Um homem de 82 anos de idade, José Ferreira Neto, foi morto na manhã deste domingo, 31 de julho, provavelmente a golpes de faca dentro de sua residência, no bairro Alto do Asilo, em Recreio (59 Km de Cataguases). O crime teria ocorrido em decorrência de um furto de pássaros, mas esta versão não consta no Boletim de Ocorrência. Três rapazes, sendo um maior de idade e dois menores são suspeitos, sendo que um menor está foragido, outro foi apreendido e o maior foi preso em flagrante.
Informações extraoficiais obtidas pela reportagem do Site do Marcelo Lopes afirmam que os autores mataram o idoso para roubar uma gaiola com pássaros e diante de sua resistência lhe desferiram diversos golpes de faca fugindo em seguida, versão que a Polícia não confirma. Um dos menores suspeitos, segundo o Boletim de Ocorrência, após praticar o delito, pegou um táxi que o levou para Leopoldina, segundo informou o motorista aos policiais militares. De lá ele iria para Juiz de Fora, para a casa de seu pai, completou a avó para a PM que até aquele momento não sabia de sua possível participação no crime, conforme informou aos militares.
A Polícia Militar em Recreio fez diversas diligências à procura dos demais suspeitos e após receber ligações anônimas revelando a provável localização deles, conseguiu encontrá-los nas imediações do local do crime onde foram detidos. Ambos são conhecidos no meio policial pela prática de outros delitos, ainda de acordo com o Boletim de Ocorrência a que o Site teve acesso. Os dois foram conduzidos para a Delegacia Regional de Polícia em Leopoldina onde prestaram depoimento.
A Perícia Técnica da Polícia Civil também compareceu no local do crime onde realizou os exames de rotina e liberou o corpo para o necrotério. Na casa da avó do menor que fugiu para Leopoldina, os policiais encontraram roupas dele secando no varal que pareciam terem sido lavadas havia poucas horas. Na residência da vítima foram encontradas também duas espingardas e três cartuchos semicarregados calibre 32 que foram apreendidos. Alguns moradores da cidade, revoltados com o fato, tentaram agredir dois suspeitos, segundo apurou a reportagem do Site, mas foram contidos pelos policiais.{{banner-interno}}
Em Além Paraíba, um homem de 23 anos desapareceu nas águas do rio Paraíba do Sul na tarde deste sábado, 30 de julho. Fabrício Balbino Pernambuco, 23 anos, havia sido preso pela Polícia Militar após se envolver em uma confusão com a ex-companheira, de 25 anos, que teria sido agredida por ele.
De acordo com o Boletim de Ocorrência o indivíduo estava algemado quando conseguiu se afastar dos militares e correr em direção ao rio. Os policiais tentaram localizá-lo e também entraram no rio, mas ele não foi mais avistado.
O Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina foi acionado e esteve no local e comecou a fazer buscas no local até o anoitecer de sábado quando foram interrompidas. Neste domingo, o 4º Pelotão de Bombeiros Militar retomou os trabalhos, mas até o fechamento desta matéria, sem sucesso. (Fotos: Adenilson Mendes/Blog Adenilson Mendes){{banner-interno}}
A última noite de shows do Festival de Viola de Piacatuba e Gastronomia, neste sábado, 30 de julho, foi dedicada à música de raiz, com a apresentação de um dos maiores violeiros e cantadores do Brasil, Miltinho Edilberto e, na sequência, pelo ícone Renato Teixeira, artista consagrado internacionalmente e que tem uma carreira de sucessos com uma contribuição imensurável à Música Brasileira. Uma multidão tomou conta da bucólica, charmosa e acolhedora Piacatuba para cantar e ouvir as músicas desses dois grandes artistas brasileiros.
Produzido e coordenado por Maria Lúcia Braga, o Festival tem patrocínio da Energisa, apoio cultural do Governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e apoios da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Cerveja Itaipava, Unimed, Hotel Minas Tower, Sorvete Sol e Neve e Prefeitura Municipal de Leopoldina. Esta décima quarta edição contou com oito restaurantes que privilegiaram a culinária mineira com menus especialmente criados para a ocasião, conforme informou Maria Lúcia. Além disso, um restaurante fez o contraponto servindo comida japonesa que foi bastante elogiada.Os dois shows da noite parece terem sido escolhidos sob medida para agradar ao público porque, além de registrarem a maior plateia do festival, ninguém arredou o pé do lugar durante as quase três horas de música oferecida por Miltinho Edilberto e Renato Teixeira. O primeiro, Miltinho, um violeiro cantador e também contador de causos que veio do Sul de Minas com um repertório alegre, descontraído e música da melhor qualidade, daquelas que a pessoa começa a ouvir e não quer mais parar. Trouxe com ele Cosme Vieira e seu acordeon, para dar um tempero novo e rechear suas canções, fazendo uma parceria bonita com a viola caipira. Saiu um som gostoso, bonito e canções que fizeram muita gente dançar.
