Policiais militares prenderam por volta das 23 horas deste domingo, 5 de junho, um rapaz e apreenderam com ele e em sua residência, cocaína, crack e maconha, além de munição de arma de fogo. Segundo informaram os PMs responsáveis pelo caso, a abordagem se deu por acaso,na Rua Tenente Luiz Ribeiro, na Vila Domingos Lopes, em Cataguases, e o rapaz ao perceber que seria parado pelos policiais começou a correr sendo contido poucos metros adiante.
Após ser detido pelos policiais da equipe comandada pelo sargento Andrade, Comandante de Policiamento da Companhia (CPCia), os sargentos Silas e Wanderson, e pelos cabos Rony, Fortunato e Santoro, o rapaz foi identificado como sendo R.G.da C.L., de 22 anos de idade e em seu poder foi encontrado 10 pinos de cocaína. Os militares foram até sua residência e com a permissão dos proprietários do imóvel, fizeram uma busca em seu interior e lá encontraram mais 10 pinos de cocaína, 20 pedras de crack, 2 buchas de maconha e 2 tabletes maiores da mesma droga, e 2 munições para revólver de calibre não identificado até o fechamento desta matéria.
Ele foi conduzido até o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passou por exame médico e em seguida para a Delegacia Regional de Polícia, em Leopoldina, onde prestou depoimento. A PM informou também que não havia até aquele momento nenhum registro anterior contra o autor.
{{banner-interno}}
Logo mais à noite, nesta segunda-feira, 6 de junho, os cataguasenses têm um bom motivo para dormir um pouquinho mais tarde e ficarem ligados na TV, precisamente no SBT, e assistir ao programa Máquina da Fama. É que a cantora da terrinha, Ana Paula Dias, dona de uma das vozes mais privilegiadas de sua geração, será uma das atrações convidadas daquela emissora, que vai ao ar logo após o Programa do Ratinho, às 23 horas.
Ana Paula é super conhecida na cidade e região. Há dezesseis anos é a principal vocalista da Banda Salamandra, sucesso absoluto por onde se apresenta e uma das bandshow mais concorridas da Zona da Mata, sempre com agenda lotada. Para reconhecer seu talento não precisa ser nenhum expert. Basta ouví-la começar entoar os primeiros acordes para perceber seu timbre de voz diferenciado, e logo depois, sua extensão vocal que explicam o porquê ela se mantém à frente de uma banda de sucesso há tanto tempo.O reconhecimento veio com o tempo e a dedicação. Esta não será a primeira vez que Ana Paula vai brilhar na telinha. A cantora, que também dança e troca várias vezes de figurino em mais de três horas em cima do palco, já fez bonito e emocionou em outros programas de TV, como quando participou no de Raul Gil e ano passado no quadro "Mulheres que Brilham". "Foram participações super importantes para a minha carreira e que marcam a gente pelo alcance que a TV tem. Isso aumenta a nossa responsabilidade enquanto profissional", comenta.
Nesta noite de segunda-feira, sua participação em "Máquina da Fama", pela estrutura do programa, como o leitor já deve saber, não permite muitos detalhes sobre a atração, porque o segredo é a alma do que vai ao ar. Ana Paula diz somente que vai fazer "cover de uma cantora diva do pop". Difícil adivinhar? Não importa. Vale mesmo esperar para conferir e ver a conterrânea talentosa fazer bonito no palco do SBT, e do sofá, aplaudir o seu sucesso, por que, com certeza, ela merece.{{banner-interno}}
Neste domingo, 5 de junho, os católicos de Cataguases e de toda a Diocese estão comemorando o centenário do Apostolado da Oração no município. Uma extensa programação, que teve início no dia 1º de junho, foi cumprida, e se encerrou com a celebração de uma Eucaristia às 18 horas de domingo, no Santuário de Santa Rita de Cássia. Cerca de quinhentas pessoas participaram, ao longo de tarde das atividades realizadas no Santuário que culminaram com uma procissão pela Praça Santa Rita e a celebração da missa.
Na Diocese de Leopoldina, a paróquia de Santa Rita de Cássia é a segunda mais antiga a manter o Apostolado da Oração. Foi fundado no dia 5 de junho de 1916 pelo padre João Crisóstomo de Campos e a partir daí, expandiu-se para as demais paróquias da cidade. Antes de Cataguases, aquela organização religiosa voltada para leigos foi criada na cidade de Palma, a primeira na Diocese, que já completou 110 anos de existência, conforme informou Rosa Werneck, uma das organizadoras do evento. Atualmente, reúne mais de 400 membros em todas as quatro paróquias de Cataguases, ainda segundo estimativa de Rosa Werneck e é coordenado pelo padre Jorge Luiz Passon.Para celebrar o Centenário do Apostolado da Oração em Cataguases, veio à cidade o padre jesuíta Eliomar Ribeiro, residente em São Paulo (SP) e é o Diretor Nacional daquela instituição. Ele, juntamente com o padre Edmilson Ferreira de Souza, Diretor Diocesano do Apostolado da Oração, e o Padre Jorge Luiz Passon, pároco do Santuário de Santa Rita de Cássia, concelebraram a missa festiva pelos 100 anos daquela organização católica.
