A partir do próximo mês estará aberta inscrição para o concurso público da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para a formação de soldado para o ano de 2017. Ao todo serão oferecidas 429 vagas.
As vagas disponíveis são para a Região Metropolitana de Belo Horizonte (339); para a sede do 20º Batalhão de Polícia Militar de Pouso Alegre que oferece 30 vagas e outras 60 vagas restantes são para a 18ª Companhia de Polícia Militar Independente - Alfenas.
O edital já está disponível para consulta no site da corporação e você poderá consultá-lo na íntegra clicando aqui. Para se inscrever é necessário possuir nível superior de escolaridade e ter idade entre 18 e 30 anos na data da inclusão, prevista para o dia 03 de julho de 2017.
Do total de vagas, 386 são destinadas a candidatos do sexo masculino e 43 para sexo feminino.
O valor da inscrição será R$122,95 e poderá ser feita no site da PMMG entre os dias 21 de setembro e 21 de novembro. O salário inicial na carreira de soldado da Polícia Militar é de R$3.278,74.{{banner-interno}}
O Polo Audiovisual Zona da Mata e o Projeto Escola Animada inauguraram na manhã desta quarta-feira, 31 de agosto, no Colégio Cataguases, o Cineclube Sílvio Tendler. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Projeto Escola Animada, do Instituto Fábrica do Futuro, e o IF Sudeste que funciona nas dependências daquela escola. Estiveram presentes o próprio Sílvio Tendler; o reitor do IF Sudeste, Paulo Rogério Guimarães; o diretor do IF Sudeste em Cataguases, Leandro Borges; o diretor do Colégio Cataguases (Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto), Dowglas Rodrigues Moura; o gestor cultural do Polo Audiovisual, Céar Piva, e o prefeito de Cataguases, José César Samor, além de representantes de outras instituições, secretários de governo e alunos.
Ao chegar ao Colégio Cataguases, Sílvio Tendler foi apresentado ao professor e historiador João Dioni que lhe contou a história daquela escola. Em seguida subiu para o anfiteatro, agora transformado em cineclube que ganhou o seu nome. Lá fez o desenlace da fita inaugurando o espaço que recebeu toda a estrutura de uma sala de exibição de filmes. O cineasta também fez a doação de seis filmes de sua autoria para o acervo do cineclube.
O diretor do IF Sudeste de Cataguases, Leandro Borges, fez a abertura da solenidade e após agradecer a presença de todos, disse que a instituição se prepara para crescer na cidade. Já o reitor do IF Sudeste, Paulo Rogério Guimarães parabenizou Tendler por sua obra e por prestigiar aquele evento. Lembrou o esforço da prefeitura de Cataguases para fazer a unidade do IF Sudeste se concretizar no município e completou que "este esforço se mantém até hoje, mas é uma conquista que ninguém tira mais", assegurou. Dowglas, diretor do Colégio Cataguases, elogiou a parceria com o IF Sudeste e disse que ela tgem contribuído para o desenvolvimento de Cataguases.César Piva lembrou que a concretização do projeto dos cineclubes é uma parceria com a Energisa e começou há cerca de "quatro ou cinco anos". Segundo ele a meta é implantar trinta destas salas em diversas cidades da região sendo que já existem doze. "Aqui em Cataguases esta é a terceira, e vamos inaugurar mais uma ainda este ano", informou. O objetivo é divulgar o cinema e abrir espaço para a exibição dos filmes com produção nacional "porque, como sabemos, a tevê não mostra estes filmes", afirmou.
Sílvio Tendler abriu seu discurso com uma frase que remete ao julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff. "Hoje é um dia muito triste para o povo brasileiro", afirmou. Em seguida, emendou: "mas nós, em vez de ficarmos abatidos, estamos inaugurando um cineclube, que forma novas consciências. Estou emocionado", destacou ele que tem posições políticas bem definidas como revela sua vasta obra. "Cineclube é semente", afirmou. "E este vai germinar e dar muitos frutos", completou acrescentando que quer voltar a Cataguases em breve. Logo depois foi exibido o filme de sua autoria, "Milton Santos - por uma outra globalização". {{banner-interno}}
Um adolescente de 17 anos de idade foi encontrado morto com dois tiros de revólver, na tarde desta terça-feira, 30 de agosto, no povoado de Furtado de Campos, distrito de Rio Novo (76,6 km de Cataguases). Carlos Alexandre Oliveira da Silva foi encontrado caído numa estrada rural do povoado, onde residia e trabalhava, com duas perfurações provenientes de arma de fogo, sendo uma no peito e outra na cabeça.
