O deputado federal Marcus Pestana, ex-presidente do PSDB em Minas Gerais, esteve neste domingo, 25 de setembro, em Cataguases, para prestar seu apoio ao candidato do PMDB, Fernando Pacheco à prefeitura do município. Ele, que foi eleito em 2013 pela revista Veja, como o segundo melhor deputado federal do Brasil, por sua conduta "honesta acompanhado de um trabalho eficiente técnico e político", reuniu-se com os candidatos no anfiteatro do Educandário Dom Silvério onde fez um breve pronunciamento quando explicou os motivos que o levam a apoiar Fernando Pacheco.Marcus Pestana foi recebido pelo presidente do PMDB em Cataguases, José Henriques, pelo ex-prefeito Tarcísio Henriques Filho, pelos candidatos Maria Cristina Henriques e Fernando Pacheco e os que concorrem à Câmara Municipal. O deputado começou elencando algumas razões pelas quais está apoiando o candidato do PMDB em Cataguases.
"Este apoio se dá em três frentes. Pelo meu laço afetivo com Cataguases, pois aqui tenho parentes; pela presença de dona Maria Cristina, vice de Fernando Pacheco, e sua tradição política por meio do Tarcísio Henriques e Tarcísio Filho, ex-prefeitos, com quem fiz grandes projetos em Cataguases como a Policlínica, além de benfeitorias no Hospital de Cataguases. E, terceiro e forte motivo, pela afinidade e semelhança com Fernando Pacheco, já que estudamos Economia, fomos vereadores, secretário de finanças e secretário de saúde, o que nos faz técnicos, políticos coerentes num projeto de desenvolvimento politico social", justificou Marcus Pestana.
Em seu pronunciamento, o deputado disse ter vindo a Cataguases "espontaneamente" e agradeceu a receptividade. "Estou feliz por estar aqui, pois essa chapa é de qualidade e me identifiquei muito com esse excelente candidato que Cataguases tem hoje", disse. Ele garantiu que em caso de vitória de Fernando Pacheco "eu, Marcus Pestana, estarei junto com Fernando, em sua gestão como Prefeito de Cataguases, para fazer seu plano de governo dar certo e ser bem executado", garantiu. E completou: "Vamos juntos trabalhar para melhorar a vida desse povo para que Cataguases se restabeleça".{{banner-interno}}
De 28 de setembro a 1º de outubro, será realizado em Juiz de Fora, no Independência Trade Hotel, o concurso Miss e Mister Global Teen de Minas Gerais. Leticia Silva, eleita Miss Global Teen Cataguases, e Paulo Lanes, que venceu o concurso Mister Global Teen Cataguases, ambos realizados pela In Model Agency, no Clube do Remo em novembro do ano passado, concorrem juntamente com candidatos de todas as regiões do estado.
O concurso Miss Minas Gerais Global Teen e o Mister Global Teen acontecem com o objetivo de destacar e motivar jovens adolescentes de diferentes regiões de Minas a mostrarem seu valor em busca da realização de seus sonhos, explica Pathê Alves de Souza, da In Model Agency, de Cataguases, que organiza e promove o evento na cidade. "Cataguases é um celeiro de jovens bonitos e talentosos e por isso, estamos neste concurso com muitas chances de levar o título. Mas é uma disputa muito acirrada", alerta.
Serão quatro dias de atividades em que os candidatos serão avaliados por um júri técnico em vários quesitos, explica Pathê, como Best Model, Beleza com Propósito, Popularidade, Fotogenia, Cordialidade e Simpatia. "Todas estas provas valem pontos e são avaliadas com muito rigor pelo corpo de jurados. Mas nossos participantes, Letícia e Paulo estão super bem treinados e vão fazer bonito no evento. Estou otimista quanto ao resultado final que será proclamado no dia 30 de setembro, às 20 horas", disse confiante.
