A UNOPAR de Cataguases, em parceria com a empresa de contabilidade "Máximo e Gabriel", realizou no dia 29 de junho último, a abertura do Projeto VEMSER, na Escola Municipal "Lysis Brandão da Rocha" (CAIC) que vai oferecer o curso de Contabilidade Básica a adolescentes e jovens daquela comunidade. O projeto que tem caráter social construtivo, como explica a diretora daquela Faculdade, Eliane Medeiros, tem por objetivo levar conhecimento para a comunidade e nasceu do desejo de "incentivar a profissionalização e a inclusão social de adolescentes e jovens das diversas comunidades de Cataguases", explicou.
Participaram da solenidade de inauguração do Projeto VEMSER no Caic a equipe de profissionais da UNOPAR, através da diretora Eliane Medeiros, bem como profissionais da empresa de contabilidade Máximo e Gabriel, Cássia e Marcos Gabriel, bem como a professora Leda do Nascimento Rosa, que vai ministrar uma aula especial como parte do projeto; o diretor do CAIC, professor Ivan Luis Rosa; o presidente da Associação de Moradores do Bairro Santa Clara, Celso dos Santos; o presidente do SINSERPU Cataguases e Região, Carlos Silvério da Silva Oliveira e também representantes de empresas de Cataguases, pais, amigos e futuros alunos do VEMSER.
Eliane Medeiros explicou que o Projeto VEMSER tem como fundamento os quatro pilares educacionais: "Aprender a Ser", "Aprender a Conviver", "Aprender a Conhecer" e "Aprender a Fazer". Segundo explicou, "entendemos que pessoas conscientes de seu potencial são capazes de criar sua própria realidade e que no momento atual precisamos construir oportunidades para vencer na vida", salientou.
O curso de Contabilidade Básica que o Caic recebe terá trinta horas de duração. As aulas serão ministradas todas as terças e quartas-feiras do mês de julho pela contadora Cássia Máximo Gabriel. Quem quiser fazer este curso pode se inscrever até o dia 6 de julho, pelos telefones da Unopar: 3422-6012 ou na Máximo & Gabriel: 3422-2484.
Segundo revelou Eliane Medeiros, outros módulos do Projeto VEMSER também estão previstos para acontecerem este ano, além de dois em andamento que são o "Mundo Digital para a Terceira Idade', que compreende aulas de Informática para as pessoas desta faixa etária, com aulas sempre às segundas e quartas-feiras, às 15 horas, através do tutor Hélio, no polo da UNOPAR. E também o "Curso Básico de Redação para o Enem", destinado aos alunos das escolas públicas de Cataguases que vão prestar aquele exame este ano, concluiu a diretora. (Fotos gentilmente cedidas pela UNOPAR){{banner-interno}}
Elaborar projetos que possam contribuir para o desenvolvimento do município e da região através da união e participação de todos os setores da sociedade organizada. Este foi o resultado do encontro realizado nesta manhã de sexta-feira, 1º de julho, no auditório da FIC-Unis, em Cataguases, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que contou com a parceria daquela instituição de ensino e apoio do Site do Marcelo Lopes. Denominado Seminário Sobre Compartilhamento de Boas Práticas e Modernização da Gestão Pública, o evento contou com a presença da prefeita Jucélia Baesso, de Santana de Cataguases, de vereadores de Cataguases e de Dona Euzébia, dois pré-candidatos a prefeito de Cataguases, empresários, professores, arquitetos, estudantes e de profissionais dos poderes Executivo e Legislativo, além do diretor da FIC-Unis, Valmir Gonçalves, que propôs a criação de um grupo de trabalho no sentido de aprofundar as ideias sobre os temas ali tratados.
Coordenado pelo Diretor de Relações Institucionais da CNM, Gustavo de Lima Cezário, o Seminário teve a participação do professor italiano, Giovanni Alegretti (foto acima), que falou sobre suas experiências em orçamento participativo; Angelo Roncalli, Denise Messias e Márcia Joppert, da CNM, que falaram sobre Municipalismo, experiências participativas na gestão municipal e participação da sociedade brasileira nas políticas públicas. Gustavo, revelou, por exemplo, que no cenário atual "o que muitos municípios estão fazendo - e obtendo êxito - é agindo em conjunto, promovendo ações de cunho regional", frisou. Ele também colocou-se à disposição para dar suporte ao grupo de trabalho a ser criado, seja através de orientações ou de sugestões e propostas.Durante o encontro foram citados exemplos de municípios que tiveram iniciativas inovadoras e criativas que lhes proporcionaram alavanar o desenvolvimento da região. Ângelo Roncalli (foto ao lado) apresentou o projeto PRODESCOM - Programa de Desenvolvimento do Centro Oeste - criado pelo conjunto de cidades do centro oeste mineiro, próximo a Belo Horizonte, que permitiu dar um salto de crescimento na região, conforme mostrou. O programa recebeu tantos elogios que foi adotado pelo Sebrae e adaptado para ser aplicado nos demais municípios brasileiros. O próprio Roncalli o levou para o município em que foi prefeito no período 2009-2012, São Gonçalo do Pará, onde obteve, conforme revelou, "resultados significativos logo nos primeiros anos após ter entrado em vigor".
