Três homens foram presos em Além Paraíba após tentarem contra a vida de F. D. M., de 30 anos, baleado por volta das 20h no último dia 8, próximo à caixa d’água no bairro Bela Vista, naquela cidade. Ele foi socorrido por populares e levado para o Hospital São Salvador, onde foram constatados ferimentos no pulso, abdome e nádegas.
A Polícia Militar esteve no local do crime juntamente com o perito Fabiano Costa, da Polícia Civil, que realizou os serviços de praxe. Já no Hospital, durante relato aos policiais, a vítima contou que vinha sendo ameaçada por W. B. de S., 26 anos, e M. F. da S., de 21 anos, devido a uma dívida de R$ 140,00 referente a drogas.
Ele acrescentou que os dois possuíam arma de fogo, que seus credores seriam os mandantes do crime e teriam contratado alguém para matá-lo. Os policiais foram informados pelos profissionais de saúde que possivelmente a vítima seria submetida a uma cirurgia.Após intenso rastreamento que avançou pela noite e se estendeu até por volta das 11h, os policiais militares e civis conseguiram localizar e prender os suspeitos M. F. da S. e W. S. B., de 19 anos, que recebeu voz de prisão em flagrante e por desobediência. Os policiais já se encontravam na sala de registro do REDS no momento em que o terceiro suspeito, W. B. de S. compareceu acompanhado de sua mãe, alegando que ouviu dizer estava sendo procurado pela polícia, ocasião em que recebeu voz de prisão em flagrante. Os três foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Além Paraíba para as demais providências.
Participaram da ação os militares Capitão Sandro, Sargento Éder, Sargento Rodrigo, Sargento Filgueiras, Sargento Torres, Sargento Joelcio, Cabo Ronaldo, Cabo Guarilha, Cabo Guilherme e os policiais civis Gustavo, Tony e Daniel.{{banner-interno}}
Há mais de uma década, a temática é constante: a maestria das violas combinada com o autêntico sabor da cozinha mineira. Esses são os ingredientes que compõem o Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, que acontece entre os dias 27 e 31 de julho, em Piacatuba, distrito de Leopoldina e a 322 km de Belo Horizonte.
Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival chega a sua 14ª edição com patrocínio da Energisa, o incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.
Este ano, oito restaurantes vão oferecer receitas tipicamente mineiras de entrada e prato principal. Os estabelecimentos participantes prepararam menus degustação originais e personalizados especialmente para o evento. Elaborados com no mínimo quatro pratos, todos os menus oferecem entrada e pratos principais.
Pelo segundo ano consecutivo, a jovem chef Rafaela Barros estará comandando o Restaurante das Pedras. Natural de Belo Horizonte, Rafaela é formada em Gastronomia e vai apresentar o famoso Jarret de porco ao molho rôti, que é servido com delicioso purê de batata gratinado com queijo minas e decorado com couve frita.
No Restaurante Quintal da Malú, o Fettuccine ao Molho Alfredo com creme de leite e cheese e escalope de filé mignon é uma das novidades preparadas pelas parceiras Fernanda Fajardo e Malú, reconhecidas como especialistas da boa comida e doceiras de "mão cheia". Já o Espaço Maria do Dirceu, localizado nas dependências do Casarão do Bronze, os anfitriões Luciana e João se preparam para receber amigos e visitantes com pratos especiais, como o Trem Bão e a Lingüiça metida a besta, além do tradicional Escondidinho.
Especialista em cozinha mineira, Rosilene Dias Albano Rodrigues mostrará suas habilidades no Restaurante Bê-a-Bá da Terezinha, apresentando, além dos já conhecidos Filé de Tilápia à Delicata e Filé Rei do Gado, um dos pratos preferidos dos mineiros: o tradicional frango caipira ao molho pardo.