Miltinho Edilberto, que também é folclorista, tem música gravada por Maria Gadu e outros nomes consagrados da MPB, é afilhado de Renato Teixeira com quem voltou a dividir o palco, pouco depois em uma música que foi, na verdade, uma brincadeira com a plateia, durante a apresentação do amigo. Miltinho fez um show alegre, alto astral, contando seus causos com muito bom humor e cantando músicas com letras irreverentes, como a que narra a história da venda do "Seu Lipidirico" - hilariante - que se mesclavam com outras de cunho sério. O tempo passa num piscar de olhos durante o show envolvente desse músico e compositor que toca sua viola até de costas (acredite, porque é verdade!) Piacatuba confirma assim, a fama de trazer para o seu Festival, os melhores da música de raiz.O show mais aguardado da noite começou logo em seguida e trouxe um Renato Teixeira inspirado e animado. Conversou com a plateia, elogiou Piacatuba dizendo que gosta muito de se apresentar naquele Festival, e comentou sobre o grande número de pessoas que estavam ali para assistí-lo fazendo uma referência à população do distrito. "Tem mais gente aqui do que a quantidade de moradores desta cidade", arrancando risos da plateia. E desfiou seus muitos sucessos sempre acompanhado pela voz da multidão. No palco ele dividiu algumas canções com seu filho Chico Teixeira, talentoso como o pai e violeiro dos bons também. O rapaz é compositor e assina algumas parcerias com Renato. Eles cantaram a versão de uma canção de Cat Stevens feita pelos dois chamada "Pai e Filho" em um dos momentos mais intimista do show. Arrancou muitos aplausos.
Renato Teixeira e sua banda encerraram o Festival de Viola de Piacatuba que foi, talvez, a edição mais comprometida com a música de raiz de sua história. A presença de nomes de peso da música brasileira trouxe ao evento o respaldo necessário para garantir-lhe o seu lugar entre os maiores de seu gênero. Renato Teixeira foi o primeiro a reconhecer sua grandeza em pleno palco ao afirmar que tocar ali, para ele, é uma das maiores alegrias. A música de raiz se fortalece com esta iniciativa e a região também fica muito feliz por ver um festival desta magnitude se consolidar no cenário da música brasileira. O Turismo e a Gastronomia agradecem e toda a sociedade se beneficia. Este é o maior legado deste evento.
Veja mais fotos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Uma colisão frontal envolvendo dois veículos na madrugada deste domingo, 31 de julho, provocou a morte de uma pessoa e deixou feridas outras seis, na altura do Km 11 da BR 267, entre Tebas e Argirita, nas proximidades de um Ferro Velho. O acidente aconteceu por volta das 2h45min, quando um automóvel Corolla, placa de Leopoldina, com dois ocupantes - o condutor e sua esposa grávida – e um VW Gol que trafegava com destino à Bicas, com 5 pessoas em seu interior, colidiram de frente. De acordo com as informações, os ocupantes do GOL retornavam de Cataguases, onde trabalharam no serviço de buffet de uma festa de casamento.
O condutor do VW GOL teve ferimentos leves, os demais ficaram feridos com mais gravidade segundo informações preliminares e um morreu. Todos os feridos foram levados para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina e após serem atendidos pela equipe médica de plantão permaneceram internados. O casal que viajava no Corolla também foi atendido e permanece em observação no PSM.
Três Unidades do SAMU, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal e uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina atenderam a ocorrência. A pista ficou interditada por pelo menos duas horas.(Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Um estelionatário estaria se passando por padre para tentar lesar moradores de Muriaé usando o nome do padre Cícero Machado, da Paroquia São Paulo (Centro), em mais uma modalidade de golpe.
Nesta sexta-feira, 29 de julho, a secretaria da paróquia confirmou à Rádio Muriaé que nos últimos dias recebeu ligações de várias pessoas relatando terem atendido em suas casas um homem portando bíblia e terço, pedindo doações em nome do padre Cícero.
A maior parte das denúncias é da área do Rosário, na região central da cidade, e há relatos também de que em alguns casos, a tentativa de golpe se deu por meio de ligação telefônica.
A paróquia esclarece que em hipótese alguma faz este tipo de campanha de arrecadação e alerta as pessoas que caso sejam abordadas não façam qualquer doação.
A Polícia Militar (PM) orienta que principalmente em caso de abordagem presencial, a vítima deve ligar rapidamente para o número de emergência da corporação (190), e informar a descrição física do autor da forma mais detalhada possível. (Foto: Sargento Rangel){{banner-interno}}