Bandidos assaltaram o tesoureiro de uma igreja evangélica no bairro Santa Terezinha, em Muriaé, na manhã desta terça-feira, 11 de outubro, e roubaram R$ 6 mil em dinheiro. A Polícia Militar realizou rastreamentos à procura dos autores mas não obteve êxito em localizá-los.
O subtenente Anderson, da PM, disse que a vítima contou que seguia a pé pela Rua Tombos, a caminho de uma agência bancária onde depositaria a quantia pertencente à igreja, quando foi abordada por dois homens desconhecidos. Segundo seu relato, os bandidos estavam a pé, com os rostos descobertos e um deles portava uma arma de fogo.
O fato foi comunicado via rede de rádio e equipes da PM iniciaram o patrulhamento imediatamente em busca de informações que levasse à identificação e localização dos ladrões, mas não foi possível, até o fechamento desta edição, encontrar os suspeitos e prendê-los.
{{banner-interno}}
Muita emoção e o significado do sentimento de família foram as principais "presenças" ao longo da comemoração dos 80 anos da Companhia Industrial Cataguases, ocorrida na tarde desta terça-feira, 11 de outubro, no pátio da empresa em Cataguases. Funcionários, fornecedores, clientes, convidados e a familia Peixoto, principal acionista da empresa que é dirigida atualmente por José Inácio Peixoto, participaram de um momento criativo que reuniu o teatro e a mensagem religiosa de três credos distintos para contar a história desta empresa de origem familiar que faz questão de manter esta sua característica.Juliano Carvalho e Fernanda Godinho, auxiliados por uma competente banda com duas intérpretes talentosas, interpretaram a história da empresa com sensibilidade e perspicácia. Enquanto ele narrava os fatos históricos, no palco, à frente, junto a um dos primeiros teares da empresa, Fernanda, interpretava a personagem que percorria no tempo a história vivida pela empresa. Através dela a emoção aflorou logo no início da representação e se manteve em alta até o fim, levando às lágrimas quase toda a plateia em diversos momentos.
O motivo da emoção foi provocado pelo significado que a Companhia Industrial tem para seus funcionários ou pela importância que ela tem na vida de cada um deles. Esta encenação esteve permeada por momentos que destacaram a peculiaridade daquela empresa: os laços familiares que ela criou e mantém. Por isso os casais que lá trabalham, os pais e os filhos, as mães e as filhas, os irmãos, os amigos inseparáveis e os mais velhos, foram todos homenageados de forma singela, recebendo rosas, trocando abraços fraternos e revelando aos presentes o afeto que um nutre pelo outro. O momento religioso pontuou a representação teatral e trouxe a reflexão sobre a família na ótica de três credos distintos: católico, evangélico e kardecista. Padre Ênio foi o primeiro a fazer sua reflexão através de uma analogia com três citações que chamou de fios para, ao final, confeccionar seu tecido que denominou de mensagem final sobre o tema. A pastora Hideíde Brito Torres, da Igreja Metodista, lembrou a origem bíblica da família e sua transformação a partir do nascimento de Jesus Cristo e Maria do Carmo, do Centro Espírita Paz e União, lembrou da fraternidade que a família carrega e o que podemos fazer para ampliar este sentimento, segundo ela, tão importante para a humanidade.
Na última parte do evento, o diretor presidente da Companhia Industrial Cataguases, José Inácio Peixoto Neto, envolvido, como todos os presentes pela encenação e, portanto, muito emocionado, teve dificuldades para fazer seu pronunciamento. Ele agradeceu e reconheceu, "o trabalho, pela realização, pela dedicação e amor daqueles que tornaram possível esta história que completa 80 anos". Estendeu o agradecimento aos fundadores da empresa: José Inácio Peixoto, Ormeo Junqueira Botelho e Severino Pereira da Silva "que contribuíram para que este ideal se concretizasse, fazendo dele a realidade que vivenciamos neste momento", destacou.José Neto falou do presente, afirmando que a empresa que dirige hoje "é referência na indústria têxtil nacional e internacional e está presente com seus produtos em aproximadamente vinte países, além, de todo o território nacional", revelou. Conforme afirmou, atualmente a Companhia Industrial emprega 1.300 profissionais -"somos o maior empregador da cidade e região" - e ocupa uma área construída de 65 mil metros quadrados com capacidade instalada para produzir 25 milhões de metros lineares de tecidos por ano através da utilização de tecnologia de ponta e mão de obra especializada, informou. Ele concluiu dizendo que "compreendemos nossa essência, entendemos nossos desafios e buscamos energia para prosseguir na caminhada."