Participando do Festival pelo quarto ano consecutivo do Festival, o chef Eduardo Ferreira mais uma vez estará à frente do Quintal Texas Club, que apresenta um cardápio diversificado, incluindo carnes especiais, preparadas a baixas temperaturas e sobre o calor indireto em um defumador especial. Destaque para o Chorizo grelhado e as Costelas suínas semi-defumadas, assadas e caramelizadas com barbecue artesanal.
Para os apaixonados pelo tradicional torresmo mineiro, a boa pedida é o Restaurante Ò Pai, Ó. Liderado por Alceir de Andrade Silva, conhecido como "Piriquito", o restaurante preparou um cardápio com vários quitutes, incluindo o famoso Rocambole de Torresmo e a Conchinha de Jiló recheada com linguiça. Nesta edição, ocupará as dependências do Restaurante Bom Gosto, numa parceria com seus proprietários.
O Restaurante Gerais de Minas, além de ter a famosa cozinheira Marisa, que sabe como poucos manter o delicioso sabor da comida mineira, preserva a tradição de alguns pratos como a Costelinha com ora pro nobis e o famoso Mexidão, servido no final da noite, em um ambiente agradável e de boa música.
Estreante no Festival Gastronômico, o Mondo Japa e Grill é o único restaurante participante do Festival que não servirá comida mineira. Especializado na culinária japonesa, será comandado pelo sushiman Hebert Camarinha, de Juiz de Fora. Reconhecido como um especialista em combinar a culinária oriental com os sabores tropicais, dando um toque original aos pratos, Camarinha trabalha no Mondo Japa e Grill, aberto esse ano no Hotel Minas Tower, em Leopoldina, sob a consultoria do renomado chef Marcus Arreguy, de Vitória.{{banner-interno}}
Estudar em uma rede particular de ensino, no cenário atual do país, poderia ser um sonho distante e fora da realidade de muitos brasileiros, mas a realização pessoal se torna cada vez mais próxima com a abertura das inscrições do maior programa educacional do país, o Educa Mais Brasil. Para o segundo semestre estão disponíveis mais de 200 mil bolsas de estudos de até 70% em diversos níveis de escolaridade. Em Minas Gerais, estão sendo oferecidas mais de 41 mil bolsas para 2016.2. Em Cataguases há vagas para Graduação, Pós-Graduação, Educação Básica, Cursos Técnicos, Idiomas, Preparatório para Concursos, Cursos Profissionalizantes e Pré-Vestibular/Enem. Para ser beneficiado é preciso não ter condições de pagar o valor integral da mensalidade e atender aos requisitos socioeconômicos. "Esses critérios são justificados pelo objetivo do programa que é intermediar acesso à educação de qualidade àquelas pessoas que antes não tinham perspectiva de estudar sem esse benefício", afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil. As inscrições são gratuitas e realizadas através do site oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br. Mais informações podem ser obtidas pela central de atendimento nos telefones 4007-2020 para Capitais e regiões metropolitanas ou 0800 724 7202 para demais localidades.
Conheça o Educa Mais Brasil
O Educa Mais Brasil é o maior programa de inclusão educacional do país e está há mais de uma década no mercado permitindo que estudantes impossibilitados de pagar uma mensalidade integral tenham acesso a instituições de ensino particulares através de bolsas de estudo parciais.
O programa tem parceria com mais de 15 mil instituições - entre universidades, centros universitários, faculdades, colégios e escolas técnicas – que disponibilizam bolsas de estudo de até 70% para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, Preparatório para Concursos, Pré-Vestibular e EJA – Educação Jovens e Adultos.
{{banner-interno}}
O Ministério Público federal (MPF) divulgou na última quarta-feira, 8 de junho, o resultado do Ranking da Transparência que avalia o quanto os municípios e estados brasileiros são transparentes no uso do dinheiro público e ações dos governos. Na microrregião de Cataguases, o município melhor colocado na avaliação é Ubá, que ficou em 10º lugar com nota 9,3. Logo em seguida está Além Paraíba, que aparece na 14ª colocação com nota 9. Ambos municípios melhoraram suas colocações em relação à primeira avaliação, ainda segundo o Ministério Público Federal.
