O aniversário de 139 anos de emancipação política de Cataguases comemorado nesta quarta-feira, 7 de setembro, começou com a realização da Hora Cívica, às 8 horas em frente ao Paço Municipal e depois prosseguiu na Avenida Astolfo Dutra, onde aconteceu o desfile civíco das escolas das redes pública e privada de ensino. O Prefeito Cesinha Samor recebeu dois convidados de honra este ano na Hora Cívica. O Secretário de Estado do Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria (foto ao lado) e o Tenente da Polícia Militar, Thiago Lemes, comandante do policiamento em Cataguases, representando a 146ª Companhia Especial de Polícia Militar. O Secretário falou sobre a importância do civismo para uma pátria "porque marca as tradições e o sentimento de patriotismo de nosso povo", salientou.
O Tenente Thiago Lemes fez um pronunciamento voltado para o apoio que a prefeitura dá à Corporação em Cataguases. Segundo aquele oficial, "em dez anos na PM e nas diversas cidades por onde passei, nunca vi um prefeito que apoiasse com tanto empenho e determinação a Polícia Militar como o prefeito Cesinha", ressaltou. Tenente Thiago Lemes agradeceu ao prefeito este apoio e disse que esta parceria da Prefeitura com a Polícia está se revertendo em mais segurança para a população porque "aqui em Cataguases bandido não tem vez", afirmou.
O prefeito Cesinha lembrou em seu discurso, a cidade progressista revelada pelo Ranking de Eficiência dos Municípios do jornal Folha de S. Paulo, que colocou Cataguases entre os cinco melhores municípios do Brasil e o primeiro entre os acima de 50 mil habitantes. Apesar de Cataguases ter sido reconhecida por saber fazer mais com menos recursos, Cesinha disse que "há muito o que fazer para alcançarmos a Cataguases que queremos", e completou dizendo ser necessário "criar novos horizontes para os nossos jovens" e que este é o caminho que vai trilhar.
Também durante a Hora Cívica, as corporações do Tiro de Guerra, da Polícia Militar e da SUAPI responsável pelo presídio em Cataguases desfilaram em frente ao Paço Municipal, sob os olhares das autoridades e da representantes de escolas públicas e privadas. A solenidade contou ainda com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Cataguases e a execução dos hinos Nacional e do Município. Após o encerramento todos foram convidados a acompanhar o desfile cívico na Avenida Astolfo Dutra que começou pouco antes das 9 horas e se estendeu até por volta do meio dia.
Veja na galeria abaixo fotos da Hora Cívica e de parte do desfile.
{{banner-interno}}
Uma sessão solene marcou nesta noite de terça-feira, 6 de setembro, a entrega dos Títulos de Cidadania Honorária e Benemérita de Cataguases pela Câmara Municipal. A concorrida cerimônia que acontece uma vez por ano, sempre na semana de aniversário do município, outorgou desta vez 38 novos títulos de cidadania honorária e um de cidadania benemérita.Entre os agraciados recebeu o título de Benemérito, Pedro Ferreira de Mattos Neto (foto), um dos proprietários da Casa Mattos, empresa cataguasense do setor de varejo que mais se destaca atualmente no cenário regional. E também a Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard, foi agraciada com o título de Cidadã Honorária de Cataguases. Ela se fez acompanhar na solenidade pela Defensora Pública Eliana Maria de Oliveira Spíndola, Coordenadora Regional da Defensoria Pública em Cataguases. O Juiz de Direito e diretor do Forum da Comarca de Cataguases, Felipe Teixeira Cancela Júnior, também foi agraciado com a mesma honraria e discursou em nome dos homenageados.
Estiveram presentes à cerimônia, além dos vereadores, diversos Defensores Públicos, o Tenente Coronel Clóvis Pimenta, comandante da 6ª Companhia de Polícia Militar Independente com sede em Leopoldina, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações Institucionais, Alex Carvalho, que representou o prefeito Cesinha Samor; José Emílio Afonso, Assessor do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda e o ex-prefeito Willian Lobo de Almeida.
Logo após a abertura da cerimônia teve início a entrega dos títulos de cidadania honorária. Os agraciados são:- Eduardo Mariano de Barros, Patrick Coutinho Silva e Solange Morais Barbosa que receberam das mãos do Vereador Antônio Batista Pereira.
- Ivan Medeiros Simas, Meirilene de Souza Silva e Wesley Lobo Achete, indicados pelo Vereador Antônio Gilmar de Oliveira.
- Dimas Gonçalves Filho, Grimaldo Gonçalves Novais e Luci Mara Guedes Gonçalves que foram indicados pelo Vereador Fernando Pacheco Fialho.
