O atleta cataguasense de Capoeira, Maycon Vilela Alves, 28 anos, o Chinês, conquistou o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Abadá de Capoeira, realizado de 19 a 24 de julho último no Rio de Janeiro. A Abadá Capoeira é a maior escola desta arte no mundo e está presente em cerca de sessenta países. O evento reuniu atletas de todos os estados da Federação e a conquista do título o ponto alto da carreira de Chinês, que também atua no sentido de desenvolver a Capoeira em Cataguases dando aulas do esporte no Instituto Francisca de Souza Peixoto e na Associaçao Capoeirista Cidadão, através do Projeto Bom Capoeirista e Cidadão Consciente, entre outros. Maycon Chinês, que disputou o campeonato na categoria Peso Leve, conquistou também o prêmio de melhor Corda Roxa (o equivalente às faixas no Judô e Karatêe, e representa a graduação na Capoeira). Ele disse que o nível do evento foi "elevado, pois enfrentei atletas muito bem preparados, mas eu também treinei bastante e, felizmente, conquistei as vitórias que me levaram ao título da Categoria A", disse. Feliz com o título, Chinês, que começou no esporte aos 13 anos de idade, aproveitou para agradecer sua família, esposa e amigos pelo apoio. "Minha esposa e família que sempre me apoiam eu agradeço imensamente. E também a todos os meus apoiadores, pois sem eles não chegaria até aqui", reconheceu o atleta.
Em Cataguases, Maycon Chinês ensina Capoeira para cerca de setenta crianças e pessoas de todas as idades. No Instituto Francisca de Souza Peixoto ele dá aulas em um programa social mantido por aquela entidade. Paralelamente, mantém o Projeto Bom Capoeirista e Cidadão Consciente que faz parte da Associação Capoeirista Cidadão, fundada e presidida por ele há mais de três anos, que tem como princípio que todo bom capoeirista é também um bom cidadão, explica. O projeto funciona com oficinas gratuitas aos participantes e palestras. Além disso Chinês ainda consegue tempo para dar aulas de Capoeira para crianças e adolescentes dos bairros São Diniz, São Marcos entre outros. O campeão, incansável, vai continuar seguindo seu projeto inicial de usar a capoeira como ferramenta para complemementar a formaçao da criança e do adolescente. (Fotos: Arquivo pessoal){{banner-interno}}
Em uma noite onde o público aguardava ansiosamente pela apresentação do mineiro Zé Geraldo, que no início da madrugada empolgou a plateia com seus lindos versos, o cantor Léo Mantovani saiu de Piacatuba como o campeão da 14ª edição do Festival de Viola, etapa regional. Acompanhado do Quarteto Cantos de Minas e com a música "Santa Cruz Queimada", que foi escrita exclusivamente para o Festival e em homenagem ao distrito de Piacatuba, Léo garantiu para a cidade de Ubá, onde é radicado, o maior prêmio da segunda noite do Festival de Viola de Piacatuba. O segundo lugar ficou com a dupla Fabiana Carvalho e Fábio Castro, com a música "Paisagens", e o terceiro com Bráulio Hilário, que cantou "Assim é o meu Amor".O leopoldinense Rodrigo de Sá Schettino, vocalista da Banda Hey Joe, ficou com o troféu de Melhor Intérprete e a dupla Fabiano e Marcial com o de Melhor Violeiro. O Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia contou na sexta-feira com o tradicional cortejo de violeiros, que fez a abertura da noite. Em seguida, teve início a disputa da etapa nacional do Festival de Viola, que premiará cinco candidatos. Diorgem Júnior, vencedor do 13º Festival (etapa nacional) com a música "Viola Esperançada", fez sua estreia como artista convidado e, em seguida, o cantor e compositor pernambucano Sérgio Andrade, fundador da Banda de Pau e Corda, fez sua primeira apresentação no palco de Piacatuba. Neste sábado a grande atração da noite é o show de Renato Teixeira.
A 14ª edição do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia é produzida e coordenada por Maria Lúcia Braga e tem patrocínio da Energisa, incentivo do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina.{{banner-interno}}
Um adolescente apreendido e seu colega maior de idade foi preso, ambos em flagrante delito, na madrugada deste sábado, 30 de julho, nas imediações do Conjunto Residencial São Marcos furtando uma motocicleta. A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima via telefone 190 e a viatura com os militares sargentos André e Edney assumiram o caso. Ao chegarem próximo ao local do fato encontraram os dois rapazes, sendo um deles empurrando a motocicleta, que fugiram assim que viram a aproximação da guarnição.