Cataguases aparece na lista ocupando a posição de número 96, melhor do que a anterior. Muriaé ficou em 268º lugar, mesma posição de Astolfo Dutra; Leopoldina na 407º e Juiz de Fora está na 130º colocação. Os municípios de Recreio e Miraí estão empatados na 547ª colocação, Dona Euzébia aparece em 571º lugar e nas duas últimas colocações da microrregião aparecem Itamarati de Minas em 608º lugar e Santana de Cataguases, 781º lugar, sem pontuação no ranking da transparência, de acordo com o MPF. Como se vê, os municípios da região precisam melhorar muito no quesito transparência com o uso do dinheiro público.
Segundo o MPF, o Índice Nacional da Transparência ficou em 5,15. No ano passado, o número foi de 3,92. De setembro a outubro de 2015, foi realizada a primeira avaliação dos portais da transparência e, em dezembro do mesmo ano, divulgou a classificação dos estados e municípios. Após o diagnóstico nacional, o Ministério Público expediu recomendações àqueles entes federados que não cumpriram suas obrigações legais, com prazo de 120 dias para a adequação.
Após esse prazo, foi realizada a nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, no período de 11 de abril a 25 de maio. O resultado da nova classificação identificou que algumas irregularidades ainda persistem. Em relação a esses estados e municípios, foram propostas ações civis públicas.
O MPF também afirmou que a avaliação se baseou em questionário desenvolvido pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Enccla), que selecionou as principais exigências legais e itens considerados boas práticas. Foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez.{{banner-interno}}
O PR - Partido da República em Cataguases realizou na manhã deste sábado, 11 de junho, no auditório do Educandário Dom Silvério, um encontro para apresentação dos pré-candidatos a vereador, além de apresentar aos membros daquela agremiação o novo presidente do PR Jovem, Léo Azevedo e a presidente do PR Mulher, Érica do Maguinho, além dos novos filiados. O evento contou também com a presença do suplente de Deputado Estadual pelo partido, Gustavo Santana, e do Deputado Federal, Marcelo Álvaro Antônio, atual pré-candidato a prefeito pelo PR, em Belo Horizonte e do pré-candidato a prefeito de Cataguases pelo PRB, Antônio Lage.
O Partido da República possui 41 deputados federais e 2 estaduais, é presidido em Cataguases por Carlos Magno, o Maguinho, que abriu o encontro ao lado do Secretário do Partido em Minas, Gustavo Santana, atual suplente de Deputado Estadual, que empossou os novos presidentes do PR Jovem e PR Mulher, e do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio. Maguinho agradeceu a presença de todos e disse que é pré-candidato a vereador nesta eleição juntamente com outros 12 correligionários que já confirmaram suas pré-candidaturas. Maguinho também destacou a presença no encontro do prefeito de Laranjal, João Silva, do PMDB, que vem demonstrando um espírito democrático muito grande e uma capacidade de diálogo que o enobrece", afirmou.No encontro, o deputado Marcelo Álvaro Antônio (à direita na foto) revelou que o PR em Cataguases vai apoiar a pré-candidatura de Antônio Lage a prefeito. De acordo com o deputado, Lage "traz as propostas mais coerentes para o desenvolvimento de Cataguases, é um homem correto, um empresário de sucesso e está empenhado em trabalhar com seriedade e honestidade para o município", afirmou. Antônio Lage agradeceu o apoio e disse que o PR é um importante partido no cenário brasileiro e chega para "somar forças neste momento, especialmente porque, em caso de vitória, vamos precisar contar com o apoio do deputado em Brasília para que os projetos para Cataguases sejam concretizados. E sabemos que o PR é uma sigla muito forte junto ao governo federal", completou o pré-candidato.{{banner-interno}}