Um carro desgovernado invadiu o quintal de uma residência na Rua Silvério Dias Barbosa, no centro de Itamarati de Minas, neste domingo, 17 de julho. Além do enorme susto que provocou nos moradores, o condutor nada sofreu, mas o veículo ficou bastante danificado. A Polícia Militar foi chamada para registrar o fato e tomar as providências necessárias e multou o motorista que não é habilitado. Ele também teve de providenciar a retirada do veículo do imóvel.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, o motorista do veículo Fiat Palio Weekend. G.C.V. de 35 anos, perdeu o controle da direção durante uma manobra em seu quintal, devido não ter experiência ao volante e não ser habilitado. O carro desceu em direção à casa vizinha embalado e causou vários danos na propriedade como o rompimento do muro que divide os dois imóveis e outro existente mais mais abaixo, danificou o piso e a cerca da piscina, além de colidir e parar na parede da casa que aparentemente não sofreu avaria.{{banner-interno}}
A quarta edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-Minas) está com as inscrições abertas. A partir do dia 22 de julho de 2016, os interessados poderão se inscrever pelo site feicintec.crea-mg.org.br. Os trabalhos participantes devem ser produzidos por alunos regularmente matriculados em cursos técnicos, tecnólogos e de graduação cadastrados no Crea-Minas, que abranjam as áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. As inscrições se encerram no dia 31 de agosto de 2016.
Depois de inscritos, os projetos irão passar por duas etapas de avaliação. Na primeira, uma comissão avaliadora vai selecionar 36 trabalhos para serem expostos no dia da feira, sendo três de cada uma das 12 Regionais do Conselho. O resultado desta primeira etapa será publicado no site da Feicintec até o dia 3 de outubro. Os projetos serão analisados com base no relatório de cada um, considerando resultados qualitativos e quantitativos. Já a fase final ocorre em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de outubro, com a exposição dos trabalhos classificados e o anúncio dos dez vencedores desta quarta edição da Feicintec. Os cinco primeiros colocados serão premiados com valores entre R$4.000 e R$12.000, os demais vão receber menção honrosa. Os participantes das duas etapas receberão certificado.
A Feicintec é voltada para projetos de inovação tecnológica e busca incentivar a criação, planejamento e execução de trabalhos neste âmbito. Além disso, a feira tem o objetivo de despertar novas vocações em estudantes de cursos da área tecnológica e aproximar ainda mais o Conselho das instituições de ensino. A terceira edição da Feira, realizada no ano passado, recebeu inscrições de mais de 200 projetos, desenvolvidos por aproximadamente 700 estudantes vindos de 48 instituições de ensino de todo o estado.
Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo site feicintec.crea-mg.org.br.{{banner-interno}}
Um tiroteio e dois seguranças feridos foi o saldo de um Encontro de Som Automotivo realizado nesta tarde de domingo, 17 de julho, na Casa de Shows Recanto da Usina Bonato, em Astolfo Dutra/MG (25,6 km de Cataguases). Três suspeitos de terem efetuados os disparos durante o evento foram presos minutos depois pelos policiais militares sargento Duque e soldado Roque, lotados naquela cidade. Eles também pediram reforço à Companhia PM em Cataguases que deslocou o uma viatura com o Comandante de Policiamento de Companhia - CPCIA - sargento Andrade e demais policiais de Dona Euzébia.
Segundo as primeiras informações obtidas junto à Polícia Militar, por volta das 18h40min, ligações anônimas foram feitas para o número 190 da PM informando sobre um tumulto no local onde acontecia o encontro de som automotivo. Os policiais deslocaram para lá e ao chegarem souberam que dois homens que trabalhavam como seguranças do local, haviam sido feridos e estavam sendo levados para o hospital de Cataguases. Em contato com as vítimas, que não correm risco de morte, eles foram informados que os autores dos disparos seriam oriundos de Piraúba/MG e estariam em um VW Gol Prata.
De acordo ainda com as vítimas, o veículo em fuga estava sendo perseguido por uma testemunha que repassou informações sobre a localização aos policiais quando pararam no trevo de Santana de Campestre, que dá acesso à lagoa da represa da hidrelétrica ali existente. Os militares foram até lá e conseguiram prender os três ocupantes do veículo. No seu interior também foram encontrados uma garrafa de coca-cola pequena contendo um líquido conhecido como Cheirinho da Loló, que eles estariam vendendo no encontro de som automotivo, um cartão de memória SD de 2GB com imagens de um dos autores portando uma arma de fogo, possivelmente a mesma utilizada para atingir os seguranças.
