No próximo domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais, o HC Saúde realizará a sexta edição do Passeio Ciclístico a partir das 8 horas. O tradicional evento reúne a equipe de funcionários da instituição, usuários do plano de saúde e pessoas que prezam pela prática da atividade física. Este ano, além de comemorar o Dia Nacional de Saúde, o passeio também abrirá as festividades de 20 anos de existência daquele plano de saúde.
O trajeto de 6 km, com a largada efetuada na Rua Antônio Augusto de Souza, entre o Centro Médico e as novas dependências do HC Saúde, contemplará as ruas Tenente Fortunato, Praça Rui Barbosa, Coronel Vieira, Praça Santa Rita, Doutor Francisco de Barros, Avenida Astolfo Dutra, Humberto Mauro, João Inácio Peixoto até as proximidades da Escola estadual Doutor Norberto Custódio Ferreira. O retorno se feito pelas ruas Nossa Senhora das Dores, Eponina Peixoto, Coronel Arthur Cruz, Astolfo Dutra, Praça Governador Valadares, Avenida Rotary, Francisco Rossi e Major Vieira.
Para o provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Junior – Bil, está é uma grande oportunidade para a população de Cataguases estar mais próxima e assim conhecer as demandas e a vontade da instituição em vencer as dificuldades e se modernizar para oferecer, cada vez mais, um atendimento de excelência a todos. A organização do passeio lembra a todos que não haverá inscrição prévia, e na hora do evento estarão disponíveis os kits contendo a camisa, crachá e senha para a participação do sorteio de uma bicicleta. (Fotos: Assessoria de Comunicação do Hospital de Cataguases){{banner-interno}}
Um motociclista de Miraí foi preso pela Polícia Militar em Muriaé, na noite desta terça-feira, 9 de agosto, suspeito por tráfico de drogas. Ele foi abordado na estrada Miraí-Muriaé, na altura do bairro Franco Suíço, já em Muriaé, e cerca de 200 gramas de cocaína foram apreendidos .
Segundo informou o sargento Valdeci, comandante da Patrulha Rural, sua equipe se deparou com o motociclista nas proximidades da praça do bairro Franco Suíço quando seguia em apoio a uma guarnição Tático Móvel, acionada para checar informações sobre veículos em atitude suspeita na rodovia, na região do Divisório.
De acordo com o policial, ao ver a viatura o rapaz namotocicleta deu meia volta, saiu da pista e tentou subir pelo mato, mas não conseguiu. Ele foi abordado e uma porção de cocaína foi encontrada próxima, sendo que a motocicleta está com documentação atrasada.
O militar relatou ainda que em contato com a PM de Miraí foi confirmado que o rapaz detido já tem passagens por suspeita de envolvimento com o tráfico de entorpecentes. Ele foi conduzido para a delegacia de Polícia para os procedimentos de praxe. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Os projetos de lei previstos para serem votados na sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira, 9 de agosto, foram todos sobrestados. Assim, a sessão terminou mais cedo e transcorreu em clima de tranquilidade. Também ficou decidido que a partir da próxima semana, por causa do início da campanha eleitoral, as reuniões semanais vão começar às 16 horas para não coincidirem com os horários dos comícios.
A pauta da sessão previa apenas a apreciação de três projetos de Lei, sendo um do Executivo. Este teve a discussão mais longa da noite porque prevê o aumento de cargos na Administração Municipal. O referido Projeto de Lei Complementar nº 24/2016 altera outra lei já em vigor e deu entrada na Câmara no dia 17 de maio último, em regime de urgência. Desde então vem tramitando na Casa sem conseguir ser votado. Desta vez foi sobrestado por oito sessões e só retorna ao plenário após as eleições de outubro. Ele prevê a criação de 9 cargos de Advogado; 19 de Assistente Social; 102 de Agente Comunitário; 85 de Agente de Saúde Pública; 31 de Enfermeiro e 14 de Médico de Família.
Outro projeto sobrestado por cinco sessões foi o que dá nome de Bairro São Marcos à localidade onde está erguido o Condomínio Residencial São Marcos. E por fim, foi sobrestado, por duas sessões, também após ampla discussão, o projeto de lei do vereador Majella que pretende permitir o serviço de carro de som na cidade para realizar "a divulgação de aviso, comunicações ou convocações para cerimônias fúnebres e telemensagens de aniversário ou datas especiais personalizadas". Caso aprovado o texto e sancionado pelo prefeito, o serviço poderá ser realizado de 8h às 20 horas. No Grande Expediente, o associado do Clube do Remo, Fábio da Cunha Lopes, subiu à Tribuna para fazer críticas à conduta da direção daquele clube. Ele disse que ama o esporte e o Clube do Remo e que ultimamente está percebendo que a diretoria daquela entidade vem adotando uma postura parcial em suas ações que em sua opinião não é a mais adequada para aqueles que se propõem a administrar um clube. Ele pediu a todos que fiquem atentos a esta realidade e agradeceu a oportunidade.
