Últimas Notícias

PM prende rapaz e apreende 300 pinos de cocaína em Volta Grande

29/01/2019

Um jovem de 28 anos foi preso suspeito de tráfico de drogas e 300 pinos grandes de cocaína foram apreendidos no início da madrugada desta terça-feira, 29 de janeiro, na BR-393, em Volta Grande. A ação aconteceu durante fiscalização dos militares Sargento Moreira e Cabo Gomes no intuito de abordar motocicletas que possivelmente trariam drogas do Rio de Janeiro para a região. A motocicleta que o suspeito conduzia também foi apreendida.
Segundo a PM, o condutor, ao perceber que seria abordado, continuou a trafegar pelo acostamento daquela rodovia, momento em que retirou da camisa uma sacola plástica e a jogou em um matagal às margens da pista. Ainda segundo os policiais, foram feitas buscas na área onde o indivíduo havia dispensado o material sendo encontrado um saco plástico com 300 pinos grandes de cocaína. {{banner-interno}}
O rapaz informou aos militares que havia buscado a droga em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro, para levar até o município de Aperibé/RJ, distante 65 Km de Volta Grande. Ele, que é natural de Santo Antônio de Pádua/RJ, foi preso por tráfico de drogas e encaminhado à Delegacia Regional da Polícia Civil de Leopoldina junto com a droga apreendida. A moto foi recolhida ao pátio credenciado junto ao Detran/MG em Além Paraíba. (Fotos: Polícia Militar/Divulgação)

Clique aqui para saber mais.

Ministério Público quer explicações das empresas com barragens na região

28/01/2019

O Promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Cataguases, Gustavo Garcia Araújo (foto abaixo), notificou nesta segunda-feira, 28 de janeiro, as empresas Companhia Brasileira de Alumínio (CBA-Miraí), Votorantim Metais, em Itamarati de Minas, Bauminas (Miraí) e EBBA, antiga Bella Ischia, em Astolfo Dutra, responsável pela antiga Usina Paraíso. O motivo, conforme contou ao Site do Marcelo Lopes, com exclusividade, é conhecer de perto, por meio de laudos técnicos, o nível de segurança das barragens mantidas por estas empresas em nossa região a fim de prevenir eventuais acidentes como o ocorrido em Brumadinho, na última sexta-feira, 25.
A reportagem teve acesso ao conteúdo das notificações - que é idêntica para todas - e requer das empresas apresentação de uma série de documentos referentes às suas barragens. São eles: Relatório da última auditoria técnica de Segurança de Barragem realizada nas mencionadas barragens, atestando a "Estabilidade Garantida"; Apresentar a última licença ambiental, quanto à estrutura das barragens com plano de Segurança da Barragem; Apresentação da última "Declaração de Condição de Estabilidade referente a última atualização do Relatório de Auditoria Técnica de Segurança apresentada ao DNPM e a FEAM.
Aquela Promotoria requer ainda a apresentação de cópia de Estudo "Dam Break", com cópia do plano de ações emergenciais e solicita informações sobre as medidas específicas planejadas para alertar, remover e resgatar todas as pessoas identificadas como passíveis de serem diretamente atingidas, bem como plano para mitigar impactos ambientais decorrentes de eventual dano da barragem. As empresas notificadas tem prazo de dez dias para responderem ao Ministério Público sob pena da aplicação das sanções cíveis e criminais cabíveis ao caso, bem como a responsabilização pessoal por ato "comissivo por omissão" em caso de eventual desastre, finaliza o requerimento. {{banner-interno}}
Gustavo Araújo revelou ainda outro procedimento a ser adotado junto às empresas que possuem barragens na região. "Assim que passar este período turbulento em Brumadinho, o Ministério Público de Minas Gerais, através de sua equipe de peritos em engenharia, juntamente comigo, responsável pelo Meio Ambiente na Comarca, vamos fiscalizar todas as barragens que possam causar impactos ambientais e provocar danos às pessoas em nossa Comarca e região a fim de dar uma tranquilidade maior à população, explicou aquele Promotor. (Foto gentilmente cedida pelos vereadores Hercyl Neto e Sargento Jorge Roberto)


Clique aqui para saber mais.

