A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Cataguases e região, Energisa, divulgou comunicado nesta sexta-feira, 20 de maio, para alertar a população sobre as consequências e punições de ligações clandestinas. A empresa, inclusive, intensifica a fiscalização para combater esse tipo de fraude.
De acordo com a Energisa, as ligações clandestinas prejudicam os clientes em situação regular, fazendo com que haja oscilações e até interrupções no fornecimento de energia, além de riscos de acidentes.
Equipes da empresa estão percorrendo todas as cidades da área de concessão, incluindo Cataguases, para corrigir as ligações clandestinas e regularizar a medição de energia.A empresa registrou dificuldade no acesso a algumas unidades, inclusive com agressões aos seus colaboradores, sendo necessária a presença da Polícia Militar que resultaram em registros de boletins de ocorrência e até prisões.
Vale ressaltar que furtos e fraudes nas redes elétricas são crimes, conforme previsto no artigo 155, parágrafo terceiro do Código Penal, estando a pessoa sujeita a até oito anos de prisão e pagamento de multa.
A empresa não divulgou o percentual de ocorrência desse problema em sua área de concessão e orienta o consumidor a denunciar ligações clandestinas de energia elétrica pelo telefone 0800 032 0196, que é gratuita.
{{banner-interno}}
Policiais militares de Recreio (MG), a 59 km de Cataguases, prenderam um homem e uma mulher nesta manhã de sexta-feira, 20 de maio, por tráfico de drogas e apreenderam cerca de 13 quilos de maconha na residência do casal. A PM chegou até ao local em cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Justiça da Comarca de Leopoldina e foi cumprido pelos militares sargento Amarildo e soldado Ronny e equipe.
De acordo com os militares, durante as buscas no interior do imóvel, viram a mulher, identificada apenas por N., pegar uma bolsa de cor verde e tentar jogá-la pela janela, ato que foi impedido pelo sargento Amarildo, segundo relata o Boletim de Ocorrência. Dentro dela estavam 8 barras grandes e 3 menores de maconha. Já o solddo Ronny, encontrou dentro do guarda roupas, embrulhado em um cobertor, outro tablete grande de maconha. Pouco depois, no quarto dos fundos da residência, os militares encontraram atrás do armário uma sacola plástica contendo 6 barras da mesma droga e mais uma porção esfarelada de maconha. Com a mulher também foi encontrada a quantia de R$210,00.
Questionados sobre a propriedade da droga, o homem identificado como C.R. da C. alegou que não mora mais naquele endereço, pois se separou da esposa e que não tinha conhecimento da droga. A mulher, por sua vez, disse não saber de quem é a droga e que tentou jogá-la fora para que não fosse encontrada dentro de sua residência. Os dois foram presos em flagrante delito por tráfico, passaram por exames médicos e foram conduzidos para a Delegacia Regional em Leopoldina onde prestam depoimento esta tarde. Toda a droga foi apreendida. A Polícia Militar confirmou que esta foi a maior apreensão de drogas da história de Recreio.
Veja o vídeo com a pesagem da droga depois da foto.
{{banner-interno}}
A direção do PHS - Partido Humanista da Solidariedade - em Cataguases divulgou oficialmente nesta quinta-feira, 19 de maio, seu apoio à pré-candidatura de Antônio Lage à prefeito, pelo PRB. A decisão foi tomada durante reunião entre representantes dos dois partidos, que contou também com a presença de lideranças de outras legendas, conforme informou o presidente do PHS, Luiz Fernando, o Teco. Também participou do encontro o suplente de Senador pelo Acre, Fernando Lage, que é irmão de Antônio.
O PHS em Cataguases conta atualmente com dois vereadores - Aquiles Branco e João Manoelino da Silva Bolina, o Joãozinho de Vista Alegre - e com esta adesão a pré-candidatura de Antônio Lage passa a ter três vereadores na atual legislatura, já que Maurício Rufino, do PROS, também o está apoiando. Além disso, a aliança vai trazer 23 novos candidatos a vereador para a chapa encabeçada pelo virtual candidato a prefeito e tem ainda o apoio do Deputado Estadual Dirceu Ribeiro, de Ubá, que afirmou ao pré-candidato não irá medir esforços junto ao governo de Minas para trazer investimentos a Cataguases.
Para Teco, a opção por apoiar Antônio Lage foi tomada após uma série de conversas e motivada "estritamente por conta de suas propostas para o município", frisou. "Não estamos negociando nada e sim pensando no futuro de nossa cidade", assegurou o presidente do PHS dizendo vislumbrar no pré-candidato do PRB "uma nova forma de fazer política". Antônio Lage agradeceu o apoio do PHS que está somando forças e "comungando conosco as propostas de transparência e de seriedade na administração pública" afirmando que o partido terá muito a acrescentar nesta campanha.Durante o encontro Fernando Lage contou que o atual Senador Sérgio Petecão (PSD/AC) recentemente fez uma emenda parlamentar doando recursos para um hospital em Belo Horizonte, destacando a abrangência do trabalho de um Senador da República, que é eleito por um estado, mas tem atuação nacional, conforme explicou. Fernando é suplente de Petecão, que irá concorrer à prefeitura de Rio Branco como favorito e ele, neste caso, tem chance de assumir a cadeira no Senado a partir de janeiro do ano que vem. Sobre os apoios que o irmão vem recebendo em sua pré-candidatura, Fernando disse serem "animadores" e vão "produzir muitos frutos para a população", analisou.