Veja na galeria abaixo as fotos da comemoração dos 80 anos da Companhia Industrial Cataguases.
{{banner-interno}}
Terminou na noite de segunda-feira, 10 de outubro, o 3º Cats – Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade de Cataguases. Aberto na sexta-feira, 8, o evento contou com uma extensa programação de palestras, mesas redondas, oficinas, visitas guiadas e sessões de comunicação, envolvendo profissionais, estudantes, pesquisadores e interessados em geral. A solenidade de encerramento, realizada no Centro Cultural Humberto Mauro, foi iniciada com a palestra "Paisagem, patrimônio e gestão urbana: elementos para uma discussão", proferida pelo professor da UFRJ, Rafael Winter (foto abaixo).Em sua fala, o professor contou a experiência da cidade do Rio de Janeiro em sua candidatura junto à Unesco para receber o título de Patrimônio Mundial. Abordou os desafios e a necessidade da gestão compartilhada da cidade com a sociedade, a fim de construir espaços políticos de patrimônio. O ponto alto da cerimônia foi, na sequência, a palestra e homenagem "A trajetória de Aldary Henriques Toledo: entre a arte e a arquitetura – 100 anos do arquiteto e 70 do Cine Teatro Edgard", apresentada pelo professor André Marques, da Universidade São Judas Tadeu, de São Paulo.
Na primeira parte, André Marques contou a trajetória do arquiteto e sua relação com grandes nomes do Modernismo brasileiro. Pesquisador do tema, ele mostrou vários projetos do arquiteto e destacou sua ligação com o industrial e escritor cataguasense Francisco Inácio Peixoto, que o levou a realizar vários projetos na cidade, entre os quais as residências de José Inácio Peixoto e de José Pacheco de Medeiros, o Hotel Cataguases e o Cine Teatro Edgard. Após a palestra, a realizadora e organizadora do Congresso, a arquiteta Elisabete Kropf homenageou com um diploma familiares de Aldary Toledo presentes ao evento: seus filhos Luiz Carlos e Ana Maria e a nora Luciana.Encerrando o ciclo de palestras, Marcos Casado (foto ao lado), da Sustentech, empresa de arquitetura e desenvolvimento sustentável, abordou o tema "O mercado de construção sustentável no Brasil e a metodologia de otimização energética e hídrica para redução de custos operacionais nas edificações tombadas". Ao final, Elisabete Kropf (foto abaixo) se disse muito satisfeita com o Congresso e o nível excelente das palestras, "o que nos motiva a continuar a realizar futuros eventos que discutam com seriedade e apontem saídas para a preservação sustentável do patrimônio arquitetônico de Cataguases".
