A ação de vândalos obrigou o deslocamento de uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina até a Reta da Saudade, em Cataguases, juntamente com quatro militares, além do caminhão pipa da Defesa Civil de Cataguases e outro veículo daquela autarquia e outros três funcionários na tarde desta terça-feira, 17 de maio. Motivo: Denúncia foi recebida como incêndio nas instalações da antiga Têxtil Goitacaz.
Na verdade, o que estava sendo consumido pelo fogo era o mato à frente do prédio onde, um dia, já foi um jardim. As chamas atingiram cerca de dez a quinze metros quadrados de área e, provavelmente, foram provocadas por pessoas que transitam pelo interior do local fechado há anos, segundo hipótese levantada pelos socorristas.A equipe de Defesa Civil chegou primeiro e apenas com o caminhão pipa apagou o fogo em menos de dois minutos, conforme informou Alexandre Rodrigues, o Tico Tico. As chamas estavam rasteiras e naquele momento não ameaçavam o prédio da antiga indústria. Quando a guarnição dos Bombeiros chegou - e veio rápido - não havia mais nada a fazer.
O problema neste caso, foi um erro na informação repassada àquela corporação que foi avisada sobre um fato que na verdade não existia , e que podia (como foi) ser controlada facilmente pela equipe da Defesa Civil, e até mesmo pela própria vizinhança com alguns baldes de água. {{banner-interno}}
A gente nem percebe, mas a vida é mais internacional do que se imagina. Aquilo, que antes se via só pela TV, agora está acessível no tablet, ou a um toque de alcance pela tela do smartphone. A internacionalização é real e todo mundo faz parte dela. E somos atores principais!
A FIC, Instituição que faz parte do Grupo Unis possui a internacionalização em seu DNA. Desde 2007, alunos, professores e colaboradores passaram a viver as experiências de conhecer de perto a cultura, os costumes e o ensino dos mais diferentes países das Américas e Europa. Beatriz Pereira Ferreira, que cursa Administração nas Faculdades Integradas de Cataguases, passou 6 meses na Bolívia. Ela estudou na Universidad Privada de Ciencias Administrativas y Tecnológicas (UCATEC), uma das 15 Instituições de Ensino Superior parceiras do Grupo Unis no processo de internacionalização. "Foi uma experiência muito intensa e enriquecedora, pois me fez sair da minha zona de conforto e descobrir que tenho uma grande capacidade de adaptação, além de me possibilitar conhecer uma outra cultura, que agora admiro e respeito, aprendi um outro idioma, conheci pessoas muito boas e muitos lugares diferentes", explica. Os desafios foram muitos durante todo o processo. "No começo o maior desafio foi a comunicação pois não dominava o idioma, mas após o primeiro mês já estava compreendendo bem. Hoje eu consigo tranquilamente manter uma conversa em espanhol, o que sei que pode me abrir muitas portas profissionalmente. E após me deparar com uma cultura tão distinta da nossa, adquiri uma grande tolerância cultural e voltei me sentindo muito mais cidadã do mundo", acrescenta Beatriz. As diversas ações promovidas pelo Grupo Unis e a FIC refletem, hoje, a sua imagem cada vez mais internacional. Nós não inventamos a internacionalização, apenas a tornamos real. "A realidade está aí e é inegável que o mundo não tem mais fronteiras. O que queremos é que nosso aluno possa vivenciar isso, trazer para seu currículo e para a sua vida uma oportunidade única. De se formar num Grupo Educacional que oferece, além de um ensino de qualidade, conexão com o mercado de trabalho e com o mundo. Estamos sempre recriando um Novo Unis para um novo tempo", explica o Presidente do Grupo Educacional Unis, Professor Mestre Stefano Barra Gazzola.
Hoje são 10 países conveniados. Os alunos do Unis e da FIC podem estudar e conhecer de perto a cultura da Argentina, Chile, Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Espanha, Hungria e Colômbia. E, a cada dia, mais convênios estão sendo firmados para propiciar aos estudantes essa experiência tão enriquecedora para o currículo e para a vida. Uma experiência inédita aqui na região da Zona da Mata que coloca a FIC na vanguarda e prepara você para se tornar um profissional do mundo.
Você já viu nossa Campanha Institucional? Então não perca tempo! A vida real já é internacional e o Unis também! Clique aqui e confira.
{{banner-interno}}
O Ministério Público, através do promotor Rodrigo Ferreira de Barros, reuniu-se nesta manhã de terça-feira, 17 de maio, no plenário da Câmara Municipal, com vereadores e representantes do Poder Executivo para tratar da agilização na substituição, por parte da Prefeitura, dos funcionários contratados por aqueles aprovados no último concurso público.Participaram do encontro apenas cinco vereadores, três deles até o final, Geraldo Magella, Walmir Linhares, que coordenou os trabalhos e Fernando Amaral. Aquiles Branco e Fernando Pacheco tiveram que sair durante a reunião e Maurício Rufino, mandou seu assessor por motivos particulares. Pelo Executivo participaram os secretários de Administração, Walter de Paula e o de Saúde, Celso Benjamim, além do Procurador Geral do Município, Rafael de Araújo Vieira.
O Promotor Rodrigo Barros informou que as substituições no quadro de servidores da Prefeitura devem ocorrer até o dia 15 de junho. Nesta data todos os contratados serão demitidos em cumprimento a um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta - assinado pelo Município quando então os aprovados em concurso público serão chamados a assumirem os cargos. Porém, a Prefeitura descobriu a necessidade de fazer uma adequação no número de vagas disponíveis, aumentando a quantidade delas em diversos cargos. Assim, enviou nesta segunda-feira, 16, um projeto de lei à Câmara Municipal atualizando o quadro para advogado, médico da família, assistente social, agente comunitário, agente de saúde pública, e enfermeiro. O texto será lido na sessão desta terça-feira, 17, e deverá ser votado em caráter de urgência, a fim de que possa entrar em vigor antes da data limite de 15 de junho.