O público presente teve participação ativa durante todo o evento, quando pode apresentar sugestões e opinar sobre os eixos de desenvolvimento para o município e região. Entre outros assuntos, o meio ambiente foi um dos que chamou a atenção juntamente com a necessidade de se rever o Plano Diretor do município, que já deveria ter sido modernizado conforme norma constitucional. Para que a discussão tenha prosseguimento e propostas concretas tomem forma, o diretor da FIC, Valmir Gonçalves, propôs a criação de um grupo que será formado nos próximos dias. O Seminário foi encerrado por volta das 13 horas e Valmir resumiu o pensamento dos presentes com uma frase: "Estou contente em ver que o público presente está disposto a colaborar e buscar uma alternativa que contribua para o desenvolvimento de nossa região."
{{banner-interno}}
O Sicoob Coopemata realiza nesta manhã de sábado, 2 de julho, a partir das 9 horas, na Praça Rui Barbosa, centro de Cataguases, o Dia C, ou Dia de Cooperar, uma campanha de voluntariado idealizada pelo sistema Ocemg, que conta com o apoio de participação efetiva das cooperativas de Minas Gerais e também de todos os estados da Federação, conforme informa Lorena Oliveira Miranda, organizadora do evento.
Ela explica que o Dia C "é especial porque é reservado para fazer o bem, em que equipes de voluntários realizam, simultaneamente, em todo o Brasil, atividades focadas na qualidade de vida de pessoas, instituições ou comunidades". A iniciativa promove e estimula a integração das ações voluntárias do setor num grande movimento de solidariedade cooperativista. "Nossa atitude pode modificar a vida de muitas pessoas", destaca.Este ano, Sicoob Coopemata e Coopecic se uniram nesta campanha cujos resultados vão ajudar as instituições APAE e Lar São Vicente de Paulo, revela Lorena. Neste sentido, diversas doações estão sendo aceitas e serão entregues à estas entidades. Para a APAE os interessados devem doar papel toalha interfolha usada para secar mão e papel higiênico. Já para o Lar São Vicente de Paulo as doações devem ser de fralda geriátrica tamanho G. Quem quiser pode levar sua doação para a Praça neste sábado, onde também serão recolhidas doações, acrescentou Lorena.
A manhã de sábado estará mais animada a partir das 9 horas com o evento recreativo que vai acontecer na Praça Rui Barbosa, quando acontecerá o Dia C com diversas atrações e uma programação bastante diversificada até o meio dia. Além de pula-pula, pipoca e algodão doce para a criançada, alguns serviços importantes serão prestados no local como o de emissão de carteira de identidade e outro de para aferição de pressão arterial e de glicose. Um stand vai apresentar os produtos e serviços das cooperativas parceiras, explica Lorena. Ainda, no evento, o público vai se divertir com os palhaços do Instituto Francisca de Souza Peixoto, haverá encenação da peça teatral "A Hora do Bolo Crescer" pelos integrantes do Projeto Cooperarte e apresentação do Coral do Projeto Encantando.{{banner-interno}}
A equipe de cirurgia cardiovasular, chefiada pelo médico Flávio Reis Gouvêa, responsável pela implantação da Cirurgia Cardíaca em Muriáe, no Hospital Prontocor, trouxe para aquela cidade e região o que há de melhor, mais moderno e revolucionário no tratamento das varizes: O ENDOLASER, o laser transdérmico (criolaser), microespuma ecoguiada em grandes e médios vasos, escleroterapia ampliada e a radiofrequência transdérmica.
Dr. Flávio é médico cirurgião cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia (Incl) e responsável pelo serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Prontocor de Muriaé, referência na região. O médico concedeu uma entrevista ao Site Silvan Alves, em sua clínica no Edifício Mar Center Shopping, no Centro de Muriaé, e ainda mostrou exemplos de sucesso no novo procedimento.