{{banner-interno}}
A Vara do Trabalho em Cataguases realizou nesta tarde de quinta-feira, 19 de maio, uma manifestação contra o corte orçamentário e para valorizar a Justiça do Trabalho, conforme revelou o Juiz Titular, Tarcísio Correa de Brito. Além dele e da Juíza do Trabalho, Patrícia Vieira, participaram do ato os servidores daquela Vara, advogados que ali militam e também o presidente da 6ª Subseção da OAB Cataguases, Márcio Fachini Garcia, que está apoiando a causa.Como presidente da OAB Cataguases, Márcio foi o primeiro a se pronunciar. A entidade, inclusive, afixou uma faixa na entrada da Vara do Trabalho manifestando sua "indignação" com a situação vivida pela Justiça do Trabalho no país. Márcio Fachini foi objetivo com relação ao problema. "Nosso apoio é total e irrestrito à Justiça do Trabalho no que diz respeito ao corte orçamentário que vem sofrendo porque entendemos o quanto ele é nocivo ao andamento dos trabalhos desta Vara, principamente", afirmou. "A Vara de Cataguases, apesar de necessitar de funcionários, ela é de uma excelência ímpar e tem uma administração exemplar", completou.
O orçamento da Justiça do Trabalho foi reduzido em cerca de 90% em termos de investimento e pouco mais de 25% em custeio o que obrigou aquela instituição a dispensar uma série de profissionais que auxiliavam na realização do trabalho. Por conta desse corte brutal, o horário de funcionamento foi reduzido e o turno de trabalho termina às 16 horas. A situação é tão grave que há o temor de um colapso e que não haja dinheiro suficiente para chegar até o final do ano. Sobre isso Tarcísio Brito diz que há conversas em andamento sobre uma previsão de revisão do orçamento com o Ministério do Planejamento.
Em seu pronunciamento, o Juiz Titular da Vara do Trabalho em Cataguases, disse que a Justiça do Trabalho vive um momento inédito no Brasil e "um grande desafio que é a manutenção desta casa". Segundo Tarcísio Brito, o que se quer neste momento é "fortalecer uma instituição séria que demonstra dia a dia com todas as dificuldades a possibilidade que ela tem de garantir a efetivação desses direitos." Ele recorda que desde dezembro do ano passado "e num processo histórico passado recente, a Justiça do Trabalho vem sofrendo a doença do incômodo... E a partir de dezembro o grande desafio é desarticular a instituição que objetivamente e constitucionalmente é a instituição mor para garantir estes direitos", analisa. Ele agradeceu a participação de todos e finalizou dizendo esperar que "juntos consigamos lutar em prol desta instituição".{{banner-interno}}
Uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil prendeu na noite desta quinta-feira, 19 de maio, em Cataguases, dois suspeitos de terem praticado um roubo em Bicas-MG (82 Km de Cataguases) na última segunda-feira, 16, e um terceiro rapaz por tráfico de drogas. O delegado titular daquela cidade, Hugo Leonardo Vicente Alves e o Tenente Weidner, do 2º Pelotão da 136ª Companhia de Polícia Militar de Bicas, estiveram em Cataguases comandando a operação juntamente com policiais militares locais.
De acordo com o delegado Hugo Leonardo o roubo aconteceu na hora do almoço e teve como vítima um ourives de quem foi subtraída várias jóias. Os suspeitos chegaram até ele em um veículo com placa de Cataguases, segundo denúncias repassadas à Polícia Militar de Bicas, acrescentou o Tenente Weidner cuja equipe chegou a fazer um cerco bloqueio nas imediações mas não obteve êxito em localizar os autores, completou aquele oficial. O delegado acrescentou também que ao longo da semana outras informações foram sendo colhidas que apontavam para Cataguases como a cidade de destino dos suspeitos. Após investigações a polícia conseguiu identificar os dois possíveis autores do roubo - R.M.C. e L.C.de A.F.- e obteve na justiça mandados de busca e apreensão e de prisão contra eles. Mas também havia suspeita de que parte do material roubado fora entregue a um comparsa, J.V. da S., segundo explicou o delegado. A justiça concedeu um mandado de busca e apreensão contra ele, porém, nenhuma jóia foi encontrada em sua residência, ficando claro que o rapaz não tinha nenhuma ligação com este caso, destacou Hugo Leonardo. Mas J.V.da S. acabou sendo preso em flagrante delito por tráfico porque foram encontradas na geladeira de sua casa, 37 buchas de maconha embaladas e prontas para venda, além de um tablete um pouco maior da mesma droga, durante o cumprimento do mandado pela Polícia Militar.
Os três rapazes foram presos e conduzidos até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passaram por exames médicos e após os procedimentos de praxe os dois suspeitos de terem praticado o roubo em Bicas e com mandado de prisão expedidos pela Comarca daquele município foram conduzidos para aquela cidade e o rapaz que foi preso em flagrante por tráfico foi levado para a Delegacia Regional em Leopoldina onde prestou depoimento. {{banner-interno}}