O Mister e a Miss que vencerem o concurso estadual, estarão representando Minas Gerias no concurso nacional. Quem quiser participar deste evento pode votar pela internet através deste link: https://www.facebook.com/Mister-e-Miss-Global-Teen-Minas-Gerais-841897592594303/?fref=ts&__mref=message_bubble{{banner-interno}}
Para oferecer maior conforto e comodidade aos seus beneficiários, foi inaugurado no Hospital de Cataguases o novo "Centro de Saúde Provedor Emanoel Carvalheira Peixoto - HC Saúde". A solenidade aconteceu na noite de quinta-feira, 22 de setembro, e contou com a presença de componentes da Mesa Administrativa, dos conselhos, muitos convidados, dentre eles, familiares e amigos do homenageado.A primeira a discursar durante a inauguração foi a gerente do HC Saúde, Maria do Carmo Mariquito, que não escondeu a emoção de, ao lado de sua equipe, poder vivenciar este momento que significará um ‘divisor de águas’ na história do HC – Saúde. "A construção desse local com certeza trará inúmeros benefícios, inclusive, atrair um maior número de novos beneficiários", salientou.
A supervisora administrativa do Hospital de Cataguases, Maria Inês Dal Bianco (foto abaixo), usou seu discurso para fazer uma breve retrospectiva da trajetória do plano, a forma em que o HC – Saúde conseguiu se firmar no mercado. "Este crescimento traz um benefício à comunidade cataguasense que pode ser percebido em dois aspectos: o primeiro é a possibilidade de oferecer atendimento particular com preços mais acessíveis. O segundo é o fato de que toda receita obtida pelo plano é revertida em melhorias do Hospital de Cataguases, que atende à toda população", destacou.Maria Tereza Peixoto Crepaldi (foto abaixo) fez uso da palavra para agradecer em nome de sua família a homenagem prestada a seu pai, Emanoel Carvalheira Peixoto, provedor do Hospital de Cataguases por 22 anos, entre 1956 e 1978. A viúva Leda Fonseca Peixoto, o filho Ricardo netos e bisnetos também se fizeram presentes na cerimônia.
O Provedor do Hospital, Wilson Crepaldi Júnior - Bill, agradeceu a presença de todos e aproveitou seu discurso para falar um pouco da contribuição positiva que HC – Saúde realiza no cotidiano do Hospital. "Vale lembrar que esta obra foi totalmente custeada com recursos do HC – Saúde. E em muitos momentos são os recursos financeiros gerados pelo plano de saúde que salvam o Hospital dos períodos de maior aperto". Na sequência, Bil (foto abaixo) convidou Dona Leda e Maria Tereza para descerrarem a placa de inauguração e demais convidados a conhecerem as novas instalações que receberam a benção do ministro da eucaristia, João Calos de Oliveira.
O novo Centro do HC – Saúde foi projetado pela arquiteta e urbanista Sabrina Vicentini Portilho. O espaço conta com aproximadamente 120m² totalmente reformados, visando aproveitar ao máximo a estrutura existente no local mas sem perder a funcionalidade e conforto propostos no conceito da obra, como explicou a responsável pelo projeto.O novo espaço do HC Saúde conta com ambientes como sala de recepção, administração, atendimento ao público e banheiros acessíveis. "Foram utilizados materiais mais neutros e porcelanatos com textura amadeirada para trazer mais aconchego ao ambiente para o conforto dos usuários. Na entrada bastante vidro para integrar a visão ao ambiente externo que tem um lindo jardim nas laterais da rampa, trazendo também um ar de contemporaneidade ao espaço. As cores escolhidas para o ambiente estão relacionadas ao novo logotipo do Plano. "Usamos a predominância do azul para trazer esse sentido do acolhimento", explicou Sabrina.
O provedor Emanoel Carvalheira PeixotoNascido em cinco de outubro de mil novecentos e vinte três, filho de uma das mais tradicionais famílias cataguasenses, Emanoel foi um industrial de destacada atuação e um político extremamente ativo. Estudou engenharia em Juiz de Fora na década de quarenta, tendo abandonado o curso para dar continuidade aos negócios de seu pai, Manoel Inácio Peixoto, na época o maior acionista da Companhia Manufatora de Tecidos de Algodão, da qual dedicou-se até o fim da vida.
De espírito arrojado, dinâmico, foi um dos sócios fundadores da CIMA – Companhia Interestadual Mineira de Automóveis, do Hotel Cataguases e da Fábrica de Papelão. Ao Lado de Jaime Afonso de Souza promoveu a instalação do primeiro canal de televisão a retransmitir suas imagens para Cataguases, a TV – TUPI do Rio de Janeiro.