Consumidor pode bloquear facilmente ligações de telemarketing

28/01/2019

Sabe aquelas ligações que destinadas a oferecer algum tipo de produto? São oriundas dos setores de telemarketing das empresas e que, na maioria da vezes, ocorre no momento em que você está mais ocupado ou fazendo algo que não pode parar. Pois bem, você, que mora em Minas Gerais, pode se livrar delas de uma maneira fácil, rápida, segura e legal. Parece mentira, mas não é. E o setor de Defesa ao Consumidor do Ministério Público de Minas Gerais está divulgando este serviço que tem fundamento na Lei Estadual 19.095/2010. O serviço é gratuito e gerenciado pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon.
A decisão de receber ou não ligação telefônica ou SMS oferecendo produtos e serviços é sua, leitor. Caso não queira receber nada disso mais, basta cadastrar os números de seus telefones fixo ou móvel no Sistema de "Bloqueio de Telemarketing por Ligação e SMS", conhecido como Lista Antimarketing. Isto feito, em 30 dias, contados a partir do cadastro no sistema, todo fornecedor estará proibido de ligar para aquele número cadastrado para fazer propaganda de algum produto ou serviço. A exceção é para entidades filantrópicas e empresas que sejam expressamente autorizadas pelo consumidor. {{banner-interno}}
No entanto, apenas números de telefone registrados em Minas Gerais podem ser cadastrados na Lista Antimarketing. O cadastro no sistema de bloqueio de telemarketing é válido por um ano. Ao final desse período, o sistema enviará alerta para o e-mail do usuário informando a necessidade de revalidação do cadastro. O consumidor que efetuar o cadastro de um telefone no sistema deverá cancelá-lo imediatamente se deixar de ser o titular da linha.

Para bloquear sua linha clique aqui.

Clique aqui para saber mais.

Diretor de Muriaé tem dois filmes no Festival de Cinema na Alemanha

28/01/2019

O diretor muriaeense Bruno Bennec (foto abaixo), está participando do 14º Brasilianisches Filmfestival - CINE BRASIL, que acontece no Kino Babylon, em Berlim, na Alemanha o filme "A lenda do caboclo d`água".
Em protesto contra as empresas mineradoras, o documentário que nasceu para contar histórias fantásticas e lendárias, terminou numa real e cruel tragédia criminosa sobre o desastre que ocorreu em Mariana há 3 anos.
O documentário "A lenda do caboclo d'água" fala, através do olhar e memórias dos moradores de uma pequena cidade ribeirinha que foi devastada pela lama, sobre um ser que assombrava e encantava os Rios de Minas Gerais, o Caboclo D`água.
A lenda existe desde a época do ouro na construção da estrada real e até hoje é vivenciada e contada por seus moradores. O curta foi rodado entre 2014 e 2016 na cidade de Barra Longa em Minas Gerais antes e depois da tragédia de Mariana, após o rompimento criminoso da barragem da SAMARCO, que matou 19 pessoas e deixou para o Brasil a tristeza de um dos maiores crimes ambientais do mundo. O Rio Carmo, segundo os moradores, era a casa do Caboclo D'Água. {{banner-interno}}
O Festival está completando 14 edições e conta com curtas e longas metragens como Canastra Suja e Correndo atrás, rodado em Muriaé através do Polo do Audiovisual Zona da Mata. 
A programação se estende por uma semana em Berlim e depois ganha a estrada passando por cidades no interior da Alemanha. Além do filme estreante, Bruno Bennec ainda exibe o filme "A luta" rodado em Muriaé, em 2016 pelo edital Usina Criativa do Polo Audiovisual Zona da Mata. (Fotos: Bruno Bennec)



Clique aqui para saber mais.

Prefeito de Cataguases afirma ter solicitado laudos técnicos das barragens da região

28/01/2019

O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, reuniu-se na manhã desta segunda-feira, 28 de janeiro, com secretários municipais, vereadores e representantes das polícias militar e do meio ambiente, para tratar da situação das barragens existentes na região, em função do acidente ocorrido na cidade de Brumadinho, na última sexta-feira, 25. 
No dia seguinte, sábado, este site publicou matéria chamando a atenção para a realidade de Cataguases que possui barragens desta natureza bem como as cidades do entorno. O texto, inclusive, sugere que as empresas responsáveis por estas represas se manifestem no sentido de tranquilizar a população porque sem informações confiáveis a respeito do estado de conservação deles, se tornaram verdadeiras "bombas-relógio". Paralelo a veiculação desta notícial começaram a circular vários boatos e comentários por aplicativos de mensagem, trazendo preocupação à população sobre as condições destas barragens.
Clique aqui para ler a matéria completa.
Na reunião desta manhã o prefeito afirmou que está em contato com prefeitos de região e, com o apoio do Ministério Público de Meio Ambiente, solicitou os laudos técnicos das vistorias das referidas barragens de rejeitos localizadas nas proximidades do município. "Quero tranquilizar a população de nossa cidade e dizer que estamos tomando todas as ações preventivas para obtermos as garantias de que a situação é segura na nossa região quanto a esta questão", disse Willian, destacando ainda sua solidariedade com a população de Brumadinho e as vítimas do acidente com a barragem da Mina Córrego do Feijão, naquele município. {{banner-interno}}
Na oportunidade, o Tenente Carlos, da Polícia Militar de Meio Ambiente, tranquilizou a população e reiterou que as informações devem ser obtidas por fontes oficiais. "Não podemos deixar que a população fique alarmada com eventuais boatos e informações obtidas nas redes sociais, que tem tão somente o intuito de criar intranquilidade em nossa comunidade. Somente os órgãos oficiais, como Prefeitura, Polícia de Meio Ambiente, Defesa Civil, entre outros são fontes confiáveis de informação", ressaltou. (Fotos: Bruno Diego/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cataguases)


Clique aqui para saber mais.

« Anterior 1 ... 89 90 91 92 93 ... 3004 Próxima »