Algumas das maiores e mais representativas empresas do setor moveleiro nacional estarão reunidas, entre hoje, 9 de maio, até a próxima sexta-feira, 13, em Ubá (MG) para a 12ª edição da Feira de Móveis de Minas Gerais – Femur 2016. O evento, promovido pelo Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá – Intersind, projeta movimentar cerca de R$300 milhões em negócios. O presidente do Sistema FIEMG, Olavo Machado Junior, e o presidente da FIEMG Regional Zona da Mata, Francisco Campolina, estarão presentes na abertura da Feira, que acontece 13h30min, no Parque de Exposições do Horto Florestal.
Com o conceito "Femur - Sempre um bom negócio", o evento, direcionado especificamente a lojistas, visa facilitar a geração de negócios, fortalecer parcerias entre as empresas do setor e apresentar as principais tendências e novidades em móveis residenciais e corporativos. "A feira nos possibilitará receber clientes de todo o Brasil e, até mesmo, de outros países, por isto este é o momento ideal para executarmos novas estratégias comerciais e nos empenharmos para o fortalecimento do segmento", afirma Aureo Calçado Barbosa, presidente do Intersind.
A Femur 2016 está instalada num espaço de 13 mil metros quadrados e tem como expectativa receber entre 18 e 20 mil pessoas durante os seus cinco dias. Na oportunidade, os visitantes poderão conhecer o que há de mais moderno e atual em dormitórios; salas de visita e jantar; mobiliário para cozinhas, área de serviço e banho; além de móveis infantis e para ambientes comerciais. Itens como colchões e produtos oferecidos em lojas de móveis também estarão à disposição dos clientes da Feira. "Esta é uma das melhores oportunidades para os expositores divulgarem e demonstrarem suas competências na criação de novos produtos com qualidade, modernidade e praticidade", complementa Aureo Barbosa.
Situado em uma região da Zona da Mata mineira também conhecida comercialmente como Polo Moveleiro, o município de Ubá está localizado a 290 Km da capital Belo Horizonte. Essa região se destaca ainda por estar em uma posição privilegiada em relação a outros importantes mercados consumidores do país (Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo). Rodovias estaduais e federais servem à região, que conta com acesso aéreo através do Aeroporto Regional Presidente Itamar Franco, localizado em Goianá. Polo MoveleiroO Polo Moveleiro de Ubá foi criado por marceneiros empreendedores que conseguiram promover o desenvolvimento de suas empresas com investimentos crescentes em capacitação e tecnologia e contribuíram de maneira significativa para o crescimento da cidade e região. Hoje, o reconhecimento dos móveis produzidos em Ubá é fruto da credibilidade e expansão dessas empresas. A cidade é considerada o centro de um dos principais polos moveleiros do Brasil, formado também pelas cidades de Guidoval, Piraúba, Rio Pomba, Rodeiro, São Geraldo, Tocantins e Visconde do Rio Branco. São cerca de 300 empresas de móveis, gerando em torno de 16 mil empregos.{{banner-interno}}
Direção e militantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Cataguases se reuniram na manhã deste sábado, 7 de maio, no anfiteatro do Educandário Dom Silvério para anunciar oficialmente o apoio daquela legenda à pré-candidatura a prefeito de Willian Lobo de Almeida. Na mesma solenidade o presidente do PSB de Cataguases, João Paulo Vargas Vairo, anunciou que caberá à legenda, durante a realização da convenção partidária, indicar o nome do vice-prefeito para compor a chapa com o candidato do PSDB e formalizar a coligação com aquela agremiação.O encontro contou com a presença de Vítor Valverde, secretário de Governo da Prefeitura de Belo Horizonte e que representou o prefeito Márcio Lacerda, presidente estadual da sigla, além do chefe de gabinete da Prefeitura da capital mineira, José Emílio Afonso. Representantes do PSB de cidades vizinhas como Leopoldina e Santana de Cataguases também prestigiaram o encontro.
Vítor Valverde elogiou a renovação promovida pela direção da legenda no município em seu pronunciamento. Segundo ele "estas novas filiações trouxeram um fôlego novo ao Partido que ficou mais forte e mais robusto". José Emílio, por sua vez, disse que o PSB, "com esta reorganização, torna-se uma força política real e uma opção de fato para o eleitor", e que o caminho escolhido nesta eleição municipal é "um sinal claro de que tem propostas para o município e que quer participar ativamente dos rumos de Cataguases", completou.
