Últimas Notícias

Médico é preso e materiais apreendidos na Operação "Sala Vermelha" em Ubá

24/01/2019

Um médico, que não teve a idade divulgada, foi preso nesta quinta-feira, 24 de janeiro, durante a Operação "Sala Vermelha" em Ubá. Também foram apreendidos telefones celulares, documentos e computadores no Hospital Santa Isabel, onde ele trabalhava.
A prisão e as apreensões ocorreram na operação do Ministério Público (MP) e equipes das Polícias Militar (PM) e Civil em cumprimento de um mandado de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em Ubá. Também foram feitas diligências em Guarani, Piraúba e Rio Novo.
De acordo com o MP, o suspeito foi ouvido, mas as informações sobre o depoimento serão mantidas em sigilo para não atrapalharem a investigação. Os materiais apreendidos vão ser analisados e há possibilidade de que novas diligências ocorram em hospitais de outras cidades da região.
A operação é resultado da investigação de possíveis condutas delituosas empreendidas por gestores, servidores e profissionais de saúde vinculados ao Hospital Santa Isabel, em Ubá, e ao Hospital Dr. Armando Xavier Vieira, em Guarani.
O nome "Sala Vermelha" é uma referência ao local em que os pacientes em estado grave são recebidos nas unidades de saúde de urgência e emergência. As instituições envolvidas ainda não se manifestaram a respeito.
Segundo o MP, as duas entidades filantrópicas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) são investigadas por causa da "criação de fluxo paralelo ao sistema oficial de regulação de acesso aos serviços hospitalares SUS de urgência e emergência (SUSfácil) - internação e pronto-socorro -, mediante exigência ilícita de pagamento de consultas médicas pelos respectivos usuários".
Ainda de acordo com o MP, as provas documentais e testemunhais do Procedimento Investigatório Criminal demonstram que de 2013 a 2018 os profissionais de saúde/gestores hospitalares do Hospital Santa Isabel em Ubá implementaram o funcionamento de "dupla porta" em Pronto-Socorro para atendimento às urgências médicas. Uma era direcionada aos usuários particulares e de planos de saúde e outra a pacientes SUS. {{banner-interno}}
De acordo com a Promotoria, há evidências de que os investigados se associaram para viabilizar cobranças ilícitas de usuários do SUS por consultas médicas realizadas no Pronto-Socorro do Hospital Santa Isabel de duas formas:
- fraude ao Sistema de Regulação SUSfácil (transferências interhospitalares), em que os pacientes eram transferidos informalmente das unidades hospitalares de origem para o Hospital Santa Isabel, sob a condicionante do pagamento da consulta médica de Pronto-Socorro, passando na frente de outros pacientes SUS que aguardavam transferência através do sistema oficial;- fraude ao Sistema de Classificação de Risco do Pronto-Socorro do Hospital Santa Isabel, de forma que aqueles usuários que se submetiam ao pagamento das consultas particulares no Pronto-Socorro, burlavam a fila de espera do SUS, acessando imediatamente a consulta inicial almejada e os serviços do próprio Sistema Único de Saúde disponibilizados pela unidade.
O MP orienta como outras vítimas ou testemunhas podem apresentar denúncias sobre o caso:- à Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde: através do e-mail [email protected] ou telefone (32) 3241-5393;- à 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ubá: comparecendo no fórum na Avenida Senador Levindo Coelho, nº 735, Antônio Maranhão ou por telefone (32) 3541-1277;- à Ouvidoria do Ministério Público de Minas Gerais: ligar 127 gratuitamente ou (31) 3330-8409 e (31) 3330-9504, ou através do site www.mpmp.mp.br. (Fotos: Guilherme Bonissate/G1)


Clique aqui para saber mais.

Energisa registra recorde no consumo de energia elétrica na região de Cataguases

24/01/2019

A Energisa Minas Gerais, fornecedora de energia elétrica em Cataguases e região, registrou na última terça-feira, 22 de janeiro, um recorde que não era batido desde 2015. Naquele dia, no meio da tarde, o consumo ultrapassou os 275 megawatts. No Brasil também foi registrada também uma marca inédita. Nesta quarta e quinta-feiras o consumo permaneceu elevado e quase chegou ao nível histórico. A informação foi dada por Luciano Lima, gerente de Serviços Comerciais da Energisa em uma entrevista exclusiva ao Site do Marcelo Lopes, toda gravada em vídeo que você vai assistir na íntegra ao final desta matéria.
Calor. Muito calor. Esta é a razão para o cataguasense estar consumindo tanta energia elétrica, revela Luciano. Apesar disso, não há risco de apagão, garante ele que aproveitou para explicar detalhes importantes da conta de energia para que o consumidor saiba exatamente o que está consumindo e o que está pagando. "A nossa tarifa aumenta só uma vez por ano, mas a conta pode chegar com valores diferentes de um mês para o outro em decorrência do uso que fazemos da energia. Além disso, o sistema de bandeira tarifária - que no momento não está em vigor - também é responsável pelo aumento da nossa conta de luz", explica.
Todos os detalhes e dicas importantes de economia, Luciano conta no vídeo. Veja. 





