O homem acusado da morte da ex-esposa, então vereadora de Argirita, Daniela Maria do Carmo Paula, foi condenado a 16 anos de reclusão, em regime inicial fechado. O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Leopoldina, em julgamento realizado nesta terça-feira, 1º de novembro, considerou Marcelo Evangelista Barbosa culpado por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e de maneira que impossibilitou a defesa da vítima. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), cabe recurso.
Daniela tinha 32 anos quando foi encontrada morta com um tiro na cabeça dentro do banheiro da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em 2013. A juíza Elisa Eumenia Mattos Machado Penido, que presidiu o júri, negou ao réu o direito de recorrer em liberdade, considerando que ele respondeu a maior parte do processo preso. "Não se verifica neste ensejo fato novo que autorize a revogação de sua prisão, revelando-se, ainda, uma incongruência sua colocação em liberdade após o reconhecimento da culpabilidade e aplicação da pena privativa de liberdade", disse a magistrada na sentença.Acusado não aceitava rompimentoO crime ocorreu no 17 de abril de 2013, quando Daniela Maria do Carmo Paula, que era vereadora, foi encontrada morta com um tiro na cabeça dentro do banheiro que fica na sede do Procon de Argirita.
Na época, a Polícia Civil apurou que, ao perceber a chegada do marido, a vereadora foi para o banheiro para que ninguém ouvisse a discussão do casal. Depois de 15 minutos, o acusado saiu do local pedindo que alguém socorresse a mulher. As investigações também apontaram que a vereadora foi morta pelo disparo de uma pistola 380, possivelmente com um silenciador acoplado.
Ainda segundo a Polícia Civil, a mulher era alvo constante de agressões do marido e, por isso, queria terminar o casamento, que já durava quase dois anos. No entanto, Marcelo não aceitava o divórcio. A descoberta de um relacionamento extraconjugal mantido pela vereadora, seguido pelo pedido de separação, são apontados pela polícia como as principais motivações do crime.
A denúncia foi recebida pela Justiça em abril de 2014. Durante a instrução criminal, foram ouvidas oito testemunhas de acusação e cinco de defesa. Em seguida, o acusado foi interrogado. O Ministério Público (MP) pediu que o réu fosse submetido a julgamento perante o Tribunal do Júri. A defesa, por sua vez, requereu a absolvição sumária.
Em junho deste ano, o juiz Gustavo Vargas de Mendonça, em substituição na Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Leopoldina, acatou o pedido do MP pela realização do júri popular. Considerou que havia provas do crime e indícios suficientes de autoria, que devem ser analisados pelo Tribunal do Júri. Ele concluiu que há sinais de que o réu agiu com intuito de vingança, em razão de a vítima manter um relacionamento extraconjugal e não mais querer manter o relacionamento com o acusado.
Também determinou que Marcelo permanecesse preso preventivamente, para a garantia da ordem pública, pela gravidade do crime praticado, para impedir a prática de novas infrações penais e para preservar a credibilidade do Poder Judiciário.
O suspeito chegou a ficar preso, mas um alvará de soltura o tirou do presídio em março de 2014. O homem foi detido no dia 5 de março de 2015, após se apresentar à Polícia Civil de Leopoldina, acompanhado do advogado, cumprindo mandado de prisão expedido pelo TJMG.
