Leopoldina vai receber nesta segunda-feira, 16 de maio, a passagem da Tocha Olímpica, e organizou uma programação especial para o evento histórico. A chegada está prevista para acontecer entre 9h e 10h no Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama, na Avenida Getúlio Vargas.
A Prefeitura, em parceria com a Organização dos Jogos Olímpicos, preparou uma série de eventos que começa logo cedo, às 8 horas e se estenderá até depois da passagem do Fogo Olímpico pela cidade. O ponto central da solenidade será na Praça João XXIII onde acontecerá uma cerimônia de aproximadamente quinze minutos com apresentações culturais e a chegada da Tocha Olímpica.
No município a Chama Olímpica será conduzida pelas seguintes personalidades que foram escolhidas por patrocinadores dos Jogos e dois pela prefeitura de Leopoldina. São eles: - Cássia de Souza, aluna da Apae de Leopoldina;- Carlos Augusto dos Santos Nunes, atleta de Kung Fu;- Dimas Diego de Souza, Educador Físico;- Júlio Antônio Carraro Mendonça, empresário; - Júlio César Nogueira Gesualdo, Pulê, Desportista e Professor de Educação Física;- Marcelo Portela, atleta de moutain bike;- Othon Valentim Filho - ex-jogador do Botafogo e Seleção Brasileira, que participou dos Jogos Olímpicos do Japão em 1964;- Rodrigo Pereira Soares, de Ubá; - Vítor Guilherme, atleta de Jiu Jitsu.
Segundo informou a Prefeitura de Leopoldina a rota do Fogo Olímpico no município será o seguinte: Chegada: Avenida Getúlio Vargas (Ginásio Poliesportivo Carlota Mendonça Gama); Rua José Peres; Rua José Silva; Praça João XXIII com solenidade de 15 minutos; Rua Presidente Carlos Luz; Rua 07 de Setembro; Pracinha do Ginásio; Rua Barão de Cotegipe; Rua Dr. Custódio Junqueira; Rua José Peres - saída para Muriaé.
Para que o evento cause o menor impacto possível, a prefeitura vai começar a organizar o tráfego na zona central da cidade nesta noite de domingo, 15, a partir das 22 horas. As ruas onde a Tocha vai passar serão interditadas e o estacionamento nestas vias estará proibido a partir daquele horário. Carros que forem encontrados no local depois das 22 horas serão rebocados, informou a prefeitura.
O Site do Marcelo Lopes fará a cobertura completa deste evento histórico para a microrregião e trará todas as informações em reportagens ao longo do dia.
{{banner-interno}}
A falta de uma ação efetiva ordenada do poder público municipal em Cataguases vem obrigando cada vez mais pessoas a dedicarem uma parte de seu tempo de descanso à manutenção das ruas e bairros em que moram. Moradores disseram terem feito vários pedidos à prefeitura para limpar duas ruas no bairro Paraíso, mas não foram atendidos. A reportagem do Site tem recebido diversas reclamações como esta com relação a outros bairros.
Neste domingo, 15 de maio, cerca de vinte moradores das ruas José Fernandes Sucasas e Pedro Comello, no Bairro Paraíso, afirmando estarem cansados de esperar a ação da Prefeitura, resolveram agir e fizeram um mutirão de limpeza. Munidos de pás, enxadas, vassouras e carrinhos de mão, passaram a manhã limpando as duas ruas.
Estes locais, segundo relatam os moradores, estavam tomados por mato, terra, buracos, entulho, pernilongos, baratas, ratos e, supostamente, com possíveis focos do mosquito da dengue. O local passava a imagem de estar abandonado dando a sensação de insegurança aos residentes e àqueles que circulavam por ali, contaram.(Fotos enviadas pelos moradores){{banner-interno}}
Dois homens em uma motocicleta furtaram, por volta das 18h30min, deste sábado, 14 de maio, uma bolsa azul, do tamanho de uma garrafa de café com dinheiro, do proprietário do Mercado Beira Rio, próximo à entrada do Bairro Paraíso, fugindo em seguida. A vítima não soube informar se os indivíduos estavam armados, nem suas características, muito menos detalhes do veículo. Ele também não disse aos policiais se ficou ferido na ação. Não há informações sobre o paradeiro dos autores.
