O trabalhador rural Marco Antônio dos Santos, 46 anos de idade, morreu afogado após cair com o veículo que dirigia em um ribeirão às margens da estrada de São Fernando, na comunidade do Divisório, próximo a Muriaé (64 Km de Cataguases), na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro.
Ele conduzia um VW Gol, branco, e estaria sozinho quando, por causas ainda desconhecidas, provavelmente perdeu o controle do veículo que caiu no leito do rio ficando com a lateral direita totalmente dentro d'água. Uma pessoa que passava pelo local acionou o Corpo de Bombeiros de Muriaé que fez o resgate do corpo que estava no interior do veículo.
A Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e após seu trabalho liberou o corpo para o necrotério municipal. Segundo divulgou a Rádio Muriaé, a vítima estaria retornando para a casa no momento do acidente e residia nas proximidades. A Polícia Civil vai investigar as causas do acidente. (Fotos: Rádio Muriaé){{banner-interno}}
Cataguases esteve representada nesse sábado, 22 de outubro, na maratona XCRUN Búzios 2016. A competição, que atrai milhares de atletas de todo o país na corrida cross country, é conhecida pelo percurso extremamente técnico e de alto nível de dificuldade.
Participaram na modalidade Solo (42 quilômetros) Tatiane de Paula Pinto, Márcia do Vale Machado, que conquistou o terceiro lugar na categoria 25-29 anos e Silvio Boia. Cerca de três mil atletas estiveram na competição, que também incluiu percursos de 21 e 10,5 quilômetros nas modalidades de duplas e quartetos.Considerada como uma das modalidades mais duras, as corridas cross countries caracterizam-se por provas realizadas em terrenos diversos, com obstáculos naturais a serem transpostos. Em Búzios, os atletas superaram terrenos de paralelepípedo, areia dura, areia fofa, estrada de terra, paredões, trilhas fechadas e costeira.
Para a competição as atletas Márcia e Tatiane contaram com o apoio da Água Mineral Hélios, que entende o esporte como um pilar para a melhoria da qualidade da vida humana e incentiva as mulheres como exemplo de determinação, competitividade e disciplina.
Márcia disse ter ficado muito emocionada após a corrida porque seu objetivo era completar o percurso e fazer assim "minha primeira maratona. Acabei ganhando esse presente que foi o terceiro lugar na categoria solo na faixa etária 25-29 anos e estou muito feliz e emocionada. Quero agradecer a todos que me incentivaram e ao patrocinador Água Hélios por apostar neste esporte", disse radiante a atleta cataguasense.{{banner-interno}}
A Coordenadoria de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou de 17 a 19 de outubro o segundo Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti e Aedes Albopictus (LIRAa). Trata-se de metodologia que ajuda a mapear os locais com maior presença dos mosquitos que transmitem a dengue e outras doenças no município. Conforme informou o responsável pelo setor, Alencar Norte, foram pesquisados 1425 imóveis, dos quais 16 tiveram resultado positivos e 17 apresentaram focos do Aedes Aegypti, em dez bairros da cidade.
Os bairros com resultados positivos e seus respectivos índices, bem como o de infestação predial e depósitos predominantes são: Reta da Saudade, com 25%, principalmente em tambores; Bela Vista, com índice de 7,14%, predominantemente em ralos; Dico Leite, com índice de 5,26%, em vasos sanitários, piscinas e tambores; Pouso Alegre, com 5,26% em caixas d’água; Vila Domingos Lopes, com 4,76%, principalmente em potes; Ponte Alta, com índice de 4,44% em bebedouros e pneus; Menezes, com 4,08% em ralos, tambores e lonas; Santa Clara, índice de 3,33% em tambores e frascos; Ana Carrara, com 2,38% em panelas; bairro Haidêe, com índice de 1,30%, principalmente em ralos; e Vila Reis com 1,17% em vasos sanitários e frascos.
O trabalho também foi realizado nos distritos, onde, conforme explica Alencar Norte, também foi verificada a presença do vetor. Em Vista Alegre, o índice foi maior, de 3,03%, em caixas d’água, latas, tambores, caixas de gordura e bebedouros de animais. Conforme informou o coordenador do setor de Controle de Endemias, a média do índice de infestação predial por Aedes aegypti – IIP no município ficou em 1,1 % e o índice de infestação por Aedes Albopictus ficou em 0,2 %. "Ressaltamos que o Índice de infestação predial preconizado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%", afirmou Alencar Norte.{{banner-interno}}
Termina nesta sexta-feira, 28 de outubro, as inscrições para o processo seletivo do curso Técnico em Enfermagem da Escola Municipal Joana D’Arc. As inscrições podem ser feitas diariamente, de 18h às 21h30min na sede da instituição, que fica na Rua Gustavo Cohen, 70 - fundos (em frente ao Hospital de Cataguases), na Vila Tereza.
