A chuva caiu no momento em que os comícios dos quatro candidatos a prefeito de Cataguases estavam começando na noite desta quinta-feira, 29 de setembro, obrigando os coordenadores de campanha a mudarem seus planos de última hora. Após a correria geral para todos se protegerem do aguaceiro que caiu por mais de meia hora, São Pedro deu uma trégua e os eventos recomeçaram, mas com público reduzido, já que quem pensava em vir para a rua desistiu temendo ficar debaixo d'água.
O comício do candidato Antônio Lage aconteceu no início da Avenida Astolfo Dutra, em frente a lanchonete Mix Burguer, estreando um novo espaço para eventos na cidade. O de Cesinha Samor foi realizado na mesma avenida, porém, no local onde ocorrem os bailes de carnaval, no entrocamento com a avenida Melo Viana. O último comício do candidato Fernando Pacheco foi realizado na Praça Rui Barbosa e o de Willian Lobo de Almeida teve como palco a Praça da Policlínica, entrada do BNH.
Nenhum incidente foi registrado pela Polícia Militar (PM) em decorrência destes eventos políticos nesta noite de encerramento de campanha eleitoral. Ao longo dos quarenta e cinco dias de atividades eleitorais em Cataguases o clima foi de tranquilidade e sem nenhum incidente, ainda conforme a PM. Algumas infrações foram registradas com relação à utilização de carro de som, especificamente ao volume inadequado para o local, sendo que os pontos positivos foram o pequeno número deste tipo de veículos nas ruas fazendo divulgação de candidatos e a quantidade menor de "santinhos" nas ruas, o que tornou a campanha mais limpa.
Neste último comício os candidatos preferiram falar sobre o sucesso de suas campanhas e destacar suas qualidades, lembrar o eleitor do progresso que suas candidaturas representam para o município e lembrar os apoios que estão recebendo e o que isso pode representar em termos de ajuda em uma eventual administração. Animação e determinação e vontade de realizar foram as principais qualidades que os candidatos procuraram passar para o eleitor, aliadas à imagem de bom administrador e de honestidade. Agora é com o cidadão que terá a difícil missão de escolher quem vai comandar os destinos de Cataguases nos próximos quatro anos. Vale lembrar que errar nesta hora demora quatro anos para consertar.
Veja mais fotos dos comícios dos quatro candidatos na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Sine em Cataguases divulgou nesta quinta-feira, 29 de setembro, nova relação de vagas disponíveis. Elas são válidas até segunda-feira, 03/10/2016, às 16h. Aquele órgão esclarece que não presta informação sobre vagas por telefone, devendo o interessado ir pessoalmente até o posto do Sine que funciona na Rua Gama Cerqueira, 70 (antigo Pronto Cordis), Vila Domingos Lopes, em Cataguases.
Veja a relação de vagas disponíveis.
1 AUXILIAR DE ESCRITÓRIO1 COBRADOR DE ÔNIBUS1 VENDEDOR DE CONSÓRCIO1 NUTRICIONISTA1 AGENTE DE VIAGEM1 PROMOTOR DE VENDAS1 TÉCNICO ELETROTÉCNICO1 TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO1 TÉCNICO EM PROTEÇÃO(ELETROTÉCNICO)1 ELETRICISTA DE LINHA VIVA TRANSMISSÃO2 VENDEDOR1 TÉCNICO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (EXCLUSIVO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA){{banner-interno}}
O SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - em Cataguases realiou nesta quarta e quinta-feiras, 28 e 29 de setembro, a edição anual do Mundo SENAI. Um evento com cursos gratuitos visando divulgar as oportunidades de formação profissional voltadas para a indústria. A informação foi prestada pela pedagoga daquela unidade educacional, Sandra Mára Dutra. É uma oportunidade a mais para que jovens conheçam um pouco mais do que oferece o SENAI em termos de formação profissional de qualidade, destacou a pedagoga, "além de ajudá-los a descobrir os cursos que a instituição oferece nesta área de qualificação profissional", destacou Sandra Mára.
Este ano o Mundo SENAI ofereceu em Cataguases quatro minicursos nos dois dias de atividades, em quatro áreas diferentes do conhecimento. São eles: "Introdução às Instalações Elétricas Prediai" (Área de Eletroeletrônica); "Mantenedor de Torneiras Residenciais" (Área de Metalmecânica); "Como elaborar o Currículo" (Área de Gestão) e (Carteira em tecido sem costura) (Área Têxtil e Vestuário). Após os cursos os participantes receberão certificados, informou Sandra Mára que também informou que o SENAI recebeu um público aproximado de 320 alunos da rede pública de ensino de Cataguases e região.Os alunos do SENAI tiveram uma programação específica dentro do evento com minicurso e palestras, dentre elas uma sobre o combate à Dengue e ao Chikungnia com técnico da Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora de RH da Companhia Industrial Cataguases, Emanoella Castro, proferiu uma palestra com o tema Perfil Profissional e o empresário cataguasense do ramo de varejo, Sertório Duarte, falou sobre Empreendedorismo. Para encerrar o ciclo de palestras, o sargento Coelho, da Polícia Militar e um dos integrantes do Proerd, abordou o tema "Drogas, uma questão de vida ou morte". Sandra Mára (foto) avaliou o evento como "uma excelente oportunidade para aprendizado e intenso crescimento profissional, além de ser um momento para os jovens conhecerem o SENAI, esta escola que forma, verdadeiramente, profissionais de qualidade", salientou a pedagoga.
Veja fotos do Mundo SENAI na galeria abaixo.
