O Hospital São Paulo, em Muriaé, está credenciado pelo Ministério da Saúde para realizar cirurgias cardíacas pelo SUS. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27 de setembro, pelo deputado federal Renzo Braz e diretoria daquela instituição. O Hospital pleiteava este credenciamento havia dez anos, informou Renzo Braz, acrescentando que o credenciamento foi obtido oficialmente no último dia 19 de setembro.
"Desde 2012, estamos trabalhando junto ao Governo Federal, para suspender uma portaria do Ministério da Saúde, com parâmetros que limitavam o credenciamento. A nosso pedido, conseguimos suspender essa portaria nacional em maio de 2012, beneficiando não só Muriaé como o Brasil todo", ressaltou Renzo Braz. O novo serviço contempla cerca de 1,5 milhão de habitantes da área de referência do HSP e a partir de agora, qualquer paciente que chegue ao Hospital enfartando, por exemplo, será prontamente atendido por um cardiologista e se necessário, encaminhado para os procedimentos cirúrgicos adequados, sem necessitar de transferência para outra entidade.
Renzo explicou ainda que a demanda por atendimentos nesta especialidade foi muito bem atendida "até hoje em Muriaé e região pelo Prontocor. Porém, a demanda aumentou muito e por isso houve a necessidade de dividir o trabalho com o Hospital São Paulo. A partir de agora - completou o deputado - toda a demanda de doenças cardíacas da região será completamente atendida aqui em nosso município", disse.
O vice-Provedor do HSP e coordenador do Serviço de Cardiologia da instituição, médico cardiologista Edvard Ferreira de Almeida, ressaltou o quanto o credenciamento é importante para a população e para o próprio hospital: "Ganha a população que passa a contar com um serviço de grande qualidade, realizado totalmente pelo SUS, e ganha o hospital São Paulo, que ao realizar estes procedimentos de alta complexidade, é melhor remunerado pelo SUS, contribuindo assim, para o equilíbrio financeiro da entidade, que vale ressaltar, é filantrópica", contou.
Renzo Braz revelou também que intercedeu junto ao Ministro da Saúde, Ricardo Barros, sobre outros pedidos do Hospital São Paulo e que eles serão rapidamente atendidos. "Solicitamos a implantação de leitos de retaguarda, inclusão nos serviços Rede Cegonha e Gestante de Alto Risco, inclusive, com instalação de banco de leite materno", informou o deputado. (Fotos: Silvan Alves){{banner-interno}}
Criminosos explodiram um caixa eletrônico na cidade de São Francisco do Glória - 112 km de Cataguases), na madrugada desta quarta-feira, 28 de setembro. Apesar dos muitos danos, segundo a Polícia Militar (PM), o bando fugiu sem levar nada, pois não havia dinheiro no equipamento.
A polícia informou de que o crime foi cometido por quatro homens armados, que teriam utilizado, inclusive, "armas longas", e estaria em uma picape de cor branca, possivelmente uma VW Saveiro ou Fiat Strada.
Ainda conforme a PM, os bandidos dispararam tiros para alto do lado de fora do posto bancário, onde foram recolhidas capsulas de munições calibre 45 e 9 mm. Já dentro do imóvel foram encontrados cinco cartuchos intactos de calibre 38. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
A equipe da Defesa Civil de Astolfo Dutra, coordenada por Rafael de Paula, foi acionada nesta terça-feira, 27 de setembro, por volta das 13 horas, para debelar um incêndio em uma residência situada na Rua João Henriques de Oliveira, 277, no Bairro Reta, naquela cidade. O fogo atingiu parte do imóvel mas não deixou ninguém ferido e foi controlado rapidamente, conforme relato dos policiais militares que registraram o fato.
O motivo do incêndio, segundo apuraram os militares estaria ligado ao uso de drogas. De acordo com o relato de uma das vítimas, na noite anterior ele e outros dois rapazes, sendo um adolescente estavam no imóvel usando drogas e o menor, teria dado um chinelo em forma de pagamento para poder consumir drogas e fazer sexo com eles. Nesta terça-feira, o menor teria retornado à residência juntamente com sua mãe e um irmão provavelmente para reaver o seu chinelo. Ele completou dizendo que como o imóvel estava vazio e eles teriam furtado uma blusa dele e colocado fogo na casa fugindo em seguida.{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Cataguases apreendeu no final da manhã desta quarta-feira, 28 de setembro, no Bairro Guanabara, um adolescente com um revólver calibre 22. Na semana passada, segundo informou o tenente Thiago Lemes, comandante do policiamento no município, este menor esteve envolvido no roubo ao Mercado Mais Econômico situado no bairro Granjaria. Ele também, ainda conforme aquele oficial, é suspeito de ter participado de diversos outros delitos na cidade.
Tenente Thiago informou ainda que o adolescente que tem 17 anos de idade, será levado esta tarde para Muriaé onde vai aguardar uma vaga na unidade de acautelamento destinada para menores em Juiz de Fora. Participaram desta operação comandada por ele os militares sargentos Sílvio, Wagner e Veiga.{{banner-interno}}
Um homem de 31 anos foi morto com um golpe de faca na noite desta terça-feira, 27 de setembro, na Praça Doutor Miguel Pereira, Centro de Miraí. Leonilton Costa da Silva, 31 anos, foi atingido no peito por Romildo José de Souza, 33 anos, conforme relataram aos policiais testemunhas que o viram correndo pelo local. Ele foi detido e preso em flagrante pelos militares enquanto fugia ainda na praça, em meio à multidão, após um comício político na cidade. O fato, porém, não está relacionado com o evento e sim com ciúmes, segundo revelou sua ex-mulher.
Ela contou aos policiais que está grávida de Romildo e que vem sofrendo ameaça de morte e sendo importunada por ele há algum tempo. Segundo revelou, estava com sua irmã, um homem e a vítima em um bar bebendo quando Romildo chegou e derramou uma lata de cerveja sobre sua cabeça o que fez os demais correrem atrás dele, que fugiu. Poucos minutos depois, já na Praça, Romildo apareceu novamente com uma faca nas mãos dizendo que iria enfiá-la na barriga da ex-mulher, momento em que Leonilton entrou na frente dela para protegê-la, recebendo então o golpe de faca no peito, ainda conforme contou a ex-mulher do suspeito.
Após o crime, ainda segundo as testemunhas, Romildo livrou-se da faca que foi localizada ensanguentada pelos policiais em um dos canteiros da praça, sendo apreendida. Ao ser questionado pelos militares sobre o ocorrido ele apenas negou a autoria do crime, manteve-se calado e não respondeu a nenhuma outra pergunta que lhe foi dirigida. A vítima, foi encontrada caída e agonizando a poucos metros dali pelos PMs e levada para o Hospital de Miraí onde deu entrada sem vida, conforme informaram os militares.{{banner-interno}}