Segundo o Boletim de Ocorrência o autor maior de idade ameaçou de morte o menor para que ele assumisse sozinho o furto da motocicleta Honda CG 150 Sport, vermelha, placa HCX-5832, Tocantins/MG, que estava estacionada junto a um dos prédios do Conjunto Residencial São Marcos. Após fugirem dos policiais eles foram detidos poucos metros adiante e junto à moto foram encontrados uma chave de fenda, um cabo plástico azul de aproximadamente 10 centímetros de comprimento, uma barra de ferro de 90 centímetros, uma peça de ferro com ponta afinada de 12 centímetros e uma chave de moto parcialmente raspada, que foram apreendidas.
A motocicleta foi removida para o pátio credenciado do Detran-MG onde será periciada e após os procedimentos legais liberada ao proprietário. Os dois autores foram encaminhados ao Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases e após passarem por exames médicos foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina onde prestaram depoimento, sendo o menor liberado conforme determina os preceitos legais.{{banner-interno}}
Um rapaz de 27 anos de idade foi baleado no pé e na mão no começo da tarde desta sexta-feira, 29 de julho, no Bairro Pouso Alegre, em Cataguases. A Polícia Militar foi chamada até à Rua Álvaro França, situada naquele bairro, por volta das 13h30min, com uma denúncia anônima de que disparos de arma de fogo teriam sido efetuados, porémm, ao chegar no local não encontrou a vítima nem o autor, após efetuar buscas em todo o bairro.
Às 17 horas, um rapaz deu entrada no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases vítima de disparos de arma de fogo e, como determina o procedimento padrão, os funcionários do Hospital acionaram a Polícia Militar que compareceu ao local para apurar o motivo do ferimento e registrar um Boletim de Ocorrência. A vitima informou que estava na rua quando surgiu um outro rapaz - que ela conhece e identificou para os policiais - que ao vê-lo efetuou disparos em sua direção acertando-lhe de raspão uma das mãos e dois deles, um de seus pés. A PM tentou localizar o suspeito mas até o fechamento desta matéria não tinha logrado êxito.
MOTOCICLETA RECUPERADA - Por volta das 20h30min desta sexta-feira, 29 de julho, a guarnição militar formada pelos sargentos André e Ednei recuperaram uma motocicleta que havia sido furtada na Vila Minalda minutos antes e prenderam o autor do furto. Esta foi a segunda moto recuperada pela PM neste dia.
Seu proprietário contou aos policiais que a motocicleta - uma Suzuki EN 125 YES, prata, placa HHL-1613, de Cataguases/MG - estava na garagem de sua residência quando ele saiu para conversar com uma vizinha e deixou o portão aberto, momento que o suspeito aproveitou-se para furtar o veículo.
A PM foi acionada e encontrou o rapaz fugindo com a motocicleta a cerca de duzentos metros do local de onde ele havia furtado o veículo, sem capacete. Ao ver a viatura, o suspeito assustou-se e ficou inquieto, olhando para trás a todo momento, conforme relata o Boletim de Ocorrência. Os PMs, então se aproximaram e fizeram a abordagem.
Questionado sobre a posse da motocicleta, o suspeito, acabou confessando ter furtado o veículo com o objetivo de vendê-lo para comprar drogas porque seria usuário de substâncias ilícitas. De acordo com os policiais o rapaz é conhecido no meio policial pela prática de diversos furtos. Ele foi preso em flagrante e a motocicleta apreendida e recolhida ao pátio credenciado do Detran-MG onde será periciada e depois liberada ao proprietário.{{banner-interno}}
Os policiais militares sargentos Vilela e Adelir durante patrulhamento pelo Bairro São Vicente na tarde desta sexta-feira, 29 de julho, localizaram e recuperaram uma motocicleta que havia sido furtada no dia 11 último.
O veículo, uma Honda CG 125 FAN, preta, placa HEC-8319, de Leopoldina/MG, estava estacionada na Rua Antônio Januário Carneiro no momento em que os militares passavam e desconfiaram de sua procedência.
Em contato com a Sala de Operações no Quartel, o militar de plantão consultou o sistema informatizado que constatou que a referida motocicleta havia sido furtada no distrito de Vista Alegre.
A moto foi removida para o pátio credenciado do Detran-MG em Cataguases onde está à disposição da autoridade judiciária.PIRATARIA - Na tarde desta sexta-feira, 29 de julho, durante Operação Alferes Tiradentes, policiais militares da cidade de Recreio (59 km de Cataguases) flagraram um jovem de 25 anos, residente em Muriaé, com um estoque de mídias falsificadas em uma mochila. O homem foi abordado após demonstrar nervosismo ao perceber a presença da guarnição com os militares Sargento Vinícius e Soldado Zamperlim.
No total foram apreendidos 366 DVDs e 83 CDs já falsificados e prontos para a venda. O autor foi preso pelo crime de violar direitos autorais e todos os produtos apreendidos foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina.
{{banner-interno}}