Laser transdérmico e escleroterapia ampliada antes tratamento
Laser transdérmico e esclerodermia ampliada: pós tratamento
SITE: Dr. Flávio, sabemos do pioneirismo da equipe no tratamento das patologias cardiovasculares. Fale para nosso público sobre essa nova realidade no tratamento das varizes. DR FLÁVIO: Varizes são veias insuficientes, que se tornaram dilatadas e tortuosas. Normalmente se apresentam como cordões tortuosos azulados sob a superfície da pele. Ocorrem com maior frequência nas pernas e pés devido à maior pressão exercida sobre as mesmas causada pela postura em pé. A cirurgia está indicada para veias insuficientes, que apresentam-se dilatadas, tortuosas, em alto relevo e que não são tratadas pela escleroterapia, de maneira eficiente. Através do exame clínico e ultrassonografia venosa com doppler de alta resolução, realizado em nossa clinica, é feito o mapeamento preciso das veias varicosas, permitindo a definição do método cirúrgico mais indicado para cada caso.
A medicina há muito vem evoluindo com uso de novas tecnologias, aprimoramento das técnicas já existentes e o emprego do laser em várias especialidades. Acompanhando essa evolução, a nossa equipe foi buscar o que há de melhor e mais moderno no tratamento das varizes: o endolaser e o laser transdérmico (criolaser), escleroterapia ampliada, radiofrequência transdérmica, tratamento com microespuma ecoguiada de grandes e médios vasos.
SITE: Dr. Flávio, gostaria que o senhor explicasse como funciona esse tratamento.DR. FLÁVIO: O emprego do laser no tratamento das varizes vem de longa data, com aprimoramento de novas tecnologias permitiu a nós, médicos, oferecer aos pacientes o que há de melhor e mais moderno no tratamento das varizes. Hoje temos duas formas de aplicação do laser no tratamento das varizes: O laser transdérmico, como o próprio nome diz (através da pele), para tramento de telangiectasias (vasinhos 0,5 a 1 mm), venulectasias (1 a 2 mm) e veias reticulares de 2 a 4 mm (veias maiores) associado com resfriamento da pele (criolaser). Nesse caso a ação do laser atraves da fototermólise leva a destruição dos vasos sem o uso de agulhas.
Já o endolaser, utilizamos no tratamento das doenças em safenas magna e parva, veias reticulares e perfurantes. A veia a ser tratada é puncionada com agulhas especiais, sendo colocada em seu interior, uma fina fibra óptica conectada ao laser. O posicionamento preciso da fibra óptica e a ação do laser (também pelo processo de fototermólise) provocando a oclusão da veia, são feitos em tempo real, guiados por um ultrassom.
O laser age diretamente no interior das veias, não sendo necessária a retirada delas. O procedimento pode ser feito com os seguintes tipos de anestesia: local; local e sedação; bloqueios (peridural ou raqui-anestesia), sendo que o método anestésico será definido levando-se em conta a cirurgia necessária, assim como o estado clínico do paciente.
Tratamento de endolaser e espuma foto antes e depois
Após tratamento com endolaser e microespuma ecoguiada
Fechamento de úlcera varicosa crônica com microespuma densa ecoguiada e curativo de bota de unna
Após tratamento com microespuma ecoguiada e bota de unna
SITE: Quais as vantagens do uso do laser no tratamento das varizes?DR. FLÁVIO: No procedimento com uso de laser transdérmico (criolaser) para tratamento dos vasinhos, não utilizamos agulhas e não injetamos substâncias esclerosantes nos pacientes, não existindo, portanto, contraindicações no uso do laser em pacientes alérgicos.
A utilização do laser permite o tratamento de veias de vários tamanhos, inclusive as muito pequenas, que apresentariam dificuldades no seu desaparecimento pelo método convencional, pois seu calibre é em alguns casos, até menor que a agulha utilizada para a sua punção. O laser pode ser utilizado também com bons resultados em "vasinhos" bem finos no rosto e em outras partes do corpo.
Não há necessidade de repouso após os procedimentos, com retorno imediato às atividades. Deve-se evitar exposição aos raios solares, seguindo as orientações médicas. Dependendo das características e localização dos vasos, pode-se optar também pela associação dos dois métodos, o que pode levar a uma otimização dos resultados.
