Com o objetivo de chamar atenção da sociedade civil e das autoridades para o avanço da criminalidade em Cataguases e buscar soluções para o problema, cerca de quarenta pessoas se reuniram a partir das 15h30min desta quarta-feira, 7 de julho, em frente ao Paço Municipal na Praça Santa Rita, de onde saíram em passeata até o Forum da Comarca. Lá os representantes do movimento entregaram um ofício ao Juiz Diretor, Felipe Cancela Júnior e à Promotora de Justiça, Soraya Nascimento solicitando providências urgentes no sentido de melhorar a segurança pública no município. Também estava sendo feito um abaixo assinado pela melhoria da Segurança Pública no município que será levado ás autoridades estaduais.O casal Marita Bittencourt e o advogado e ex-vereador Guilherme Valle de Souza, estiveram à frente do movimento de cidadania que segundo ela, "é na verdade uma semente sobre uma questão de extrema importância em nossa cidade que é a segurança pública", analisou. Ao chegar ao fórum o casal e outras duas pessoas foram até à sala do Juiz que estava em audiência e não os pode recebê-los, mas juntamente com a Promotora protocolaram o recebimento do ofício. O texto apresenta "algumas necessidades e solicita urgentes providências" na área de segurança por meio da adoção de seis medidas. São elas:1- Apoio a Operação Reação da Polícia Militar, com mais rigor nos relaxamentos de prisões;2- Celeridade junto à justiça ao urgente atendimento dos requerimentos das polícias;3- Apoio ao aumento no número de policiais civis. Atualmente três policiais estão em serviço, mas para atender Cataguases e as cinco cidades circunvizinhas são necessários 17 agentes;4- Apoio ao aumento da quantidade de viaturas civis e militares e suporte financeiro para a manutenção;5- Apoio ao aumento de contingente da Polícia Militar;6- Apoio ao necessário suporte estrutural para que a Polícia Militar possa atender ás reclamações, denúncias e aos apelos da população em menor tempo.
Após a passeata, o Comandante da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar em Leopoldina, a qual a PM de Cataguases é subordinada, Tenente Coronel Clóvis Pimenta, chegou ao Fórum para cumprimentar Guilherme Valle pela iniciativa em prol da segurança pública. Aquele comandante reconheceu a "curva ascendente" para crimes violentos e disse que "nós precisamos dar uma resposta para a comunidade. A gente está preocupado. E precisamos mobilizar todo o sistema de defesa social, Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria Pública, OAB, Polícia Civil, Polícia Militar, prefeitura, Cãmara dos vereadores e clubes de serviço da cidade para que juntos possamos dar as mãos e trabalhar em prol da comunidade e possamos dar uma resposta para a sociedade", afirmou.
Guilherme aproveitou para reiterar o período de violência que a cidade está vivendo. "Nós estamos vivendo um período crescente de violência dentro de nossas residências, assalto no comércio, sujeito dormindo e a casa sendo invadida... E o que é mais sério: os bandidos perceberam que o número de policiais é muito pequeno e nós precisamos de uma ação mais efetiva para aumentar este número de policiais e tem que ser imediato. As viaturas da PM tem problemas!", comentou indignado. Ele também pediu ao Tenente Coronel que ajude a cidade a aumentar o número de policiais militares ouvindo dele que já está agindo neste sentido. {{banner-interno}}
Está previsto para acontecer às 16 horas desta quinta-feira, 7 de julho, uma passeata pela segurança em Cataguases. O movimento que foi organizado através da rede social Facebook teve origem após um final de semana em que furtos a residências registrados em locais nobre da cidade assustaram a população, especialmente pela forma e ousadia como aconteceram, além de pessoas terem sido vítimas de agressão gratuita na rua.
Semana passada a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou uma Audiência Pública para debater a criminalidade em Além Paraíba, e nesta quarta-feira, 6, foi a vez dos deputados estaduais discutirem a segurança pública em São João Nepomuceno. Nos dois municípíos da região uma reivindicação em comum: aumento do efetivo da Polícia Militar, que também é reclamada em Cataguases que já chegou a ter 120 policiais militares e hoje não chega a setenta.
A população talvez não saiba, mas a Polícia Militar em Cataguases é praticamente esquecida pelo governo de Minas. Além do déficit de pelo menos trinta policiais militares que deveriam estar atuando na área da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar, falta veículos. No mínimo cinco. E os que estão em atividade, a maioria está em péssimas condições de uso e não sai da oficina.
