Após a ALMG ter divulgado a realização de Audiência requerida pelo deputado estadual Isauro Calais, com o tema "Imprensa na Zona da Mata", marcada para 16h desta quarta-feira (15), representantes de empresas de comunicação digital sediadas na Zona da Mata mineira se uniram e emitiram um documento denominado "Carta Aberta ao deputado Isauro Calais", onde protestaram pela forma discriminatória e excludente dispensada à imprensa regional. É que na referida Audiência, na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, estariam representados apenas um veículo de comunicação impresso, um colunista e um chefe de Executivo.
A manifestação das empresas de comunicação digital da Zona da Mata foi publicada em todos os sites de notícias, blogs e fanpages dos signatários da Carta Aberta, alcançando treze cidades com grande repercussão junto ao público leitor. Na manhã desta terça-feira (16), a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) publicou matéria em seu portal oficial, anunciando a suspensão da reunião. A notícia intitulada "Adiada audiência sobre jornalismo na Zona da Mata", destaca que uma nova data será informada posteriormente. Diz o texto: "A audiência pública da Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o jornalismo na Zona da Mata, anteriormente agendada para as 16 horas desta terça-feira (15/6/16), foi adiada. A suspensão atende a pedido do próprio deputado Isauro Calais (PMDB), que havia requerido a reunião. Segundo o gabinete do deputado, o adiamento da reunião decorre de um equívoco ocorrido na lista de convidados, erro que teria causado a supressão de importantes veículos de comunicação da região, os quais o deputado Isauro Calais (foto) faz questão que participem da audiência. Diante disso, o parlamentar ponderou que a melhor solução seria adiar a reunião. A nova data será informada posteriormente", conclui.
Os representantes das empresas de comunicação digital que assinam ao final, acrescentam que até o momento desconhecem qualquer manifestação do Deputado Isauro Calais no sentido de ampliar a participação dos veículos de comunicação na referida audiência. Paralelamente deflagraram a iniciativa de abrir espaço para toda a representação jornalística da região e receberam com bons olhos a notícia do adiamento da audiência desta quarta-feira. Além disso, vão continuar sua luta para que através de eventos plurais como o proposto pela ALMG consigam democratizar a relação da imprensa regional com os órgãos governamentais, dentre outros avanços no setor.
- Site do Marcelo Lopes (Cataguases)- O VIGILANTE ONLINE (Leopoldina)- Interligado Online (Muriaé)- A NOTÍCIA (Muriaé)- Mídia Mineira (Cataguases)- Blog do Adenilson Mendes (Além Paraíba)- Guia Muriaé (Muriaé)- Site Pólis (Recreio)- Show de Bola do Kadu (São João Nepomuceno)- Tribuna de Muriaé (Muriaé)- Fervedouro Conectado (Fervedouro)- O Impacto (Divino)- O Combatente (Carangola)- Conversa Mineira (Maripá de Minas)- Portal Caparaó (Manhuaçu)- Paulo Roberto da Rádio (Miradouro)- Site Silvan Alves (Muriaé)- Jornal Leopoldinense (Leopoldina)
{{banner-interno}}
O prazo para o pagamento do licenciamento dos veículos com finais de placa 1, 2, 3, 4 e 5 encerra nesta quarta-feira, 15 de junho. O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) prorrogou o prazo, que já havia encerrado em 30 de maio.
A mudança ocorreu devido um problema na emissão e envelopamento dos Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), realizados pela companhia responsável pelos processamentos de dados.
O CRLV é o documento de registro e identificação, de porte obrigatório, para trafegar com o veículo. A renovação do licenciamento é uma obrigação anual do proprietário de veículo automotor para que o veículo esteja em condições legais de circulação.
Deixar de pagar o licenciamento anual é considerado, pelo artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), infração de trânsito gravíssima, com aplicação de multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira e, ainda, medida administrativa de remoção do veículo.