O 3º Cats foi realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Energisa, Bauminas, Zollern, Casa Mattos e Methodus Engenharia, com incentivo do IEPHA-MG (Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico) e do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), apoio institucional das Universidades Federais UFJF, UFV, UFRJ, UFOP, além da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG - e da UNIS-FIC. A Fundação Ormeo Junqueira Botelho, a Fundação Simão José Silva, o IAB Brasil, o LAPA (UFJF), o Docomomo Brasil, Permear, Vitruvius e Sustentech apoiaram culturalmente o evento. (Fotos: Cristina Quirino)
Abaixo, Luiz Carlos, filho de Aldary Toledo, recebe a homenagem em nome de seu pai, pelo centenário de nascimento.{{banner-interno}}
O grupo Toca - Teatro e Outras Coisas Artísticas tem muito o que comemorar. No último final de semana estreou em Cataguases e Muriaé O Mágico de Oz, uma adaptação do livro de L. Frank Baum. A trupe esteve na sexta-feira, 07 de outubro, no Centro Cultural Humberto Mauro, e no sábado (08) no Teatro Belmiro Villas Boas, em duas sessões para cada espaço.A boa receptividade do público nas duas cidades consolida Cataguases como um celeiro nas artes cênicas da região, e a criatividade da Toca potencializa clássicos infantis da literatura, que passam a ser um atrativo até mesmo para os adultos. No caso de O Mágico de Oz, a lição que fica é a autoconfiança.
Dorothy quer voltar para casa, o Espantalho quer um cérebro, O Homem de Lata, um coração e o Leão quer coragem. Quando conquistam o direito de encontrar em o mágico, a solução para eles são apenas placebos, mesmo assim, eles acreditam que receberam o que foi pedido e começam a utilizar aquilo que já possuíam, em um claro exemplo de falta de autoconfiança.
O espetáculo contou com a parceria da Padaria Pão Nosso, Companhia Industrial Cataguases, Energisa, Fundação e Casa Simão, Fundação Ormeu Junqueira Botelho e Instituto Francisca de Souza Peixoto. A adaptação é de Fernanda Godinho, com direção de Igor Fernandez. No elenco, Carol Abritta, Júlia Rocha, Leonardo Santana, Diego Rui Barbosa e Felipe Piruka. A música ficou a cargo de Marcos Alves.
Com o sucesso de público, o grupo estuda novas datas para reapresentação.{{banner-interno}}
A Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina divulgou nesta segunda (10), a lista de candidatos nomeados pelo Governo de Minas através de publicação no Diário Oficial de Minas Gerais do último dia 08 de outubro. A lista contempla servidores da educação aprovados nos concursos públicos regidos pelos seguintes editais: 01/2011 e 04/2014.
Do Edital 01/2011, foram nomeados: 500 professores regentes de turma para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 528 professores regentes de aulas de diversas disciplinas para atuarem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, 157 Especialistas em Educação Básica/Supervisores Pedagógicos e 315 Assistentes Técnicos de Educação Básica. Já do Edital 04/2014 foram nomeados 1.000 professores regentes de aulas, que deverão atuar preferencialmente no Ensino Médio, nas áreas de Língua Portuguesa (353 professores), Matemática (323), Biologia/Ciências (187), Química (73) e Física (64).
A documentação necessária para a realização do exame admissional que será realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional/SEPLAG, bem como data e horário, encontram-se disponíveis no endereço eletrônico: http://www.planejamento.mg.gov.br/concursos-e-estagios, selecionando o edital referente ao concurso prestado.
A Superintendência solicita que os nomeados comparecçam à SRE-LEOPOLDINA após perícia médica para informações quanto ao agendamento da data da reunião para escolha de vagas.
O candidato nomeado para o cargo de Professor de Educação Física, faz-se necessária a apresentação do registro do CREF ou protocolo.
Os candidatos nomeados deverão apresentar obrigatoriamente, no ato da posse:
a) 02 (duas) fotos 3×4;
b) fotocópia do documento de identidade com fotografia, acompanhada do original;
c) fotocópia do Título de Eleitor com o comprovante de votação na última eleição, acompanhada do original;
d) fotocópia do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), acompanhada do original;
e) fotocópia do Certificado de Reservista ou de Dispensa de Incorporação, para candidatos do sexo masculino, acompanhada do original;
f) fotocópia do comprovante de residência, acompanhada do original;
g) Resultado de Laudo Médico Pericial – REM com conclusão pela aptidão para o cargo;
h) no caso dos portadores de deficiência amparados pela Lei Estadual nº 11.867/95, Certidão de Caracterização da Deficiência – CADE, emitida pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da SEPLAG;
i) declaração de que exerce, ou não, outro cargo, emprego ou função pública nos âmbitos federal, estadual e/ou municipal;
j) declaração de bens atualizada até a data da posse;
k) cartão de cadastramento no PIS/PASEP, se tiver;
l) declaração de não estar cumprindo sanção por inidoneidade, aplicada por qualquer órgão público ou entidade do âmbito federal, estadual ou municipal;
m) declaração de próprio punho de não ter sido demitido a bem do serviço público, nos últimos cinco anos, nos termos do Parágrafo Único do art. 259, da Lei Estadual nº. 869/1952;
n) comprovante de escolaridade mínima exigida para o cargo, nas condições especificadas no item 2.2 deste Edital.