Falta manutenção periódica até porque não há outro veículo para substituir o que está parado. Recentemente, uma caminhonete utilizada para fazer patrulha rural voltava à noite de um atendimento em Itamarati de Minas com dois policiais quando o motor travou e rodou na pista, saiu para o acostamento até parar no meio do mato. Por sorte, os dois ocupantes nada sofreram além de um tremendo susto. Até hoje está na oficina.
Na Polícia Civil não é diferente. Em situação de greve por melhores condições de trabalho e salário, a realidade enfrentada por escrivães, investigadores e delegados em Cataguases é tão difícil quanto a dos policiais militares. O déficit de pessoal é enorme, garantem os próprios policiais. Segundo informações obtidas recentemente pelo Site, a Delegacia de Polícia Civil instalada na cidade necessita de vinte e cinco novos profissionais entre delegados, escrivães e investigadores.
Há também outras reivindicações importantes sobre segurança em Cataguases que devem ser tratadas com as autoridades da área como, por exemplo, a abertura de uma casa para abrigar menores infratores no sentido de atender a demanda municipal e da comarca. A mais próxima está em Juiz de Fora e ao que se sabe, atua no limite. Outro problema que precisa ser enfrentado é com relação às pessoas com problemas mentais e usuários de drogas. No primeiro caso, é preciso discutir uma forma de tratamento eficaz que evite agressões gratuitas por parte dos portadores destes transtornos como a que aconteceu na manhã do último domingo e, no segundo, garantir tratamento eficiente aos que queiram se livrar do vício, o que vai contribuir significativamente na redução do número de pequenos furtos.
A situação da segurança pública em Cataguases é grave e merece mesmo o empenho da população no sentido de obrigar o governo do estado a cumprir o seu dever constitucional que é oferecer segurança aos cidadãos. É preciso o envolvimento de todos neste assunto, inclusive do poder Legislativo e dos representantes do Ministério Púbico e da justiça. O prefeito Cesinha pode e deve desempenhar um papel determinante neste momento e usar sua influência para que o município recupere, ou pelo menos tenha uma força policial condizente com o tamanho de sua população, além de infraestrutura para que os policiais possam exercer sua função com tranquilidade. Força política Cesinha tem para isso.{{banner-interno}}
É Julho, mês de férias escolares e de muita diversão. Por isso, a Energisa preparou uma série de dicas para você que vai curtir este período de descanso com seus filhos em casa ou vai aproveitá-lo para viajar. Fique atento:
* Aproveite a luz natural, abrindo as cortinas, e evite deixar lâmpadas acesas durante o dia. À noite, desligue as lâmpadas dos ambientes que você não estiver utilizando. As crianças devem fazer o mesmo.
* Evite que as crianças durmam com a televisão ligada. Neste caso, a dica é: use a opção de programação de tempo para desligamento automático. Desligue a TV quando ninguém estiver assistindo.
* O computador também merece atenção especial. Sempre que você der uma pausa, desligue o monitor de vídeo. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
* Fique atento ao tempo de uso das TVs, computadores, vídeo games e outros brinquedos eletrônicos. Estabeleça horários e evite desperdícios. Uma boa opção é brincar e praticar atividades com as crianças ao ar livre.
* A geladeira também merece uma atenção redobrada. Ela é responsável por até 30% do consumo de energia de uma residência. Por isso, evite abrir e fechar a geladeira com frequência.
* Aproveite os dias quentes. Nesses dias, deixe o chuveiro na posição verão, o que reduz a conta em cerca de 30% durante o mês.
* Para as crianças que gostam de soltar pipa, lembre-se: pipa e rede elétrica não combinam. Neste caso:
* Escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques.
* Nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos.
* Não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito.
* Se for viajar, apague todas as luzes e evite o modo stand-by (modo de espera) dos eletroeleletrônicos. O ideal é retirar os aparelhos da tomada, principalmente aqueles que não são de uso contínuo.
* Em caso de viagens longas, é recomendável desligar a chave geral do imóvel e esvaziar a geladeira.
* Para aqueles que gostam de deixar uma lâmpada acesa como indicativo de presença, instale uma lâmpada fluorescente compacta de baixa potência. Essa dica é válida para quem vai viajar ou sair à noite.{{banner-interno}}
"Esporte e União no Berço do Samba" é o tema da Semana do Carmo 2016, a mais tradicional gincana dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Carmo de Cataguases. As atividades começaram ontem, dia 6 de julho, e vão até a sexta-feira à noite, dia 8, com apresentações culturais, provas esportivas, exposições de trabalhos e uma saudável competição entre as atuais 12 turmas do turno da manhã.
