Está aberto o prazo para inscrição no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as candidaturas começaram nesta quinta-feira, 07 de fevereiro, e se encerram no dia 14 do respectivo mês. Os interessados podem acessar o site FiesSeleção para fazer a inscrição ou ir à página do Novo Fies para fazer o acompanhamento ou consultar as oportunidades disponibilizadas. Este ano, o Fies vai ofertar 550 mil vagas: 100 mil na modalidade juros zero e 450 mil na modalidade P-Fies. Para realizar a inscrição Fies 2019, é preciso ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e obtido nota mínima de 450 pontos na média das provas e nota na redação que não seja zero. O resultado da pré-seleção de ambas as modalidades será divulgado no dia 25.
A consulta de vagas do Fies 2019 também está disponível: basta incluir o grupo de preferência e preencher as informações obrigatórias sobre estado, município e curso desejado. Caso deseje, a pesquisa pode incluir ainda a instituição, o local de oferta e o conceito do curso no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). {{banner-interno}}
Os bolsistas parciais do Programa Universidade para Todos (ProUni) - aqueles que têm bolsa de 50% da mensalidade - poderão participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa.
CronogramaInscrições (Fies e P-Fies): de 7 a 14 de fevereiroResultado (Fies e P-Fies): 25 de fevereiroComplementação de Inscrição (Fies): 26 de fevereiro a 7 de marçoPré-seleção da lista de espera (Fies): 27 de fevereiro a 10 de abrilClique aqui para saber mais.
O prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida realizou uma reunião em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 07 de fevereiro, para tratar a respeito do aumento considerável de buracos nas ruas da cidade, problema que há muito tempo vem incomodando a população. O fato foi agravado devido a chuva que cai sobre o município desde o último domingo, 03, totalizando, segundo a Defesa Civil, 97 milímetros no período.
Estiveram presentes à reunião o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, José Angelo Lavorato, o engenheiro da Copasa, Lúcio Moreira e servidores do município que coordenam os setores de infraestrutura. Também esteve presente o vereador Betão do Areão. Eles mapearam as áreas que apresentam os maiores problemas e definiram ações imediatas, de médio e de longo prazos. Segundo José Angelo, os trabalhos deverão ser direcionados aos bairros Ibrahim, Justino, Bandeirantes, Santa Clara e São Vicente, além da comunidade rural de Cachoeirinha, locais que podem ser resolvidos imediatamente.
Segundo ainda o Secretário, a ação vai priorizar em especial o calçamento danificado, bueiros e redes pluviais entupidas. Ele reconhece o grande volume de demanda e diz que neste momento chuvoso as operações tapa buraco não podem ser executadas, o que deverá acontecer somente nos períodos de estiagem, informou. "De qualquer forma, faremos o possível para consertar os estragos até agora confirmados", afirmou José Ângelo. {{banner-interno}}Na reunião, Willian Lobo criticou a Copasa pela má qualidade do serviço de recomposição do calçamento, após fazer obras em sua rede. Segundo ele, a Copasa é fiscalizada, já foi notificada e existem processos na justiça contra ela. "Além do serviço mal feito, muitas vezes realizado com a terra ainda molhada, a Copasa tem por hábito abrir buracos e deixar de fechá-los, sendo que em contrato ela é obrigada a recompor o calçamento em até 48 horas", disse Willian.
Antes de encerrar o encontro o prefeito falou mais uma vez sobre o atraso no repasse dos recursos aos municípios por parte do governo de Minas, assunto que repete - como se fosse novidade - toda vez que fala para alguma plateia ou em público. Por fim foram disponibilizados alguns canais de atendimento à população informar o município sobre este tipo de problema em seu bairro ou em sua rua. São eles o e-mail e o telefone da ouvidoria municipal [[email protected]] ou 3429-2599, e os telefones da Copasa, 3422-3438 e 3422-3457. (Fotos: Bruno Diego/Assessoria de Comunicação da PMC)Clique aqui para saber mais.
Um homem de 27 anos, com extensa ficha criminal em Ubá, foi preso nesta quarta-feira, 06 de fevereiro, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta entre policiais civis daquela cidade e de Minas Gerais. Contra ele há seis mandados de prisão por crimes cometidos em Ubá e região.
Segundo a polícia, dois mandados são por homicídio, três por tentativa de homicídio e um por tráfico de drogas. No momento da prisão, o homem ofereceu aos policiais de Cabo Frio a quantia de R$ 20 mil para não ser preso e, por isso, foi autuado em flagrante por corrupção ativa.
A polícia informou ainda que os policiais estavam há três dias fazendo levantamentos e diligências para localizar o homem que estava há mais de um ano no bairro Jardim Esperança, onde vivia com uma companheira.