Clique aqui para saber mais.

Advogado diz que Antônio Beleza agiu com lisura e vai recorrer de multa

24/01/2019

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Cataguases no biênio 2015-16, Antônio Batista Pereira - conhecido por Beleza - ainda não foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) sobre o pagamento de multa no valor de R$ 2 mil a ele imposta por aquele órgão fiscalizador. A informação foi dada esta manhã de quinta-feira, 24 de janeiro, pelo seu advogado Serafim Spíndola, acrescentando que tão logo ele seja notificado "vamos entrar com a defesa apresentando o recurso àquele egrégio Tribunal. Meu cliente está tranquilo quanto à lisura de sua conduta em todo o processo", assegurou Serafim (foto abaixo).Nesta terça-feira, 22, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) multou Beleza por ter iniciado a instalação de um transformador na sede da Câmara sem prévia licitação, em 2015. De acordo com o TCE, houve uma representação denunciando a irregularidade na contratação de uma empresa para executar o serviço que contou também com a colocação de um poste. O voto do relator Conselheiro Durval Angelo foi pela aplicação da multa sendo seguido pelos seus pares conselheiro substituto Hamilton Coelho e conselheiro Mauri Torres. A decisão cabe recurso ao Pleno daquele Tribunal. 
O Site do Marcelo Lopes acompanhou o desenrolar deste caso em duas reportagens que você pode ler na íntegra clicando nos seguintes links: https://bit.ly/2Wf8pSs e https://bit.ly/2RJlGEvO transformador foi instalado na parte externa da Câmara, onde hoje é área de acesso a alguns serviços, com o objetivo de aumentar a carga de energia elétrica no local e visando, principalmente, climatizar todo o ambiente, o que até hoje não foi feito e equipamento jamais entrou em funcionamento. Todo o projeto e obra custaram aos cofres do Legislativo cerca de R$ 45 mil. Em 2015, Beleza, à época presidente da Câmara Municipal, disse ao Site que a instalação do transformador foi feita de forma "transparente". Seis meses depois, em janeiro de 2016, após o Procurador Geral da Câmara Municipal, Ricardo Spínola, descobrir que o serviço fora contratado sem a devida licitação, Beleza mandou suspender a instalação do equipamento e determinou a realização do processo licitatório.

O atual presidente daquela Casa, vereador Ricardo Dias (foto ao lado), disse que vai colocar o transformador em funcionamento. "Não podemos perder aquele investimento", assegurou, dizendo em seguida o que está sendo feito neste sentido. "Já estamos vendo isso com um engenheiro e queremos resolver esta pendência o mais depressa possível para que, pelo menos o pavimento superior da Câmara, seja climatizado", completou. Ricardo ressalta a necessidade do equipamento lembrando que é comum ocorrerem piques de energia no prédio, especialmente durante o dia, quando há uma maior demanda por energia". Atualmente, o plenário da Câmara Municipal de Cataguases dispõe de três aparelhos de ar condicionado que não são ligados simultaneamente. Em todas as vezes que isto aconteceu ocorreram quedas no fornecimento de energia. {{banner-interno}}

O que faz o TCE-MG - O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais é órgão de controle externo da gestão dos recursos públicos e municipais e presta auxílio ao Poder Legislativo. O controle externo exercido pelo Tribunal compreende a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e abrange os aspectos de legalidade, legitimidade, economicidade e razoabilidade de atos que gerem receita ou despesa pública. A Constituição Estadual estabeleceu no art. 76 as diretrizes que norteiam estas ações consolidadas e detalhadas pela Lei Complementar nº 102 de 17 de janeiro de 2008. De acordo com o Art. 3º compete àquele Tribunal "fixar a responsabilidade de quem tiver dado causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que tenha resultado prejuízo ao Estado ou a Município" e "aplicar ao responsável, em caso de ilegalidade de despesa ou irregularidade de contas, as sanções previstas em Lei".


Clique aqui para saber mais.

Motociclista morre em acidente na BR-116 em Além Paraíba

24/01/2019

Um motociclista de 27 anos, de Santo Antônio do Aventureiro, morreu em um acidente na madrugada desta quinta-feira, 24 de janeiro, na BR-116, em Além Paraíba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Leopoldina, a moto bateu e um caminhão e os dois veículos pegaram fogo.
Segundo as informações iniciais da PRF, o rapaz entrou na contramão, onde bateu de frente com um caminhão que seguia na direção contrária. Ele morreu na hora.
A moto foi arrastada pelo caminhão. Houve explosão e os dois veículos pegaram fogo. Três caminhões do Corpo de Bombeiros apagaram as chamas. {{banner-interno}}
O motorista do caminhão conseguiu sair antes da explosão e não se feriu. O corpo do motociclista foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Leopoldina.
A pista foi liberada no início da manhã, após o atendimento da ocorrência. (Fotos: Polícia Rodoviária Federal-Divulgação)






Clique aqui para saber mais.