Os interessados devem apresentar Xerox da Carteira de Identidade, do histórico escolar do Ensino Médio, ou declaração que comprove estar cursando o último ano do Ensino Médio, além de pagar uma taxa de inscrição de R$ 15,00.
São 40 vagas para um curso profissionalizante de dois anos, sendo um ano e meio de teoria e 60 horas de estágio, inteiramente gratuito. As aulas acontecem no período noturno, de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas, e habilitam o aluno a exercer a profissão. A Escola Municipal Joana D’Arc é tradicional em Cataguases, funciona há 53 anos e é a única instituição de ensino da Rede Municipal que oferece curso profissionalizante.
O processo seletivo acontece no dia 18 de novembro e as aulas iniciam-se em 2017. Conforme explicou a coordenadora do curso, Kátia Fernanda Cabral Miranda, a procura tem sido muito satisfatória, o que eleva o nível do processo seletivo. "É uma oportunidade para o estudante se habilitar profissionalmente através de um curso gratuito e muito requisitado no mercado de trabalho", afirmou.{{banner-interno}}
Uma leitura agradável, prazerosa e cativante é o romance "Vale dos Vinhedos", do escritor, jornalista e radialista leopoldinense, Marcos Paixão, campeão de audiência nas manhãs da Rádio Jornal AM daquela vizinha cidade. Primeira incursão do locutor na literatura, a obra é, não apenas um excelente cartão de visitas, mas um digamos, "preste atenção neste moço". Talentoso com as palavras, criativo e ao mesmo tempo singelo, Marcos Paixão mostra neste seu livro que terá um futuro brilhante pela frente caso, obviamente, queira continuar a nos brindar com suas histórias deliciosamente gostosas de serem lidas."Vale dos Vinhedos" fala de amor. Aí você, leitor, vai me dizer que está cansado de ler livros sobre este tema. Sim. Quem nunca leu pelo menos duas ou três obras na vida cujo tema não seja o amor, a paixão? Agora, o que devemos concordar também é que nenhuma delas a história pareceu igual. Assim como não será nesta bela obra do nosso estreante Marcos Paixão. Ele tem - entre outros méritos - a qualidade de saber falar deste nobre sentimento humano com um toque de simplicidade que beira a maestria e torna a história de Heitor e Isabel incomum por mais comum que seja. Este é o segredo de sua literatura; reside aí a sua arte de falar de sentimentos como amor, traição, disputas, de uma forma única.
Ao começar a ler "Vale dos Vinhedos" o leitor é transportado para uma região dominada por italianos e toma contato direto com a sua cultura. O sotaque carregado daqueles imigrantes falando português dá o tom nesta leitura e envolve o ambiente do leitor de forma tal que dá até para "sentir" o perfume do vinho em determinadas passagens da leitura. Mérito, claro, de Marcos Paixão, que soube, com sua sensibilidade, descrever em detalhes e criar o clima correto dos ambientes em que sua história acontece. De novo a simplicidade, aqui, merece ser lembrada. O excesso é algo que não existe na obra desse radialista que tem uma percepção apuradísima (no superlativo, mesmo).Mas afinal, qual é a história deste livro? Não é a tentativa de definir o amor, mas sim de mostrar uma das diversas maneiras de vivê-lo intensamente. É o amor em sua essência, maduro, e verdadeiro. É a mudança radical de vida de um homem que morava em Juiz de Fora para viver em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, região produtora de vinhos, onde ele conhece uma bela mulher e também e experiência de amar de verdade. Como eles vão se envolver, a diferença cultural entre eles, as dificuldades enfrentadas e vividas no Vale dos Vinhedos, onde Heitor e Isabel se conhecem e vivem são contadas com muito cuidado e sabedoria. Marcos Paixão nos presenteia com uma obra saborosa e a gente agradece o privilégio de poder degustar esta preciosidade.
Para adquirir o livro "Vale dos Vinhedos", de Marcos Paixão, basta fazer o pedido através da página pessoal do escritor, que pode ser acessada clicando em https://www.facebook.com/marcos.paixao.5682 e deixar mensagem inbox para o escritor. O interessado também pode visitar a fanpage do livro criada esclusivamente para o lançamento do livro em https://www.facebook.com/Vale-dos-Vinhedos-155097137986094/?pnref=lhc. (Fotos: Foco - reprodução da internet)
{{banner-interno}}