Conforme revelou a Polícia Civil os agentes de Minas possuem provas de que o homem continuava comandando o Tráfico de Drogas no bairro São Domingos, em Ubá e que a sua companheira confessou que ele usava a conta dela para receber depósitos oriundos daquela cidade. {{banner-interno}}
Na ação, foram apreendidos três cadernos contendo a contabilidade do tráfico de drogas em Ubá, dois celulares e uma pequena quantidade de drogas. Todo o material será encaminhado à Delegacia Especializada daquela cidade. O preso foi levado para a 126ª DP e depois será encaminhado para o Presídio de Benfica.
A polícia informou também que a transferência do detido para Minas Gerais será feita após contatos entre a Justiça do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.Clique aqui para saber mais.
A Unimed Cataguases realizou na noite desta quarta-feira, 06 de fevereiro, um encontro com seus funcionários, secretárias de médicos e de clínicas e hospitais parceiros para apresentar e sanar dúvidas a respeito de seu novo sistema de atendimento que acaba de ser implantado. A iniciativa faz parte do projeto de modernização administrativa que vem alcançando todos os setores daquela cooperativa. O novo modelo de atendimento está sendo prestado pela Unimed Aeromédica e funciona 24 horas, conforme informou Ana Amélia Menezes Almeida Andrade, gestora de Atendimento e Logística daquela prestadora de serviços.De acordo com Ana Amélia (foto ao lado) a partir de agora, todas as ligações feitas para a Unimed Cataguases serão para um número com prefixo 0800. No caso de Cataguases o cliente deve ligar para 0800-037-5015. Ela revela que a partir desta ligação o atendente terá condições de acessar a ficha de seu interlocutor e dar à ele a orientação que deseja, seja a liberação de uma consulta, um exame ou até mesmo para saber se ele tem carência a cumprir ou se o plano dele cobre aquele tipo de procedimento, explicou. {{banner-interno}}
- A Unimed Aeromédica foi chamada a prestar este serviço por sua experiência em atendimento de urgência e emergência e como a Unimed necessitava implantar este novo modelo, a solução caseira foi a mais viável, conta Ana Amélia acrescentando que até hoje 35 unidades Unimed contam com os serviços da Aeromédica em casos de urgência/emergência e várias outras, como a de Cataguases, repassaram o serviço de atendimento que vem dando uma resposta muito positiva para os clientes das cidades onde atua há mais tempo e até mesmo aqui em Cataguases que cuja implantação é muito recente, completou.
Veja as fotos e assista a entrevista completa de Ana Amélia no vídeo abaixo ou, se preferir, na fanpage do Site no Facebook. Ela explica em detalhes a respeito do novo modelo de atendimento da Unimed Cataguases e as vantagens deste sistema. Clique aqui para saber mais.
Três pessoas - um homem e duas mulheres - foram presas pela Polícia Militar em Itamarati de Minas nesta quarta-feira, 06 de fevereiro. Elas são suspeitas de terem furtado um aparelho celular do interior de uma residência. O trio estava em uma caminhonete percorrendo as ruas daquela cidade vendendo produtos de limpeza, conforme revelou a PM. O condutor do veículo, uma caminhonete Fiat Strada, não tem Carteira de Habilitação, além de transportar um número maior de pessoas do que o permitido para aquele tipo de automóvel.
Segundo revelou a PM, a venda de produtos de limpeza seria fachada para a aplicação de pequenos golpes. Neste caso enquanto o condutor da caminhonete distraia o interesado em adquirir seus produtos, as duas mulheres aproveitavam o momento para entrar nas residências e furtar objetos. Foi o que teria acontecido nesta tarde quando a dona do imóvel estranhou que uma das mulheres que estava no veículo desceu e foi até os fundos de seu quintal. Quando o trio foi embora o dono da casa percebeu que seu aparelho celular havia sumido. Ele então chamou a PM informando sobre sua suspeita. {{banner-interno}}
Os militares cabos Mário e Guilherme e soldado Felipe fizeram buscas na cidade e localizaram e abordaram a pickup suspeita. Após realizarem uma completa vistoria no veículo soldado Felipe percebeu que o aparelho celular estava escondido próximo a roda traseira direita. A vítima foi chamada até o local e confirmou a propriedade do aparelho que lhe foi devolvido. Os três suspeitos com idades 42, 38 e 21 anos de idade foram levados presos para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases e a caminhonete apreendida e recolhida ao pátio credenciado do Detran-MG em Cataguases juntamente com os produtos de limpeza.
A Polícia Militar alerta a população a tomar cuidado com este tipo de conduta e a não deixar pessoas estranhas, inclusive vendedores ambulantes, entrarem nas residências. Clique aqui para saber mais.