O ribeirão Meia Pataca proporcionou, nesta manhã de sexta-feira, 16 de setembro, mais uma vez, uma cena que chamou a atenção da população pelo lado negativo. Muitos peixes estavam próximos da superfície em busca de oxigênio para respirar e outros não haviam resistido. Em pontos diferentes do riacho, a situação foi observada por moradores ou por aqueles que passavam pelo local.
Na região da ponte da Manufatora, por exemplo, foi possível perceber com maior intensidade, um grande número de peixes buscando a superfície para respirar. A cor da água ali também parecia estar diferente segundo afirmou à reportagem o vereador Walmir Linhares que chegou a denunciar o problema à Polícia Militar do Meio Ambiente.
Ele acompanhou de perto o problema e desconfia que alguém possa ter despejado algum produto inadequado no leito do rio. "Mas isso é apenas uma suposição em virtude dos peixes que morreram na região da Ponte Alta, no bairro São Diniz", explicou. "As autoridades é que precisam nos dar uma resposta convincentes sobre este assunto", completou.Já o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, Ricardo Matias, não acredita em crime ambiental. Segundo ele, que disse ter percorrido o Meia Pataca da região da Cataguases de Papel até a ponte do bairro Pouso Alegre, o problema deve ter sido provocado pelo clima quente desta quinta-feira e a mudança de tempo ocorrida nesta sexta-feira.
- O clima quente aliado à falta de chuva, com o lodo do fundo do ribeirão, além das pessoas revirarem o leito do rio, contribuem significativamente para reduzir a oxigenação da água, explicou. No trecho que ele percorreu o Meia Pataca, Ricardo disse não ter visto peixes mortos, apenas na superficie buscando respirar o que não significa - segundo ressaltou - que tenham morrido. Ele completou dizendo que a situação deve se normalizar já a partir deste sábado.{{banner-interno}}
A Polícia Militar prendeu um rapaz de 18 anos de idade e apreendeu outros quatros menores por tráfico de drogas nesta tarde de sexta-feira, 16 de setembro, no campo do Colégio Cataguases. Segundo informou o comandante do policiamento na cidade, Tenente Thiago Lemes, eles foram descobertos durante uma Operação Batida Policial anti-drogas que está em andamento nesta tarde na cidade.
Tenente Thiago disse que os menores estavam em horário de aula e "possivelmente foram aliciados pelo jovem maior de idade que lhes vendia a droga". Junto com os envolvidos foram apreendidos também nove porções de maconha, dois aparelhos celulares que teriam sido furtados, um cordão de prata e uma pequena quantia em dinheiro, acrescentou aquele oficial.
Todos os envolvidos foram levados para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases onde passaram por exame médico e depois conduzidos para a Delegacia de Polícia para prestarem depoimento. Participaram da operação os militares Tenente Thiago Lemes, Cadete Rafael Miranda, os sargentos Andrade e Norte, Cabo Jean Pierre e soldado Bastos.{{banner-interno}}
O Colégio de Aplicação da UFV, o Coluni, divulgou o edital e o manual do candidato para o Exame de Seleção 2017. Serão oferecidas 150 vagas, exclusivamente para a 1ª série do ensino médio, a serem preenchidas pela ordem de classificação. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 18h de 17 de outubro pela internet. As provas serão realizadas nos dias 26 e 27 de novembro, em Viçosa.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 90. Para solicitar a isenção do pagamento, é preciso preencher um questionário e encaminhar ao Coluni a documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica. Já os dependentes de servidores da UFV podem solicitar desconto na taxa da inscrição até 5 de outubro.
A UFV oferece um bônus de 15% sobre a pontuação obtida no exame aos candidatos que cursaram todos os anos do ensino fundamental em escolas públicas. Para obter este bônus, o candidato deverá solicitá-lo no ato da inscrição, marcando os campos adequados e enviando a declaração gerada no sistema, devidamente assinada para o CAp-Coluni, até 17 de outubro.{{banner-interno}}
Um homem morreu em um acidente na noite desta quinta-feira, 15 de setembro, na região do bairro Bela Vista, em Muriaé, após colidir de frente o carro que dirigia com uma carreta.
Rodrigo da Silva de Oliveira, 34 anos, morreu na hora. Ele conduzia um GM Corsa, com placa de Muriaé e segundo a Polícia Rodoviária Federal, que registrou o acidente por volta das 22 horas, ele teria invadido a contramão.
O Corsa atingiu de frente a carreta com placa de São Paulo que vinha no sentido contrário. O motorista do caminhão nada sofreu. O acidente aconteceu próximo ao hotel Arrastão. A perícia da 4ª DRPC de Muriaé compareceu ao local e também equipe do IML que tomaram as providências necessárias. (Fotos: Site Silvan Alves/Marquinhos)
{{banner-interno}}
FEIRÃO DE FÁBRICA LIDER CATAGUASES
LIQUIDAÇÃO DAS ÚLTIMAS UNIDADES DE ONIX E PRISMA 2016
TODA LINHA CHEVROLET COM TAXA ZERO
PREÇOS ESPECIAIS PARA PRODUDORES RURAIS E EMPRESAS.
SOMENTE ATÉ SÁBADO DIA 17 DE SETEMBRO. APROVEITE!!!
LIDER CATAGUASES. VEM QUE TEM NEGÓCIO - TEL: (32) 3429- 5200
{{banner-interno}}