantes, o esporte que tem como ídolo nacional Gustavo Kuerten (Guga) está em franco crescimento no Remo. O treinador e incentivador do esporte, Evanildo Oliveira, saiu satisfeito do torneio. "Foi tudo muito alegre e produtivo. Tive ótimos feedbacks dos tenistas, alguns até discursaram emocionados", contou. (Fotos: Samuel Pereira, Maurão Rodrigues e Evanildo Oliveira)
{{banner-interno}}
Avesso a falar sobre política, o presidente do Conselho de Administração da Energisa, Ivan Müller Botelho, abriu uma exceção e atendeu a um pedido do jornalista Marcelo Lopes, editor deste Site ao aceitar comentar o atual cenário político e econômico vivido pelo país. Presente à solenidade de inauguração do Cineclube no Museu Energisa que recebeu o nome de sua esposa, Stella Perez Botelho, Ivan expôs sua visão sobre a situação e o que espera para o Brasil no que já está sendo chamado de era "pós-Dilma".
Veja o que ele disse abaixo."O que o Brasil precisa no momento é de reaver a confiança, porque ninguém investe. O que não é o nosso caso (Energisa). Nosso orçamento nestes três anos vamos investir três bilhões e seiscentos milhões. É um recorde e nós não paramos. Mas o Brasil parou. Então é preciso que os empresários voltem a ter confiança no Brasil. O Brasil é uma maravilha. Eu tenho andado muito lá pelo Centro Oeste; é um outro mundo, outro país, outro ambiente e realmente é preciso que a gente leve não só pro Centro Oeste, mas pro Sudeste, pro Norte, pro Nordeste, pro Sul esse clima de mais confiança. E isso, pelo que se escuta, pelo que se vê, é preciso que haja uma mudança na estrutura, no país, na política e nos seus gestores."
"Ultimamente o Brasil não tem sido bem gerido. Aliás, não tem sido nada bem gerido. O que tá acontecendo é um desemprego enorme, ontem mesmo (sexta-feira, 29 de abril) saiu novo índice. Nós já passamos de onze milhões de desempregados. Isso é um caos, uma loucura, né? E a economia não anda! Só no mês de janeiro houve uma queda de consumo no Brasil de 5% de quilowatt hora. Em fevereiro, talvez por questão de carnaval e tal, teve uma pequena recuperação e em março a área residencial se recuperou um pouco, mas continuamos ainda com números horrorosos. A indústria automobilística, saiu ontem (sexta-feira) outro número, com 28% a menos de vendas. Enfim, todos os setores que você olha tem perda.""Acho que o impeachment já é quase um fato consumado, pelo que você escuta. Eu não sou político, mas leio e escuto, como todos nós que estamos interessados no nosso futuro. Acho que esse impeachment vem, deve vir, é quase certo. A partir daí temos que construir um Brasil novo. Sou meio suspeito, porque sempre lutei e acho que temos que privatizar o país. O país tem que ser um país livre, país da livre iniciativa, que não tenha empresas estatais a não ser naquilo que realmente é necessário e preciso. Pra que ter empresa estatal em energia elétrica, em telefonia, em portos, em transporte? Tem que privatizar tudo. Isso é um antro de empreguismo e perda!"
"Então eu acho que o Brasil que vem aí, pelo menos eu rezo e espero, que seja o Brasil novo, moderno, que acompanha o mundo, que venda sua mercadoria para o mundo inteiro, que não precisa vender para Venezuela, para Bolívia só. Tem que vender para os Estados Unidos, para a China, como a gente vende e para a Europa.'Ah não mas esse tem uma ideologia que não é a minha!' Ora gente, isso acabou! Tem que olhar é o bem estar e o emprego do povo brasileiro, sem isso fica o marasmo".{{banner-interno}}
Neste sábado, 30 de abril, se vivo fosse, o cineasta Humberto Mauro, pioneiro do cinema nacional, completaria 119 anos de idade. Para comemorar a data o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais inaugurou em Cataguases dois cineclubes: O "Cinemação", à tarde, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira (Polivalente), e à noite, no Museu Energisa, cuja sala passa a se chamar "Stella Perez Botelho".Até o final do primeiro semestre, serão inauguradas mais outras 10 salas em cidades da região. Cada Cineclube será gerido por um coletivo de professores, estudantes, agentes culturais e comunidades, e será equipado com sistema de projeção, telas, sonorização e kit de filmes, explicou César Piva, coordenador do Polo Audiovisual. À noite, dois secretários de estado de Minas Gerais prestigiaram a iniciativa; Macaé Evaristo, da Educação e Ângelo Oswaldo, Cultura.
