A Polícia Militar de Cataguases prendeu em flagrante, nesta madrugada de terça-feira, 1º de junho, um homem que estaria arrombando um trailler de lanches próximo ao Mercado do Produtor. Uma denúncia anônima feita pelo telefone 190 acionou os militares sargento Wanderson e cabo Fortunato e a viatura do sargento Vilela e cabo Gregório que retornava de Leopoldina que foram até o local e prenderam o suspeito que tentou fugir ao perceber a chegada dos policiais.
De acordo com a PM o suspeito foi identificado como sendo Antônio Fabiano Fernandes de Oliveira que estava foragido do presídio de Cataguases desde o último dia 2 de dezembro, onde cumpria pena em regime semiaberto, conforme consta no Boletim de Ocorrência de sua prisão desta madrugada. Em decorrência de sua fuga, havia contra ele um mandado de prisão em aberto. Ele foi conduzido até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde fez exame médico e em seguida levado até à Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina onde prestou depoimento.
O proprietário do trailler só ficou sabendo do ocorrido pelos militares que o informaram sobre a tentativa de arrombamento. O local foi preservado para que a perícia técnica pudesse efetuar seu trabalho. A parte lateral do estabelecimento próximo à porta foi danificada, mas a PM não pode constatar a ausência de nenhum objeto de seu interior.{{banner-interno}}
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cataguases - CDL - vai realizar na próxima quinta-feira, 2 de junho, às 19h30min, no Centro Cultural Humberto Mauro, uma palestra informativa aberta ao público em geral, sobre o decreto municipal 4.360/2015, que regulamenta a colocação de toldos e engenhos de publicidade na poligonal de tombamento da cidade.
O texto, publicado no dia 24 de junho de 2015, está prestes a entrar em vigor e o objetivo do encontro é, segundo informa o presidente daquela entidade, Humberto Lanziéri, "fazer os esclarecimentos e promover os debates necessários a fim de que todos nós possamos nos adequar no prazo estipulado pelo decreto", explicou.
De acordo com o Decreto, em seu artigo terceiro, fica proibida a colocação de "todo e qualquer tipo de engenho de divulgação de publicidade que encubra total ou parcialmente os elementos decorativos e vão das fachadas dos imoveis tombados e que impeçam ou reduzam a sua visibilidade". Mais adiante, o artigo onze, permite a colocação de toldos "somente no pavimento térreo, desde que estes sejam recolhíveis, não metálicos e fixados imediatamente acima da verga das bandeiras das portas ou nos vãos das portas".
Várias reuniões têm sido promovidas pela CDL Cataguases nos últimos dias com os comerciantes locais e com a Prefeitura sobre o tema, porém, desta vez e ideia é abrir à comunidade para que todos sejam melhor informados sobre o assunto. O objetivo do decreto é preservar as fachadas dos prédios históricos e combater a poluição visual no sítio histórico do município, informou a Assessoria da Prefeitura de Cataguases.{{banner-interno}}
Com objetivo de investir nas crianças como mola mestra na transformação da sociedade, surgiu o "Projeto Semear Atitude" com uma proposta de atividades educacionais nas áreas de nutrição e formação de consciência ambiental. Nesta segunda-feira, 30 de maio, os alunos da Escola Municipal João Ignácio Peixoto, no Distrito da Glória, participaram de oficinas sobre plantio, sustentabilidade e nutrição propostas pelo grupo voluntário formado pela acadêmica de Engenharia de Alimentos de Luísa Mendonça, pela Nutricionista Eugênia Ribeiro, pelo acadêmico de Engenharia Ambiental Emanuel Menezes e pelo mestrando em Engenharia Ambiental Rogério Farage.
O projeto foi criado a partir do Programa de Formação de Liderança (LabX), da Fundação Estudar, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo. "A Luísa participou do LabX, e lá os alunos deveriam, em trinta dias, diagnosticar uma atividade em que pudesse aplicar, e um dos fatores para a escolha da atividade seria a busca de uma realização. E isso era um sonho dela", conta Rogério, que atualmente é mestrando da Universidade Federal de Viçosa. O primeiro passo do projeto ocorreu no dia 20 de abril, na Escola Municipal Mundo Encantado, acrescentou.Nas duas escolas foram realizadas atividades práticas como a criação de uma horta escolar e o plantio de árvores frutíferas com a participação ativa dos alunos a partir de 5 anos de idade. De forma lúdica, este trabalho permitiu demonstrar às crianças a origem dos alimentos consumidos e sua importância para um desenvolvimento sadio. "A criança é um cidadão e várias pessoas ignoram isso, como se elas fossem coadjuvantes. A gente tem que plantar essa idéia da criança ser alguém e dar à ela condição de participar desde pequena, e é isso que fazemos aqui, deixando que elas plantem as sementes, para que elas mesmo reguem e produzam o alimento", explica a nutricionista Eugênia, destacando o lado prático do conhecimento obtido em sala de aula.
