A Polícia Militar de Leopoldina localizou na noite deste domingo, 6 de novembro, um veículo com queixa de roubo. O automóvel da marca Audi, modelo Q3, com placa de Guarulhos/SP, estava estacionado próximo ao Terminal Rodoviário, localizado à Rua José Peres, nº 500, na região central de Leopoldina.
Policiais militares após receberem informações de que o veículo estaria abandonado no local, foram até lá e constataram que o lacre da placa do automóvel era do município do Rio de Janeiro e o arame utilizado estava violado.
Após consulta ao sistema, os policiais certificaram que o automóvel, na verdade, havia sido emplacado em Juiz de Fora/MG e se tratava de um carro roubado. Após buscas no interior do veículo, os militares encontraram notas fiscais e ordens de serviços que foram apreendidas e vão ajudar nas investigações na busca pelos autores dos crime.
O caso foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina e o veículo removido para o pátio credenciado pelo DETRAN. Atuaram na ocorrência os militares cabos Douglas e Fagner Ferreira.{{banner-interno}}
Começa nesta segunda-feira, 7 de novembro, e termina no dia 11 desse mês o VII Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG. A proposta do evento é envolver alunos, professores, servidores, família e comunidade externa em geral; fomentar e divulgar manifestações culturais e artísticas diversas, produzidas no âmbito da instituição ou fora dela, promovendo o diálogo para a construção da criatividade e para a formação de público sensível e sintonizado com a importância da arte e da cultura nos processos educacionais.
O Festival acontece em todas as unidades do CEFET-MG com o tema "Samba e Sertão" levando em conta os 100 anos do Samba no Brasil (completados neste ano), e o sertão mineiro, particularmente o sertão de "Sagarana" e de "Grande Sertão: Veredas", obras de Guimarães Rosa que comemoram 70 e 60 anos de publicação, respectivamente.
Na de Leopoldina a programação é formada por diversas palestras, oficinas, apresentações culturais e outros, inclusive com a participação do público externo, conforme informação da direção daquela unidade. A abertura, no dia 7, às 19 horas, contará com uma apresentação musical e de dança pelo Grupo Folclórico Assum Preto e Grupo Coração de Estudante que fará uma homenagem aos cem anos do Samba. O evento é aberto ao público em geral.
Ao longo da semana a programação prevê a realização de shows e exposição de talentos do CEFET, debate sobre diversidade, realização de diversas oficinas (culinária, falar em público, Yoga, escrita, street dance, customização de roupas, entre outras) palestras e a realização, no dia 11, encerrando o evento, da III Semana da Consciência Negra sob a coordenação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) quando serão abordados os temas "Um olhar contemporâneo sobre o feminino negro", pela professora Giovana de Carvalho Castro, e "A militância e a luta por direitos das mulheres negras na diáspora brasileira, por Lia Mara Manso Siqueira.{{banner-interno}}
Um grupo de motociclistas maçons das cidades de Cataguases, Viçosa, Juiz de Fora, Raul Soares e Manhuaçu estiveram reunidos na Churrascaria Azulão, em Cataguases na manhã deste domingo, 6 de novembro, em uma confraternização que acontece a cada quinze dias, conforme informou o sargento Vilela, da polícia militar, membro do grupo de Cataguases e organizador deste encontro.
"Fazemos esta confraternização todos os meses há treze anos, sempre em uma cidade diferente e pela primeira vez estamos em Cataguases", contou. Segundo ele, é um momento de lazer e descontração. O grupo se reúne para conversar e cultivar a amizade oriunda das lojas maçônicas a que pertencem, acrescentou Vilela, anunciando que em dezembro o encontro será em Visconde do Rio Branco.
