O condutor de um Ford Ecosport prata, perdeu o controle do veículo e caiu numa ribanceira de aproximadamente 35 metros, por volta das 4 horas da manhã deste domingo, 9 de outubro, no final da Rua Otávio Rocha, no Bairro Paraíso.
O motorista disse que estava sozinho no veículo e não se feriu, mas assustado com o acidente, só acionou a Polícia Militar depois das 9 horas da manhã. Ele contou aos policiais cabo Dionísio e soldado Meirelles, responsáveis pelo registro do fato, que perdeu o controle do veículo porque percebeu estava sendo perseguido por outros automóvel, mas não soube dar mais detalhes sobre este episódio.
O Ecosport sofreu danos em sua lataria e está no nome de outra pessoa, segundo revelou os policiais militares. Até o fechamento desta matéria ainda aguardava a chegada do Auto-Socorro para efetuar sua retirada do local. {{banner-interno}}
A terceira edição do Cats – Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade de Cataguases foi aberta oficialmente no sábado, 8 de outubro, no Centro Cultural Humberto Mauro. Com o tema "Dinâmicas Urbanas e Atratividades" reúne até o dia 10 profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados em geral com o propósito de tornar a cidade num polo de discussão sobre a preservação do patrimônio histórico local. O evento foi iniciado com a apresentação do coral do projeto "Encantando", iniciativa do Sicoob/Coopemata que utiliza a educação musical como forma de inserção social de 169 crianças e adolescentes no município.Em seguida, a arquiteta Elisabete Kropft, realizadora e coordenadora do congresso, falou da relevância da preservação arquitetônica como fator de identidade e noção de pertencimento da comunidade, além do viés para o desenvolvimento econômico da cidade. Ela também explicou o tombamento realizado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Cataguases e fez uma análise da arquitetura da cidade. "Para que a preservação seja eficiente é necessária a participação civil, das organizações e das esferas de poder, visando a proteção através do diálogo com a sociedade e de leis e normas e da fiscalização constante", disse. Elisabete destacou construções que descaracterizam a cidade e obras de infraestrutura mal feitas. "Precisamos alertar a sociedade e os órgãos de defesa para projetos que protejam o patrimônio e encontrar soluções para os problemas da cidade, além de levantar reflexões sobre que cidade estamos deixando para as gerações futuras", frisou.
Três arquitetos renomados fizeram palestras na sequência. Silvio Oksman foi o primeiro a falar e se disse impressionado com Cataguases, em sua primeira visita à cidade. Com o tema "Arquitetura moderna como patrimônio cultural: discussão sobre as questões específicas de preservação da arquitetura moderna", o arquiteto falou sobre as dificuldades de preservação do moderno, mostrando exemplos no Brasil e no mundo. Em seguida, Marcelo Brito, do IPHAN, discorreu sobre "Para que classificar destinos patrimoniais? As cidades histórico-turísticas como lugares de memória, conhecimento, difusão e entretenimento".
Segundo ele, a preservação, muitas vezes, é vista como empecilho ao turismo. "O problema está na forma como a relação acontece. O turismo pode, inegavelmente potencializar a economia, desde que haja uma gestão patrimonial. Para isto é preciso mudar a concepção de destino turístico e tornar atrativo o patrimônio cultural", afirmou. Finalizando, Fernando Diniz Moreira, representando o Docomomo, organização não-governamental cujo objetivo é a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins, em mais de quarenta países, abordou o tema "Conservação da Arquitetura Moderna: desafios e ações", propondo saídas e novas abordagens para a preservação do patrimônio modernista.
{{banner-interno}}
Um rapaz de 21 anos de idade foi morto a pauladas nas primeiras horas deste domingo, 9 de outubro, em Leopoldina. Ele foi identificado como sendo Ricardo Ribeiro do Carmo, e o crime teria acontecido por volta de 2 horas da madrugada, no bairro Tomé Nogueira, naquela cidade.
A Sala de Operações da Polícia Militar recebeu informações de que estava ocorrendo uma briga entre dois homens na Rua Armindo Joaquim Mourão e imediatamente deslocou uma guarnição para o bairro. Ao chegar no local os militares encontraram um indivíduo caído ao solo com bastante sangue em volta de sua cabeça, tendo ao lado do corpo um facão.
