No dia 31 de agosto, em Cataguases, a Rede Cineclube do Projeto Escola Animada inaugura sua 11ª sala de exibição na Região com uma ação especial, dessa vez com uma homenagem ao documentarista Silvio Tendler, reconhecido como um dos mais importantes do cinema nacional.
O Cineclube Silvio Tendler é fruto de uma parceria entre o Projeto Escola Animada, do Instituto Fábrica do Futuro, e o IF - Instituto Federal Sudeste, instalado na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, conhecida como Colégio Cataguases. Desde abril desse ano, foram inauguradas e já estão em plena atividade outras 10 salas de exibição da Rede Cineclube nas cidades e/ou distritos de Cataguases, Leopoldina, Muriaé, Visconde de Rio Branco e Além Paraíba.
O evento terá início no dia 30 de agosto, terça-feira, com exibição do filme "Utopia e Barbárie", onde o cineasta apresenta um balanço da história do mundo entre a II Guerra Mundial e o início do Século XXI, por meio de entrevistas e depoimentos recolhidos em 15 países. O filme começa às 19 horas, no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, com presença do diretor.
No dia 31, quarta-feira, às 10 horas, será realizada a inauguração do Cineclube Silvio Tendler, no Colégio Cataguases / Instituto Federal – IF, com presença do homenageado e de representantes de instituições, empresas e prefeituras da Região.
À tarde, Silvio Tendler recebe jornalistas da mídia regional para uma entrevista coletiva no Estúdio Escola da Fábrica do Futuro (Pina). E para encerrar as atividades do dia, o Cineclube Silvio Tendler irá exibir às 19 horas o longa-metragem "O Menino no Espelho", do diretor Guilherme Fiúza Zenha.
O Projeto Escola Animada – Rede Cineclube é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro, com o patrocínio da Energisa e Votorantim Metais, em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Superintendências Regionais de Ensino de Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora, Consórcio Intermunicipal de Cultura, Instituto Federal Sudeste-Cataguases. {{banner-interno}}
Dois acidentes consecutivos deixaram três pessoas mortas e 10 feridas na madrugada desta sexta-feira, 26 de agosto, na BR-040, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), duas carretas bateram de frente por volta das 2h e um ônibus também acabou envolvido na colisão. Foi necessário fechar completamente o trânsito para atendimento do Corpo de Bombeiros e da Via-040, concessionária responsável pela rodovia. O bloqueio causou congestionamentos quilométricos nos dois sentidos da estrada. O acidente aconteceu na altura do Km 573, cerca de 10 quilômetros após o condomínio Alphaville, bem perto da fábrica da Coca Cola.
ÔNIBUS DE ROMEIROS - Funcionários da empresa Sereno Tur, de Cataguases, foram para a região do acidente onde estão dando o apoio necessário para os feridos que estavam no coletivo. O veículo saiu de Ubá, por volta das 21h de ontem e seguiria para Trindade, em Goiás, com 43 romeiros, segundo uma das funcionárias da empresa. Ela também informou que ao passar pelo Km 573, por volta das 2h, o motorista acabou surpreendido por uma batida frontal de duas carretas e não conseguiu frear. Ele bateu nos caminhões e parou fora da pista, tombado. O condutor, Humberto Pinheiro, é uma das vítimas que morreu no local, assim como os outros dois motoristas dos dois veículos pesados envolvidos, segundo a PRF.
No ônibus também estava Rogério Fernandes de Souza, de 33 anos, que era o motorista auxiliar do coletivo. A funcionária da Sereno Tur informou que ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII porque teve uma fratura na perna e precisaria de uma cirurgia.
TRÂNSITO - De acordo com a PRF, às 7h foi liberada uma faixa no sentido Rio de Janeiro, mas como o sentido BH ainda segue fechado, a pista livre está sendo usada pelos motoristas que seguem nas duas direções. Uma das carretas envolvidas é dos Correios, o que motivou a presença da perícia da Polícia Federal no local. Peritos da Polícia Civil também fizeram os trabalhos de praxe. Às 10h, a PRF contabilizava três quilômetros de lentidão em cada sentido. (Fotos: Internet){{banner-interno}}
A Polícia Militar de Laranjal registrou, no final da tarde desta quinta-feira, 25 de agosto, a morte de dois irmãos após a queda de um muro. Manoel Pereira da Silva (Manoelito), 83 anos de idade, e João Luis, 73 anos, moradores da Rua José Eugênio dos Santos, estavam trabalhando na construção de um muro quando houve o desabamento atingindo os dois, sendo que um morreu no local e o outro chegou a ser socorrido pelo SAMU e levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos vindo a falecer. O Corpo de Bombeiros de Muriaé foi acionado e esteve no local, inclusive o comandante, tenente Da Silva. {{banner-interno}}
O candidato a reeleição e atual prefeito de Cataguases, Cesinha Samor, pela coligação liderada pelo partido PC do B, inaugurou no começo da noite desta quinta-feira, na Rua Tenente Fortunato, próximo à praça Rui Barbosa, seu comitê eleitoral com a presença de correligionários, candidatos a vereador, simpatizantes, do candidato a vice-prefeito Fernando Batista e do coordenador geral da campanha, Alex Carvalho, alémm de populares.Alex Carvalho abriu a solenidade em tom de otimismo afirmando que a candidatura de Cesinha tem o "melhor projeto de cidade" e que a escolha da localização do comitê, no Centro da cidade, deve-se por ser um local de convergência das pessoas e, por isso, segundo ele, será mais fácil para que elas conheçam os projetos para Cataguases. Alex também destacou a importância dos candidatos a vereador rumo a vitória. "São vocês que fortalecem esta campanha e a impulsionam ao mostrarem para cada cidadão o quanto foi feito por esta adminitração e o muito que poderá se fazer ainda", destacou.