Demais placasO prazo para a renovação do licenciamento dos veículos com número final da placa 6, 7, 8, 9 e 0 continua 30 de junho. O Detran-MG enviará, por meio dos Correios, os CRLVs de veículos que não possuem débitos ou pendências cadastrais.{{banner-interno}}
A Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina, através de seu titular, professor Sidilúcio Ribeiro Senra e a assessora pedagógica daquela instituição, Ana Paula de Moura Ferreira Dias, divulgaram nesta segunda-feira, 13 de junho, a implantação da Rede Estadual de Educação Profissional que vai ampliar a oferta de cursos técnicos na rede estadual visando a profissionalização dos jovens com vistas à participação como cidadão no mundo do trabalho e atendendo às demandas das comunidades e dos arranjos produtivos locais.
Neste primeiro momento, revelou Sidilúcio, serão escolhidos dois cursos para serem implantados: Técnico em Administração e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, cujo público alvo são os alunos que estão cursando o Ensino Médio e também os que já o concluíram. Poderão se matricular todos os alunos da rede estadual de ensino das cidades sob a jurisdição da SRE Leopoldina. Outros cursos também estão previstos para serem implantados, conforme revelou o Superintendente Regional de Ensino. São eles: Técnico em Cooperativismo, Técnico em Informática, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Logística, Técnico em Marketing, Técnico em Recursos Humanos, Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Secretariado, Técnico em Serviços Públicos e Técnico em Transações Imobiliárias.A assessora pedagógica explicou que estiveram em todas as escolas de Ensino Médio de Leopoldina e Cataguases onde foram apresentadas todas as opções de cursos aos alunos. Ana Paula destacou que eles votaram em dois cursos que gostariam de fazer e que agora terá início o período de inscrição dos interessados. "Se tiver um número superior a 160 inscritos, nós faremos um sorteio para este primeiro momento", revelou. De acordo com as informações, em Cataguases somente um curso havia sido definido, o de Técnico em Administração.
Ana Paula explica que a rede de educação profissionalizante está em construção. "Num primeiro momento, vamos revitalizar as escolas Polivalente, que em Leopoldina é a Escola Estadual Sebastião Silva Coutinho e em Cataguases é a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira", informou, acrescentando que "para começar esta Rede de Educação Profissional a Secretaria de Educação sugeriu que a partir de agosto sejam oferecidos estes cursos técnicos aos alunos. Estas duas escolas oferecerão quatro turmas de cursos técnicos com 40 alunos cada, sendo duas turmas para cada curso", explicou.
Sidilúcio salientou que a Rede Estadual de Educação Profissional salientou que ao contrário de antigamente quando era oferecido apenas o curso de Magistério, agora "a nossa expectativa é que consigamos formar as quatro turmas e à medida da demanda das escolas que possamos ampliar para o ano que vem abrindo outros cursos. Vamos aguardar o plano de atendimento das escolas e as orientações da Secretaria", completou. Os cursos têm duração de um ano e meio e o início está previsto para agosto deste ano.
Conheça os cursos:O curso Técnico em Administração tem como Perfil profissional executar as funções de apoio administrativo. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica. Possibilidades de atuação: Empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção.
O curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde possui o seguinte Perfil profissional: Orienta e acompanha famílias e grupos em seus domicílios. Identifica e intervêm nos múltiplos determinantes e condicionantes do processo saúde e doença. Realiza mapeamento e cadastramento de dados sociais, demográficos e de saúde. Desenvolve suas atividades nas diretrizes e princípios do SUS. Possibilidades de atuação: Sistema Único de Saúde (SUS). (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
A Prefeitura de Ubá irá realizar um leilão de bens móveis considerados inservíveis ao município. Entre eles, estão veículos, máquinas e equipamentos. O leilão será realizado em duas fases: online, com início no dia 20 de junho, e presencial, em 23 de junho, às 14h, no Fórum da Cultura de Ubá, na Praça São Januário, 227, no Centro.