Criou também, Junto com Simão José da Silva, a Indústrias Químicas Cataguases. Mas sua vida ficaria associada para sempre à Companhia Mineira de Papeis, por ele fundada em mil novecentos e cinquenta quatro e da qual foi por longo tempo o principal administrador.
Provedor do Hospital no período entre primeiro de janeiro de mil novecentos e cinquenta seis e sete de junho de mil novecentos e setenta e oito. Construiu em sua gestão a Casa de Saúde Nossa Senhora do Carmo, na época uma das mais modernas do Estado.
Ali idealizou e ajudou a implantar a Escola Auxiliar de Enfermagem. Participou ativamente da criação da FAFIC – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cataguases, onde foi membro do Conselho Curador por longos anos.
Político originário da UDN, participou ativamente da vida do Município, dedicando sua vida à comunidade. Não era homem de meios-termos, ou meias-medidas: direto, franco, amigo de seus amigos, severo com seus adversários. Mas à sua maneira, resguardando suas convicções, um cataguasense que deu o melhor de si pela sua terra.
Emanoel Carvalheira Peixoto entrou para o rol da eternidade no dia 12 de janeiro de 1988.
Veja na galeria abaixo mais fotos da inauguração.
{{banner-interno}}
A Rádio Brilho realizou nesta manhã de sábado, 24 de setembro, o primeiro debate político desta campanha eleitoral. Dos cinco candidatos, três participaram e dois enviaram carta justificando suas ausências. O atual prefeito Cesinha Samor e Antônio Lage informaram à produção do programa terem compromissos assumidos durante o horário do debate. Ao final de duas horas no ar os participantes Antônio Hulk, Fernando Pacheco e Willian Lobo, além do apresentador Sousa Mendonça, fizeram uma avaliação de suas participações ao Site do Marcelo Lopes.
Com perguntas elaboradas exclusivamente pelos alunos do oitavo período do curso de Administração da FIC-Unis, o debate foi pautado pelo respeito entre os candidatos e o clima amistoso. Não houve nenhum momento de tensão nem provocações entre os participantes. Sousa Mendonça, com sua incomparável experiência profissional à frente de programas como aquele, limitou-se a ler as perguntas para os candidatos afastando o temor de que pudesse interferir a favor de um deles visto ser, declaradamente, favorável a um dos postulantes ao cargo de prefeito.
Veja a o que disse cada candidato sobre o debate.Antônio Hulk: Essa oportunidade é sempre bem-vinda por parte de minha candidatura, mesmo porque a gente não tem a mesma estrutura dos outros candidatos com investimento em carro de som, adesivo, suas representantes que saem distribuindo seus panfletos e comícios que nós também não fazemos. Então é uma grande oportunidade de fazer chegar à nossa população, nossas ideias, embora é um sistema que deixa sempre o candidato meio nervoso porque ele tem que adequar a ideia dentro de um espaço de tempo muito pequeno. Então a gente fica ansioso, mas acho que sempre ajuda a população a definir e a fazer sua escolha pela melhor proposta. E a nossa proposta é a geração de emprego através do turismo. Acredito no potencial de nossa cidade para gerar esse emprego.
Fernando Pacheco: Poderia ter sido melhor se tivesse a participação de todos, pois o processo democrático seria mais amplo e não teria ressalva. Foi um debate tranquilo, muito bem organizado, sem nenhuma tendência e a gente está na nossa caminhada que a gente sabe que não tem dono. Não é do poder econômico, não é do poder pessoal, não é do partido tal, é da vontade da população. Então a gente quer que esse debate possa chegar a todos os moradores para que ele possa escutar, pela voz, as nossas verdades. A gente já vai fazendo uma campanha de porta a porta, ter estes momentos de divulgação pra nós é muito importante. Porque na nossa campanha não tem poder econômico nenhum. São só as nossas forças e as nossas condições financeiras possíveis para fazer o máximo. E o máximo a gente quer fazer para o bem de Cataguases.
