Os candidatos a prefeito e vice para as próximas eleições municipais de Ubá foram definidos. Astolfo Dutra e Dona Euzébia também definiram seus candidatos. Em Leopoldina, a definição acontece nesta noite de sexta-feira, 5 de agosto, últio dia de prazo. Está certa a candidatura a reeleição do atual prefeito José Roberto de Oliveira, que vai buscar seu quinto mandato. Miraí também define esta noite os futuros candidatos a prefeito e vice.
Ubá - Oswaldo Guimarães, do PV, é candidato à prefeito, tendo como vice, o tucano Anderson Badaró. Pelo PCdoB, os filiados confirmaram a candidatura de Samuel Gazolla à chefia do Executivo local. O atual presidente da Câmara terá como vice Augustsmidt Riani, do PSB.
Edson Teixeira, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS) entra na disputa tendo como vice Vinícius Samôr, do PSL. Já o petista Aldeir Ferraz forma chapa com o peemedebista, Norton Fagundes. E o empresário José Silva, do Partido Trabalhista Nacional (PTN) terá como vice o companheiro do mesmo partido, Marcos Silva.
Astolfo Dutra - O atual vereador Bruno Enfermeiro é o candidato a prefeito pela coligação apoiada pelo atual prefeito Arcílio Venâncio. Bruno terá como vice, o cirurgião dentista Geraldo Guimarães. A coligação é formada por oito partidos e vai lançar também 34 candidatos a vereador.
A oposição em Astolfo Dutra vai unida com o candidato Neném Cocate (Sebastião Valentim Cocate) para prefeito que tem como vice, Regina Soldati Benini, mais conhecida como Gina. O PMDB lidera a coligação que conta com diversos partidos.
Dona Euzébia - Manoel Franklin Rodrigues, do PPS, é o candidato a prefeito na coligação que reúne os partidos DEM, PSB, PDT e PRB e tem o apoio do atual prefeito Mazinho. Manoel Rodrigues terá como vice em sua chapa, Antônio Eustáquio Pereira. A coligação vai lançar ainda treze candidatos a vereador.
Romildo Pereira é o candidato a prefeito e Antônio Carlos Teixeira, seu vice. Eles formam um dos blocos de oposição que conta com os partidos PSD, PSDB, PT, PP, PV e PMDB e estão lançando também 16 candidatos a vereador.
A terceira candidatura é de Sebastião Lacerda a prefeito que tem a seu lado Margarete Gomes, como vice. Eles uniram os partidos PEN, PSC e PHS e vão lançar também 16 candidatos a vereador.
Itamarati de Minas - Uma coligação formada pelos partidos DEM, PV, PSDB, PSC e PSD lançou o candidato Herivelto Zanela a prefeito. Ele terá como vice o atual vereador Ciro Alves Vieira Filho. A chapa é apoiada pela atual prefeita Tarcília Fernandes e vai contar ainda com 32 candidatos a vereador.
A oposição, que reúne membros do PMDB, PT, PR, PMN e PTB está lançando a chapa encabeçada por Hamilton de Moura Filho, que terá como vice, Vigorito e deverá lançar trinta candidatos a vereador.{{banner-interno}}
O Colégio Soberano recebeu na manhã da última quarta-feira, 3 de agosto, a visita de integrantes da Associação Cavaleiros da Cultura, com quem mantém uma parceria. A entidade foi criada em 2008 por Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto, Oscar Niemeyer, que projetou o Colégio Cataguases. O grupo de cavaleiros veio a Cataguases para distribuir kits de livros nas escolas estaduais Manoel Inácio Peixoto e Doutor Norberto Custódio Ferreira. Foram distribuídos 670 kits com seis livros cada.No Colégio Soberano, os Cavaleiros da Cultura divulgaram a Festa Literária de Rio Novo onde alunos daquela escola vão participar no dia 12 de agosto, conforme revelou a supervisora pedagógica Maria Tereza Werneck. "Vamos apresentar um número de dança com vinte e oito alunos", informou. O Soberano vai levar para a Festa Literária de Rio Novo sessenta estudantes e foi a única escola convidada de Cataguases a participar do evento, acrescentou Maria Tereza. A Festa Literária acontece anualmente naquela cidade através da Associação Cavaleiros da Cultura e tem apoio do Fundo Estadual de Cultura.
Maria Tereza, que é consultora da Festa Literária de Rio Novo e amiga pessoal de Carlos Oscar, disse também que os integrantes da Associação Cavaleiros da Cultura percorrem todo o país à cavalo distribuindo livros em escolas públicas. Ela acrescentou que o grupo tem a preocupação em desenvolver o gosto pela leitura junto às crianças. Desde o início do projeto, a entidade já percorreu quase 10 mil km e doou 650 mil livros e a meta é chegar a um milhão ainda neste ano, revelou Carlos Oscar. O grupo se dedica, ainda, à capacitação de professores da rede pública de ensino, através de parcerias com pedagogos e professores, completou.
