Gerar sua própria energia através dos raios solares e ainda não se preocupar com o aumento da conta de luz pelos próximos vinte anos, é uma realidade que está ficando cada dia mais acessível aos brasileiros. Através da tecnologia que converte a energia solar em eletricidade é crescente o número de pessoas que estão fazendo este tipo de investimento. Em Cataguases, a Lumen Solar, criada há cerca de um ano, é especialista em soluções em energia solar como revela seu proprietário, Thiago Bittencourt (foto abaixo).- A pessoa que instalar um sistema fotovoltaico, que converte energia solar em elétrica em sua residência, empresa ou sítio vai enconomizar na conta de luz já no primeiro mês de funcionamento", conta Thiago. Ele revela que o montante a ser economizado vai depender da potência do sistema instalado, "mas este cliente não vai precisar se preocupar mais com o aumento da conta de energia dele pelos próximos vinte e cinco anos, que é o tempo de garantia fornecido pelo fabricante do produto que nós trabalhamos", revela.
Thiago explica ainda outra facilidade. "É possível gerar energia em uma localidade e compartilhá-la com outras unidades, inclusive de cidades diferentes, desde que origem e destino estejam interligadas à rede da Energisa, explicou. Em caso de produção acima da capacidade de consumo a energia excedente fica disponível em forma de crédito por até cinco anos conforme regulamentação da ANEEL através da Resolução Normativa Nº 687, de 24 de novembro de 2015, de acordo com o proprietário da Lumen Solar.
Uma família com quatro pessoas necessitaria adquirir uma usina, como são chamados o conjunto de placas e equipamentos fotovoltaicos para a geração de energia elétrica que vai produzir 1,56 Kwp (kilowat pico, ou, trocando em miúdos, sua capacidade máxima de produção). O valor do investimento nesta usina, segundo Thiago, ficará "em torno de R$20 mil. Como a usina tem garantia de vine e cinco anos, seu custo é bem mais barato, se comparado com o preço da conta de luz neste mesmo período, lembrando que a tarifa de energia é reajustada anualmente", garante. "Nós inclusive - completa -, fazemos reuniões frequentes com grupos de interessados para explicar as vantagens da energia solar e as formas de financiamento", Ele revela a existência de linhas de crédito específicas criadas pelos bancos do Brasil, BNDES, Caixa e Santander com juros "muito convidativos especialmente para o produtor rural", avisa. Segundo ele, quem quer fazer este tipo de investimento no campo conta ainda com uma linha especial de crédito do Pronaf ECO, com taxa anual de juros de 2,5% e prazo de até dez anos para pagar, podendo contar com carência de três anos. Mesmo para quem não tem propriedade rural, Thiago garante que os financiamentos são "atraentes" e aconselha os interessados em fazer este tipo de investimento a conhecerem estas linhas de crédito.
Atualmente a Lumem Solar possui três projetos construídos e aprovados sendo um residencial e um rural em Cataguases e outro comercial em Itamarati de Minas, explica Thiago. Além disso, conta com outro em andamento na área rural daquela cidade. O crescimento da empresa, revela, vem acompanhado de qualificação técnica e profundo respeito ao meio ambiente, outra característica da energia solar, que é limpa e constitui uma alternativa para enfrentar as mudanças climáticas do planeta. Mais informações sobre a empresa podem ser obtidas através do site www.lumensolar.com.br onde também podem ser sanadas eventuais dúvidas ou contato direto pelos telefones (32) 98482-3533 e 99971-1255. (Fotos:Arquivo Lumen Solar)
{{banner-interno}}
Um acidente envolvendo um casal de Dona Euzébia (18 km de Cataguases) ocorrido na madrugada deste sábado, 29 de outubro, na BR-116, em Santa Bárbara do Leste (215 km de Cataguases), tirou a vida de Anthoniane Procópio de Lacerda, 28 anos. Ela trabalhava como agente penitenciária no Presídio de Cataguases havia dois anos. Seu marido, Everton Raniere Santos, 29 anos, que dirigia o veículo, um Fiat Stilo, não se feriu, conforme informações divulgadas pelo Site Super Canal, de Caratinga.
Segundo informações preliminares veiculadas por aquele Site, as causas do acidente ainda serão investigadas, mas até agora, o que se sabe é que provavelmente Everton teria perdido o controle da direção do veículo, saiu da pista, capotou e caiu numa ribanceira de aproximadamente trinta metros de altura. Chovia muito no momento do acidente. Depois que o carro parou de descer a ribanceira ele conseguiu sair de seu interior e foi pedir socorro às margens da rodovia.
