Em Minas, ao longo de oito anos, mais de 90 voluntários da Energisa se mobilizaram para capacitar mais de 1.800 empreendedores, por meio da parceria com a Junior Achievement, uma associação sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919.
Somente este ano, 206 jovens de três escolas estaduais das cidades de Cataguases e Além Paraíba foram beneficiados em dois programas de capacitação: 'Habilidades para o Sucesso' e 'Conectado com o Amanhã', desenvolvidos para refletir sobre o mercado de trabalho e ainda oferecer perspectivas de carreiras e informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho. Os evento de formaturas, realizados nos dias 25 e 26 de outubro, marcaram o encerramento dos cursos nas cidades de Cataguases e Além Paraíba, respectivamente.
Para a estudante Milena Avelino da Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, "com o curso adquiri mais experiência, enriquecendo meus conhecimentos e contribuindo para o nosso sucesso no mercado de trabalho". Ana Carolina Alves, aluna da Escola Estadual Professor Quaresma, agradeceu à Energisa pela oportunidade. "Estamos no segundo ano e próximo de ingressarmos no mercado de trabalho. Este curso veio para somar, refletirmos sobre nossas habilidades e a elaborar um currículo corretamente", disse. Em Além Paraíba, a aluna Maria de Fátima de Souza fez um texto sobre competência profissional no trabalho, no qual destacou a importância do curso para o mercado de trabalho e da qualificação para um futuro melhor. A diretora da Escola Estadual Professor Quaresma, Celia Aparecida de Oliveira Marques, contou que "o curso possibilitou um momento de reflexão sobre o mercado de trabalho, contribuiu para elevar a autoestima dos alunos e ainda promoveu um belíssimo encontro, formando laços de amizade. A escola pública precisa de parcerias como essa, que enriquecem a grade escolar dos nossos alunos".
Edinea Gomes Mendes Reis, diretora da Escola Estadual Sebastião Cerqueira, concorda. Para ela, "manter esse vínculo contribui para o desenvolvimento integral dos nossos alunos. Ficamos honrados em participar do programa."
Segundo o diretor-presidente Eduardo Mantovani, "a formação de cidadãos depende da educação, que é o princípio e o fim do desenvolvimento. O único bem que levaremos sempre conosco, pois o conhecimento adquirido não se perde. Por isso, estejam certos de que o nosso objetivo é contribuir para formar jovens empreendedores. São vocês que vão construir um mundo para se viver cada vez mais ético e melhor". "Como concessionária de energia elétrica, nosso principal papel é levar energia de qualidade, mas acreditamos no desenvolvimento educacional. Essa parceria oferece a oportunidade de discutir as tendências do mercado de trabalho e a pensar no futuro, que será construído por vocês", disse o diretor Técnico e Comercial, Fernando Costalonga.
"A Junior Achievement acredita que o jovem deve ser o arquiteto do próprio destino e por isso temos a educação como principal ferramenta de transformação. Queremos despertar o espírito empreendedor e transformar nossos jovens em profissionais inovadores e conscientes do seu papel social. Agradecemos à Energisa por mais um ano de parceria e por acreditar no nosso trabalho e também às escolas, alunos e voluntários que fizeram parte dessa transformação", disse a representante da Junior Achievement, Lívia Moraes.
Para aplicação dos programas, a Energisa contou com 13 funcionários que doaram tempo e compartilharam com os alunos suas experiências, talentos e vivências pessoais, além de prepará-los para o mercado de trabalho.
Waldeí Dutra Rezende, do Departamento de Operação, lembrou-se da época que era estudante e contou que "nunca teve um curso como esse que trabalha a ética, a liderança, a importância de um feedback e que ensina a elaborar um currículo. Estar aqui e poder compartilhar nossas experiências foi gratificante. Também aprendi com esse programa".