A perícia técnica da Polícia Civil esteve no local fez o trabalho de praxe e liberou o corpo para o IML de Juiz de Fora. A Polícia não tem suspeitos e nem sabe a motivação do crime, mas há indícios de que a motivação pode estar ligada a droga.
Carlos Alexandre morava com uma adolescente de Astolfo Dutra, segundo informou sua mãe aos policiais militares que assumiram o caso após sua morte. Segundo contou, o filho havia terminado o relacionamento com a namorada naquele dia e ela estava de partida para sua cidade natal, conforme a própria nora lhe havia revelado ao se despedir e lhe entregar alguns pertences.
Ainda segundo a mãe da vítima, seu filho mantinha um relacionamento, através de uma rede social, com outra adolescente residente em Cataguases, motivo pelo qual ele terminou sua relação com a então namorada.
De acordo com o Boletim de Ocorrência, a ex-namorada, ao deixar a casa do casal teria esquecido o carregador do celular e pediu a Carlos Alexandre para entregar-lhe o objeto no ponto do ônibus, conforme relataram familiares aos policiais. Não se sabe se o crime aconteceu durante este trajeto. A Polícia vai ouvir o depoimento da ex, que está em Astolfo Dutra e também é menor de idade. {{banner-interno}}
438 habitantes a mais do que em 2015. Este é o crescimento da população de Cataguases no período de um ano de acordo com o Censo do IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, conforme números divulgados nesta terça-feira, 30 de agosto, com base em informações de 1º julho último. Os dados revelados, na verdade, são uma estimativa populacional e, portanto, podem sofrer variações.
Cataguases tem hoje, de acordo com o IBGE, 74.609 habitantes, e em 2015 residiam nesta "terra de gente boa, 74.171 pessoas. O crescimento, claro, é apenas vegetativo, tendo em vista que não aconteceu nenhum fato que motivasse a vinda em massa de moradores para o município. A mesma realidade é vista nas cidades ao redor, como analisou a reportagem do Site do Marcelo Lopes. Todas apresentam um pequeno crescimento, inclusive Juiz de Fora, considerada a capital da Zona da Mata, que tem hoje estimativa de 559.636 habitantes.
Além Paraíba, na região, foi um dos municípios que menos cresceu, juntamente com Santana de Cataguases. Ano passado, o município que foi distrito de Cataguases tinha 3.836 habitantes e agora, a projeção é de que possua 3.856 residentes de acordo com o IBGE. Já Além Paraíba, em 2015 registrou população de 35.720 pessoas e agora estima-se abrigar 35.795 moradores. Situação semelhante é a de Astolfo Dutra que tinha ano passado 13.937 moradores e agora a previsão é de que abrigue 14.030 pessoas.
A que mais cresceu no período, apesar de não ter sido nada expressivo, foi Ubá. Ano passado, de acordo com o IBGE, tinha uma população estimada de 111.012 habitantes e hoje, segundo aquele mesmo instituto, residem naquele município 112.186 pessoas, o que demonstra também um crescimento vegetativo em tempos de crise na economia, o polo moveleiro que antes atraía trabalhadores para lá não tem a pujança do passado recente.
O Site do Marcelo Lopes escolheu as cidades mais próximas da microrregião para divulgar suas populações. Veja abaixo.
Além Paraíba = 35.795Astolfo Dutra = 14.030Cataguases = 74.609Dona Euzébia = 6.483Itamarati de Minas = 4.340Leopoldina = 53.252Laranjal = 6.826Miraí = 14.852Muriaé = 107.916Recreio = 10.682Santana de Cataguases = 3.856Ubá = 112.186Viçosa = 77.863
{{banner-interno}}
Um homem que reside, no bairro Bandeirantes, em Leopoldina, foi preso na manhã desta terça-feira, 30 de agosto, por volta das 10h20min, pelo Grupo de Policiamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Leopoldina e Juiz de Fora, no Posto da PRF Bongaba, Delegacia de Magé, localizado no Km 133 da BR 116.
O rapaz seguia do Rio de Janeiro para Leopoldina, com 220 pinos de cocaína e 10 gramas de maconha, que teria buscado no bairro Nova Holanda, na Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. O proprietário do veículo VW Gol, branco, ano 1995, placa GTR 0612, de Leopoldina, apreendido junto com a prisão do motorista, seria morador do bairro Pirineus, também em Leopoldina, e os dois seriam amigos, ainda conforme informação da PRF.
A droga, ainda de acordo com a PRF, tinha como destino Leopoldina. A prisão foi realizada pelo Grupo de Policiamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal, a equipe especializada da PRF de Leopoldina e Juiz de Fora. (Fotos gentilmente cedidas pelo Site Ocorrências Online){{banner-interno}}