Teve início na tarde desta terça-feira, 7 de junho, e termina no próximo sábado, 11, a edição de inverno da mega promoção "Liquida Ktá". De volta à Praça Rui Barbosa, e de olho nas vendas do Dia dos Namorados, diversos comerciantes aproveitam o evento para aquecer as vendas do comércio local. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Cataguases que vê neste tipo de promoção, uma maneira a mais de incrementar o comércio da cidade. "Espero que esta iniciativa seja o coração do Dia dos Namorados, porque estamos vendo que, devido à crise financeira, o comércio está meio parado, e a gente está tentando promover uma alavancada nas vendas", comentou com direito a trocadilho, Léllis Dutra (na foto entre duas lojistas), gerente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC.
Roupas para o público feminino e masculino, de idades e gostos variados, acessórios, calçados entre outros itens, é o que o consumidor vai encontrar nesta edição do Liquida Ktá em variedade de produtos. Além dos participantes tradicionais, desta vez, o SENAI, que também é parceiro da ACIC, estará presente no evento com uma tenda para a divulgação dos seus cursos técnicos que estão com matrículas abertas. Esta é a primeira edição do "Liquida Ktá" após a reforma da Praça Rui Barbosa. Durante o período de obras, o evento aconteceu na Praça Chácara Dona Catarina. O retorno ao local de origem deixou os participantes ainda mais motivado, reconhece Léllis. "O público da Chácara é bem diferente. Lá, além de caber menos estandes, o espaço é bem menor. Aqui na Rui Barbosa atendemos a todo tipo de público, de todas as classes sociais. E aqui, também, todas as pessoas têm acesso", comemorou. E ainda frisou que até para montar a estrutura é mais fácil porque não há necessidade de furar o chão. O Liquida Ktá conta com a parceria da Prefeitura de Cataguases.{{banner-interno}}
A Polícia Militar em Itamarati de Minas apreendeu uma arma de fogo, drogas e um menor de idade, no final da tarde desta terça-feira, 7 de junho, durante patrulhamento em decorrência da Operação Região Segura. Os militares ao passarem em frente à residência do adolescente conhecido pela prática de tráfico de drogas, avistaram na calçada um rapaz próximo à janela da casa que, ao perceber a aproximação da viatura saiu correndo sendo alcançado alguns metros a frente pelos policiais. Com ele nada foi encontrado de ilícito, e disse apenas ser usuário de drogas.Em seguida os militares resolveram ir até à casa de onde o rapaz saiu correndo e com a permissão do prprietário, realizaram uma busca no seu interior onde estava o menor que, na última sexta-feira, 3 de junho, havia sido apreendido por tráfico de drogas. Durante a revista os PMs encontraram uma pequena porção de maconha, um aparelho celular, dois cordões inoxidáveis, sessenta reais em dinheiro, e dentro de um recipiente de vidro, situado em cima do armário da cozinha, um revólver calibre 32 com três munições intactas e em bom estado de conservação.
Todos os objetos foram apreendidos, bem como o menor, que será encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia, em Leopoldina, onde vai prestar depoimento.{{banner-interno}}
O Hospital de Cataguases inaugurou na manhã desta terça-feira, 7 de junho, o primeiro quarto reformado inteiramente com recursos doados pelo Sicoob Coopemata. O projeto foi lançado ano passado e tem o objetivo de reformular e modernizar o serviço de hotelaria daquela Santa Casa. Neste sentido, foi lançada à época, uma campanha junto aos empresários da cidade e comunidade em geral a fim de arrecadar recursos com este objetivo. Aquela cooperativa de crédito genuinamente cataguasense, assim como o hospital, foi pioneira a abraçar a ideia, e apadrinhou a reforma do primeiro quarto, conforme lembrou em um breve discurso durante a inauguração do novo aposento, César Mattos, presidente do Sicoob Coopemata. Ele aproveitou para lançar um desafio dizendo que o projeto do Hospital é reformar 36 quartos, mas que ao chegar em cinquenta por cento desta meta, ele se compromete a levar ao Conselho da Cooperativa a proposta de reformar outro quarto. E conclamou os empresários da cidade e abraçarem o projeto "porque o Hospital existe, é nosso e nós não podemos ficar esperando as coisas virem somente do governo", afirmou.
O provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior, o Bil, comparou a reforma do quarto ao nascimento do primeiro filho, associando ao centenário da Santa Casa que será comemorado em 23 de dezembro, ás realizações de melhorias para a instituição. Ele lembrou também que o hospital serve a quatro municípios da microrregião e a pessoas que vêm de outras cidades. E agradeceu ao Sicoob Coopemata por acreditar no projeto do Hospital e ter "dado o pontapé inicial nesta reforma que se tornou realidade". Rogério Ladeira, funcionário do hospital que ficou encarregado de divulgar o projeto junto aos empresários, agradeceu o apoio da Mesa Diretora do Hospital pelo trabalho inédito desenvolvido, e lembrou também o apoio que a instituição vem recebendo de "vários deputados estaduais e federais da região, destacando Enzo Braz, que este ano fez um aporte de R$500 mil para compra de equipamentos", destacou. Ele também agradeceu a César Mattos pelo investimento no quarto e à arquiteta, Inês Lanzieri, responsável pelo projeto de reforma e completou dizendo esperar que venha outras empresas.