Para Carlos Eduardo Tavares, da Coordenação Corporativa de Compras, "foi uma experiência engrandecedora para todos nós. Esta foi a primeira vez que fui voluntário e com certeza não será a última porque juntos podemos e vamos fazer um mundo melhor. Vocês são o nosso futuro, capazes de mudar não só a sua realidade, mas a realidade da sua casa, do seu bairro, da nossa cidade e do nosso país".{{banner-interno}}
No começo da manhã desta sexta-feira, 28 de outubro, por volta das 06h45min, um conjunto cavalo mecânico/carreta Volvo FH 380, cor branca, placa de Manhuaçu/MG, que transportava fertilizantes, tombou no Km 28 da BR 267, na Serra de Argirita. O motivo que levou ao acidente ainda não havia sido esclarecido até o fechamento desta matéria.
O Corpo de Bombeiros de Leopoldina foi acionado e deslocou duas unidades para o local, uma de resgate e um veículo ABS – Auto Bomba Salvamento. As equipes prestaram os primeiros atendimentos ao motorista, que foi levado para o Pronto-Socorro Municipal da Casa de Caridade Leopoldinense.
De acordo com informações do Sargento BM Franco, o condutor sofreu ferimentos na face e trauma abdominal. A PRF atendeu a ocorrência com os policiais rodoviários federais Renato Viveiros e Lawall. Pelo Corpo de Bombeiros atuaram os BMs Sargento Franco, Sargento Eliel, Cabo Faier, Soldado Filipe, Soldado Jeziel, Soldado Guzella e Soldado Kirchmaier. (Fotos: Júlio César Cabral/O Vigilante Online){{banner-interno}}
Alunos do Cefet Leopoldina fizeram uma manifestação no início da manhã desta quinta-feira, 27 de outubro, em frente a escola. Eles gritaram palavras de ordem e exibiram cartazes com objetivo de sensibilizar a população contra a PEC 241, que estabelece um teto para os gastos públicos.
Durante a manifestação eles fizeram rápidos bloqueios no trânsito, com fluxo intermitente. Muitos motoristas foram favoráveis ao movimento e outros ficaram irritados com o bloqueio da pista. A Polícia Militar se deslocou para o local, dando suporte e segurança para alunos e motoristas. Posteriormente, os estudantes deram às mãos para um abraço simbólico no prédio do Cefet e se reuniram no auditório para discussões de pautas sobre a formação de movimento estudantil, reuniões sobre a mobilização e outras manifestações.
O aluno Luiz Júnior alertou os colegas sobre a importância de um planejamento para todas as ações do movimento. Ele destacou que o jovem é muito visado e tido muitas vezes como baderneiro, frisando a importância de os estudantes demonstrarem que têm conhecimento sobre o assunto, dando uma demonstração de porquê eles estão sendo contra. "É assim que mudamos o país. Não podemos deixar assuntos importantes como esse passar em branco, temos que agir e movimentar, mas para isso, precisamos saber nos organizar, discutir a forma como vamos fazer", comentou.
Apesar de não participarem da organização da mobilização, os professores elogiaram as boas intenções dos alunos e mencionaram a possibilidade da escola sediar um debate sobre o tema, abrindo espaços para os prós e contras manifestarem sobre essas medidas. (Fotos: João Gabriel B. Meneghite)
{{banner-interno}}
A Câmara Municipal de Muriaé eleita no último dia 2 de outubro acaba de ter sua composição alterada. Decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) reformou sentença que tornava nulos os 711 votos obtidos pelo candidato a vereador, Maicon Bruno de Oliveira, o "Maicon da Cadeira" (PP). Com isso está reeleito o vereador Jair Abreu (PT), que recebeu 1.096 votos e o então vereador eleito, Forim (PTN) fica fora da composição do Legislativo Municipal. A sentença foi proferida pelo juiz Antônio Augusto Mesquita Fonte Boa.
Os votos de Maicon da Cadeira estavam suspensos devido ao indeferimento de sua candidatura, determinado em setembro pelo juiz eleitoral de Muriaé, André Ladeira Rocha, por conta de uma multa datada de 2012, que constava como pendente no sistema da Justiça Eleitoral. O candidato recorreu ao TRE e no dia 13 de outubro teve recurso negado, inclusive com parecer do Ministério Público Eleitoral a favor do indeferimento.
