O prefeito de Recreio, Ônio Fialho Miranda, o Oninho, anunciou na última terça-feira, 4 de outubro, que vai demitir todos os 150 cargos comissionados da sua atual gestão até o próximo mês. Segundo ele "a medida tem o objetivo de enxugar a máquina administrativa e não deixar dívidas para o sucessor".
O anúncio foi feito pelo Facebook, onde o prefeito informou que "alguns serviços da Prefeitura também serão suspensos", sem revelar mais detalhes. Oninho aproveitou para informar que iria a Brasília (DF) viabilizar a liberação de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Renzo Braz, para calçamento de ruas no bairro Alto do Asilo.
Em tom de despedida ele disse que "iniciou hoje (dia 4) a fase derradeira dessa gestão". No último domingo (2 de outubro) a chapa Oninho e Renata foi derrotada por Zé Maria Barros e João Dólar, com uma diferença histórica de 1.128 votos. O atual prefeito buscava seu quarto mandato. Ele ocupou o cargo máximo do executivo municipal nos períodos de 1996/2000, 2001/2004 e 2013/2016.
Composição do Legislativo em RecreioA próxima Câmara Municipal de Recreio será composta por maioria da base aliada do novo prefeito José Maria Barros que conseguiu eleger seis vereadores. Dos nove que compõem o Legislativo Municipal, quatro vão exercer o mandato pela primeira vez e destes, três jamais haviam concorrido a um cargo eletivo. Outro detalhe é que dos nove eleitos, duas são mulheres, proporcionalmente e (certamente) até numericamente é a Câmara com maior número de vereadoras da região.{{banner-interno}}
Um homem, de 67 anos de idade, e uma mulher cuja idade não foi revelada, foram presos em flagrante, em Rio Pomba (62,4 km de Cataguases) por estarem aplicando golpes com pássaros da fauna silvestre nas cidades da região. Por terem feito vítima em Cataguases é que a Polícia Militar conseguiu encontrá-los, segundo revela o Boletim de Ocorrências a que o Site do Marcelo Lopes teve acesso. O homem é foragido da justiça pois há contra ele um mandado de prisão por homicídio.
O golpe aplicado pelos dois era simples e se baseava na boa fé das pessoas para dar certo. O objetivo era trocar passarinhos de menor valor por outros valiosos. Assim, o golpista chegava na casa da pessoa com uma gaiola nas mãos dizendo para alguém da casa que havia combinado na rua a troca com o dono da casa e que veio deixar o passarinho e pegar o dele. A pessoa, inocentemente, recebia a gaiola e entregava outra, e ele ia embora com um pássaro bem mais caro para ser comercializado posteriormente.
A última pessoa que caiu neste golpe, em Cataguases, anotou os números da placa do veículo utilizado, um Corsa prata, que ajudou a polícia a chegar aos criminosos. A dupla já havia praticado o crime em Sapucaia, Astolfo Dutra, Leopoldina, Tocantins, Ubá, Rodeiro, e Rio Pomba onde foi presa no final da manhã desta quarta-feira, 5 de outubro, após denúncia feita por um militar da reserva que foi acionado por populares que teriam visto os suspeitos furtando pássaros de uma residência.
Detidos pela Polícia Militar de Rio Pomba, a mulher contou que há alguns anos os dois vem praticando este tipo de delito em diversas cidades da região. Já o seu comparsa, ao ser questionado, disse nervoso que era analfabeto, mas teve que mudar o depoimento em seguida porque a identidade apresentada estava assinada. Ele, então, resolveu contar que fez um documento falso com o nome de seu irmão, porque há contra ele mandado de prisão em aberto por homicídio. Ele também contou que os pássaros obtidos nos golpes e furtos praticados por ele e pela companheira eram levados para o Rio de Janeiro e vendidos na feira de Caxias e Honório por até R$500 cada. {{banner-interno}}
Uma grande Operação da Polícia Civil realizada em vários bairros de Leopoldina no começo da manhã desta quarta-feira, 5 de outubro foram cumpridos 24 mandados de prisão, 5 deles por homicídio e 19 por tráfico de drogas. Denominada "Operação Tirésias 6", a ação contou com 90 policiais e 30 viaturas da Polícia Civil das Delegacias Regionais de Muriaé, Ubá e Juiz de Fora e também das Delegacias de Cataguases, Miraí, Recreio, Pirapetinga e de Além Paraíba.
