O resultado da eleição na microrregião de Cataguases também foi conhecido na noite deste domingo, 2 de outubro. Abaixo, veja a relação dos novos prefeitos eleitos conforme os dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral. A surpresa ficou por conta de Leopoldina onde os votos conferidos ao atual prefeito José Roberto de Oliveira foram considerados nulos porque sua candidatura, atualmente, está indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral até o julgamento de um recurso. Em caso de vitória na justiça, os votos dados à ele serão validados e o resultado da eleição poderá ser alterado.Outros dois resultados podem ser considerados surpreendentes. A vitória expressiva em Santana de Cataguases de Jucélia Baesso (foto). No caso específico, a larga margem de frente que abriu sobre seu adversário histórico tendo em vista que as eleições naquele município são sempre muito disputadas e com diferenças muito pequenas. O segundo, foi a vitória da oposição em Itamarati de Minas. Apesar de ter um candidato muito popular, a virada era considerada muito difícil devido à seriedade com que Tarsília conduziu sua administração e à enorme força eleitoral de Herivelton, duas vezes prefeito daquela cidade. O povo fez a sua escolha soberana.
Veja abaixo o resultado oficial da eleição de prefeito de algumas cidades da microrregião.
ALÉM PARAÍBAMiguelzinho (DEM) - 13.534 votosSerginho (PMDB) - 6.849 votosThiago Sabino (PTB) - 688 votos
ASTOLFO DUTRABruno Enfermeiro (PSDB) - 4.562 votosNenén Cocate (PMDB) - 4.517 votos
DONA EUSÉBIANenzinho (PPS) - 2.591 votosBastião do Karatê (PEN) - 2.135 votos
ITAMARATI DE MINASHamilton (PT) - 1.685 votosHerivelton Zanela (DEM) - 1.560 votos
LEOPOLDINABrenio Coli (PSD) - 14.720 votos
MIRAÍLuiz Fortuce (PMDB) - 4.481 votosAdaelson (PRB) - 3.900 votosJaime Vargas (PSDB) - 415 votos
MURIAÉ Grego (DEM) - 36.611 votosElder Abreu (PMDB) - 17.138 votosMerim Toco (PTC) - 2.530 votos
RECREIOZé Maria (PSB) - 3.778 votosOninho (PTB) - 2.650 votos
SANTANA DE CATAGUASESJucélia Baesso (PSDB) - 1.780 votosLuiz Mathias (PMDB) - 1.003 votosRobson de Castro (PRB) 72 votos
UBÁÉdson (PHS) - 17.335 votosProfessor Samuel Gazolla (PC do B) - 12.930 votosOswaldinho Salgado (PV) - 11.092 votosAldeir Ferraz (PT) - 5.718 votosJosé Silva (PTN) - 573 votos{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Cataguases teve também uma grande renovação. Dos 15 vereadores, apenas três da atual legislatura foram reeleitos e outro candidato que já exerceu o mandato anteriormente vai retornar ao cargo. Os demais onze eleitos nunca exerceram mandato e a grande campeã de votos desta eleição é a médica Maria Ângela Girardi que obteve 1.205 votos.
Integrante da coligação PROS-PMDB-PP-REDE-PSDC, Maria Ângela estreia na política com uma proposta social defendendo políticas públicas inovadoras para a mulher. Com um olhar diferenciado sobre o modo de fazer política, como deixou bem claro em suas manifestações públicas durante a campanha, sua atuação no Legislativo Municipal certamente vai confrontar o atual modelo adotado naquela Casa.
Os vereadores que tiveram seu mandato renovado são: Vinícius Machado (971 votos), que tem uma forte base eleitoral no Bairro Taquara Preta e junto à igreja Católica; Michelângelo Correia (923), enfermeiro muito conhecido e com atuação em toda a cidade e Gilmar Canjica (584), com base eleitoral nos bairros Pampulha, Pouso Alegre, São Diniz, Sol Nascente e adjacências, onde desenvolve também um trabalho social relevante. Ricardo Dias (691 votos) é o quarto vereador que já exerceu mandato a retornarao Legislativo. Dono de uma fundação social que mantém uma farmácia popular na cidade, ele exerceu até o início do período eleitoral o cargo de Secretário Municipal de Esportes.
Os vereadores novatos são: Hercyl Neto (850 votos); Betão do Areão (653); Marquinho do Açougue Família (637); Betão do Remo (623); Mauro Ruela (620); Paulo Milani (582); Sargento Jorge Roberto (518); Rogério Ladeira (488); Henrique Thurran (440) e Rafael Moreira (319).