De acordo com João Paulo Vairo (abaixo na foto ouvindo o discurso do empresário Tita), as decisões deste encontro deverão ser confirmadas posteriormente pela convenção do Partido em data ainda a ser marcada e em conformidade com a legislação eleitoral. Para ele, a reunião deste sábado foi muito positiva porque serviu para mostrar que o PSB está "unido e coeso em torno de uma proposta que sempre defendeu, que é fazer uma política séria. E a opção por apoiar Willian Lobo, não desfazendo dos demais pré-candidatos, foi tomada de comum acordo com os filiados", explicou. (Fotos: Samuel Pereira)
{{banner-interno}}
Quem visitou a Bendita Feira na tarde-noite deste sábado, 7 de maio, na AABB, centro de Cataguases certamente encontrou um presente criativo, diferente e de bom gosto para a mamãe, a casa ou para si próprio, além de saborear delícias da charcutaria especialmente trazidas para o evento e ouvir uma boa música. O público prestigiou mais uma vez a iniciativa do trio de jovens empreendedoras, Mariana e Carol Peixoto e Natália Brandão que selecionam os participantes e dão personalidade a este formato de fazer negócios.A idéia e objetivo principal é divulgar o trabalho autoral de marcas ainda pequenas, mas que produzem com qualidade. E isso a Bendita Feira tem revelado com maestria. Não é à toa que emplacou sua quarta edição com público crescente. Mariana Peixoto, apesar de estar envolvida no atendimento às clientes de sua própria grife, Odara, disse que estava satisfeita com o resultado. "Foi muito bom. O público compareceu e acredito que nossos objetivos foram alcançados. Depois, com calma, faremos uma avaliação detalhada desta edição", disse.
Durante a tarde e até às 21 horas, o consumidor que visitou a Feira viu novidades e trabalhos diferenciados que normalmente não encontra em lojas no comércio tradicional. Esta vitrine inovadora surpreende o cliente que se sente atraído por produtos de bom gosto e cujos preços estão dentro do seu orçamento. Estes dois fatores, aliados à qualidade e ao clima de descontração é, na verdade, o momento de lazer com amigos, onde comprar o que gosta, tomar uma cerveja e saborear um tira gosto faz parte das coisas boas da vida.
Veja fotos do evento na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O atleta Bernardo Salim Ribeiro, 26 anos, que disputava uma partida de futebol pelo Ideal de Recreio, na noite deste sábado, 7 de maio, contra a equipe de Argirita, pela IV Copa dos Campeões, sofreu um mal súbito durante o jogo vindo a falecer minutos depois, no Hospital São Sebastião para onde foi levado. O jogo acontecia naquela cidade, no estádio Alcides Campos, onde o Ideal vencia pelo placar 1 x 0, e estava no final do primeiro tempo quando o árbitro cataguasense, Roberto Taquarão, foi obrigado a interrompê-la por causa do incidente.
Bernardo, que é atleta profissional e jogou até recentemente pelo Friburguense (RJ), estava atuando normalmente até começar a passar mal repentinamente, segundo informaram os colegas que estavam em campo. Ele chegou a ser substituído, porém, quando saía do gramado, outro mal súbito o acometeu que o fez cair ao chão perdendo os sentidos. Rapidamente uma ambulância o socorreu e o levou ao Hospital São Sebastião onde recebeu os cuidados médicos, mas não resistiu e faleceu por volta de 22 horas. A causa da morte não foi divulgada.
A notícia de sua morte causou comoção entre os atletas e demais pessoas que estavam no estádio aguardando informações sobre seu estado de saúde. A Liga Esportiva de Cataguases, organizadora da Copa dos Campeões, divulgou comunicado cancelando todas as partidas programadas para este domingo, Dia das Mães, em homenagem ao atleta. (Foto:Reprodução Internet){{banner-interno}}
Alevinos da espécie curimba serão levados para o Rio Pomba, em Dona Euzébia, na próxima quinta-feira, 12 de abril. A soltura será feita por cerca de 70 crianças, que também vão participar de palestras sobre educação ambiental e preservação dos rios nas escolas. A iniciativa é da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e tem o objetivo de repovoar os rios da Bacia do Paraíba do Sul para minimizar a redução de espécies nativas.
O peixamento é fruto de convênio entre a EPAMIG e a usina hidrelétrica Barra do Braúna energética, que mantém usinas hidrelétricas na região da Zona da Mata. A empresa financiou infraestrutura para o setor de piscicultura no Campo Experimental de Leopoldina (CELP), que pertence à EPAMIG, para a produção de alevinos de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul.
Desde 2010 a EPAMIG tem atuado na produção de alevinos. A estação de piscicultura em Leopoldina funciona como unidade modelo para pesquisas e produção. Possui um galpão com sistema montado de recirculação de água, além de laboratório, depósito e alojamento. O sistema é constituído de 21 caixas d’água de cultivo de peixes de mil litros cada uma e um biofiltro que funciona baseado em processos mecânicos e biológicos de filtragem. São 71 viveiros escavados utilizados nas mais diversas pesquisas e atividades em piscicultura. O laboratório de reprodução conta com quatro tanques de alvenaria para manipulação das matrizes e reprodutores, e 14 incubadoras.
Entre os benefícios previstos com os trabalhos de reprodução de espécies nativas e repovoamento dos rios estão a geração de renda para os produtores rurais, que terão a piscicultura como nova oportunidade de trabalho, a possibilidade de enriquecimento alimentar das populações ribeirinhas de baixa renda, o estímulo à pesca esportiva e o fim da pesca predatória de peixes durante a piracema.{{banner-interno}}