Fernando Batista, o candidato a vice-prefeito, destacou que a candidatura nasceu vitoriosa desde o primeiro dia da administração de Cesinha que "vem vencendo inúmeros desafios ao se ver isolado nos primeiros anos de sua administração pelo governo da tucanalha do qual foi abandonado", frisou. "Mesmo assim, disse Cesinha conseguiu dar a volta por cima e provou saber administrar sem a ajudar do governo estadual até que com a chegada de Pimentel as obras começaram a vir e muito mais virá para a nossa cidade", salientou. Encerrou criticando a administração anterior dizendo que ela implantou o caos no município.
O candidato a reeleição, Cesinha Samor, repetiu a frase que o acompanha nestes quatro anos de administração. "Eu quero servir Cataguases e não me servir dela". E continou dizendo que seu governo é feito de pessoas honestas e que seus críticos não tem moral para o atacarem. Ele também disse que colocou Cataguases no rumo certo e quer fazer o município voltar a ser respeitada. "Muita coisa virá para Cataguases", disse referindo-se a obras que estão prometidas pelo governo do Estado e afirmou que está provando que fez, citando como exemplo o contrato com a Copasa que a partir de setembro não será mais cobrada a taxa de esgoto na conta do consumidor. Ele encerrou afirmando que alguns querem voltar para destruir Cataguases.{{banner-interno}}
Um galpão utilizado para guardar resíduos - em sua maioria plásticos - na empresa Cataguases de Papéis foi tomado pelo fogo no começo da tarde desta quinta-feira, 25 de agosto. O local está fechado há quase um ano e a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por curto circuito - inicialmente - está afastada porque a energia na empresa havia sido cortada antes mesmo da paralisação de suas atividades. Mesmo assim, uma equipe da Energisa esteve no local vistoriando a área porque está situada muito próximo do local incendiado há uma estação de energia elétrica.
Apesar da situação dos funcionários com a empresa não estar solucionada, inclusive há salários a serem pagos, vários correram para lá assim que souberam do incidente para ajudar a conter as chamas. Alguns deles disseram acreditar que a origem do fogo tenha sido intencional revelando que uma ou mais pessoas foram até o local com este objetivo. Ainda de acordo com estes mesmos funcionários outros colegas lhes teriam relatado que viram estranhos andando no interior da fábrica nos últimos dias. Apesar das chamas, ninguém se feriu.O novo caminhão-pipa da Defesa Civil fez o combate inicial ao fogo até a chegada do Corpo de Bombeiros, cuja unidade teve que se deslocar de Ubá e, por isso, demorou a chegar. A empresa Souza & Filhos colaborou neste trabalho enviando para a empresa seu caminhão-pipa e a Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão liberou a água de suas instalações para que a Defesa Civil pudesse reabastecer seu caminhão, além de apoio técnico através de sua equipe de Segurança do Trabalho e Brigada de Incêndio. As polícias Militar e do Meio Ambiente também estiveram no local, bem como o secretário municípal de Serviços Urbanos, José de Alencar Farage.
Segundo apurou o Site junto aos funcionários da Cataguases de Papeis, o trabalho que estava sendo feito pela equipe da Defesa Civil e posteriormente pelos Bombeiros Militares, era o de conter as chamas dentro do depósito a fim de que o fogo não se alastrasse, já que no entorno há pasto seco devido à falta de chuva e a empresa faz divisa com as indústrias Manufatora e Bauminas. A situação estava sob controle, asseguraram estes funcionários que acompanhavam de perto o trabalho dos Bombeiros e da Defesa Civil, avisando que as chamas não seriam dominadas a curto prazo devido ao grande volume de material existente no depósito.
NOTA DA REDAÇÃO: As fotos e vídeos utilizadas nesta matéria foram enviadas por leitores do Site, a quem agradecemos, porque nossa reportagem foi impedida de ir até o local do incêndio por um dos representantes da empresa. A tacanha mentalidade de tentar impedir o trabalho sério da imprensa apenas colabora com a desinformação, espalhando a fofoca e gerando ainda mais dúvida na população, ansiosa por informação de qualidade, essência do jornalismo praticado por este Site que, por isso, conquistou a credibilidade de seus milhares de leitores e da qual não abre mão.
{{banner-interno}}