Em Cataguases estiveram presentes motociclistas representantes do clube Bodes do Asfalto - Facção Mata Mineira, de Viçosa e Manhuaçu que também integra a Facção Vertente Ocidental Caparaó, bem como a Facção Juiz de Fora, além dos Canários do Asfalto, de Raul Soares, e Brothers Highway, também de Viçosa, todos acompanhados de suas respectivas esposas totalizando cerca de vinte e seis pessoas. {{banner-interno}}
Foi dada a largada para a sexta edição do projeto Doe Felicidade, que acontece anualmente entre alunos e professores da FIC - Faculdades Integradas de Cataguases - com apoio de toda a comunidade local, conforme explica seu coordenador, o professor Altamiro Júnior. "Neste período estamos trabalhando os conceitos de responsabilidade social e empreendedorismo com nossos alunos", revela, acrescentando que o projeto "é uma excelente oportunidade para eles aprenderem a ser cidadãos participativos e engajados em movimentos de nossa cidade e região".A exemplo dos anos anteriores, o projeto busca realizar ações concretas junto a pessoas carentes ou entidades beneficentes. Este ano o objetivo do "Doe Felicidade" é realizar a festa de Natal das crianças da Apae Cataguases e adquirir materiais de uso e consumo para o Lar São Vicente de Paulo, informa Altamiro. Para isso foi criado um lema que vai nortear esta campanha: "A felicidade está em fazer o bem!". Com ele, explica o professor, esperamos inspirar mais pessoas a entrarem nessa corrente do bem e sentirem o prazer de contribuir com projetos como este", disse.
A população pode ajudar através da aquisição de uma camisa com a estampa da campanha, que este ano foi reestilizada e está mais moderna e bonita, e custa apenas R$20. Elas podem ser adquiridas na loja Hering e na FIC. A festa de Natal será realizada no dia 12 de dezembro, acrescenta Altamiro, e vai contar com a presença dos Doutores Cura Cura, DJ Mazini, o mágico Emanuel Messias, entre outras atrações. Altamiro lembra: "quanto mais camisas forem vendidas mais recursos serão arrecadados e melhor será o natal das crianças da Apae e do Lar São Vicente. Por isso, compre uma pra você e outra para dar de presente", sugere. Entre nessa e espalhe essa corrente do bem.Confira as cinco campanhas do projeto Doe Felicidade.
2011: Entrega de 40 Cestas de Natal para famílias carentes.
2012: Festa de Natal para as crianças da Apae e aquisição de camisas de uniforme para todas as crianças matriculadas naquela instituição em 2013. Contribuição em diversas festas realizadas na Apae naquele ano.
2013: Festa de Natal para as crianças da Apae; aquisição de dois televisores, antena digital e suporte para o Lar São Vicente de Paulo.
2014: Festa de Natal para as crianças da Apae; Aquisição de camisas e bermudas de uniforme para todas as crianças matriculadas na Creche SOS no ano de 2015; Pagamento de uma fisioterapeuta para atuar no Lar São Vicente de Paulo durante o ano de 2015.
2015: Festa de Natal para as crianças da Apae; Aquisição de uma TV para a brinquedoteca do Hospital de Cataguases (foto ao lado acima); Aquisição de brinquedos pedagógicos para a Casa da Criança; Aquisição de materiais de uso e consumo para o Lar São Francisco em Astolfo Dutra.{{banner-interno}}
Um ônibus da empresa Leopoldina Turismo e um automóvel de passeio colidiram de frente, por volta das 7 horas deste sábado, 5 de novembro, no Km 86 da BR 116, que liga Além Paraíba a Teresópolis. O acidente foi registrado pela equipe do Corpo de Bombeiros e da CRT - empresa que administra aquela rodovia naquele trecho. Não havia passageiros no ônibus no momento da colisão.
Segundo o relato do motorista do ônibus que tem sede em Leopoldina (22 km de Cataguases), ele seguia subindo pela pista quando avistou o veículo de passeio descendo descontrolado. O condutor do ônibus tentou desviar ocupando o acostamento, mas não foi possível evitar o choque.
O automóvel estava sendo conduzido por R. L., morador de Teresópolis que trabalha no Rio de Janeiro. Ele foi levado para o Hospital das Clínicas de Teresópolis Constantino Ottaviano. No ônibus havia somente o motorista. Segundo informou O Vigilante Online a empresa revelou que o motorista do ônibus não se feriu e está descansando em sua residência, em Leopoldina.{{banner-interno}}