A inauguração do Cineclube "Stella Perez Botelho" que ocupa uma das salas do Museu Energisa, localizado na Avenida Astolfo Dutra, centro de Cataguases, contou com a presença da homenageada, de seu marido, Ivan Müller Botelho e dos filhos Mônica e Maurício Botelho, além de amigas próximas e de um seleto grupo de convidados, dentre eles o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani. O ator cataguasense Marco Andrade abriu a solenidade interpretando um personagem alegórico. Ele adentrou o recinto recitando um texto, ramo de flor nas mãos, despertando as atenções de todos os convidados. O que dizia comparava o cinema à luz de forma poética e metafórica, meio surreal e ao mesmo tempo singelo, belo de ver, gostoso de ouvir. A poesia introduzindo o cinema entre os convidados. Em seguida, o personagem conduziu todos até o local onde foi descerrada a placa por Stella e sua filha Mônica, alusiva à sala que dá nome ao Cineclube, inaugurando assim o espaço.
Lá dentro, Mônica explicou a iniciativa de criar os cineclubes em parceria com o Polo Audiovisual e justificou a escolha do nome de sua mãe. "É uma cinéfila como poucas, daquelas de assistir a três filmes em sequência", disse arrancando sorrisos da plateia. Também falaram Ângelo Oswaldo e Macaé Evaristo, elogiando a iniciativa. Outro depoimento que chamou atenção pela sinceridade e por revelar história da vida pessoal da homenageada, foi a de Ivan Botelho. "Stella é inquieta e muito criativa e desde que nos casamos e viemos morar em Cataguases, onde a televisão tinha horário para funcionar, e nada mais para fazer, ela revelou toda sua capacidade criativa", disse elencando em seguida algumas de suas criações como bloco carnavalesco, time de vôlei, clube Meca e, claro, idas intermináveis ao cinema onde assistia aos filmes em meio a morcego e até ratos, lembrou com bom humor, o marido, arrancando sorrisos da plateia.
Antes do início da exibição dos curtas, "A Arquitetura do Corpo" e "Sanã", do cineasta juizforano Marcos Pimentel, ele fez uma breve exposição de seu trabalho e também como parceiro do Polo Audiovisual e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira, onde vem realizando diversos projetos. Segundo ele, "foi adotado por Cataguases" e vem trabalhando em uma parceria "muito produtiva".{{banner-interno}}
Para aproximar a comunidade do poder público a Prefeitura de Cataguases, em parceria com a Polícia Militar, realizou durante toda a manhã deste sábado, 30 de abril, a primeira edição do "Projeto Cidadania em Seu Bairro", que consistiu em prestação de serviços como corte de cabelo e confecção de carteira de identidade, orientações sobre trânsito e de assistência social, lazer como passeio no Trenzinho da Alegria, apresentação do grupo Catatau e da Banda de Música do 21º Batalhão de Policia Militar de Ubá, e brincadeiras com o PM Amigo Legal e até vacinação contra gripe, entre outros serviços foram oferecidos aos moradores do Bairro São Marcos."O que estamos fazendo aqui hoje se chama ACISO – Ação Civil Social. É um trabalho realizado pela Policia Militar há muitos anos, e o objetivo é aproximar a PM da comunidade, bem como criar uma sinergia entre os diversos órgãos públicos e segmentos da sociedade prestadores de serviços de utilidade pública e assim trazer para estas comunidades estes produtos aos quais ela não tenha acesso", explicou o Major Willian Machado, um dos responsáveis pela ação, ressaltando que "a iniciativa se torna benéfica à medida que a PM cria vínculos social com a comunidade automaticamente os níveis de violência tendem a diminuir, principalmente entre jovens e adolescentes", destacou. Ao final, Major Willian, fez um balanço positivo do projeto: "Detectamos pequenas falhas, mas no geral, alcançamos o objetivo e o próximo será mais eficiente", analisou na foto ao lado do Sub-Tenente Palmares, do Tiro de Guerra. O prefeito Cesinha Samor, outro responsável pela organização do projeto, foi direto ao ponto: "Nós precisamos muito, realmente, olhar pelo Bairro São Marcos, e estamos empenhados nisso. Sabemos das dificuldades e problemas", assumiu durante seu discurso. E aproveitou o momento para lembrar a construção da creche que começa a ser construída na Taquara Preta, e um posto de saúde que será construído possivelmente no espaço de ligação entre o Bairro Santa Clara e o São Marcos, que irá possibilitar o atendimento médico a estas duas localidades como também a do bairro São Cristóvão.