Os interessados poderão examinar os bens nos dias 21, 22 e 23 de junho, das 7h30 às 11h30. Veículos e afins estarão disponíveis na Secretaria Municipal do Ambiente e Mobilidade Urbana, na Rua Alvimar Miquelito, 430, no Bairro Eldorado. As sucatas estarão estará no galpão próximo ao hangar do Aeroporto de Ubá. Já os lotes com mobilete e bicicletas ficarão no Setor de Patrimônio, na Avenida Domitila Castanon, 641, no Bairro Eldorado.
Para participar da etapa presencial, o interessado deverá levar identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF) originais ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), comprovante de endereço, além de duas folhas de cheque que serão prestados como garantia de pagamento.
Já para o leilão online, os interessados deverão se cadastrar e enviar os lances pelo site do leiloeiro. Os interessados deverão estar em situação regular junto à Receita Federal e não pode haver restrições no Serasa.
Não poderão participar como arrematantes os servidores públicos municipais efetivos, comissionados ou contratados pelos órgãos da administração direta ou indireta. O edital com todas as informações sobre pagamento e retirada dos lotes está disponível no site da Prefeitura. {{banner-interno}}
Prezado deputado.
Os veículos de comunicação abaixo-assinados vêm respeitosamente diante de Vossa Excelência protestar pela forma discriminatória e excludente que o senhor dispensa à imprensa regional. O motivo ficou explícito na audiência sobre a "Imprensa na Zona da Mata", que vai acontecer nesta quarta-feira (15), na Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na qual estarão representados apenas um veículo de comunicação impresso, um colunista e um chefe de Executivo.
Além de não representarem, somente os três, a imprensa regional, apesar de exercerem papel significativo no meio, convidar apenas um veículo de comunicação para um evento que pretende tratar do assunto em uma região tão grande é, no mínimo, estranho, para não dizer tendencioso, e chega a colocar em dúvida a credibilidade da audiência. Afinal, entre tantos veículos, por que apenas um foi escolhido e quais os critérios utilizados?
O deputado, que é da Zona da Mata, dá a entender desconhecer a realidade atual da imprensa na região em que nasceu e vive. Há muitos anos, a internet entrou definitivamente na vida das pessoas e os sites de informação ganharam a audiência e a credibilidade da população no mundo, no Brasil e, claro, também na Zona da Mata. Por isso, hoje, se tornaram também principais fontes de informação, por sua agilidade e penetração.
Os sites de notícias que existem nesta região são responsáveis por levar informação de qualidade e com agilidade à quase totalidade da população. Estes mesmos veículos de informação possuem uma audiência crescente e fiel e são hoje, incontestavelmente, sua principal fonte de notícia.
Portanto, não se concebe uma audiência sobre a imprensa na Zona da Mata sem a presença de representantes deste meio. É estranho o fato de um deputado da região, que deveria ser conhecedor da realidade, ignorar a existência destes outros veículos de comunicação na hora que o Poder Legislativo de Minas Gerais decide abordar o tema.
Se este é o momento de discutir a imprensa da Zona da Mata, a mídia digital exige ser ouvida. Inclusive, que a pauta aborde os problemas enfrentados por estas pequenas empresas cuja bandeira convidamos o deputado a ser seu porta-voz, a fim de minimizar suas dificuldades e democratizar o acesso destes veículos à informação, bem como aos repasses das verbas publicitárias, hoje dedicadas quase exclusivamente aos grandes veículos.
Contamos com o seu apoio.
- Site do Marcelo Lopes (Cataguases)- O VIGILANTE ONLINE (Leopoldina)- Interligado Online (Muriaé)- A NOTÍCIA (Muriaé)- Mídia Mineira (Cataguases)- Blog do Adenilson Mendes (Além Paraíba)- Guia Muriaé (Muriaé)- Site Pólis (Recreio)- Show de Bola do Kadu (São João Nepomuceno)- Site Silvan Alves (Muriaé)- Tribuna de Muriaé (Muriaé)- Fervedouro Conectado (Fervedouro)- O Impacto (Divino)- O Combatente (Carangola)- Conversa Mineira (Maripá de Minas)- Portal Caparaó (Manhuaçu)
- Jornal Leopoldinense (Leopoldina)
- Paulo Roberto da Rádio (Miradouro)
{{banner-interno}}