Segundo o portal do TRE-MG na Internet, a decisão que libera a candidatura de Maicon se deu na segunda-feira (24) e foi publicada no site nesta quarta (26). O agravo interno foi apresentado pela coligação "Trabalho e Progresso", formada por PP e PT, e, conforme o texto da decisão, documentos anexados aos autos comprovam o pagamento da multa em dezembro de 2012.
Como a não quitação do débito era a causa do indeferimento do registro da candidatura de Maicon da Cadeira, o magistrado reformou a sentença, validando os votos obtidos pelo candidato do PP.
Com a "troca", o prefeito eleito, Grego (DEM), que ao menos, teoricamente, tinha o apoio da maioria (9 dos 17) vereadores eleitos, passa a ter ao seu lado oito nomes, ou seja, a minoria.{{banner-interno}}
O Museu Energisa realiza nesta quinta-feira, 27 de outubro, a partir das 19 horas, no Centro Cultural Humberto Mauro e amanhã, sexta, o Encontro Memória – Museu e Sociedade.
A iniciativa tem como objetivo, o debate e a reflexão sobre ao papel do Museu na sociedade, a memória cultural e os caminhos da educação no futuro. Temas que pautarão os dois dias de conversas, palestras e painéis de apresentações de ações inovadoras no âmbito municipal e estadual. Nomes como o do Secretário de Estado da Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo, juntamente com educadores, pesquisadores da UFRJ e coordenadores de projetos culturais e educacionais vão participar das palestras e debates que prometem fazer desse encontro, mais uma bem sucedida atividade do Museu Energisa, que tem seu foco não só na preservação da memória, mas na integração entre comunidade acadêmica, sociedade, artistas e produtores culturais.
O Encontro Memória – Museu – Sociedade, tem o patrocínio da Energisa e o apoio da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerias, da Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual da Zona da Mata.
Segue abaixo a programação:
Dia 27 - quinta-feira - 19h- MUSEU: MEMÓRIA E SOCIEDADE Palestrante: Marco Andrade - Coordenador do Museu Energisa
- CULTURA E GESTÃO PARTICIPATIVA: A EXPERIÊNCIA DOS CINECLUBES Palestrante: João Pontes - MG - Ex coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura, no ministério da cultura e diretor de Cidadania e Diversidade Cultural no Governo do Rio Grande do Sul
- CULTURA PERIFÉRICA - AÇÕES E INTERAÇÕES NO COTIDIANO URBANO – Palestrante: Monique Silva - RJ - Coordenadora executiva da àrea de Cultura do Observatório de FAvelas do Rio de Janeiro e Fundadora da Empresa Volter Experiências Criativas
- PERCURSO DA LEITURA -TRAJETÓRIA DO COMITÊ PROLER DE CATAGUASES Palestrante: Equipe do Proler de Cataguases
Dia 28 - sexta-feira a partir das 19h- PATRIMÔNIO CULTURAL Palestrante: Angelo Oswaldo - Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais
- UM MODO DE PENSAR EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E MUSEU COMO PRAÇA DE ACONTECIMENTOS.Palestrante: Ângela Carneiro - RJ - Coordenadora da Universidade das Quebradas, da UFRJ
- ESCOLA FORA DA CAIXA - ESCOLA CRIATIVA - APOSTANDO NA DIVERSIDADE DOS SABERES. Palestrante: Luiz Leitão - MG - Historiador e diretor da E. E. Marieta Soares Teixeira e um dos coordenadores do Polo Audiovisual da Zona da Mata.
- CULTURA E SOCIEDADE: PROJETO SINTROPIA CULTURAL Palestrante: Pedro Marcos de Oliveira - MG – Ex- diretor do Museu Energisa e ambientalista.{{banner-interno}}