{{banner-interno}}
FORAGIDO - A Polícia Militar de Miraí prendeu na noite desta quinta-feira, 4 de agosto, Paulo Cézar Coelho, vulgo Chimbinha, de 21 anos, foragido do presídio de Cataguases onde cumpria pena por tráfico de drogas e havia contra ele um mandado de prisão em aberto. O indivíduo foi preso após informações de que estaria comercializando entorpecentes em frente à sua residência e também possivelmente estaria de posse de um facão.
Ao perceber a chegada dos policiais o rapaz fugiu mas os militares conseguiram cercá-lo. Neste momento, o rapaz, munido de um facão, fez ameaças de se matar para não se entregar aos policiais que foram conversando com ele até se acalmar quando resolveu se entregar. O facão foi apreendido e no cabo oco dele foram encontrados quatro papelotes de cocaína. Ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Polícia Civil, em Leopoldina e posteriormente conduzido para o presídio de Cataguases onde vai continuar cumprindo sua pena.BICICLETA - A Polícia Militar de Cataguases recuperou na madrugada desta sexta-feira, 5 de agosto, uma bicicleta preta, marca Caloi, que havia sido furtada havia poucos minutos de uma residência no centro da cidade. Os militares, sargentos Vilela e Adelir, receberam denúncias anônimas de que um homem alto, moreno e magro teria efetuado o furto e seguido em direção à Rodoviária. Eles seguiram para aquela região e viram um rapaz com aquelas características trafegando com uma bicicleta parecida com a furtada. Ao se aproximarem o suspeito, abandonou o veículo no chão e empreendeu fuga pelo matagal em direção ao rio Pomba. A bicicleta foi recuperada e levada até o endereço de origem onde foi constatado sinais de arrombamento no portão da garagem e o cadeado que prendia a bicicleta estava danificado.
BEBIDA SEM NOTA FISCAL - A Polícia Rodoviária Federal em Leopoldina apreendeu na tarde desta quinta-feira, 4 de agosto, no Km 768 da BR-116, um caminhão Mercedes Benz, modelo Accello, que vinha da cidade do Carmo/RJ com destino a Cataguases. O veículo trazia uma carga com 310 caixas de bebidas diversas sem nota fiscal. Os dois ocupantes do caminhão, motorista e ajudante, identificados pelas iniciais A.O.B.P. e J.F.F., de 52 anos, foram qualificados. O caso foi encaminhado para a agência da Receita Estadual de Leopoldina.
No dia 28 de julho, outro caminhão de bebidas foi apreendido pela PRF-Leopoldina com 110 caixas de cerveja, também sem nota fiscal. O veículo fazia o mesmo trajeto - Carmo/RJ - Cataguases/MG.
{{banner-interno}}
Antônio Lage e José Eduardo Machado tiveram seus nomes confirmados por seus respectivos partidos na convenção conjunta realizada na noite desta quinta-feira, 4 de agosto, às 19 horas, na sede do Lions Clube de Cataguases, conforme este Site havia antecipado. O evento também oficializou sessenta candidaturas para vereador. O grupo demonstrou união e determinação para levar suas propostas de mudança para Cataguases.
Os presidentes dos Partidos que compõem a coligação discursaram mostrando os problemas enfrentados pela cidade. Isaac Morais, presidente do Solidariedade, partido do qual é o candidato a vice-prefeito, criticou durante a postura do atual prefeito e dos antecessores quanto a falta de empenho na geração de empregos no município. Os demais dirigentes também fizeram questionamentos sobre o fraco desempenho de Cataguases em relação a outros municípios lembrando que a proposta de Antônio Lage e de José Eduardo são inovadoras e eficientes.José Eduardo falou um pouco de sua história de dirigente sindical por quase quarenta anos. Ele esteve à frente do Sindcomércio, o antigo Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista e Atacadista de Cataguases, durante este período sempre atuando na defesa da categoria, conforme destacou e na valorização do trabalhador. Ele também destacou sua atuação como provedor do Hospital de Cataguases, de onde saiu muito bem avaliado sendo considerado o melhor administrador que aquela Santa Casa teve. José Eduardo agradeceu o apoio de todos e disse entrar nesta campanha "de coração aberto e vontade de mostrar para a população que podemos fazer muito para melhorar nossa cidade e que isso só depende de nós", frisou.
