O horário de verão começa na próxima semana. A zero hora do dia 16 de outubro - próximo domingo - os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. A medida visa economia de energia elétrica, principalmente nos horários considerados de pico (entre 18h e 21h). Todos os estados das regiões sudeste, sul e centro-oeste vão adotar o novo horário.
A expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é de uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Com a medida, o ONS espera uma economia de energia elétrica de 3,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e de 4,8% no Sul.
O horário de verão estará em vigor até o dia 19 de fevereiro de 2017.{{banner-interno}}
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas em um acidente ocorrido no final da noite desta sexta-feira, 7 de outubro, na altura do Km 781,5 da BR 116 em Leopoldina. A dinãmica e a causado acidente ainda não foram divulgadas.
Por volta das 23h30min, um conjunto cavalo-mecânico Volvo FH vermelho, placa QJK 9540, de Armazém/SC e carreta com placa MFT 8972, também daquela cidade, trafegava sentido Leopoldina transportando óleo lubrificante quando numa curva colidiu com outro conjunto cavalo-mecânico Scania 440 branca, placa ORU 9230 e carreta placas OSE- 3660, ambos de Fortaleza/CE, que seguia em direção a Além Paraíba transportando produtos diversos.
O condutor do veículo de Santa Catarina morreu no local e os dois ocupantes da outra carreta, condutor e passageiro, ficaram feridos. A Polícia Rodoviária Federal, uma guarnição do 4º Pelotão de Bombeiros de Leopoldina e uma Unidade do SAMU atenderam a ocorrência. Os feridos foram levados pelo SAMU para o Pronto-Socorro Municipal de Leopoldina. O corpo do motorista foi levado para o IML local.
Atuaram no atendimento à ocorrência os Policiais Rodoviários Federais Lawal e Emerick, os Bombeiros Militares Sargento Franco e os soldados Freguglia e Felipe, além da equipe do SAMU composta pelo médico Murilo, Enfermeira Laila e o Condutor Socorrista, Marcus Vinícius. A Perícia Técnica da Polícia Civil foi acionada e o Perito Rafael Cunha realizou os trabalhos de praxe. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
O Juiz Eleitoral da Comarca de Leopoldina Gustavo Vargas de Mendonça, concedeu uma entrevista ao site O VIGILANTE ONLINE na tarde desta quinta-feira, 6 de outubro, quando falou sobre a situação da eleição municipal em Leopoldina, onde o registro de candidatura do atual prefeito José Roberto de Oliveira, candidato à reeleição, aguarda julgamento pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Conforme aquele site divulgou no domingo (2), Zé Roberto recebeu 15.004 votos dos eleitores, porém, apareceu com sua votação anulada por estar com indeferimento à sua candidatura. O outro candidato ao executivo local, Brêno Coli Rodrigues, obteve 14.720 votos.
O Juiz Eleitoral esclareceu que uma ação penal em que houve uma condenação em primeira instância, confirmada em segundo grau que o fez incidir na Lei da Ficha Limpa, ocasionou a questão processual do registro de candidatura do prefeito José Roberto de Oliveira (foto abaixo). "Havia outras discussões, isso eu posso dizer porque o processo é público, está inclusive no site do Tribunal Regional Eleitoral. Lá tem a íntegra da minha sentença, inclusive algumas questões que eu rejeitei, mas o indeferimento foi única e exclusivamente por esta condenação", declarou o Juiz.Ele também confirmou que até aquele momento em que a entrevista era realizada, no final da tarde desta quinta-feira, ainda não havia uma decisão do TRE em Belo Horizonte. "Hoje o processo RE Nº 0000513-42.2016.6.13.0161 está concluso para o voto do Relator. Foi juntado o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, parecer no sentido de manter a sentença e reconhecer a inelegibilidade, como já ocorreu em primeira instância. Está aguardando, portanto, o julgamento do Tribunal Regional Eleitoral. Foi a conclusão do relator no dia 6", acrescentou o juiz eleitoral.
Gustavo informou que o julgamento do caso ainda não está marcado, destacando que estão sendo realizadas sessões praticamente todos os dias e que eles (desembargadores do TRE) pretendem julgar isso o mais rápido possível, mas não têm previsão de data específica.