Rodrigo Barros sugeriu como alternativa mais rápida, a apresentação de outro projeto de lei, com apenas três cargos mais emergenciais, que seriam votados neste primeiro momento, que seriam: advogado, enfermeiro e assistente social. O vereador Magella (foto abaixo) solicitou ao Executivo que envie "junto com o projeto de lei, o máximo de informações possível sobre os cargos, além do impacto sobre a folha de pagamento, inclusive, onde os servidores vão trabalhar, para agilizar o debate aqui na Câmara e consequentemente sua aprovação", frisou.Walmir Linhares, ainda tentou adiar a entrada do TAC em vigor, argumentando a movimentação do Executivo em cumprir corretamente suas determinações, mas recebeu como resposta do Promotor o prazo imposto pela legislação eleitoral que impõe uma série de restrições. o vereador então, comprometeu-se a empenhar seus esforços na aprovação da lei a fim de que os servidores e a população de Cataguases não sejam prejudicadas em função destas adequações.{{banner-interno}}
Finalmente o Projeto de Lei que regulamenta o funcionamento de mototaxi, motoboy e motofrete em Cataguases será votado na reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 17 de maio. Até o momento, não serão avaliados outros projetos de lei de autoria do Executivo naquela sessão.
O Projeto Substitutivo ao Nº 14/2016, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros "mototaxistas" serviço comunitário de rua motoboy e transporte de mercadorias motofrete será votado após amplo debate que envolveu até uma audiência pública. Também será votado o projeto de lei Nº 23/2016 que referenda o Convênio entre Município e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.
Serão votados quatro requerimentos na reunião. O primeiro, de autoria de Luiz Carlos Sodré, e inscrito sob o número 50/2016 requer do Poder Executivo informações sobre quantas linhas de transporte público são disponibilizadas no Bairro São Vicente, quais seus itinerários e horários, e se sábado, domingo e feriados há alguma mudança nos horários. E qual seria a possibilidade desses horários do transporte público ser afixado nos respectivos veículos que fazem a linha.
O requerimento 51/2016 requer da Mesa Diretora da Câmara informações acerca da retomada da concessão de computadores e internet, no interior da Câmara à população, serviço que era oferecido há bastante tempo e foi retirado desde que a atual Mesa Diretora assumiu. O requerimento 52/2016 solicita ao Secretário de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, informações a respeito da contratação das senhoras Fabíola Pires Areal e Michelle Aparecida Areias Queiroz. E por último, o requerimento 53/2016 solicita também informações ao Secretário Municipal de Administração da Prefeitura, Walter de Paula informações a respeito da contratação das mesmas servidoras acima citadas. Todos os três requerimentos são de autoria de Geraldo Majella Mazini.
Se inscreveram para fazer uso da palavra no Grande Expediente os vereadores Serafim Couto Spíndola, Fernando Pacheco Fialho e Mauricio do Vale Rufino. A reunião da Câmara acontece toda terça-feira, a partir das 18 horas e 30 minutos.{{banner-interno}}
Um rapaz de 26 anos de idade foi baleado no joelho direito no final da manhã desta segunda-feira, 16 de maio, no bairro Santa Clara, em Cataguases. Ele passa bem e não corre risco de morte, segundo informações obtidas agora a noite junto a Polícia Militar. O autor do disparo está foragido e a PM efetuou buscas nas imediações durante toda a tarde e até o fechamento desta matéria não havia localizado o suspeito, que tem 27 anos. Outro jovem, de 19 anos, que também estaria envolvido chegou a ser detido pelos policiais militares, foi levado para a Delegacia de Polícia em Cataguases, mas foi liberado por falta de provas.
Segundo contou a vítima W.D.S. aos policiais sargento Adelir e cabo Renam, ao chegar à residência de um cliente para montar móveis no final da manhã, foi visto por R.M.S.J. que segundo ele teria informado sobre sua presença para C.G.S.M. com quem tem uma desavença desde criança. Este então, foi até à casa onde estava e teria dito a seguinte frase: "Neguinho é você que está aí? Vou te matar", e atirou contra ele, fugindo em seguida. A bala acertou seu joelho direito, onde está alojada, segundo relata o Boletim de Ocorrência. A vítima foi levada ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde foi medicada.
Os dois suspeitos de terem participado da tentativa de homicídio são conhecidos da polícia, especialmente C.G.S.M. que somente neste ano de 2016, tem registrado 6 boletins de ocorrência de ameaça, 1 de disparo de arma de fogo e 1 de lesão corporal, segundo informou a própria PM. Quando o nome dos dois foi divulgado no meio policial, o comandante da Companhia, Major Willian, asssumiu o caso pessoalmente juntamente com o Tenente Lacerda, e vieram para o bairro Santa Clara fazer diligências, quando localizaram o rapaz - R.M.S.J.- que teria informado sobre a presença da vítima ao autor dos disparos.
As buscas pelo suposto autor do disparo que atingiu o joelho de W.D.S. alcançaram a noite mas até o fechamento desta matéria não haviam localizado o suspeito. O caso foi registrado como tentativa de homicídio. A Polícia Civil informou que um inquérito foi aberto para apurar o caso e será tratado como prioridade tendo em vista o histórico de um dos envolvidos.
{{banner-interno}}