O candidato a prefeito, Antônio Lage, disse que "vamos fazer uma campanha séria, honesta e com propostas para o povo de Cataguases". Ele lembrou sua origem humilde e trajetória para chegar até a disputa para o cargo de prefeito de Cataguases. "Passei dificuldade na vida, mas nunca precisei perder a dignidade nem a minha honestidade. São estes princípios que vou levar para a prefeitura", salientou. Sobre José Eduardo, disse que sua experiência será "essencial" para realizar uma boa administração e que conta com a ajuda dele no setor de saúde e também junto com os trabalhadores. Com relação aos candidatos a vereador afirmou que eles são "essenciais" para o sucesso da eventual administração e pediu que todos tenham muita disposição neste período eleitoral. Por fim, agradeceu a todos e desejou sucesso ao grupo.{{banner-interno}}
O PSDB e outros onze partidos realizaram em conjunto nesta quinta-feira, 4 de agosto, às 20 horas, no Clube de Atividades do Trabalhador - CAT - Rodrigo Lanna, suas convenções municipais para homologar os nomes dos candidatos a prefeito e vice e confirmar a coligação que vai apoiar a candidatura majoritária encabeçada por Willian Lobo de Almeida. O PSB, como já havia sido anunciado anteriormente, indicou o nome do vice-prefeito, tendo sido confirmado o do empresário Tita Lima, da Equiplastic. Para vereador foram formuladas quatro coligações com trinta candidatos cada.
O slogan "Volta, Professor", que já vinha sendo amplamente divulgado nas redes sociais, será o mote da campanha e servirá para pedir a volta de serviços como Saúde, Educação, Acessibilidade, dignidade para o servidor público entre outros temas conforme revelou o próprio Willian durante o seu pronunciamento. A convenção foi marcada pelo otimismo, a presença maciça de militantes e simpatizantes dos candidatos e pelo clima de festa e de alegria. Aliados como deputado estadual Isauro Calais, o assessor do deputado estadual Antônio Jorge e o prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, estiveram presentes prestando apoio. Isauro (foto), que é de Miraí e vem atuando ao lado de Willian há algum tempo, tendo atendido solicitações feitas por ele para o Hospital de Cataguases e a Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto, entre outros pleitos importantes, foi taxativo em dizer que o retorno de Willian a prefeitura será a retomada do crescimento do município. O deputado pediu que todos multipliquem os votos para Willlian a fim de que ele seja "o prefeito mais votado de Minas Gerais proporcionalmente". Antes de encerrar, fez questão de destacar que esteve com Willian antes da campanha eleitoral, está agora e estará depois "para ajudá-lo a fazer Cataguases crescer", salientou Isauro Calais.
O candidato a vice-prefeito, Tita Lima, não escondeu sua emoção no momento de falar ao público. Sincero, disse: "Sou marinheiro de primeira viagem, estou vivendo um momento novo, mas gosto de desafios", recebendo aplausos da plateia. Após fazer alguns agradecimentos ele mostrou-se disposto a contribuir com Willian para trazer mais desenvolvimento para Cataguases. Disse estar animado e confiante e afirmou que "Cataguases vai voltar ao ritmo de novo", completando em seguida: "Nós não vamos fraquejar", sendo novamente muito aplaudido.
Após todos os presidentes de partidos terem feito curtos pronunciamentos, Willian Lobo de Almeida fez um detalhado discurso. Fiel ao seu estilo, intercalou várias vezes o discurso com pequenos casos surgidos no momento, quando mostrou o que pretende dizer ao eleitorado nesta campanha. Sem fazer críticas diretas a atual administração, exceto quando citou que se eleito o funcionalismo voltará a receber o salário em dia, Willian preferiu mostrar como vai agir, fazendo um contraponto ao que é feito atualmente e forçando o eleitor a uma comparação natural entre dois métodos.Entusiasmado, disse que a presença de Tita em sua campanha é sinônimo de compromisso e dedicação com o trabalho e a geração de emprego para Cataguases. "Vamos fazer de tudo para ampliar o número de empregos", assegurou. Sobre o Plano de Governo avisou que ele poderá ser alterado a qualquer momento "de acordo com a necessidade do povo de Cataguases", frisou. A Saúde mereceu dele grande parte de seu pronunciamento quando disse que vai fortalecer o hospital e implementar os programas existentes disponíveis para a população. Quanto a Educação foi enfático: "Vamos fazer o que podemos porque o que queremos é muito além daquilo que temos condições" e garantiu que os alunos vão receber material didático de qualidade.
Willian também revelou que vai criar uma área dentro do Setor de Endemias da Secretaria de Saúde para cuidar dos cães de rua, investir em acessibilidade e voltar com os programas para a terceira idade. Sobre o Residencial São Marcos afirmou que vai desenvolver projetos de socialização no local e informou que vai trazer de volta as festas populares, como as que realizou na Taquara Preta, além de fortalecer o carnaval. Antes de encerrar, o candidato a prefeito do PSDB pediu a todos para calçarem botas e irem para a rua pedir votos "porque estamos iniciando este trabalho que tem uma proposta de futuro para Cataguases", completou sendo ovacionado pela plateia.{{banner-interno}}