A Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) publicou, no dia 26 de agosto, edital 01/2016 para seleção de projetos esportivos do Minas Esportiva Incentivo ao Esporte. O documento apresenta inovações em relação aos editais anteriores e a principal delas é que todo o processo de inscrição, que deverá ser feito até 20 de outubro, será realizado totalmente online pelo Sistema de Informação Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, não sendo necessária a postagem de nenhum documento para a SEESP.
O programa prevê a destinação de até 0,05% da receita líquida anual do ICMS do Estado para atividades esportivas. A seleção no edital nº. 01/2016 contemplará projetos que tenham como característica essencial a promoção e o fomento do esporte e da prática de atividade física em Minas Gerais e que sejam de acesso gratuito ao público, isentos de taxa de inscrição ou qualquer outra forma de contribuição, ou cujo acesso seja por meio de doação de alimentos ou similares.
Estão aptas a inscrever projetos pessoas jurídicas com mais de um ano de existência legal, sem fins lucrativos, estabelecidas no Estado de Minas Gerais, com comprovada capacidade de execução do projeto esportivo, respondendo diretamente por sua elaboração, promoção, execução e prestação de contas.
Dessa forma, podem apresentar propostas as prefeituras, órgãos da administração pública indireta, associações, ONGs, clubes, ligas desportivas, entre outras entidades que se enquadrem nos critérios definidos no edital.
Entre as inovações, está o fato de que o valor a ser captado subiu de R$ 200 mil para R$ 300 mil para cada projeto. Além disso, o edital estabelece, pela primeira vez, os valores máximos a serem gastos com recursos humanos e para despesas com alimentação e hospedagem durante a execução dos projetos.
Para efetuar a inscrição do projeto esportivo, o executor deverá estar previamente cadastrado no Sistema de Informação Minas Esportiva Incentivo ao Esporte, disponível no endereço eletrônico http://incentivo.esportes.mg.gov.br/.
Ao final do cadastro, será emitido formulário Cadastro do Executor, que deverá ser impresso, assinado pelo representante legal e digitalizado para inserção no sistema, conforme passo a passo disponível no site do programa.
Aprovado o cadastro do executor pela SEESP, estará liberado o acesso para inscrição do projeto esportivo, que deverá ser elaborado de acordo com o edital, bem como a inserção de todos os dados e documentos descritos.
Em seguida, o executor deverá finalizar, protocolar o projeto e enviar à SEESP o Formulário de Protocolo do Projeto Esportivo, assinado pelo representante legal do executor, o qual atestará a veracidade das informações prestadas. Todo o processo será realizado via Sistema de Informação.
O projeto esportivo regularmente inscrito será encaminhado, então, para análise técnica e decisão do Comitê Deliberativo.{{banner-interno}}
A Polícia Militar prendeu em flagrante nesta manhã de domingo, 4 de setembro, W.M.M. suspeito de ser o principal autor de furto de veículos na cidade. No entanto, desta vez, a acusação contra ele era por furto em depósito de uma construtora de onde teria levado ferramentas, botijão de gás, aparelho de som, peças de uniforme da empresa e calçados dos funcionários. Junto com ele foi encontrado um simulacro de arma de fogo.
De acordo com a denúncia feita aos policiais e com base nas características físicas do suspeito os militares realizaram rastreamento até receberem informações anônimas sobre o local onde ele foi visto nesta madrugada. Após fazerem buscas na região deslocaram para a Vila Domingos Lopes, onde a família do suspeito possui uma casa abandonada. Lá, encontraram o cadeado arrombado e, após fazerem o cerco no imóvel, entraram e o pegaram dormindo no andar de superior quando lhe deram voz de prisão.Na residência os PMs descobriram também todos os objetos furtados no depósito da construtora que foram reconhecidos pelo responsável da empresa e o próprio autor assumiu a autoria do furto, conforme consta no Boletim de Ocorrrência, acrescentando que teve acesso ao local após escalar uma cerca nos fundos do imóvel. Na mesma casa os policiais encontraram também microfones, cabos, celular e uma guitarra que o suposto autor disse ter comprado de um desconhecido. Porém, os militares pesquisaram e localizaram nos registros furto ocorrido no dia 31 de agosto último ocorrido em uma igreja evangélica no distrito de Aracati. O responsável pelo templo foi chamado até o local e reconheceu os equipamentos.
