O Centro Cultural Humberto, em Cataguases, será palco para o lançamento dos cinco curtas-metragens realizados por jovens talentos de cidades da Região, vencedores no Edital Usina Criativa de Cinema. A apresentação dos curtas encerra o 4º Festival Ver e Fazer Filmes Inverno 2016.
O evento acontece domingo, 17 de julho, às 19h, com apresentação e premiação pelo Júri Técnico e Júri Popular. A sessão é aberta ao público, conforme a capacidade de acomodação do local. No dia 16 de julho, sábado, haverá uma sessão reservada aos integrantes das diversas equipes de produção.
O Projeto Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa voltada para ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas por talentos das cidades da área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.
Por meio de um Edital regional foram selecionadas cinco propostas de obras audiovisuais inéditas e originais. Os proponentes receberam R$25.000 para realização dos curtas-metragens, além de consultorias técnicas especializadas e suporte em todas as fases de produção. Um 5º projeto foi selecionado na categoria diretor convidado.
Nessa primeira edição do concurso, foram vencedores:- "A Luta", gênero ficção, proponente Karina Ribeiro e diretor Bruno Bennec, de Muriaé;- "De Quando em Vez", gênero documentário, proponente Jader Barreto, que divide a direção com Rafaella Lima, de Visconde de Rio Branco;- "Rainha", gênero ficção, da diretora Sabrina Fidalgo, do Rio de Janeiro, na categoria diretor convidado.- "Olhos de Vô", gênero animação, proponente e diretor Marco Andrade, de Cataguases;- "O Universo de Manoel", gênero animação, proponente Renatta Barbosa, direção Leandro Silveira e Fabiano Banna, todos do Coletivo PIA, de Cataguases.As equipes participaram de um ciclo de oficinas de formação, coordenadas por experientes profissionais do audiovisual, antes de iniciar as filmagens: Análise de Projetos, Roteiro, Fotografia, Direção e Produção, Direção de Arte, Sonorização.
Os curtas foram produzidos em suas cidades de origem, envolvendo técnicos, produtores e artistas locais. "Rainha" foi rodado em Cataguases em fevereiro, por uma equipe composta por profissionais do Rio de Janeiro e de Cataguases.
O Projeto é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA e da FAMINAS – Faculdade de Minas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Cultura e do Sebrae-MG.{{banner-interno}}
A secretária da diretoria do CEFET-MG de Leopoldina, Driele Laudelino, divulgou nesta quinta-feira, 14 de julho, edital assinado pelo Professor Flávio Antônio dos Santos, Diretor-Geral do CEFET-MG, que convoca os alunos matriculados a partir de 21 de janeiro de 2004 e até 24 de janeiro de 2014, que não concluíram todas as etapas para a Colação de Grau no prazo determinado, para resolver eventuais pendências. Segundo o edital, ocorrências anteriores a 21 de janeiro de 2004 foram prescritas.
Veja o edital na íntegra clicando aqui.{{banner-interno}}
Um homem morreu por volta das 11 horas da manhã desta sexta-feira, 15 de julho, enquanto mergulhava no rio Pomba, na região do Bairro São Vicente, em Cataguases. Fredson Leal Pereira, de 33 anos, era natural de Itaituba (PA) e estava trabalhando como mergulhador em Cataguases havia cerca de três meses segundo apurou o Site do Marcelo Lopes com o amigo dele, Clauber Luiz, também mergulhador há 30 anos. Os dois, segundo revelou, tinham uma amizade antiga e trabalhavam juntos "há bastante tempo", disse.Clauber contou que Fredy, como era chamado, foi vítima "do destino" já que, segundo ele, era um profissional experiente e muito responsável. De acordo com o amigo, ele mergulhava normalmente quando foi surpreendido por uma grande pedra que se deslocou e o atingiu por trás na altura do tórax e nuca. "A pedra prensou o peito dele", contou com voz embargada. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina esteve no local para retirar o corpo de Fredisson do rio e adotar as demais providências.