Espaço Fontes Musicais é o meio mais gostoso de entrar no universo da música

23/01/2019

Você já pensou em aprender canto, dança ou a tocar algum instrumento? Pode até mesmo fazer os três e dedicar-se a mais de um instrumento. Além de ser muito fácil e prazeroso, tudo acontece de forma lúdica e agradável, de acordo com o seu ritmo, no Espaço Fontes Musicais. Lá, o ambiente aconhegante, que em nada lembra as salas de aula tradicionais, exala música por todos os lados como um convite a fazer parte daquele universo de ritmos e sons. A escola funciona nos períodos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21 horas, e aos sábados somente no período da manhã, na Rua Tenente Luiz Ribeiro, 230, ao lado da Farmácia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Domingos Lopes, em Cataguases.
Quem dá o tom neste cenário musical é a talentosa professora Fernanda Fontes (foto ao lado) que começou a estudar piano aos 5 anos de idade com sua tia, Maria Laerce Fontes Furtado, e já aos doze passou a dar aulas, e não parou mais. Sua vida sempre esteve ligada à música, mais especificamente ao piano, instrumento no qual detém os títulos de Técnico, Licenciatura e Bacharelado pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Alguns anos depois formou-se em flauta doce pelo Conservatório Lia Salgado, de Leopoldina, onde também deu aulas, conta a diretora do Espaço Fontes Musicais, que começou a funcionar com este nome em 2005 sendo reconhecido pelo público pela seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido.
Além de Fernanda, seu irmão, Frederico Fontes (foto ao lado), além de ministrar aulas de diversos instrumentos (veja uma pequena amostra de seu desempenho na guitarra no vídeo ao final desta matéria), auxilia na administração da escola, revela, dedicando à ele um carinho especial: "O Fred é meu anjo da guarda", assegura. O time fica completo com mais seis professores que dão aulas de Musicalização Infantil, Piano, Teclado, Canto-Técnica Vocal, Coral, Violão, Guitarra, Contrabaixo, Cavaquinho, Flauta, Escaleta, Bateria, Percussão, Saxofone, Teoria e Percepção Musical, Harmonia Vocal e Funcional e Dança. "Todos estes cursos podem ter aulas individuais ou em grupo, de acordo com a preferência do aluno", explica ela. 
Fernanda informa também que o Espaço Fontes Musicais recebe alunos a partir de 3 anos até a fase adulta, sem limite de faixa etária. "Todos que queiram aprender música podem começar a estudar a qualquer momento de sua vida e em pouco tempo estará tocando o instrumento que escolheu, especialmente porque nossas aulas são personalizadas, ou seja, elas avançam de acordo com o ritmo do aluno", garante ela revelando que Cataguases "historicamente" produz músicos de qualidade. O espaço Fontes Musicais oferece certificados dos cursos Fundamental e Técnico do instrumento escolhido pelo aluno. Além disso, se for opção do estudante, também oferece o Diploma do Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro mediante a realização de duas provas anuais em Muriaé com a Banca daquele Conservatório)
Além das aulas, o Espaço Fontes Musicais selecionou um grupo de alunas sob a regência da própria Fernanda e vai começar a se apresentar em Cataguases e região, em eventos específicos, inicialmente em casamentos. Maria Clara Gouvêa Corrêa (13 anos), Giovanna Gouvêa Corrêa (10 anos), Ana Júlia Lage Vanni (12 anos) e Maria Spínola Ramos, de 10 anos, são as talentosas vocalistas do grupo que tem ensaiado um repertório muito especial conforme você poderá conferir através do vídeo gravado especialmente para esta matéria da música "Aleluia", de Leonardo Cohen, na versão de Álvaro Sampietro. Para contratar este grupo basta ligar para os telefones citados abaixo. Fernanda lembra que o Espaço ainda conta com outro grupo de profissionais que faz música ao vivo para casamentos e eventos variados. Além disso, participa como pianista performance em vários projetos.
No próximo dia 1º de fevereiro terá início o ano letivo no Espaço Fontes Musicais e quem quiser fazer um ou mais destes cursos oferecidos pode visitar a escola sem compromisso, conhecer sua infraestrutura que possui todas as salas climatizadas e até fazer uma aula experimental gratuita, antes de se matricular, revela Fernanda. Para se inscrever em um dos cursos o interessado pode mandar uma mensagem pelo aplicativo Whatsapp para o número (32) 9 8822-2450 ou através da página da escola no Facebook e, ainda, ligar para o telefone fixo (32) 3422-8984. A aula gratuita também pode ser agendada por um destes canais. Fernanda finaliza dizendo que o aprendizado da Música "é uma experiência fantástica, que promove o desenvolvimento individual e social, além de uma forma de expressão que aproxima as pessoas."

Assista a dois vídeos curtos sendo um do quarteto Espaço Fontes Musicais, formado por alunas e o outro uma apresentação do professor Fred Fontes. Veja também a galeria de fotos logo abaixo.







« Anterior 1 ... 93 94 95 96 97 ... 3004 Próxima »