Em junho, o advogado Guilherme Junqueira disse ao G1 que pretendia demonstrar a inocência do réu. "Sabemos da dificuldade em reverter a decisão diante da repercussão do caso. No entanto, ao contrário da tese de crime passional apontada pela Promotoria, confiamos na inocência do nosso cliente e vamos detalhar a tese de que foi um crime político, encomendado e executado por outra pessoa. O acusado se tornou suspeito por ter sido o primeiro a encontrar o corpo da vereadora", afirmou. (Foto principal: Júlio César Cabral/O Vigilante Online e foto interna G1 Zona da Mata){{banner-interno}}
Começa daqui a pouco, às 14 horas desta quarta-feira, 2 de novembro, as inscrições para cinco cursos técnicos a distância gratuitos que serão oferecidos pelo Polo Cataguases do IF Sudeste. Por conta disso, nesta manhã uma enorme fila já se formava na área do Colégio Cataguases, onde funciona a instituição. Até o meio dia, mais de 220 pessoas aguardavam o horário de abertura das inscrições, conforme informou Edson Almeida, vice-diretor da Escola Estadual Manuel Inácio Peixoto, o Colégio Cataguases, que dá apoio à equipe do IF Sudeste.Neste feriado de Finados e amanhã, dia 3 de novembro, o Polo Cataguases do IF Sudeste estará recebendo inscrições para os cursos de Técnico em Administração; Técnico em Alimentos; Técnico em Logística; Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Segurança do Trabalho. A instituição oferece 50 vagas em cada curso sendo que podem se inscrever 65 candidatos, com 15 vagas excedentes para os casos de desistência, conforme informa o edital. As inscrições se encerram às 18 horas e serão retomadas amanhã, mas todos que estão na fila e de posse da senha distribuída serão atendidos. `
A grande fila que se formou nas dependências do Colégio Cataguases chamou a atenção da equipe do IF Sudeste e surpreendeu até mesmo os alunos. Para se ter uma idéia da situação, a décima sétima a ser atendida chegou ao local às 23 horas e 30 minutos desta terça-feira, 1º de novembro. Paula Monteiro dos Santos, 21 anos, veio com um grupo de colegas e vai se inscrever para cursar Técnico em Segurança do Trabalho, juntamente com outras três. Seu amigo, Felipe Gomes de Oliveira, de 28 anos, optou por estudar Técnico em Logística. Eles resolveram chegar cedo para garantir a vaga, mas não esperavam tanta gente, disseram. O primeiro da fila já é aluno do IF Sudeste. Fernando Ruback de Paiva Almeida (foto ao lado), 18 anos, cursa atualmente Programação de WEB e, agora, vai se inscrever no curso Técnico de Administração. Como muitos que ali estavam, conforme apurou a reportagem, uma pessoa passou a noite em seu lugar. No caso específico, chegou ao colégio às 22 horas, "logo após o término das aulas", segundo revelou. Apesar de grande parte das pessoas estar na fila desde a madrugada e praticamente sem dormir, o humor estava em alta e o otimismo também. Prova disso é que não faltou animação para tirar fotos como você pode conferir abaixo.
{{banner-interno}}
Começou nesta terça-feira, 1º, a campanha Novembro Azul, que passa a ser um movimento permanente e contempla a saúde integral do homem. A proposta do Instituto Lado a Lado pela Vida, que coordena a ação, é mobilizar a população masculina e seus responsáveis diretos, no caso de crianças e adolescentes, para conhecerem mais sobre sua saúde, em diferentes fases da vida.
Na página da campanha, o instituto disponibilizou uma lista das doenças que mais afetam a saúde masculina, seja na infância, na adolescência, na fase adulta e na terceira idade. Ao clicar em cada uma delas, é possível encontrar informações sobre diagnóstico, fatores de risco, prevenção, sintomas e tratamento.
Na infância, as doenças citadas incluem fimose, infecção urinária e prostatite (inflamação da próstata). Já entre adolescentes, a lista destaca arritmia cardíaca, doenças sexualmente transmissíveis e ejaculação precoce. Na fase adulta, aparecem doenças como cálculo urinário e diversos tipos de câncer. Por fim, na terceira idade, integram a lista diabetes, disfunção erétil e hipertensão arterial.
"Por meio da informação, junte-se a nós na conscientização dos cuidados com a saúde e mudança de hábitos, da importância do diagnóstico precoce e adesão ao tratamento", propõe o Instituto Lado a Lado pela Vida.
Sobre o Novembro AzulCriada em 2011, a campanha, originalmente, visa orientar a população masculina sobre o câncer de próstata. A doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais – uma a cada 40 minutos. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
Durante todo o mês de novembro, serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem e ações para estimular a atividade física. Haverá distribuição de material informativo e prédios serão iluminados na cor azul – entre eles, o Viaduto do Chá, em São Paulo, e o Congresso Nacional, em Brasília.
Um dos destaques da programação é o II Fórum Ser Homem no Brasil, marcado para a próxima segunda-feira (7). Com apoio do Senado Federal, o evento vai reunir profissionais de saúde, parlamentares, governantes, representantes do Ministério da Saúde e população em geral para debater a prevenção e o combate ao câncer de próstata e outros tipos de câncer, como de pênis e testículo.