O sargento Franco, daquela corporação confirmou a versão de Clauber acrescentando que Fredisson foi encontrado sem o bocal do equipamento de respiração na boca. A causa da morte será definida por um exame de autópsia que será feito em Leopoldina, informou o sargento. Apesar do baixo volume de água do rio nesta época do ano, ele mergulhava a cerca de oito metros de profundidade, conforme revelou Clauber ao Site. Era casado e não deixa filhos. Uma equipe da Defesa Civil de Cataguases prestou todo apoio no local e deu os primeiros atendimentos até à chegada do Corpo de Bombeiros e outra do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência - SAMU, também compareceu ao local.Ainda conforme a reportagem apurou no local, Fredson trabalhava fazendo pesquisa para futura exploração de ouro naquela região do rio Pomba. Este tipo de profissional atua por conta própria, sem vínculo com os proprietários de areões, visto que não há garantia de que será encontrado o mineral em sua área de lavra. O trabalho de pesquisa consiste em mergulhar e perfurar um determinado local, retirar uma certa quantidade de material do leito do rio, examiná-lo e repetir o mesmo procedimento alguns metros adiante em toda a extensão da área escolhida. O resultado deste trabalho é que vai definir se é lucrativo explorar ouro naquela região.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou nesta sexta-feira, 15 de julho, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 18/07/16, às 16h.
1 PIZZAIOLO OU AUXILIAR DE COZINHA1 PROFESSOR DE INGLÊS2 FISCAL DE ÔNIBUS1 VENDEDOR1 SERVIÇOS GERAIS
Detalhamento de vagas somente no guichê de atendimento portando todos os documentos.
OBS: AS VAGAS ESTÃO DISPONÍVEIS A PARTIR DAS 13H NO SINE QUE NÃO INFORMA SOBRE VAGAS PELO TELEFONE
O SINE funciona na Rua Romualdo Menezes, número 2, ao lado do Clube Aexas, em Cataguases.
{{banner-interno}}
A agência do SEBRAE-MG em Cataguases realizou na noite da última quarta-feira, 13 de julho, em sua sede, uma palestra voltada para empresários do setor de panificação e de alimentos. Participaram 32 pessoas de Cataguases, Itamarati de Minas e de Carangola, conforme informou Andréia Luiza de Castro Antunes, organizadora do evento, técnica do SEBRAE e teve como tema "perspectivas no mercado de Panificação - Como sua empresa pode ser mais produtiva e rentável".A palestra foi apresentada pelo sócio proprietário do Instituto Tecnológico da Panificação e Confeitaria - ITPC - Marcelino Rodrigues. A entidade que dirige é dona do maior know how do Brasil no setor e tem experiência reconhecida inclusive no exterior. Além disso, o ITPC coletou e processou indicadores de performance demais de mil empresas em 2015 e vai apresentar o resultado desse estudo em encontro gratuito em breve, revela Andréia.
Marcelino, em sua palestra, abordou metodologias para melhorar o processo produtivo do setor de panificação, redução de desperdício, aplicação de boas práticas na manipulação de alimentos e gestão da empresa. O público presente, conta a técnica do SEBRAE "mostrou-se bastante interessado e foi muito participativo", revelou. Inclusive, os presentes ganharam uma consultoria gratuita do ITPC em suas empresas, acrescentou.Andréia disse que o ITPC mantém uma parceria com o SEBRAE-MG para realização de consultoria em pequenas empresas e realiza eventos como estes para divulgar o SEBRAE-TEC que é um programa daquela entidade que divide os custos destas consultorias ao meio com os empresários. Andréia completa dizendo que conhecer seu próprio negócio é o melhor caminho para o sucesso. "Maior conhecimento, significa mais sustentabilidade e mais competitividade", ressalta. Esta mesma palestra também foi ministrada no dia anterior em Além Paraíba, informou. O próximo passo é formar um núcleo com os participantes para discutir as necessidades e dificuldades do setor.
Na próxima segunda-feira, 18, o SEBRAE-MG em Cataguases realiza um encontro com os empresários do segmento de salão de beleza, onde vai abordar os mesmos temas objetivando discutir as dificuldades e necessidades do setor e propostas de empreendedorismo, revela Andréia. No dia 20 de julho, em São João Nepomuceno, será realizada a palestra "A Experiência do Cliente como Estratégia de Atendimento e Vendas", por Daniela Augusta. E de 25 a 29 de julho a agência em Cataguases vai realizar o curso Gestão Financeira para MPE - Micro e Pequena Empresa - em Cataguases, que será ministrado por Frederico Rosas, com vagas limitadas. (Foto de capa cedida pela agência do SEBRAE-MG de Cataguases){{banner-interno}}