- Aldair Sérgio de Souza, José Carlos dos Santos e Robson Aparecido Garcia, que foram indicados pelo Vereador Fernando Rodrigues do Amaral.
- João Dioni Sarquer Augusto, Márcia Junger Heyde e Ulisses dos Santos Borges, ue foram indicados pelo Vereador Geraldo Majella Mazini.
- Ângela Maria Barbosa Carminatti, Maria Tereza de Novaes Serapião e Subtenente Paulo Henrique Lima Carpinetti, homenageados pelo Vereador João Manoelino da Silva Bolina.
- Felipe Teixeira Cancela Júnior, Luiz Carlos Gonze de Carvalho Filho e Maria Cristina do Nascimento que foram indicados pelo Vereador José Augusto Guerreiro Titonelli.
- Gumercindo Rodrigues Gomes Neto, Noel José Sodré e Sebastião Hilter Rodrigues que foram agraciados pelo Vereador Luiz Carlos da Silva Sodré.
- Luiz Geraldo Raváglia e Paulo Estevão Silveira de Azevedo que foram agraciados pelo Vereador Maurício Rufino.
- Alan de Carvalho Rodrigues, Sargento Conceição Aparecida e Fábio Freitas Rochas foram homenageados pelo Vereador Michelangelo de Melo Correa.
- Jorge Luiz de Oliveira, Paulo Roberto de Barros e Vera Lúcia Costa Freitas que foram homenageados pelo Vereador Paulo Sérgio Ribeiro Ventura -"Aritana".
- Christiane Neves Procópio Malard, Luiz Fernando Ribeiro e Ricardo de Souza Ferreira Espindola que foram agraciados pelo Vereador Serafim Couto Spíndola.
- José Antônio do Carmo, o "Bambu", Pastor Josué Alves Corrêa e Valter Nogueira, que foram agraciados pelo Vereador Vincius Machado.
O Título de Cidadão Benemérito foi recebido por Pedro Ferreira de Mattos Neto em nome da Câmara Municipal.O Juiz de Direito Felipe Cancela (foto) fez um breve pronunciamento em que lembrou o surgimento do município de Cataguases. Em seguida revelou que a cidade não dá tratamento "diferenciado para os de fora. Todos os peregrinos são bem recebidos como se fossem frutos dessa terra abençoada", destacou. E por fim, agradeceu a homenagem e a estendeu a todos que estão a seu lado "em todos os momentos de minha carreira: minha familia, colegas de magistratura (...) todos parceiros que ajudaram a concretizar projetos e sonhos", disse.
Pedro Mattos, o único a receber o título de Benemérito, agradeceu a homenagem em nome de toda a família. Lembrou que a empresa que já comandou e hoje está nas mãos de seu filho e do sobrinho está no mercado há cerca de cem anos."Estou muito feliz com o reconhecimento da Câmara pelo nosso trabalho, já que hoje a Casa Mattos é uma empresa regional e voltada para o engrandecimento de Cataguases", salientou. O Secretário Municipal de Desenvolvimento, Alex Carvalho, destacou a importância do título de Cidadania Honorária. "Eu o recebi em 2014 e me marcou profundamente. Disse que Cataguases é uma cidade acolhedora e ficou feliz por ver os agraciados deste ano. "Todas pessoas merecedoras e que possuem um trabalho pela cidade", disse.
A Defensora Pública-geral de Minas Gerais, Christiane Mallard (foto abaixo) também discursou salientando o amor que passou a sentir por Cataguases pelas vezes que veio á cidade. "Me encantei com suas árvores, suas ruas e sua arquitetura, além de ter feito amigos aqui. Por isso estou muito feliz por me tornar uma cidadã cataguasense", confessou. A respeito de seu trabalho à frente da Defensoria Pública em Minas ela disse estar fortalecendo as unidades do interior e buscando a unidade da instituição em todo o Estado. Destacou o investimento que vem fazendo no setor para equipar as regionais com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, salientou Christiane.Paralelamente expandiu o funcionamento da Defensoria nas comarcas e Cataguases ganhou um novo Defensor Auxiliar que "tem dado um apoio significativo para a atuação da Defensoria", afirmou. Além disso aumentou o número de estagiários e autorizou a contratação de um servidor administrativo, atualmente em fase final de escolha, revelou. Ainda sobre a situação da Defensoria em Cataguases disse que em 2015 promoveu a ampliação da sede que vem culminando com excelente resultados em seu trabalho. Um deles, ressaltou a Defensora Pública-Geral é a atuação na regularização da individualização dos hidrômetros no Condomînio são Marcos, em parceria com a Câmara Municipal e Pode Executivo", salientou. Outra atuação de destaque em Cataguases, conforme lembrou, é na área de saúde, onde atuou para garantir o funcionamento do setor de emergência do Hospital. ela finalizou agradecendo a Câmara o apoio que vem dando à Defensoria Pública.
