O Rotary Clube de Cataguases e o Hospital de Cataguases realizaram na manhã deste sábado, 27 de agosto, no Calçadão, centro da cidade, a campanha para combater as hepatites viraisl. Denominada "Campanha Mundial Hepatite Zero", a iniciativa contou com a participação de profissionais e de um médico que acompanhou todo o processo, revelou Sílvia Gomes de Carvalho, a presidente do Rotary Clube.
Logo cedo, no início do Calçãdão, local conhecido como "Boca Maldita", onde foram instaladas as tendas da campanha, uma fila se formou para que pessoas pudessem fazer o teste de hepatite. O procedimento era simples e rápido e, após fazer o teste era preciso apenas esperar o resultado em vinte minutos, tempo necessário para os reagentes do kit sinalizarem para positivo ou negativo paraum dos tipos de hepatite.Sílvia avaliou esta primeira campanha do Rotary Clube contra as Hepatites Virais em Cataguases como "muito positiva". Ela reiterou que o problema no mundo é muito grave "Existem mais de meio bilhão de portadores das hepatites B e C no mundo. Por isso são uma doença muito grave e precisam de atenção para serem tratadas porque podem ser erradicadas segundo a ciência", comentou.
Para a presidente do Rotary de Cataguases o trabalhor realizado nesta manhã de sábado em Cataguases foi o primeiro passo neste sentido e alcançou os objetivos traçados por aquele clube de serviço. "Estamos satisfeitos com a participação da população, que compareceu ao Calçadão e fez o teste, contribuindo desta maneira para ajudar a erradicar esta doença", frisou Sílvia, que agradeceu a parceria do Hospital de Cataguases "que foi essencial neste trabalho por sua brilhante equipe técnica", completou.{{banner-interno}}
O Colégio Carmo realizou na última quinta-feira, dia 25 de agosto, uma Homenagem pelo Dia do Soldado envolvendo os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. A iniciativa contou com a participação de três policiais militares da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases através dos sargentos Veiga, Juarês e Silas, além do boneco "PM Legal".
As crianças ouviram, com atenção, às explicações do policial sobre o seu importante papel na sociedade. "Os soldados cuidam da defesa da população e socorrem as pessoas quando estão em perigo. São amigos das crianças e da família", informou sargento Juarês, em sua palestra que teve como objetivo revelar às crianças o papel da Polícia Militar na sociedade.
O Dia do SoldadoA data alusiva ao Dia do Soldado surgiu como uma homenagem ao patrono do exército brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, que nasceu no mesmo dia, no ano de 1803. Ele lutou em várias guerras dentro e fora do território nacional, dentre as mais famosas a Guerra do Paraguai, a e Revolta dos Farrapos. Caxias foi ministro da Guerra por três vezes consecutivas durante o Reinado de D. Pedro II e permaneceu no exército por cerca de sessenta anos.(Fotos gentilmente cedidas pelo Colégio Carmo){{banner-interno}}
Os candidatos a prefeito e vice, Willian Lobo de Almeida e Tita, respectivamente, acompanhados dos concorrentes a vereador na coligação "Volta Professor", correligionários e simpatizantes, além do ex-vice-prefeito, José Mantovani Neto e dos assessores do prefeito de Belo Horizonte, Vítor Valverde, que é cataguasense e José Emílio Afonso, participaram na manhã deste sábado, 27 de agosto de uma caminhada que teve concentração no Mercado do Produtor e percorreu a Vila Domingos Lopes e o Centro da Cidade até à Praça Rui Barbosa.Animados pelo jingle de campanha, Willian e Tita cumprimentaram os eleitores e comerciantes do Mercado do Produtor, tiraram inúmeras fotos e conversaram com a população. O candidato, que busca voltar à prefeitura após ter ocupado o cargo no período de 2009-12, disse à reportagem do Site que este contato com o eleitor "é a melhor parte da campanha porque a gente sente o carinho de verdade das pessoas", disse em meio a abraços. Animado, com a caminhada, Tita disse que a receptividade estava "ótima". Segundo o candidato a vice-prefeito "nós estamos sendo acolhidos com muito calor humano por todos que visitamos e isso é motivador", afirmou.
A caminhada saiu do Mercado do Produtor em direção à Rua Tenente Luiz Ribeiro, na Vila Domingos Lopes, ao lado da Escola Estadual Guido Thomaz Marlière e, de lá, seguiu em direção à Praça Rui Barbosa com os candidatos cumprimentando os eleitores nas ruas e dentro dos estabelecimentos comerciais até à chegada. Durante o percurso, o contato com o eleitor marcou o primeiro grande evento de campanha da coligação "Volta Professor" na região central da cidade. Os comícios de Willian e Tita estão previstos para começarem em setembro e até lá, as visitas em bairros vão continuar, informou a assessoria do candidato.