W.W.M. foi preso em flagrante pelos crimes de furto e receptação e após passar por exames médicos no Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, foi conduzido para a Delegacia de Polícia de plantão em Leopoldina onde prestou depoimento e recolhido, na sequência, ao presídio onde está à disposição da justiça. De acordo ainda com a Polícia Militar, ele é o principal suspeito de furto a veículos na cidade, especialmente automóveis que não utilizam chave codificada. Ainda conforme a PM, ano passado, ele foi preso por este tipo de crime e estava foragido do presídio. Em pelo menos dois destes furtos ele foi reconhecido, sendo que em um deles as imagens de uma câmera de segurança o mostram em ação.{{banner-interno}}
A Coligação "Cataguases vai seguir no rumo certo", encabeçada pelo candidato à reeleição Cesinha Samor, realizou neste sábado, 3 de setembro, seu primeiro comício na praça do Bairro Sol Nascente. Também estiveram presentes os candidatos a vice-prefeito, vereadores, correligionários entre outros apoiadores, e o ex-diretor da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina, o médico que atua em Cataguases, Pedro César Martins, que fez um discurso contundente em favor da saúde do município.
Diferente dos demais comícios até agora realizados, este inovou ao trazer para a população o comparativo. A estratégia apresentada é mostrar as realizações da atual administração levando o eleitor a concluir que o atual governo fez mais que o anterior e por isso merece continuar por mais um mandato. Exemplos para isso não faltaram durante todo o evento. Logo no início, o coordenador da campanha usou a palavra para que fosse exibido um vídeo mostrando o que ele disse ser "um pouco do que Cesinha fez". Segundo ainda Alex, "vamos andar pela cidade e mostrar a verdade e não destruir a cidade como eles fizeram. Vamos mostrar porque o prefeito Cesinha precisa continuar", afirmou. Na sequência, o telão mostrou a deputada Jô Morais ao lado de Cesinha contando ter repassado para Cataguases a quantia de um milhão e cem mil reais para a Saúde e que este ano já reservou mais recursos que serão destinados para o Hospital de Cataguases em 2017. Em outro momento, o agora ex-deputado federal Wadson Ribeiro aparece pedindo votos para Cesinha após lembrar ter contribuído com sua administração. Ainda sobre o vídeo, ele mostra pessoas comuns usufruindo academias de saúde nos bairros e distritos, por exemplo, entre outras benfeitorias e termina com Cesinha capitalizando o resultado do ranking da Folha de S. Paulo que elegeu Cataguases como o município que faz mais com menos recursos, destacando a honestidade de sua administração.
A noite de surpresas estava apenas começando e o discurso de Pedro César Martins seguiu na mesma linha. O médico petista não poupou críticas ao seu antecessor na Gerência Regional de Saúde de Leopoldina (GRS), hoje candidato a reeleição a prefeitura de Cataguases. Pedro César surpreendeu o público ao acusá-lo de ter boicotado a vinda para o município de PSF's ao mesmo tempo em que contribuiu para que Leopoldina conquistasse este benefício. O ex-diretor da GRS elogiou a atitude de Cesinha ao passar o Pronto-Socorro para o Hospital de Cataguases "que é o melhor da região depois de Juiz de Fora", salientou. "Cesinha foi corajoso porque enfrentou alguns lá de dentro que não queriam isto e vem pagando em dia o hospital", completou.Os candidatos a vereador passaram suas mensagens em seguida na seguinte ordem: Anderson Fuscão, Camilo Vória, Cristina Cabeleireira, Dona Emília, Evanildo, Fernando Amaral, Joelma, Majella, Paulo Milani, Paulo Aritana, Maria Lúcia, Ricardo Dias, Tatá e Vicente Vidal. Todos falaram brevemente sobre o que pretendem fazer na Câmara Municipal e também pediram votos para Cesinha. O carnavalesco Thiago Souza, também fez um breve pronunciamento em que elogiou a forma como Cesinha está tratando o carnaval no município afirmando que ele resgatou esta festa popular que, segundo ele, "estava esquecida pelas administrações anteriores".