{{banner-interno}}
Está disponível na página do Tribunal Regional Eleitoral o sistema "Denúncia On line" para denúncia de propaganda eleitoral irregular feita nas ruas ou na internet. Também poderão ser denunciados os casos de propaganda extemporânea, ou seja, as que ocorrerem antes do dia 16 de agosto - data marcada pela legislação para o início da propaganda eleitoral em geral.
Nas últimas eleições municipais, em 2012, o número de denúncias recebidas por meio do sistema chegou a 11.661. No "Denúncia On line" o cidadão preenche um formulário, a ser direcionado à zona eleitoral onde ocorreu a irregularidade e que será encarregada da fiscalização da propaganda eleitoral. O denunciante receberá um número de registro com o qual pode consultar o andamento do processo. Constatada a irregularidade, o juiz da zona eleitoral poderá determinar a retirada da propaganda.
O sistema não aceita denúncias anônimas, sendo obrigatória a identificação do denunciante, mas os dados pessoais ficarão restritos à Justiça Eleitoral e não constarão do expediente instaurado para constatação da irregularidade.
O cidadão também pode denunciar pessoalmente, no cartório ou no Ministério Público. Além disso, os próprios servidores dos cartórios eleitorais, se constatarem irregularidades, podem notificá-las ao juiz. Eles também estarão incumbidos das diligências para confirmação dos casos.
O Denúncia On line não responderá a consultas e não receberá denúncias de propagandas eleitorais relativas a rádio, TV e jornais – que têm um tipo de tramitação específica. Vale lembrar também que esse é um sistema específico para denúncias de propaganda e não poderá ser utilizado para denúncias de outros assuntos ligados às eleições.
{{banner-interno}}
Nos dias 17, 18 e 19 de agosto, o Grupo de Teatro do Colégio Cataguases vai estrear a peça "Amargos Doces Anos", escrita e dirigida pelo professor de Língua Portuguesa, poeta e artista plástico, Luiz Lopez. Será a primeira de oito apresentações do espetáculo que terá como atores alunos e ex-alunos da escola que vão acontecer no anfiteatro do próprio colégio às 10h, 15h e 19 horas, sendo que no dia 17 não haverá a primeira sessão, pois será ensaio geral. Os estudantes também participaram das demais fases da montagem da peça como cenografia, figurino, contrarregra, sonoplastia, iluminação e divulgação. A peça conta ainda com a codireção e direção de coreografia de Mário Ferreira.O professor autor explica que a peça é na verdade, teatro pedagógico, que tem patrocínio do Governo de Minas Gerais, através da aprovação do projeto de teatro enviado à Secretaria de Estado de Educação no ano passado. Sobre o texto, Luiz Lopes diz que pretende ser uma plataforma de debate em sala de aula e fora dela, sobre alguns acontecimentos a partir da década de 1960. "A peça aborda o sofrimento, a luta estudantil, trabalhista e as guerras, de um lado. De outro, os avanços, as conquistas diversas e alegrias, no Brasil e no mundo, nos períodos de 1960 aos dias de hoje, com citações de alguns fatos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais mais marcantes", explica.
O professor diz que o texto faz um passeio pela história contemporânea. "A plateia vai assistir a cenas da política e da economia mundial, a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã, o Comunismo, a conquista espacial, as crises do petróleo dos anos 70, a queda do Muro de Berlim, na Alemanha, e o domínio capitalista do império norte-americano. No Brasil, a construção de Brasília, a ditadura militar de 64, a tortura, o milagre econômico, as obras faraônicas dos governos dos generais, as "Diretas Já", a redemocratização, a Constituição de 1988, a tragédia de Mariana e o afastamento da Presidenta da República, Dilma Rousseff, com graves consequências que afetam a população mais pobre do país", explicou.
A peça ainda aborda a cultura e a sociedade, o rock, o movimento estudantil, o movimento Hippie, o feminismo, as drogas, o domínio da cultura norte-americana sobre a dos países periféricos. Em referência ao Brasil, os Festivais da MPB (Música Popular Brasileira), a Jovem Guarda, o Tropicalismo, a conquista da Copa do Mundo de Futebol de 1970, a televisão e a sociedade de consumo, acrescenta, sendo uma espécie de grande mosaico para rever os acontecimentos mais marcantes do mundo. A peça faz parte do projeto aprovado pela escola em 2015 de unir Arte e Cultura à Educação, como forma de melhorar a formação escolar dos alunos e levar o prazer, a participação e a alegria para o ambiente escolar, completou Luiz Lopez.
Nota da Redação: Matéria atualizada às 9:00 horas de 10/08/2016{{banner-interno}}