O endolaser, por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, proporciona inúmeras vantagens: Cirurgias realizadas com precisão e segurança; Procedimento guiado por ultrassom permitindo controle preciso e eficácia; Curta permanência hospitalar; Mínimo sangramento; Menos hematomas; Menor possibilidade de lesão em vasos e nervos; Menor chance de pigmentar a pele; Cicatrizes mínimas ou ausentes; Menor risco de infecção e dor no pós-operatório; Retorno rápido às atividades (trabalho, dirigir, caminhadas e esportes).
SITE: Fale pra nós sobre as outras formas de tratamento?DR. FLÁVIO: Sim. A escleroterapia ampliada é uma técnica de escleroterapia diferente da aplicação convencional. Pelo fato de ser praticamente indolor, permite que seja feita várias sessões em um único dia, antecipando o resultado final do tratamento. Além disso, é aplicado nas microvarizes nutridoras das varicosas, em outras palavras, na raiz da varicose, sendo realizada na clínica não necessitando de ambiente hospitalar.
A radiofrequência transdémica é uma técnica usada especificamente para telangectasias (vasinhos) do rosto e das pernas, podendo ser usada em todos fototipos (cor de pele) de pele sem provocar pigmentação, apresenta excelentes resultados para vasinhos do nariz e os microvasinhos das pernas, sendo também realizada na clínica, não necessitando de ambiente hospitalar.
O tratamento das varizes de grande e médio calibre com espuma ecoguiada é uma técnica aonde essas varizes são secadas, ao invés de serem retiradas cirurgicamente, semelhante ao tratamento de aplicação das varicoses. Nesse tratamento é realizado um planejamento prévio através de um exame de ultrassonografia com doppler, fazendo assim um mapeamento dos vasos a serem tratados. O procedimento é realizado com auxílio de ultrasson na própria clínica, não necessitando de internação hospitalar, não precisando de anestesia na coluna, nem de repouso, podendo o paciente trabalhar normalmente durante o tratamento. Pode ser feito naqueles pacientes (idosos) que precisam ser tratados e não podem operar devido ao alto risco da anestesia.
Os pacientes com úlcera varicosa apresentam uma rápida cicatrização da ferida após esse tratamento associando ao uso das botas de unna. O tratamento de varizes com espuma pode ser uma ótima alternativa ao procedimento de retirada de varizes.
SITE: Dr. Flávio, o senhor gostaria de deixar alguma mensagem?DR. FLÁVIO: Sim, claro! Quero agradecer a todos os colaboradores que nos ajudaram na implantação desse serviço de excelência, agradecer aos nossos pacientes e colegas pela confiança em nossa equipe, a Deus que até aqui tem nos sustentado. E deixar pra vocês uma mensagem de Einstem que muito nos inspira: "UMA MENTE QUE SE ABRE PARA NOVAS IDÉIAS, JAMAIS VOLTARÁ AO SEU TAMANHO ORIGINAL".
{{banner-interno}}
A Drogaria Econômica, uma das mais tradicionais de Cataguases, inaugura nesta sexta-feira, 1º de julho, sua terceira loja. Desta vez, na Praça Governador Valadares, 81, onde funcionou durante décadas a Lojaci. Há 25 anos atuando no mercado da cidade, sempre oferece preços muito competitivos, que fazem seus clientes economizarem na hora de comprar medicamentos e produtos de higiene e de perfumaria.Com a nova loja a Drogaria Econômica também traz outras novidades para sua clientela. Uma delas é que passa a fazer parte da Rede Multifarma de Farmácias, uma das maiores e mais respeitadas do país. Isto significa garantia de preço baixo, maior variedade e a qualidade que só empresas tradicionais podem obter. E toda essa facilidade está disponível para o cliente em suas três lojas. Há também o "Cestão da Econômica" que você escolhe três produtos e paga por apenas dois. E na linha de perfumaria o desconto é de 20%.
Sob a direção de Dioclécio Mota Veiga, seu fundador, ele lembra que a Econômica aceita todos os cartões de descontos, funciona também como Farmácia Popular oferecendo medicamentos gratuitos e medicamentos genéricos com preços sempre muito atraentes. E além de economizar, a Econômica tem uma equipe de profissionais no atendimento altamente treinados e experientes, prontos aviarem a sua receita com a atenção que o cliente merece, garante Deoclécio.
A partir desta sexta-feira você encontra a Drogaria Econômica nos seguintes endereços:
- Rua Coronel João Duarte, 78 - Calçadão - Tel: 3421-3083- Rua Nogueira Neves, 100 - Tel: 3421-5444- Praça Governador Valadares, 81 - Tel: 3421-2476{{banner-interno}}