No evento foram disparados, a princípio, cerca de seis tiros de pistola PT.380, segundo acredita a PM com base em informações colhidas no local. Os três rapazes foram presos em flagrante por tentativa de homicídio e levados para a Delegacia Regional de Polícia de Leopoldina onde prestam depoimento. Elesforam identificados e tiveram as iniciais liberadas. São eles: T.A.C., Y.N.S e M.A.F.C, este menor de idade. Quanto às vítimas, uma delas foi alvejada no ombro esquerdo ficando o projétil alojado e foi liberada após atendimento. Já a outra foi atingida na região do joelho esquerdo sendo liberado em seguida.
{{banner-interno}}
Terminou neste domingo, 17 de julho, no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro (RJ), após quatro dias de competição, o Rio Winter International Open 2016 de Jiu Jitsu, promovido pela Confederação Nacional de Jiu Jitsu que reuniu atletas de vários países, inclusive cinco de Cataguases, sendo que um deles, Marcus Vinícius Primo, conseguiu sagrar-se campeão em sua categoria.
O evento contou com os melhores atletas masters de diversos países e entre os cataguasenses participaram os professores mestres Ricardo Caetano e Gustavo Gulão e os atletas Lúcio Mauro, Lucas Leitão e Marcus Vinícius Primo. Estes dois últimos subiram ao pódium, sendo que Leitão ficou em terceiro lugar e Marquinho Primo conquistou a medalha de ouro. Feliz da vida com a conquista, Marquinho disse que esta foi uma competição alto nível. "Foi a mais difícil das que participei devido ao fato de contar com atletas de grande experiência e talento e diversos países. Felizmente eu estava bem treinado pelo meu professor Wesley Lobo, da Lobo Team, e conseguimos o nosso objetivo que foi a medalha", comentou.
Ele também destacou a atuação de seu colega Lucas Leitão, que conquistou a medalha de bronze na competição. "O Leitão estava muito bem treinado e fez lutas muito difíceis e e só conseguiu chegar ao terceiro lugar porque tem um ótimo jiu-jitsu", destacou. Por fim, Marquinho avaliou o evento como uma "experiência muito rica para os atletas de Cataguases por causa do nível da competição. Nosso jiu-jitsu está entre os melhores do país e isso é um orgulho para a gente que se dedica ao esporte", finalizou.
{{banner-interno}}
Um menor de idade foi imobilizado por populares que estavam em um bar na tarde deste domingo, 17 de julho, em Piraúba/MG (43 km de Cataguases) durante tentativa de assalto àquele estabelecimento. Um homem que estava no local tentou impedí-lo de praticar o crime e os dois entraram em luta corporal. O menor, que estava armado, fez três disparos com o revólver sendo o primeiro para o alto e os dois seguintes em direção à pessoa com quem estava brigando, mas os tiros falharam. Neste momento outras pessoas que estavam no recinto imobilizaram o adolescente até à chegada da Polícia Militar que fez sua apreensão.
Segundo informou a Polícia Militar, dois rapazes chegaram ao bar, que fica na Rua Prefeito José Xavier Vieira, região distante do centro da cidade, em uma motocicleta Honda CG 125, vermelha, sem placa, quando o rapaz que estava na garupa, desceu do veículo e anunciou o assalto com um revólver em uma das mãos. Neste momento, de acordo com informações obtidas pela PM junto a testemunhas, um dos homens que estava no recinto lutou com o menor que acabou disparando sua arma três vezes sendo a primeira para o alto e as outras duas vezes em direção ao seu oponente, mas a munição não deflagrou. Na confusão o seu comparsa que dirigia a moto, fugiu tomando rumo ignorado.
Após os tiros o menor foi dominado pelos demais que estavam no estabelecimento sendo encontrado minutos depois pelos policiais imobilizado, caído ao solo e vigiado por um grupo de pessoas. Ele foi apreendido em flagrante por tentativa de assalto e levado para a Delegacia Regional de Polícia Regional em Ubá onde foram tomadas as providências de rotina. O revólver utilizado por ele, bem como as munições, também foram apreendidos. {{banner-interno}}