{{banner-interno}}
Os celulares se tornaram acessórios praticamente indispensáveis na rotina diária. Cheios de recursos e funções, os smartphones adquiriram maior valor agregado e, por isso, chamam mais atenção, inclusive, de criminosos. Para preservar o cidadão e prevenir crimes de furto e roubo desses aparelhos que são cada dia mais comuns e úteis em nosso dia-a-dia, o o 48º Batalhão da Polícia Militar idealizou o site Celular Seguro.
A estratégia está apoiada na tecnologia de rastreamento disponível nos celulares e no cadastramento simples dos números de identificação de cada aparelho, o chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). Implantado inicialmente em Ibirité, região metropolitana de Belo Horizonte, o serviço agora está sendo ampliado. O Site Celular Seguro combina inovações e tecnologia para facilitar o acesso de todos e inibir as ações criminosas, os furtos e roubos de aparelhos de telefonia celular, explica o tenente coronel Hércules Freitas.CadastroO cidadão mineiro precisa cumprir pequenas etapas para o cadastro no site Celular Seguro. Além de informar seu e-mail e telefone principal, o internauta cadastra dados pessoais e informações do aparelho celular (marca, modelo e o código IMEI – este código existe para cada chip e pode ser conferido ao digitar *#06# no aparelho). A partir daí, com um usuário e senha de acesso criados, ele pode gerenciar seus telefones cadastrados e alertar o roubo/furto de celulares.
"Uma das funções oferecidas no site Celular Seguro é de estimular as pessoas a conhecer e utilizar a ferramenta de rastreamento que já está disponível em cada aparelho (nos smartphones), pois é sabido que, mesmo sendo dispositivos pré-instalados em cada sistema operacional, muitos ainda não conhecem ou utilizam", observa o tenente coronel Hércules.
O comandante afirma que os cadastros já podem - e devem - ser realizados por todas as pessoas no estado de Minas Gerais, e em qualquer região do país, de forma que, quando houver a ampliação em todos os níveis, já estejam com suas informações inseridas no sistema.
"Outro detalhe que reforça essa importância de já cadastrar é que, todos os furtos e roubos de celulares em nosso estado podem ser acessados e, em caso de localização, seus proprietários serão comunicados, independentemente de onde ele esteja", sinaliza.
Vale destacar que o cadastro e alerta de furto/roubo no sistema não substitui o registro do Boletim de Ocorrência, que deve continuar a ser feito pela vítima junto à Polícia Militar de Minas Gerais.
Desde o início de sua divulgação e abertura ao público, num intervalo de quatro semanas, a procura pelo site totalizou pouco mais de 30 mil acessos e quase 11 mil cadastros. Mesmo assim, como o lançamento oficial ocorreu na quarta-feira (24/8), ainda será divulgada, em outro momento, a análise dos atendimentos e resultados também tidos como oficiais.{{banner-interno}}
A fim de combater a Hepatite no munícipio, o Rotary Clube de Cataguases vai promover a Campanha Mundial Hepatite Zero neste sábado, dia 27, a partir das 7h30min, no Calçadão, com ações até o meio dia. Segundo a presidente daquele Clube de Serviço, Sílvia Gomes de Carvalho, 1 mil kits de testes estarão disponíveis para a população neste dia e serão utilizados a fim de identificar os portadores de Hepatites Virais. Além disso, o público vai receber orientações sobre a doença, explicou.
"O Rotary Clube de Cataguases aderiu à campanha que está sendo realizada em todo o mundo. Nossa meta é combater essa doença que tanto prejudica à todos", comentou Sílvia citando o lema trabalhado pela instituição em 2016, "afinal, o Rotary está a serviço da humanidade", destacou a presidente que, para alcançar o sucesso nesta campanha conta com a parceria do Hospital de Cataguases. Aquela instituição vai disponibilizar três profissionais de saúde que vão aplicar os testes na população no sábado pela manhã, acrescentou Sílvia.
"Vamos disponibilizar um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem além de barracas, revelou o Gerente Controller do Hospital, Carlos Barbosa. "Além do atendimento tradicional, também é uma missão do Hospital o apoio e colaboração às campanhas de imunizações, prevenções de doenças e de educação em saúde pública", acrescentou ele. Também são parceiros nessa campanha, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Escola Técnica de Enfermagem Joana D’Arc e outros apoiadores, contou Noêmia Menta, presidente da Casa da Amizade do Rotary Clube.
Segundo o site da Campanha Mundial Hepatite Zero, hoje existem mais de meio bilhão de portadores das Hepatites B e C no mundo e, segundo a Organização Mundial de Saúde, as hepatites virais são um dos maiores problemas mundiais de saúde e matam duas vezes mais que a AIDS. A boa notícia é que as Hepatites Virais podem ser erradicadas do planeta no prazo de 15 a 20 anos. A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite – ABPH acredita existir quase 3 milhões de brasileiros infectados com os vírus B e C da Hepatite e que ainda vivem sem saber que estão doentes. A Hepatite é uma doença assintomática, silenciosa e que mata, mas se diagnosticada precocemente, tem cura.
{{banner-interno}}