O quarto reformado custou R$45 mil aproximadamente e ganhou uma cama hospitalar dobrável de dois movimentos, uma TV de LCD, suíte moderna e adaptada com acabamento em granito, sofá confortável para acompanhante, mesa de apoio, armário e um frigobar completam a decoração do imóvel, que ocupa o décimo andar do hospital e será utilizado por usuários de convênios ou particular, segundo informou Rogério Ladeira. 4{{banner-interno}}
A reunião ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 7 de junho, será dedicada a entrega das moções de congratulação aprovadas ao longo do mês de maio e a apreciação de dois projetos de lei que poderão ser votados. Um deles é sobre o uso de giz antialérgico nas escolas municipais, de autoria do vereador Antônio Batista Pereira, e outro que pretende ampliar o prazo para a alteração dos engenhos de publicidade dentro da área de Tombamento Histórico de Cataguases, assinado pelo vereador Serafim Couto Spíndola.
"O prefeito publicou o decreto 4.360/2015 que obriga a mudança e a padronização da publicidade na área de tombamento a partir do dia 24 de junho. E nós entendemos que devido à crise econômica, a recessão, a falta de emprego, e por conseqüência, o comércio, se encontra enfraquecido", explica o vereador Serafim Spíndola, "por isso, o comércio local não tem como trocar toda sua bandagem publicitária sem gerar um prejuízo", completou ele para informar que será votado esta noite o Projeto de Lei Nº 17/2016, de sua autoria que, se aprovado, vai adiar em 60 meses o prazo de alteração das fachadas publicitárias do comércio local. Ação Direta de InconstitucionalidadeO Tribunal de Justiça de Minas Gerais indeferiu proposta do prefeito Cesinha Samor em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIM), em sessão realizada no dia 25 de maio último, que questionava a legalidade dos 55 projetos de Lei de autoria do vereador Serafim Spíndola, aprovados pela Câmara Municipal, nominando estradas rurais com nomes de moradores tradicionais de cada localidade.
Os projetos que vão do número 27/2015 a 56/2015 homenageam personalidades ilustres como Jorge Félix, Alberto Pimentel Bitencourt, José Antônio Paixão, Isaura de Freitas Paixão, vereador Joaquim Justino, entre outros, foram votados em meados 2015, e após a aprovação pela Câmara receberam veto do Prefeito. Por sua vez, os vereadores derrubaram o veto e o presidente da Casa promulgou os Projetos de Lei.
"Inconformado, o Prefeito entrou com a ADIM, não satisfeito em rejeitar, ele ainda entrou em juízo, dizendo que essa nominação era ilegal", reclamou Serafim, apresentando em uma das mãos a decisão dos 23 Desembargadores que votaram a favor da legalidade de suas proposições.
Serafim voltou a afirmar que a decisão do prefeito de vetar os projetos de lei aprovados tem apenas um motivo: "Talvez por achar que as famílias não fossem merecedoras dessa homenagem, ou talvez ele apenas desconheça a importância dessas pessoas para o desenvolvimento do município". (Fotos: Samuel Pereira){{banner-interno}}
O orgulho tomou conta dos cataguasenses que ficaram grudados na frente da telinha no final da noite desta segunda-feira, 6 de junho, para ver a apresentação da conterrânea talentosa, Ana Paula Dias, no programa Máquina da Fama. A cantora, que é sucesso à frente da Banda Salamandra, fez uma participação super especial naquele programa do SBT encarnando ninguém menos do que a diva pop mundial, Madonna.
Ana Paula fechou o programa com a sua apresentação, de longe a mais difícil da noite, por reunir coreografia e a interpretação da canção em inglês do mega sucesso de Madonna, "Like a Virgin". Com uma peruca loira e roupa dourada, rodeada de bailarinos, ela cantou evoluindo-se em cima de uma cama vermelha. O clima era provocante mesmo, como pedia o tema do programa e a talentosa cataguasense arrancou aplausos da plateia, elogios da apresentadora Patrícia Abravanel e deixou a todos que a assistiam do outro lado da telinha, aqui na terrinha, cheios de orgulho.
Nesta manhã Ana Paula disse ao Site do Marcelo Lopes como as pessoas receberam sua participação no programa. "Estou muito feliz e a galera toda elogiando. A repercussão foi impressionante e custei a dormir depois que o programa terminou. A adrenalina estava a mil", revelou. Ela completou dizendo que assim queo programa terminou começou a receber mensagens de felicitações pela participação em sua página no Facebook e no celular e "até agora elas não pararam de chegar", frisou. Ana Paula aproveitou para agradecer o carinho de todos, acrescentando estar emocionada com toda esta receptividade ao seu trabalho.
Veja fotos e o vídeo da apresentação de Ana Paula abaixo.
{{banner-interno}}