Os moradores das imediações solicitaram auxílio de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que ao prestar o atendimento constatou que o rapaz não apresentava os sinais vitais. A Perícia Técnica foi acionada e o Perito Marcelo Valverde realizou os trabalhos periciais. O corpo foi encaminhado ao IML para as providências cabíveis.
Uma testemunha levou os policiais a encontrar o suspeito pela agressão que foi registrada como homicídio. Ele, um menor de idade de 17 anos, após ser questionado pelos militares assumiu o crime e disse que durante uma discussão com a vítima, ela teria tirado um facão da cintura e vindo em sua direção, momento em que para se defender, pegou um pedaço de madeira no chão e desferiu-lhe um golpe no rosto, outro no braço e dois na cabeça. Ele foi apreendido em flagrante pelos militares e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina. (Foto: Júlio César Cavbral/O Vigilante Online)
{{banner-interno}}
Um rapaz de 18 anos de idade, foi encontrado por populares caído em uma rua do bairro Bela Vista, em Além Paraíba (67 km de Cataguases), no começo da madrugada deste sábado, 8 de outubro. Eles o socorreram e o levaram até o Pronto-Socorro do Hospital São Salvador, naquela cidade onde chegou sem vida, segundo consta o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar.
Emanuel Gregório Gomes Santos (mais conhecido por "Manú"), residia naquele mesmo bairro onde foi encontrado caído ao solo com sinais de agressões na cabeça e pelo corpo. De acordo com informações obtidas pelos policiais que assumiram o caso, familiares teriam informado que a vítima seria usuária de drogas. Testemunhas contaram que o motivo das agressões foi o envolvimento dele em uma briga onde teria sido agredido por outros indivíduos que não foram identificados pelas testemunhas.
A desavença começou em um bar onde Manu e outros rapazes estavam, mas eles deixaram o estabelecimento e foram para a rua onde o clima "esquentou" e culminou com a agressão ao rapaz que ficou caído ao chão. A PM conseguiu descobrir o apelido e o endereço de um dos envolvidos pela agressão e o procurou na região onde mora, sem êxito. Como o caso foi registrado como homicídio pela polícia militar, ele é o principal suspeito de ter praticado este crime.
O corpo do rapaz foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Leopoldina, onde passou por autópsia para verificar a causa de sua morte e retornou á cidade de Além Paraíba, onde foi velado na Igreja Evangélica Casa de Oração no bairro Jardim Paraíso e foi sepultado no final da tarde deste sábado, no Cemitério do Distrito Porto Velho do Cunha, cidade de Carmo-RJ.{{banner-interno}}
O quarto e último simulado da plataforma Hora do Enem está disponível desde às de 8h deste sábado, 8 de outubro para os interessados. Por meio do mecanismo, os estudantes podem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O serviço poderá ser acessado até 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.
Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site e localizar a avaliação na aba de simulados. A quarta edição do teste tem diferenças em relação às etapas anteriores e será ainda mais parecido com o formato de aplicação do Enem.
O simulado será dividido em duas provas, somando 180 questões. Como são testes longos, o recomendável é que sejam feitos em dois dias, assim como ocorre no Enem. Obrigatoriamente, é preciso fazer a prova do primeiro dia antes da prova do segundo dia.
A primeira avaliação tem 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. As perguntas são sobre história, geografia, sociologia, filosofia, sociologia, física, química e biologia.
Já a segunda contém 90 questões sobre matemática e lógica, português, língua estrangeira e artes. Ao iniciar o teste, o estudante precisa escolher uma opção de língua estrangeira.
Com o resultado, o participante poderá verificar se atingiu ou não a nota de corte do curso que pretende fazer e da universidade na qual espera ingressar. A partir do dia 17 de outubro, é possível ainda acessar o desempenho por área do conhecimento, bem como ver a classificação em comparação com as outras pessoas que fizeram o simulado.
Mais serviçosAlém da possibilidade de testar conhecimentos em simulados, a plataforma Hora do Enem oferece aos estudantes acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas e exercícios comentados por professores.
Para concluintes do ensino médio, é oferecido um plano de estudos personalizado, com indicação do conteúdo a ser estudado. O estudante pode fazer um teste para nivelar seu conhecimento em cada matéria, detalhar dados como horas disponíveis para estudo e a instituição que deseja ingressar para ter acesso a um planejamento de estudo.
EnemO Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro. A nota da avaliação é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e, para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.{{banner-interno}}