Diversos setores da Prefeitura estavam mobilizados para oferecer serviços aos moradores através das secretarias municipais de Assistência Social, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Cultura, Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional. Também participaram a Câmara Municipal, o Procon, a Defesa Civil, Tiro de Guerra, Patrulha de Prevenção de Acidentes de Trânsito da 4ª Cia. Ind. Meio Ambiente e Trânsito e 5º Pelotão de Policia Militar do Meio Ambiente, Grupo Acessibilidade Já e Bombeiros Voluntários.
A Copasa, Lions Clube, Viação Bonança, Letícia Brinquedos, Sereno Tur, Link 10, EWG Ambulâncias, Auto Escola Cativa, Alex Cia. de Animação, Igreja Presbiteriana de Cataguases, Loja Nova Moveis e Eletrodomésticos, Kami Distribuidora de Bebidas, Bauminas, Lauriete Minarini Cristino Duarte, Valdemir Lobo Abranches, Vanildo Patricio de Carvalho, Francisco Bonifácio dos Reis, foram apoiadores do projeto.
Veja mais fotos do Cidadania no Bairro na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Foi realizado na manhã deste sábado, 30 de abril, no Centro Cultural Humberto Mauro, o segundo encontro presencial Docência na Educação Integral e a palestra "Socialização das Ações de Educação Integral", proferida pela Secretária de Estado da Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo. O prefeito Cesinha Samor, o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Zeca Junqueira, os superintendente regionais de ensino de Leopoldina e de Juiz de Fora, Fernanda Moura e Sidilúcio Ribeiro Senra, e César Piva, do Polo Audiovisual, estiveram presentes à palestra.O evento é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, que tem à frente o e o Projeto Escola Animada, uma ação de Educação e Cultura voltada para a aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem. A organização é da TEIA, programa de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e a Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina.
Durante a primeira parte da manhã os professores participaram do curso presencial de Docência na Educação Integral, quando foram divididos em grupos de estudos. Pouco antes das 11 horas, Macaé Evaristo conversou com os diretores de escolas da região e respondeu a vários questionamentos, além de sanar dúvidas. O momento, segundo ela, serviu para "uma aproximação entre as duas extremidades do setor". Ela também avisou aos diretores que assim como eles, sua rotina é "vencer a burocracia que nos diz isso não pode, isso não é possível, mas a gente está aqui para vencer estas dificuldades e criar novas oportunidades", salientou.Antes de começar sua palestra, o prefeito Cesinha fez um rápido pronunciamento em que elogiou a competência de Macaé e sua vontade de trabalhar. Aproveitou para pedir melhorias para a Educação de Catguases e reconheceu que o governo de Minas "finalmente começou a nos mandar recursos depois de termos ficado dois anos sem receber um centavo". Ele citou que os recursos do programa Pró-Município (R$1.500.000,00) estão garantidos e serão utilizados na compra de um trator Patrol, entre outros benefícios. Mas disse também que a situação dos municípios é de penúria, afirmando que este mês os recursos destinados a Cataguases foram R$400 mil inferiores ao previsto.
Macaé Evaristo ressaltou a importância de educar citando ser essencial garantir uma boa formação para a juventude porque "ainda temos uma população muito mais jovem do que adulta", lembrou. Ela também revelou que o projeto de abrir escolas nos finais de semana vai começar a funcionar no segundo semestre quando mil e quinhentas unidades estarão de portas abertas para a comunidade "contribuindo para uma agenda de educação integral e na redução da violência", frisou. E concluiu dizendo que o importante, além de ouvir todos "é não perder naquilo que já foi avançado".{{banner-interno}}