Segundo a vítima relatou aos policiais militares que atenderam ao chamado, a ação foi "muito rápida". O dono do mercado, seguia de bicicleta para sua casa, depois de ter fechado seu estabelecimento, quando ao passar pela praça na entrada do Paraíso, próximo à Casa Mattos, foi abordado repentinamente pelos rapazes que chegaram na motocicleta, pararam ao seu lado tomaram a bolsa que estava com ele, o jogaram ao chão e fugiram em seguindo pela Avenida Centenário em direção à Vila Minalda. A polícia não divulgou a quantia levada pelos autores.{{banner-interno}}
O Centro de Atenção Psicossocial de Cataguases (CAPS) vai promover do dia 16 a 20 de maio uma semana de atividades em comemoração ao Dia de Luta Antimanicomial, comemorado em todo país no dia 18. Com tema "Eles passarão, nós passarinho", o evento tem o objetivo de conscientizar toda população para a importância do tratamento dos portadores de transtornos mentais fora das clínicas psiquiátricas, garantindo a ressocialização e a total integração destes cidadãos, explicou a assistente social do CAPS, Tereza Cristina Salomão.
Segundo a programação do evento, na segunda-feira, 16, a partir das 9 horas, terá início o primeiro evento, a Oficina da Beleza no CAPS; na terça é dia de passeio de Trem da Alegria às 14 horas; na quarta-feira acontecerá na Praça Rui Barbosa, a partir das 9 horas, apresentação do Coral Casa dos Amigos e a apresentação dos produtos artesanais confeccionados nas oficinas culturais; quinta-feira os usuários do CAPS farão um passeio para participar de um Torneio de Futebol na Universidade Federal de Juiz de Fora; e finalmente na sexta-feira acontece no Centro de Atenção uma Oficina de Inclusão com os alunos da Escola Enedina Prata.
"O Dia da Luta Antimanicomial é voltado para a realização de mobilizações de conscientização da sociedade sobre a importância de defender um tratamento humanizado aos portadores de sofrimento mental", explicou Tereza. O tema "ELES PASSARÃO, NÓS PASSARINHO" foi inspirado no poeta Mário Quintana e traz uma leveza sobre a abordagem do problema além de fazer reflexão sobre a liberdade e os modelos de conduta que aprisionam as pessoas.
O movimento antimanicomial atua em todo o Brasil desde os anos de 1980 pelo fim dos hospitais psiquiátricos e por mudanças no modelo assistencial na política de saúde mental no país. O 18 de maio foi o dia escolhido para manifestar contra a cultura dos manicômios, por causa do Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental. {{banner-interno}}
Uma caminhonete Chevrolet modelo S10, placas de Muriaé, saiu da pista, na altura do km 8 da rodovia MGT-265 (estrada Muriaé-Miraí), na manhã deste sábado, 14 de maio, e bateu de frente com uma árvore. O choque impediu que o veículo caísse no rio que passa à margem da pista, mas provocou ferimentos nas três pessoas que estavam em seu interior.
Os dois homens e uma mulher, que seguiam sentido a Muriaé, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e Samu e levados para o Hospital São Paulo (HSP). Segundo os Bombeiros, todos estavam conscientes e sofreram escoriações, sendo que um dos homens apresentava suspeita de fratura no braço direito e a mulher, trauma no abdomem.
Uma testemunha contou que caminhava pela estrada e viu quando um dos pneus da caminhonete estourou, causando a perda de direção por parte do condutor. O veículo cruzou a pista contrária e de acordo com a testemunha, "decolou" levando a cerca de arame farpado e parando após bater na árvore, que foi partida ao meio.
Policiais militares de Muriaé controlaram o trânsito, dando apoio as equipes de resgate e coletaram dados para o registro da ocorrência, que é de responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária (PMR), da cidade de Dona Euzébia. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}