A grande surpresa da noite, anunciada desde antes do comício começar, foi a presença de um personagem novo na cena política do município: "O Esclarecedor". Personificado por Camilo Vória (foto abaixo), surge na campanha de Cesinha, como foi explicado pelo próprio, "para estabelecer a verdade sobre os fatos ocorridos neste momento eleitoral". O Esclarecedor, então, desmentiu as afirmações feitas sobre a situação da Escola Estadual Clóvis Salgado e sobre o Cisum. A respeito deste último, a ida do Cisum para Leopoldina foi decidida pela maioria dos integrantes daquele consórcio e não depende de uma decisão pessoal do prefeito, salientou. Com relação ao sinal de trânsito em frente à Caixa, questionou o destino dos recursos da Festa do Sinal realizada na Vila Reis para este fim e completou dizendo que o município pretende buscar recursos em Brasília para custear estudos de mobilidade urbana para resolver este problema.O candidato a vice-prefeito, Fernando Batista, foi breve em seu pronunciamento e lembrou que entre todos os prefeitos que já passaram por Cataguases, Cesinha foi o que conseguiu mais com menos. "O jornal Folha de S. Paulo reconheceu isso e colocou Cataguases entre os cinco melhores municípios do Brasil e o primeiro com mais de cinquenta mil habitantes", destacou. Para ele, este resultado significa "capacidade de gestão e honestidade no trato com a coisa pública", disse Fernando, completando: "Por isso acreditamos nessa equipe". Ele citou a participação dele e de Cesinha na sabatina realizada por alunos da FIC onde destacou terem sido os únicos a responderem diretamente todas as perguntas, "sem rodeios e objetivamente o que nos rendeu elogios por parte dos alunos", afirmou. E terminou dizendo que a meta é realizar por Cataguases e que a cidade está no rumo certo.
Cesinha adotou um tom conciliatório em seu discurso, mas foi incisivo em alguns momentos. Fez um longo relato do que chamou serem os principais momentos de seu governo. Lembrou, por exemplo, do Abatedouro Municipal que recebeu inaugurado "sem estar funcionando", mas teve que investir mais de "quinhentos mil reais e adequá-lo junto aos órgãos ambientais para que pudesse funcionar" e da escola Flávia Dutra "onde também tive de gastar recursos próprios da ordem de quinhentos mil reais para concluir a obra". Outra lembrança negativa foi a dívida recebida de quinze milhões de reais. Segundo o atual prefeito, "não tinha dinheiro nem para pagar funcionário". A partir daí, contou Cesinha, começou a ser perseguido pelo governo do estado que não lhe deu nenhuma ajuda até a chegada de Fernando Pimentel."Quem me ajudou neste período foram dois deputados", reconheceu.
Em seguida começou a citar suas realizações. "Fizemos uma parceria público privada que viabiizou a reforma do Idaic e hoje funciona naquele prédio um curso técnico profissionalizante estadual", destacou. Ainda na Educação, lembrou a inauguração do IF Sudeste que funciona no Colégio Cataguases, que se prepara para abrir novos cursos, avisou. Citou a rua que abriu e asfaltou no bairro Morada da Serra, e a abertura da rua do Unidão que, segundo ele, ficou fechada por mais de dez anos. Disse ter comprado, com a ajuda do governo de Minas, uma Patrol e uma retroescavadeira, acrescentando que a administração anterior havia vendido uma dessas máquinas por dezesseis mil reais sendo que a empresa que a adquiriu ganhou licitação na prefeitura de trinta e sete mil reais. Citou a situação encontrada no Aterro Sanitário que, segundo ele, foi regularizado em sua administração.Cesinha também explicou a situação da Radioterapia. Disse que o serviço não pode ser implantado no momento, por causa do período eleitoral, mas será efetivado em seguida. "É o que mais quero que venha para Cataguases", afirmou com entusiasmo. Anunciou que o serviço será realizado por meio de uma sociedade entre Hospital 9 de Julho e Hospital de Cataguases por comodato de trinta anos. Antes de encerrar, abordou o tema Copasa. Disse que neste período multou a empresa cerca de setenta vezes e que, desde maio de 2013, tramita na justiça um processo contra este contrato "leonino e covarde feito contra o nosso povo", afirmou. Segundo ele, o Procon agiu agora porque a empresa suspendeu o serviço em março e continuou cobrando a taxa de esgoto, o que é lesivo ao consumidor e ilegal. Encerrou dizendo que ao longo da campanha vai continuar mostrando "a verdade para a população" e pediu votos para os candidatos a vereador da coligação.