Veja na galeria abaixo as fotos de cada um dos quinze vereadores que vão compor a nova Câmara Municipal de Cataguases a partir de 1º de janeiro de 2017.
{{banner-interno}}
A eleição terminou oficialmente às 17 horas deste domingo, 2 de outubro, e o TRE-MG começou a apurar os votos cerca de quarenta minutos depois, devido ao atraso no término da votação em algumas sessões que tiveram que esperar todos os eleitores que estavam em fila ou por algum problema específico, informou a juíza eleitoral, Márcia de Sousa Victoria.
Até o fechamento desta edição o resultado parcial divulgado pelo TRE-MG às 18h25min, era o seguinte:
Fernando Pacheco com 12.986 votos
Willian Lobo de Almeida - 12.575 votos
Antônio Lage - 3.124 votos
Cesinha Samor - 2.198 votos
Antônio Hulk - 155 votos
Daqui a pouco o resultado final oficial.{{banner-interno}}
ACIDENTE - Um veículo Honda Civic, placa de Cataguases, saiu da pista no Km 754 da BR-120 e se chocou em um barranco por volta das 2 horas da madrugada deste domingo, 2 de outubro. De acordo com informações obtidas junto a Polícia Militar Rodoviária em Dona Euzébia, o condutor, de 31 anos, teria perdido a direção do veículo ao fazer uma curva acentuada à sua esquerda, após a ponte sobre o rio Novo. O veículo seguia sentido Leopoldina e seu condutor não se feriu. TIROS - Na madrugada deste domingo, 2 de outubro, por volta de 1h30min, a casa do candidato a Prefeito de Muriaé, Elder Abreu, foi atingida por tiros, que acertaram os vidros da janela, não atingindo nenhum dos moradores. A Polícia Militar, assim como a Perícia Técnica foram chamadas, a ocorrência foi registrada e o perito realizou os trabalhos de praxe. Segundo informações obtidas no local, foram disparados cerca de cinco tiros, que destruíram parte dos vidros das janelas, uma cortina e o teto.
GÁS DE PIMENTA - Agentes da Polícia Federal, juntamente com policiais civis e militares estão em Recreio (59 km de Cataguases) neste domingo para manter a segurança da população durante o processo eleitoral deste domingo. Princípios de tumultos aconteceram na Praça Américo Simão, durante a manhã, onde as aglomerações de correligionários são tradicionais, o que obrigou o uso do gás de pimenta por parte da força policial para dispersar o público. Em Conceição da Boa Vista, distrito de Recreio, e em outros locais, também foram registrados pequenas confusões que foram controladas pelos policiais.{{banner-interno}}
O novo prefeito de Cataguases é Willian Lobo de Almeida. Ele foi eleito para o seu segundo mandato com 16.798 votos, e vai assumir novamente a prefeitura de Cataguases após ficar quatro anos afastado. Em segundo lugar ficou Fernando Pacheco (PMDB) com 16.105 votos, em terceiro Antônio Lage com 4.182 votos; Cesinha fica em quarto lugar com 2.888 votos e Antônio Hulk recebeu 194 votos. Votos nulos foram 2.304 e os brancos 976, sendo que se abstiveram de votar 10.469 eleitores.
Considerado o favorito entre a população e até por seus adversários que sempre o apontavam como o nome a ser derrotado nas urnas, por causa de sua popularidade e grande penetração junto à população, o professor, título que usou fartamente nesta campanha trabalhou seu nome durante os últimos quatro anos e fortaleceu sua imagem de bom administrador.
Neste ano eleitoral, Willian Lobo revelou-se estratégico e maduro. Montou uma coligação de vários partidos que lhe deram uma enorme sustentação política que traduziu nas ruas em grandiosidade. Sua campanha era a mais vistosa e a que mais arrebanhava pessoas por onde ele fosse. Além disso, escolheu um vice com o mesmo perfil de seu antecessor, o médico José Mantovani Neto. O atual, empresário Tita, repetiu na campanha o mesmo papel desempenhado pelo anterior, em simpatia e trato com o eleitor e, o desconhecido ganhou o carinho do eleitor.
Com o seu carisma natural, popularidade ímpar e com as realizações de seu primeiro mandato, Willian não precisou de muito esforço para manter-se no topo da preferência do eleitor ao longo desta campanha. Além disso, apresentou novas propostas viáveis para o município, ciente que está do difícil momento econômico do país. A receita do sucesso não tinha mesmo como dar errado e o ex-prefeito manteve-se na dianteira até a consagração nas urnas confirmada neste domingo. O "volta professor", incansavelmente cantado nesta campanha, enfim, foi confirmado.{{banner-interno}}