Sua esposa, porém, não teve a mesma sorte e faleceu dentro do automóvel. As equipes de socorro desceram até o local com ajuda de cordas e a resgataram sem vida bem como um cachorro que viajava com o casal e sobreviveu. Estiveram no registro da ocorrência os bombeiros Anjos de Resgate de Santa Bárbara do Leste, Militares de Caratinga, Polícia Rodoviária Federal e perícia técnica da Polícia Civil. (Fotos: Super Canal)
{{banner-interno}}
A Polícia Militar de Ubá (55 km de Cataguases) apreendeu no final da noite desta sexta-feira, 28 de outubro, mais de 100 barras de maconha em um veículo com placa de Campinas. Os suspeitos abandonaram o veículo e a droga no local e fugiram para um matagal.
Segundo a Polícia Militar que assumiu a ocorrência, por volta das 23h20min, uma guarnição fazia atendimento na zona rural de Ubá quando visualizou um veículo Fiat Palio em atitude suspeita. Ao retornarem com a viatura para realizarem a abordagem, o automóvel empreendeu fuga em alta velocidade e ao chegarem em um local conhecido como Córrego Santa Anastácia, os ocupantes fugiram por uma área rural de baixa luminosidade.
Ao vistoriarem o veículo, os policiais encontraram dentro do painel e das portas cerca de 104 barras de maconha. Os militares mantiveram rastreamento ao longo da noite, mas, até esta manhã, ninguém havia sido preso.{{banner-interno}}
O Dia Internacional da Animação é celebrado nesta sexta-feira, 28 de outubro. Em Cataguases, a data foi marcada por exibições no Cineclube Sílvio Tendler, instalado no IF Sudeste MG - campus avançado Cataguases (Colégio Cataguases). Foram mais de 200 cidades em todo o país com exibições simultâneas de animações nacionais, internacionais e específicas para crianças. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ACA) e esta foi sua 13ª edição. Em Cataguases, o Polo Audiovisual Zona da Mata é o grande fomentador da atividade, juntamente com o IF Sudeste MG. A data comemora a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, quando, em 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud exibiu o filme Pauvre Pierrot em seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris.
A mostra é aberta à comunidade e tem entrada franca. É composta por exibições de curtas metragens estrangeiros de países integrantes da ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) e de curtas metragens brasileiros selecionados por um júri especializado de diretores escolhidos pela ABCA. Paralelamente acontecem oficinas, mostras regionais, mostras paralelas, mostras infantis e debates com convidados. Em Cataguases a programação aconteceu ao longo do dia, às 9h45, às 15h15 e às 20h, sempre naquele Cineclube.{{banner-interno}}
Fim de ano chegando e daqui a pouco é hora e começar a pagar o IPVA - Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que incide sobre a propriedade carros, motos, caminhões, ônibus etc., devendo ser pago anualmente pelo proprietário ou responsável.
Cada estado pode determinar uma alíquota entre 2% e 4% sobre o valor de venda do veículo. Entre os que cobram a menor taxa estão: Acre, Espírito Santo, Santa Catarina e Sergipe. Já os que cobram a taxa máxima são: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Metade do valor arrecadado fica nos municípios.
O problema é que muita gente reclama de ter que pagar IPVA alegando, principalmente, o excessivo número de impostos existentes no país, além dos embutidos no preço do veículo (alguns especialistas chegam a dizer que metade do valor do automóvel é composta de tributos, taxas e impostos). O detalhe é que o IPVA é apenas uma das taxas relacionadas ao uso do automóvel.
Algumas informações importantes sobre este imposto são: Se houver atraso no pagamento do IPVA, a única punição prevista é não poder efetuar o licenciamento do veículo e o valor devido será negociado com juros pela Secretaria de Fazenda de cada estado. Com o licenciamento do carro em atraso, aí sim o veículo não pode rodar. Há multa prevista e o veículo pode ser apreendido. Em alguns casos, pode ser pedida a isenção de pagamento da taxa. É o que acontece, por exemplo, com táxis e portadores de necessidades especiais.
O IPVA 2017 começa a ser pago em janeiro, mas em dezembro já estará disponível no site da Secretaria de Estado da Fazenda para aqueles que preferirem pagar adiantado.{{banner-interno}}