Nas redes sociais, a campanha vai tratar da saúde integral do homem e usará as hashtags #novembroazul , #denovembroanovembroazul , #menospreconceito e #maisvida. A programação completa do Novembro Azul pode ser conferida no site do instituto.(Fotos? Agência Brasil/Portal EBC){{banner-interno}}
O Cemitério Municipal São José, de Cataguases, está preparado para receber amanhã, Dia de Finados, as centenas de visitantes que todos os anos vão prestar homenagens aos familiares lá sepultados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, formada por reeducandos do sistema prisional, que tem convênio com a Prefeitura para prestação de serviço ao município em troca da diminuição de suas penas, fez nos últimos dias, os últimos retoques no local.
Nesta terça-feira, 1º de novembro, foi observado um pequeno movimento de pessoas no Cemitério para ornamentar previamente os jazigos ou antecipar a visitação, evitando as aglomerações que ocorrem normalmente no Dia de Finados. Conforme informou o funcionário do Cemitério Municipal, Paulo Vilela, amanhã está programada uma missa, que será celebrada às 9 horas e o local estará aberto de de 7 às 18 horas.
Nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizou um trabalho de limpeza geral no Cemitério, com capina, varredura e retirada de entulho. Também o Núcleo de Controle de Endemias promoveu recentemente uma operação bota fora, que compreende a retirada de recipientes que podem conter água e, possivelmente, focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, segundo informação fornecida por Paulo Vilela.Nas imediações do Cemitério Municipal São José várias barracas de vendas de flores estavam sendo montadas no final da manhã desta terça-feira e, embora o movimento ainda seja pequeno, segundo os comerciantes, a expectativa é de realizar boas vendas amanhã, mesmo com a crise econômica que vem retraindo as vendas de um modo geral.
Paulo Vilela aproveita para alertar os visitantes para que evitem pisar sobre os túmulos, para não causar maiores incidentes. Ainda segundo ele, a equipe que trabalha no local estará, amanhã, a postos para auxiliar a população com informações e esclarecimentos no momento de visitação. O Cemitério São José é coordenado pelo servidor Silas Toledo. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}
O IF Sudeste-MG Campus de Cataguases realizou na noite de segunda-feira, 31 de outubro, a aula inaugural do curso do Pronatec "Eletricista de Rede de Distribuição de Rede Elétrica". São 40 alunos para um curso de aproximadamente cinco meses, totalizando 200 horas/aula. Segundo o diretor do Campus de Cataguases, Leandro Borges, o curso recebeu 150 inscrições e está sendo realizado em parceria com a Energisa. "Cerca de 50% dos alunos são funcionários da empresa, que solicitou este curso para Cataguases", explicou o diretor, informando que um dos objetivos dos Institutos Federais (IF) é oferecer cursos de acordo com a demanda das cidades onde estão instalados.O IF oferece em todo o país cursos técnicos, de graduação, pós-graduação, formação continuada e EAD (Educação à Distância). O Campus de Cataguases já oferece vários cursos técnicos à distância, além deste novo pelo Pronatec. Leandro Borges explicou que existem vários outros cursos e modalidades que serão oferecidos futuramente em Cataguases, cujo Campus funciona na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto (Colégio Cataguases). "Estamos trabalhando para ampliar o leque de opções de formação em nosso Campus", disse.
Além do diretor e dos 40 alunos que foram selecionados para o cursar "Eletricista de Rede de Distribuição de Energia Elétrica, participaram da aula inaugural o coordenador do curso, Professor Carlos Henrique Vasconcelos, a coordenadora de Recursos Humanos da Energisa Soluções, Rita de Cássia Rievert Pereira Souza, e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional da Prefeitura de Cataguases, Alex Carvalho.Na oportunidade, Leandro Borges explicou a estrutura do IF e apresentou um vídeo institucional da unidade de ensino. Falou da importância da parceria do instituto com a iniciativa privada e estimulou os alunos a buscarem cada vez mais qualificação e crescimento profissional. Rita Rievert, da Energisa, lembrou das oportunidades que o curso poderá oferecer mesmo àqueles que não são funcionários da empresa. Alex Carvalho, por fim, destacou a necessidade de mão de obra especializada para atrair empresas para a cidade. (Fotos: Cristina Quirino){{banner-interno}}