"Na horta estamos difundindo a ideia do alimento orgânico, livre de impurezas e de biocidas e venenos comumente usados em grande parte dos produtos que compramos no comércio", alerta Rogério entusiasmado com a possibilidade do projeto criar uma consciência de respeito e sustentabilidade. "Na horta orgânica você tem aquele trabalho de pegar os matinhos, evitar que cresçam as ervas daninhas, e isso gera um trabalho em equipe. Quando o garotinho está na horta, ele aprende sobre o desenvolvimento das plantas, e se sente responsável por isso, e leva pra casa essas noções", completa entusiasmado.
O grupo pretende com o projeto disseminar a educação ambiental e conscientizar as crianças sobre a responsabilidade ambiental e nutricional. O projeto Semear Atitude também pretende levar suas propostas para outras cidades da região e está a procura de incentivo de instituições privadas para que possa atender mais escolas. No momento vem recebendo o apoio das empresas Guabi Distribuidora, Agropecuária Cataguases, Fruticultura e Floricultura São Pedro e Santa Rosa Representações. (Fotos cedidas pelos integrantes do projeto){{banner-interno}}
O clássico "Alice no País das Maravilhas" será apresentado pelo grupo Toca - Teatro & Outras Coisas Artísticas- no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 19h30m, na sexta-feira, 3 de junho, e no domingo, 05. "Dessa vez traremos ao palco todos os sonhos da menina Alice contado de forma envolvente. O país das maravilhas será representado de forma bem curiosa", adiantou o diretor e responsável pela adaptação teatral, Igor Fernandez. "Alice é uma peça para todas as idades, encanta o público infantil com seus personagens cômicos e estereotipados, e também jovens e adultos com a viagem nas loucuras dos seus sonhos e também a filosofia que a história nos ensina", adianta Igor. Carol Abritta dará vida à personagem principal, Alice. Fernanda Godinho encarna a Rainha Branca; Júlia Rocha será Rainha de Copas; Igor Fernandez, o Chapeleiro Maluco; Diego Rui Barbosa vive o Coelho; Thom Pires será o Gato Dinah; Absolen, Lebre de Março e Guerreiro da Rainha Vermelha; Já Leandro Guimarães interpreta a Mesa Falante, Mestre Gato e Valete; Marcos Vinícius Lima e Matheus Barbosa são as Cartas Guerreiras. A produção é assinada por Flavia Massena Guimarães.
A peça conta com o apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho e Energisa, juntamente com Magia do Trigo, Caixa Econômica Federal, Chocolates Brasil Cacau, Rota Brasil, e Neográfica. Os ingressos estão à venda na Chocolates Brasil Cacau e no Museu da Energisa por apenas R$10,00. {{banner-interno}}
A Polícia Civil de Muriaé prendeu em flagrante, na tarde desta segunda-feira, 30 de maio, um rapaz de 34 anos, suspeito de extorsão. Segundo apurado pela PC, a vítima, uma mulher de 29 anos, estaria sendo ameaçada pelo autor que afirmava estar de posse de fotos íntimas dela e solicitava a quantia de R$ 3.000,00 para não divulgá-las em sites da internet. As ameaças eram realizadas através do aplicativo WhatsApp, e a partir da denúncia, os policiais assumiram as negociações e foram no lugar da vítima para local de entrega do dinheiro.
Quando o autor chegou no ponto combinado foi surpreendido e rendido pelos policiais e encaminhado à Delegacia de Polícia onde prestou depoimento e teve o flagrante ratificado.
O Site "Crimes pela Internet" revela que um dos crimes mais praticados na internet é o relacionado à honra, por causa da "sensação de impunidade e a ilusão do anonimato". O sitio eletrônico porém, ensina o que a pessoa vítima deste tipo de violência deve fazer. Vejaa transcrição abaixo:
"Se você foi vítima de um crime virtual tome as seguintes providências:
1) Colete as evidências do crime eletrônico. Salve os arquivos, e-mails, capturas de telas (Print Screen), e qualquer outro material que comprove o crime. Mas seja rápido, pois, no mundo virtual, as evidências desaparecem muito rápido.
2) Procure um cartório para registrar uma Ata Notarial das evidências, este documento pode ser usado como prova na justiça.
3) Faça um boletim de ocorrência numa delegacia especializada, caso não haja em sua cidade, registre a ocorrência na delegacia mais próxima da sua casa.
Mas fique atento, em casos de ofensas ou calúnias enviadas por e-mail, não existe crime se somente a pessoa que sofreu as difamações recebeu a mensagem. Já e-mails enviados a terceiros ou sites com conteúdo ofensivo configuram crime. Segundo a legislação atual, os servidores não podem ser responsabilizados criminalmente pelo conteúdo dos sites que hospedam.
Se você encontrar um conteúdo ilegal/ofensivo em sites ou redes sociais você pode formular um pedido para retirada do material", finaliza o site. (Fotos: Site Silvan Alves - O Vigilante Online){{banner-interno}}