"O ano em que se realizam as Olimpíadas e Paralimpíadas no Brasil é também o ano em que se comemoram 100 anos do samba. E o Rio de Janeiro, berço do samba, será o palco desse grandioso evento esportivo", explicou a Diretora Pedagógica da escola, Cecília Poyares. "Nessa Semana do Carmo, vamos mergulhar no clima de união que caracteriza o espírito olímpico, aprofundando conhecimentos nas mais diversas áreas, embalados pelo gênero musical que representa a maior expressão da nossa identidade cultural", informou.Nessa mistura do esporte com o samba, as atividades vão explorar a história das Olimpíadas, os valores olímpicos e paralímpicos, os símbolos, marcas e seus significados, curiosidades e questionamentos sobre os Jogos Rio 2016, países participantes, destaques e exemplos do esporte, origem, influências e variações de estilo do samba através do tempo.
Na abertura oficial, na manhã de ontem, foi realizado um desfile em que as equipes apresentaram 24 países participantes das Olimpíadas, mostrando seus símbolos culturais, esportivos, bandeiras e mapas. A gincana esportiva também começou ontem, com atividades na quadra e no ginásio do Colégio Carmo. Os professores de Educação Física, Ana Gabriela, João Júnior e Goiaba, organizaram a competição entre as turmas, trazendo uma disputa animada e divertida. No ginásio, foram realizados os circuitos com revezamento de ovo cozido e corrida com obstáculos. Na quadra, os meninos precisavam acertar o gol com um taco de hockey e uma bola de brinquedo. E as meninas miravam a cesta de basquete para acertar uma joaninha de pelúcia. As torcidas organizadas das turmas aplaudiram cada ação e todos participaram com muito entusiasmo.Na sexta-feira à tarde, de 13h30 às 15h, será realizada a entrega das doações da gincana solidária, em que os alunos arrecadam e trazem alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis geriátricas, dentre outros itens que serão entregues a creches e ao asilo de Cataguases.
O encerramento será na noite de sexta-feira, 8 de julho, a partir das 18h30. Familiares e amigos dos estudantes estão convidados a prestigiar a exposição de todos os trabalhos realizados na semana e as apresentações artísticas.{{banner-interno}}
Na tarde desta quarta-feira, 6 de julho, durante a realização do 20º Concílio Geral da Igreja Metodista do Brasil, que acontece em Teresópolis/RJ (158 km de Cataguases), a pastora Hideíde Aparecida Gomes de Brito Torres, que atua em Cataguases juntamente com seu marido Otávio Júlio Torres, foi eleita Bispa Metodista. Ela entra, assim, para a história dos Metodistas ao se tornar a segunda mulher eleita a ocupar o cargo mais alto da Igreja no Brasil. A informação foi divulgada no site Expositor Cristão no final da tarde e detalhada por Thiago Groppo Toledo, membro da Igreja Metodista em Cataguases ao Site do Marcelo Lopes
Hideíde nasceu em Belo Horizonte, é bacharel em Teologia e Comunicação Social e também Mestre em Comunicação Social e doutoranda em Estudos Literários, ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É casada com o também pastor Otávio Júlio (na foto abaixo com Hideíde) com quem tem duas filhas, Amanda e Giovana. Assumiu como Pastora da Igreja Metodista em Cataguases em 2006, quando ao lado do marido e de outros pastores desenvolveram um material teórico para treinar lideranças da igreja. O resultado foi tão positivo que hoje é usado por diversas igrejas metodistas do país. A Igreja Metodista do Brasil é governada por um Colégio Episcopal e a cada cinco anos realiza o Concílio Geral onde são eleitos os bispos e bispas. Agora, a bispa Hideíde será designada para atuar em alguma região ou estado brasileiro, em data a ser definida posteriormente. Dentre as várias competências que a nova bispa e seus pares terão, uma das principais será a de "dar à Igreja a orientação quanto à doutrina e aos princípios de fé, moral e ética cristãs e zelar pela unidade da Igreja Metodista no Brasil", segundo informa os códigos de leis daquela Igreja.
A nova bispa foi indicada ao cargo pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo em novembro do ano passado. Sua eleição foi amplamente comemorada pelos fiéis nas redes sociais. Em uma rápida conversa pela internet a nova bispa disse que "o episcopado é um lugar e um espaço de serviço. Espero que para onde eu for Deus abençoe o convívio com colegas e comunidades em sonhos e projetos". E ainda deixou uma mensagem à comunidade de Cataguases: "Sobre a igreja [de Cataguases], nenhuma palavra vai expressar adequadamente meu amor e gratidão por tudo o que vivemos. Essa comunidade mora no meu coração e é parte fundamental da minha história", afirmou. (Fotos arquivo pessoal){{banner-interno}}