Segundo padre Eliomar o Apostolado da Oração tem como objetivo traçado pelo Papa, "rezar pelos desafios da humanidade e nos impele a vivenciar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus". Ele destacou a importância do movimento na diocese que chega aos cem anos."É um marco importante porque se manteve aceso na Paróquia e é sinal de que tem dado bons frutos", destacou. Ele finalizou lembrando que a mensagem do Apostolado da Oração "é a de Jesus para que sejamos o sal da terra e a luz do mundo", disse padre Eliomar.
O Apostolado da Oração surgiu em 1884 em um Colégio Jesuíta na França e no Brasil em Itu/SP, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o seu fundador e propagador no Brasil. Estima-se que existam hoje no Brasil cerca de 500 mil pessoas participantes do Apostolado da Oração.{{banner-interno}}
Um rapaz de 33 anos, foi preso em flagrante por volta das 13 horas deste domingo, 5 de junho, no pátio do Presídio de Cataguases em situação suspeita, durante o período de visita. Os agentes penitenciários perceberam seu comportamento e o retiraram do pátio onde os presos recebem as visitas e questionaram o que estava acontecendo.
Depois de alguns minutos de diálogo, ele revelou que estava tentando retirar do ânus uma trouxa de maconha e outra do que parece ser crack. Em seguida retirou-as com as mãos e as entregou para os agentes que lhe deram voz de prisão e chamaram a Polícia Militar para tomar as medidas legais cabíveis.
Os PMs sargentos Borges e Procópio informaram que o rapaz, H.M.de S.L., contou-lhes ter ido ao presídio visitar um detento preso pela prática de furto que seria seu namorado, C.E.M., a quem iria entregar a droga. Segundo ainda os policiais ele não tem passagem anterior pela Polícia e será indiciado, inicialmente, por tráfico de drogas. Tentativa de roubo na madrugadaDois jovens que estavam caminhando pela Avenida Astolfo Dutra nesta madrugada de domingo, 5, foram vítimas de uma tentativa de roubo. Dois rapazes os abordaram, um deles insinuando estar armado e após agredirem com um soco um deles, exigiram que entregassem os celulares. Diante da negativa das vítimas e após serem agredidos, eles conseguiram se desvencilhar dos agressores e fugiram correndo e acionaram a Polícia Militar.
As equipes comandadas pelo Comandante de Policiamento da Companhia (CPCia), sargento Andrade, os sargentos Silas, Ramos, André e Edney, os cabos Rony e Santoro e o soldado Meireles deslocaram para o local e realizaram um rastreamento nas imediações e conseguiram localizar e prender os dois suspeitos na Praça Rui Barbosa que foram identificados como sendo D.G.da S. e J.L.de C.S.
Os dois foram conduzidos até à Delegacia de Polícia em Leopoldina por tentativa de roubo e tiveram o flagrante ratificado pelo delegado de plantão e estão no presídio de Cataguases à disposição da Justiça. Segundo apurou a reportagem, D.G. da S. teria outras passagens por furto na cidade e região.{{banner-interno}}
A Semana do Meio Ambiente em Cataguases será comemorada com uma programação que vai abranger caminhada, plantio de árvores, trilha na mata, cursos e palestras. E vai acontecer a partir deste domingo, 5, com abertura no bairro São Vicente, durante a realização do Projeto Cidadania em Seu Bairro, e término no dia 11 de junho, com diversas ações voltadas a toda comunidade.
Durante a abertura, o Secretário Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, Ricardo Matias, lembrou o tema deste ano "A Luta Contra o Comércio Ilegal de Animais Silvestres", que segundo ele, é praticado em nossa região e precisa ser combatido. Ele convidou a comunidade local a participar dos eventos programados durante a Semana e concluiu dizendo ser preciso todos se voltarem para uma preservação do mundo em que vivemos e para a adoção de um modo de vida mais "harmonioso com a natureza".
Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente serão realizadas trilhas monitoradas na Estação Ecológica de Água Limpa (Horto Florestal) nos dias 6,7 e 8 de junho. As vagas são limitadas e deverão ser agendadas pelo telefone 3421 1541. Nos mesmos dias, o Instituto Francisca de Souza Peixoto estará realizando, através do Projeto Mundo Meu, o curso de Pintura e Decoração em Garrafa PET, Vidro e Lata. As vagas são limitadas e o agendamento poderá ser feito pelo telefone 3421 4910.
"O Comércio Ilegal de Animais Silvestres" será o tema da palestra dos policiais militares de Meio Ambiente, Cabo Milane e Sargento Vânio, no Centro Cultural Humberto Mauro, a partir das 9 horas dos dias 9 e 10 de junho. O agendamento para escolas interessadas em participar poderá ser feito pelo telefone 3429 2543. E finalizando as comemorações, no dia 11 de junho, será realizada uma Caminhada Ecológica com plantio de árvores. A saída será na Avenida Manoel Inácio Peixoto, Portaria da Energisa Soluções da Reta da Saudade. As inscrições deverão ser feitas através do email [email protected] até o dia 7 de junho. No correio eletrônico deverão estar contidos o nome, idade e o gênero do participante.
A Semana do Meio Ambiente em Cataguases é uma promoção da Prefeitura de Cataguases, Energisa, Polícia Militar, Companhia Industrial, Instituto Francisca de Souza Peixoto, Biocep, Vert Ambiental Consultoria e Projetos, Estação Ecológica Água Limpa, Instituto Estadual de Florestas e Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Pomba e Muriaé.{{banner-interno}}