"A eleição em Leopoldina ainda está em curso, eis que há um candidato que foi contemplado com a maioria dos votos, não posso falar que ele foi eleito, do ponto de vista jurídico. Que foi o mais votado, sim, nós não temos dúvida. Só que está pendente de julgamento. A Lei Eleitoral fala que esses votos dirigidos a este candidato que recebeu a maior votação, caso confirme a sentença de indeferimento, esses votos são considerados como nulos, portando haveria a necessidade de uma nova eleição no município de Leopoldina. Agora, se o TRE entender que há necessidade de reformar a minha sentença, aí já haveria a proclamação dos eleitos aqui em Leopoldina, haveria a proclamação de eleito do candidato Zé Roberto, então sem a necessidade da realização de nova eleição. No caso de novas eleições, o calendário eleitoral é definido pelo próprio TRE. A previsão está no artigo 224 do Código Eleitoral", comentou aquele magistrado.Ao concluir suas declarações, o Juiz Eleitoral afirmou: "Eu gostaria de deixar bem definido para a população que houve a eleição, o candidato está impugnado, está no direito constitucional dele, é recurso, é previsto em Lei, não se trata de manobra, pelo contrário, se tem recurso tem que ser utilizado e dependendo do resultado que ocorrer nesse julgamento do recurso vai haver ou não nova eleição em Leopoldina."
Gustavo Vargas de Mendonça também comentou que a imprensa tem que ter este cuidado de informar de forma isenta, e dar a fonte. "Boato a gente tem pra todo lado. O ideal é entrar no site do TRE, conferir o número do processo, porque lá o processo é público. Contra a informação oficial não tem boato para afastar. Beba água da fonte, não acreditem na boataria, porque nem todo mundo quer que o processo democrático ande bem", finalizou. (Fotos: O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
O Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, João Octacílio Silva Neto, esteve em Muriaé nesta quinta-feira, 6 de outubro, para participar da inauguração oficial da Central de Videomonitoramento e o Centro de Inteligência Regional de Muriaé. As duas unidades funcionam no Centro Administrativo Municipal e vão trabalhar de forma integrada.
Outras autoridades da corporação, entre elas o Delegado Regional de Polícia Civil Alessandro da Matta, e também do município estiveram presentes ao evento realizado no final do dia.
As unidades irão trabalhar de forma integrada e coordenada pela PC, conforme convênio firmado entre o Município e a corporação.Central de VideomonitoramentoA Central de Videomonitoramento está em funcionamento desde o ano passado e já auxiliou as polícias em várias situações. Ao todo 34 câmeras fazem monitoramento em vários bairros de Muriaé. As ações são controladas por uma central onde profissionais controlam as câmeras que transmitem imagem em tempo real. Os equipamentos são operados por profissionais de uma empresa terceirizada.
Centro de Inteligência Regional de MuriaéO Centro de Inteligência Regional de Muriaé é uma unidade onde os policiais farão o trabalho de investigação e apuração utilizando, inclusive, as imagens da outra central. Essa unidade funcionará em uma sala ao lado da Central de Videomonitoramento e contará com uma equipe da PC composta por um delegado e três investigadores. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Foi inaugurada nesta manhã de sexta-feira, 7 de outubro, no Calçadão, em Cataguases, a loja da grife masculina StoneHenge, uma das mais conceituadas no mercado, em moda para homens. Localizada em um espaço nobre da cidade, a marca que está presente há 24 anos, passa a oferecer ao público cataguasense sua vasta linha de produtos formada por camisas, calças, bermudas, meias, carteiras, cintos, cuecas, mochilas e óculos.A loja de Cataguases - a sexta da grife - registra uma retomada da marca na abertura de unidades próprias em cidades pólo, conforme revela seu sócio proprietário, Pedro Henrique Vieira Rodrigues (foto ao lado). "Reestruturamos a empresa para atender melhor o seu público alvo e reformulamos a personalidade da marca. A partir daí reiniciamos o processo de ampliação com a abertura de novos pontos de venda como este aqui, pois Cataguases é uma cidade muito importante nesta nossa região", destacou.
Pedro Henrique aproveitou para revelar que a loja de Cataguases abre as portas oferecendo a coleção Primavera-Verão, que também já chegou em toda a rede. "São roupas com tecidos mais leves e com padronagens diferenciadas que vão agradar o exigente público masculino e vai deixá-lo mais elegante e confortável nestes dias mais quentes que estão chegando", disse. Outro ponto que ele destaca é o preço convidativo das peças. "Estamos inaugurando com preços muito atraentes e que cabem direitinho no bolso do cliente. Todos que vierem conhecer a loja vão comprovar que preço e qualidade andam juntos aqui na StoneHenge", garantiu.
A nova loja em Cataguases é ampla, climatizada e possui uma equipe de profissionais treinada para atender o cliente com excelência de qualidade dentro de seus valores de respeito e ética, conforme ressalta Pedro Henrique. "São estes pilares que nos levam a oferecer produtos de qualidade para uma clientela que quer o melhor em moda masculina", conclui ele, ao lado do sócio, Frederico Rodrigues Ladeira, durante a inauguração da StoneHenge em Cataguases.
Veja as fotos da nova loja na galeria abaixo.
{{banner-interno}}