De acordo com o Inspetor Silveira, às 4 horas da manhã de hoje, as equipes começaram a se deslocar para Leopoldina e às 6 horas teve início o cumprimento dos mandados. Além das prisões, foram registrados dois flagrantes de drogas e a apreensão de uma quantia em dinheiro. A Operação foi deflagrada pela Delegacia de Homicídios de Leopoldina, sob o comando do Delegado André Lima. Também participaram das ações o Delegado Regional de Leopoldina, Carlos Eduardo Santos Rodrigues, que coordenou os trabalhos, sob a supervisão do Delegado Eurico da Cunha Neto, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil, em Juiz de Fora.
A sexta fase da Operação Tirésias na área da Delegacia Regional de Polícia Civil de Leopoldina foi marcada pela primeira participação do drone "VIGILANTE 1", do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora. A utilização deste equipamento faz parte do Projeto "Monitoramento Aéreo" da Polícia Civil. No último dia 6 de setembro, dois drones foram entregues à PCMG em Juiz de Fora. Os aparelhos são capazes de apurar rotas de fuga e objetos escondidos em áreas de difícil acesso, e contêm tecnologia GPS e iPads acoplados no controle.
Os presos na Operação Tirésias 6 foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Leopoldina, onde tiveram seus flagrantes ratificados. No final da manhã eles foram levados para o Presídio daquela cidade onde estão à disposição da justiça. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
O Delegado da 28ª Delegacia de Polícia Civil de Além Paraíba, Thiago Couri, salvou uma criança de cinco meses que se engasgou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, em Além Paraíba (67 km de Cataguases). De acordo com as informações, o Delegado e os policiais civis Gustavo Ribeiro e George Junior, perceberam uma movimentação estranha nas imediações da Rua Barão de Guararema e quando foram realizar a averiguação do que ocorria, perceberam que se tratava de uma mãe desesperada, com sua filha nos braços, pedindo socorro e dizendo que a criança estaria engasgada e sem respirar.
O delegado, imediatamente, pegou a criança e, enquanto a conduzia para o Hospital da cidade, executou o procedimento de tentativa de desobstrução de suas vias respiratórias e ao perceber que o bebê apresentava coloração roxa em sua pele, realizou uma massagem cardíaca e posteriormente viu como única solução enfiar o dedo na garganta da criança. Na terceira tentativa, a menina vomitou e voltou a respirar de forma ofegante. Instantes depois ela deu entrada no Pronto-Socorro da cidade e recebeu o devido atendimento médico.
Depois, já tranquilo, Thiago Couri comentou o fato em sua página pessoal de uma rede social na internet: "Ela (a bebê) estava asfixiada por alimento. A criança estava já roxinha e sem conseguir respirar, tomei a criança do colo da mãe e fui para o hospital imediatamente. O investigador Gustavo dirigindo da melhor forma possível para chegar a tempo e salvar a criança, nesse momento vi que a mesma estava ficando pior, então a virei de bruço e consegui fazer com que ela vomitasse, assim ela despertou e voltou a respirar de forma ofegante. Estávamos no local e na hora certa, fomos um instrumento de Deus. Ela está sã e salva", completou o delegado, feliz por ter salvo uma vida. (Foto:Adenilson Mendes)
{{banner-interno}}
No final da tarde desta terça-feira, 4 de outubro, uma guarnição do Corpo de Bombeiros de Leopoldina atendeu uma ocorrência de incêndio numa residência na estrada da Seringueira, na Zona Rural de Vista Alegre, distrito de Cataguases. O imóvel foi destruído pelo fogo, que teria começado pela rede elétrica.Devido à forte chuva, o caminhão pipa da Defesa Civil de Cataguases que seguia para o local do incêndio, atolou na estrada de terra, sendo necessário que um trator auxiliasse na sua retirada. Devido a este problema o caminhão do Corpo de Bombeiros não conseguiu passar pela estrada. Com a ajuda de um rapaz em seu veículo os bombeiros militares se dirigiram até a casa para verificar seu estado e atuarem na tentativa de controlar as chamas.
No momento do incêndio havia um casal e três crianças na residência, que saíram ao perceber o fogo. A mulher e as crianças que estavam no imóvel não tiveram nenhum ferimento e foram para a casa de parentes. Um rapaz foi levado por populares para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina devido à inalação de fumaça. Os bombeiros cabos Faier e Alailson e os soldados Guzella, kirchmaier e Remildo permaneceram no atendimento ao caso até aproximadamente 21 horas. A ação contou com o apoio da viatura da PM com o Sargento Norte. (Fotos gentilmente cedidas pelo Site O Vigilante Online)
{{banner-interno}}