VEJA OS APROVADOS NAS CIDADES DE CATAGUASES, LEOPOLDINA E ALÉM PARAÍBA.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - EDUCAÇÃO FÍSICACATAGUASES : LUIZ FERNANDO DO NASCIMENTO RODRIGUES ALEX PIRES ZIGNAGOLEOPOLDINA: PEDRO JORGE ROGEL RIBEIRO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – BIOLOGIA/CIÊNCIASALÉM PARAÍBA: LENISE SILVA CARNEIRO FLÁVIA MARIA MENDES DO COUTO LUDMILA LACERDA CAMPANA NATALINA DE CERQUEIRA MACHADO NADIA CASSARIN MARTINS DA SILVA MILENA FERREIRA PASSARINI KARLA ROSA TEIXEIRA – LEI 11.867/1995 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA – FÍSICA
ALÉM PARAÍBA: MIRIAM ARAÚJOGIOVANE GOMES PEREIRARECREIO: RAFAEL MORAES ESTEVÃO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - LÍNGUA PORTUGUESA
ALÉM PARAÍBAPAULO SOARES RODRIGUESSABRYNA LANA DE SOUZARAFAELA MARIA FERREIRA DE CASTROWANTUIL JOSÉ MACHADO FURTADORUTH PINHEIRO DE SOUZAJOYCE FORTES APOLINÁRIO JARDIMELIANA DE FÁTMA MARQUES MEIRELLESSIMARA DA SILVA SAKARINA BOUQUARD PAIVA SALVIOJANAINA DE OLIVEIRA SILVAADRIANO DE SOUZA – LEI 11.867/1995CATAGUASESANICEZIA PEREIRA RAMANHOL BETTECAMILA GALVÃO DE SOUZARENATO DE AVILA DOS SANTOSDENISE DE FATIMA MATHIASVANESSA DO CARMO ABREULUCAS ALVES DA SILVALUCIANO DE ANDRADE SILVAPAULO VICTOR DA ROCHA PATRÍCIOFELIPE FRITIZ DE CARVALHORAFAEL DO NASCIMENTO OLIVEIRAWESLEY HENRIQUE AVEMEDIO FILGUEIRAODETE OLIVEIRA MACHADOELIZABETE ALMEIDA DE OLIVEIRA MATHIASLEOPOLDINADANIELA WERNECK LADEIRA RECHECRISTIANE DIAS FERREIRAVALERIA APARECIDA DIASNAGIB PEREIRA DA ROCHAANA CRISTINA MIRANDA FAJARDOCRISTIANE GONÇALVES TOSOSUELI CUNHA DOS SANTOS MUNIZMARIA RITA ALVES DE SOUZA DA CONCEIÇÃOMARIELE FURTADO DE BARROSANA CAROLINA DE OLIVEIRA MORGADOROSANGELA MARIA GOMES GARCIADJANA DE ARAUJO FIALHO – LEI 11.867/1995 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA - MATEMÁTICA
ALÉM PARAÍBASOLANGE DA SILVA FAUSTINODEILSON DA SILVACATAGUASESMARCIA DE MELO MIRANDA PERESJUSSARA DO CARMO DA SILVAMARINA BATISTA BIGOGNO FERNANDESROSANE MARIANO ALVES PINTO
{{banner-interno}}