Willian Lobo de Almeida: É sempre uma oportunidade maravilhosa utilizar este mecanismo democrático e através desse diálogo os ouvintes poderem ouvir cada candidato. Fico muito feliz por isso e agradecer o comportamento de todos nós candidatos neste programa. Acho que a população precisa entender que ninguém aqui é inimigo de ninguém, não existe adversário. Nós estamos aqui discutindo ideias, o melhor para a cidade e fico muito feliz e estarei sempre a inteira disposição da população para estar participando de eventos desta magnitude. Isso contribui cada vez mais para o crescimento da nossa parte intelectual. Eu acho que é ouvindo a população, discutindo, debatendo, que nós estaremos buscando grandes alternativas para a nossa população. O debate foi positivo e fiquei muito feliz e motivado e quero ter a oportunidade de participar de outros eventos como este.
Sousa Mendonça: Eu quero primeiro lamentar o que aconteceu com dois amigos meus: Antônio Lage e Cesinha Samor que alegaram problemas de agenda e compromissos profissionais, mas fiquei não entendi direito quando soube que ele, depois, ouço falar que publicou em uma fanpage que o mediador é tendencioso porque tem candidato. Como cidadão tenho o direito de ter uma preferência política, o que não fiz no debate. Quem me acompanhou viu que me ative a ler perguntas dos alunos da FIC. Não emiti nenhum tipo de opinião porque ali era o locutor Sousa Mendonça que estava no ar. Quanto ao debate achei positivo apesar de eu gostar mais de entrevista, quando a gente fica à vontade e também o candidato para responder. O debate engessa a gente, eu tenho que ficar preso ao texto e não posso fazer provocações, no bom sentido da palavra, para a gente tirar mais do candidato. Eu gosto mais da conversa; cada um falando o que pensa.{{banner-interno}}
MATÉRIA E FOTOS ATUALIZADAS - A Polícia Militar de Cataguases interceptou e prendeu no final da manhã deste sábado, 24 de setembro, nas imediações da Praça Chácara Dona Catarina, um grupo de três homens suspeitos de integrarem uma quadrilha de estelionatários, que estavam aplicando golpes na cidade. A informação foi prestada pelo sargento Wanderson que juntamente com o tenente Thiago Lemes, comandante do policiamento na cidade, fizeram a abordagem junto aos suspeitos mesmo estando de folga.
De acordo com informações obtidas até o fechamento desta matéria junto à Polícia Militar, os três homens presos são do estado de Goiás, mas haveria mais um integrante que está foragido. Eles estariam vendendo aparelhos celulares falsificados a preços populares na cidade e com notas fiscais frias. Os três foram detidos e há suspeita de que tenham praticados outros crimes na região. Ainda não se sabe quantas pessoas em Cataguases foram lesadas pela quadrilha. os celulares foram apreendidos. Um deles foi abordado no interior de uma loja enquanto tentava vender um aparelho celular falsificado para uma funcionária e os seus comparsas na Avenida Astolfo Dutra. Durante o questionamento dos policiais ele contou que a mercadoria estava em um Ford Fiesta, com placa de Itaberaí/GO, estacionado na Praça Governador Valadares. Foi feita uma busca no interior do carro e os PMs encontraram várias peças de enxoval, onze aparelhos de celulares modelo smartphone, sendo que três deles estavam escondidos dentro do painel, um tablet e uma caixa de perfume, e uma agenda com diversas anotações. O automóvel, em seguida foi apreendido e está á disposição da justiça no pátio credenciado do Detran-MG.
Durante busca pessoal em um dos suspeitos, os policiais encontraram cinco notas fiscais na carteira dele, sendo que quatro delas eram idênticas, e cinco selos da Anatel, também falsificados, além de mais de mil reais em dinheiro com dois deles. Eles também confessaram ter adquirido os produtos em Belo Horizonte e que as notas fiscais eram cópias coloridas de uma única matriz. De acordo com a PM dois dos três detidos, um deles já tinha passagem por estelionato e outro por roubo. Um quarto homem, também integrante da quadrilha não foi encontrado e ele estaria em um Corsa prata. Os três foram conduzidos para a delegacia de plantão em Leopoldina no final da tarde deste sábado.
Participaram do caso os policiais militares, Tenente Thiago Lemes, o sargento Wanderson, os cabos França, Renê, Dionísio e Renan e os soldados Assis e Meirelles.
Matéria atualizada às 19h20min.
Matéria atualizada às 21h55min.{{banner-interno}}