{{banner-interno}}
Esta é para você que se prepara para enfrentar a prova do Enem agora no final do ano. A partir deste sábado, 3 de outubro, até o dia 11 de setembro, poderá podem testar seus conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), fazendo o terceiro simulado no portal Hora do Enem. O teste é gratuito, tem 80 questões e segue a mesma metodologia de elaboração do Enem. A prova pode ser feita até as 20h da data limite.
Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site geekiegames e acessar o teste na aba de simulados. A partir do momento em que o aluno acessar a prova, terá quatro horas para resolver as questões. Mais de 1 milhão de pessoas acessaram as duas primeiras edições do teste em todos os estados do Brasil.
Nesta terceira etapa, 75% das questões aplicadas serão inéditas. Os estudantes que fizerem o simulado pelo aplicativo Android terão acesso a um ranking, onde poderão comparar sua nota com a de outras pessoas que disputam uma vaga no mesmo curso universitário. Os candidatos podem ainda verificar se seu desempenho é compatível com a nota de corte do curso e da instituição em que desejam estudar.
Última chanceA quarta e última edição do simulado em 2016 terá início em 8 de outubro. A prova do Enem será nos dias 5 e 6 de novembro.
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.{{banner-interno}}
O Circuito Turístico Serras e Cachoeiras divulgou recentemente o resultado de seu I Concurso de Fotografia "Um novo olhar sobre o Circuito Serras e Cachoeiras" que recebeu trabalhos de fotógrafos amadores até o último dia 15 de julho. A entidade recebeu fotografias de participantes de diversas partes do país que conhecem Cataguases e as cidades que compõem o Circuito, conforme informou a gestora daquela entidade, Sônia Dias, salientando a qualidade das fotos recebidas.
"O concurso foi um sucesso não apenas pela participação de muitos fotógrafos de diversas cidades, como também pela qualidade dos trabalhos que recebemos; realmente todas de nível profissional", destacou Soninha, como é carinhosamente chamada. Para avaliar as fotografias participantes foram convidados os fotógrafos Matheus Baião, Angelo Perim e Wagno Aguiar juntamente com os representantes do Circuito Mauro Rios e Morgana Dutra.
Ao final de uma escolha acirrada, conforme revelou Sônia, o grande vencedor desta primeira edição do Concurso foi o carioca Ulisses Silva Oliveira, com a fotografia "Por do Sol", feita em Leopoldina. O segundo colocado ficou com Igor Fernandez, com a foto "Flores para Santa Rita", feita em Cataguases, e a terceira colocada é Júlia Lopes Alves, com a foto em preto e branco, "Refúgio da Saudade", clicada em Itamarati de Minas. Soninha lembrou que o objetivo do concurso foi "descobrir novos talentos nesta arte e fomentar a divulgação das belezas naturais dos municípios que compõem o Circuíto".
O primeiro colocado vai ganhar um vale viagem, um certificado e um troféu; o segundo lugar será premiado com uma hospedagem de duas diárias em hotel ou pousada em uma das cidades pertencentes ao Circuito Serras e Cachoeiras válido para duas pessoas com café da manhã, certificado e troféu e o terceiro colocado vai ganhar uma cesta de chocolates da Brasil Cacau Cataguases, um certificado de participação e um troféu. Sobre a data da solenidade de premiação, Sônia Dias disse que "problemas de agenda ainda não permitiram definí-la, mas será ainda neste mês de setembro", revelou. Ela acrescentou que todos os agraciados foram informados e, inclusive, os prêmios estão à disposição caso queiram desfrutá-los.
Abaixo as fotos do segundo e terceiro colocados, respectivamente.{{banner-interno}}