{{banner-interno}}
O Sistema Multisom de Rádio reuniu os cinco candidatos a prefeito de Cataguases em um debate nesta manhã de quinta-feira, 29 de setembro, que teve início às 10 horas e terminou pouco antes do meio dia. Com regras que permitiram dois blocos de perguntas entre os concorrentes, o programa ficou mais atraente para o ouvinte que pode ouvir assuntos mais próximos de sua realidade. Apesar dessa flexibilidade os candidatos não se excederam e se respeitaram mutuamente, poupando o público de acusações e garantindo o bom nível da atração. Conduzido pelo radialista César Sá (foto), com o apoio de Alex Medeiros e Ricardo Miranda, o programa teve quatro blocos, sendo o primeiro com perguntas formuladas pela produção da emissora e o último dedicado exclusivamente para as considerações finais dos candidatos. Os assessores dos concorrentes só tinham acesso ao estúdio nos intervalos para orientá-los e passar informações. O clima foi amistoso e cordial entre os participantes ao longo de todo o programa.
Durante o debate o candidato que mais respondeu perguntas foi Willian Lobo de Almeida. Ele foi questionado, entre outros temas, sobre o contrato que assinou com a Copasa. A pergunta proferida por Cesinha Samor queria saber o motivo pelo qual o valor pleiteado pela gestão de Tarcísio Henriques, que o antecedeu, era maior do que o efetivamente negociado com aquela estatal que pagou pela rede existente no município um valor bem menor na gestão de Willian do que o proposto por Tarcísio. Willian disse, apresentando um projeto de lei da época, que o valor citado, na verdade foi um pleito de Tarcísio Henriques, mas que a Copasa havia proposto pagar bem menos e que sua gestão conseguiu aumentar o preço que foi aceito e pago pela Copasa.
Fernando Pacheco usou seu tempo para desmentir afirmações de Willian Lobo de que ele teria reduzido seus próprios salários enquanto era prefeito. Segundo aquele candidato, este é um procedimento exclusivo do Poder Legislativo e, portanto, Willian não poderia ter tomado aquela atitude, afirmou. Fernando também aproveitou para rebater a divulgação feita por Willian, já nas considerações finais do debate, de que ele (Fernando) responde a um processo na justiça referente ao período em que exerceu o cargo de Secretário de Fazenda no Governo de Tarcísio Henriques (2005-2008). Fernando teve direito de resposta concedido pela produção do programa por ter sido citado e disse que o processo foi instaurado à época devido a um erro do então Procurador do Município que hoje apoia o candidato do PSDB. E juntamente com ele respondem este processo dois outros funcionários da prefeitura, acrescentou.
O atual prefeito Cesinha Samor lembrou que a reeleição de um prefeito é responsável por dar continuidade às obras do município e ao seu crescimento. Ele lembrou que há quarenta anos, dois municípios vizinhos eram iguais a Cataguases e hoje, graças a força política que adquiriram cresceram significativamente. Ele lembrou também ter sido o prefeito que mais fez com menos recursos citando inclusive o levantamento realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e ainda as dificuldades que enfrentou nos dois primeiros anos de sua administração quando não teve apoio do governo do estado. E, para encerrar, disse que se for eleito, vai continuar privilegiando investimentos na saúde.
Firme no seu propósito de enxugar a máquina e economizar os recursos públicos, Antônio Lage, reforçou as medidas que pretende adotar no sentido de fazer o dinheiro público render para que possa aplicar em benefícios para o município. Ele citou a implantação do pregão eletrônico que segundo ele vai trazer economia na aquisição de bens e produtos para o município, redução do número de secretarias e construção de um Centro Administrativo para economizar "cerca de cinquenta mil reais por mês". Antônio Hulk (foto abaixo) agradeceu por sua participação no processo democrático e disse que seu plano de governo está focado na geração de emprego tendo como porta de saída a Indústria do Turismo em Cataguases. Por fim, disse que votar em sua candidatura "é o voto de protesto, o voto da mudança".
{{banner-interno}}
Logo mais, nesta noite de quinta-feira, 29 de setembro, acontecem os últimos comícios dos candidatos a prefeito, vice-prefeitos e vereadores de Cataguases. Todos serão realizados na região central da cidade que estará, portanto, com o trânsito de veículos comprometido. Para organizar o tráfego nesta área, a CATRANS - Cataguases Trânsito - autarquia municipal responsável pelo setor divulgou quarta-feira, uma nota informando as medidas que vai adotar para organizar o fluxo a partir da tarde de hoje, 29.
Segundo o comunicado da CATRANS, as alterações no trânsito começam pela Avenida Astolfo Dutra, a partir das 7 horas, que terá mão dupla na pista sentido Centro-Leonardo, ficando proibido estacionamento do lado direito daquela via.
Na Praça Simão José da Silva, a pista em frente a Policlínica Municipal também será fechada ao trânsito de veículos. Já na praça Rui Barbosa, as ruas em frente ao Cine Edgard e a J.H. da Mata estarão interditadas, revelou a CATRANS, acrescentando que os motoristas deverão ficar atentos à movimentação de pedestres e de veículos para evitar acidentes.
Outra alteração é com relação aos pontos de ônibus urbanos que foram alterados neste dia, bem como suas rotas. Os usuários de transporte coletivo devem estar atentos ao novo itininerário e a eventuais atrasos nas linhas. A CATRANS informa ainda que estarão interditadas também os seguintes trechos da Avenida Astolfo Dutra: em frente ao CAPS AD e em frente à Pizzaria Mix.
{{banner-interno}}