Veja as fotos da cerimônia na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
Policiais Militares prenderam em flagrante nesta noite de terça-feira, 6 de setembro, um rapaz conhecido como "Digão", por porte ilegal de arma de fogo. Segundo informou o comandante do policiamento em Cataguases, Tenente Thiago Lemes, denúncias anônimas levaram sua equipe até o alto do Bairro Haidée onde ele estaria circulando com uma motocicleta preta e mostrando um revólver na cintura, para intimidar as pessoas, contou.
Nesta noite, após nova investida de Digão pelo bairro, quando circulou armado com a motocicleta pelas ruas mais altas do Bairro, a Polícia Militar foi acionada e conseguiu localizá-lo e o prendeu em flagrante delito. Com ele foi apreendido um revólver calibre 22 que, segundo informou Tenente Thiago Lemes, vinha sendo utilizada em vários crimes na cidade.
A referida motocicleta também foi apreendida porque, ainda de acordo com aquele oficial da PM, veículo com aquelas características vem sendo relatado por vítimas como sendo o utilizado em furtos e roubos praticados na cidade. Já Digão, de acordo com Tenente Thiago Lemes, é conhecido do meio policial pela prática de diversos crimes e sua prisão "com certeza vai reduzir o núnero de crimes na cidade".
Participaram da operação que culminou na prisão de Digão, além do Tenente Thiago Lemes, os militares sargentos Bretas, Resende e Wanderson; Cabo França e os soldados Ítalo e Bastos. {{banner-interno}}
A equipe do Clube do Remo conquistou o terceiro lugar na Copa Brasil de Natação Não-Federados 2016, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O evento destinado para atletas não inscritos na Federação esportiva reuniu 20 equipes de Minas Gerais, Espirito Santo e Rio de Janeiro, teve como campeão a equipe do Colégio Jesuítas (MG) e vice-campeão a equipe de Montes Claros (MG).
Liderados pelos professores Leonardo Marinato e Josias Toledo, o Remo contou com a participação de 30 atletas de diferentes faixas etárias. Os destaques da competição foram os nadadores Júlia Fabri Leite, da categoria pré-mirim; Fernanda Gomes, Infantil II; Daniel Vanni, Petiz I; Jonathas Vilela, Petiz II. "É participando de competições que podemos avaliar se nossos treinamentos estão de acordo com o desenvolvimento dos atletas", explicou Josias mostrando-se satisfeito com os resultados.
A Copa Brasil de Natação para Atletas Não-Federados aconteceu entre os dias 26 e 28 de agosto, promovido pela MG Esportes, e é uma competição à parte do calendário anual de competições do Remo. Atualmente o Clube participa dos circuitos Copa MG de Natação e Meeting de Natação para Master. (Foto cedida pelo Clube do Remo){{banner-interno}}
O Coral do Coração, formado por funcionários do Hospital de Cataguases e voluntários, realizou uma apresentação com repertório contendo os hinos Nacional, da Independência, de Sete de Setembro e de Cataguases. O momento cívico aconteceu na rampa de acesso à portaria principal da instituição, na manhã desta terça-feira, 6 de setembro, e contou com a presença de componentes da Mesa Diretora, e autoridades locais.
A apresentação, em comemoração aos 100 anos do Hospital de Cataguases, aos 139 anos de emancipação política do município e a Independência do Brasil emocionou pacientes, acompanhantes e funcionários. Extremamente emocionada e satisfeita, a responsável pelo projeto, Maria Luiza Sousa Santos, avaliou positivamente o desempenho dos cantores. "Foi 100 por cento. Dado ao empenho e comprometimento de todos, tivemos uma apresentação maravilhosa!", comentou a maestrina do coral que completará em dezembro seu primeiro ano de atividade.
O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior (Bil), agradeceu a presença de todos os convidados que prestigiaram a solenidade e parabenizou aos "meninos e meninas" do Coral do Coração pela elaboração e produção do Ato Cívico que registrou o centenário da instituição.
Entre os presentes estavam: Celso Ferreira Benjamim Filho, Secretário Municipal de Saúde; Valdiney Cabral de Oliveira, representando o Lions Clube; Silvia Gomes Carvalho, representante do Rotary Clube; Elizângela dos Reis da Silva e Gerônimo Penha Filho, do Centro Educacional de Cataguases - CEC; o bombeiro civil Antônio Carlos Rodrigues, entre outras autoridades locais.{{banner-interno}}